Saiba porquê! MI6 pede a militares e políticos para não falarem dentro de carros elétricos
Os carros têm cada vez mais tecnologia e os elétricos elevam esse padrão a novos patamares. O MI6 resolveu emitir um alerta a todos os militares e políticos. Os carros elétricos tornaram-se o espião perfeito e o serviço de informações está de olho na China.
Os EUA estão em conflito aberto com a China. Não só devido à queda das vendas dos fabricantes nacionais após a chegada dos carros elétricos do gigante asiático, mas também devido a questões recorrentes sobre os sistemas de segurança destes veículos.
As alegações de alegada espionagem espalharam-se rapidamente pela Europa, com até o serviço de inteligência britânico a alertar os condutores. O MI6, um dos melhores e mais eficazes grupos de inteligência do mundo, apelou aos militares e aos políticos para não discutirem assuntos confidenciais dentro destes veículos. O antigo chefe do serviço de informações revelou que os carros elétricos representam um perigo para a segurança nacional.
O MI6 já não confia no software dos veículos que chegam da China. Compilou um relatório onde enumera os riscos representados pelos carros elétricos chineses. O software destes veículos foi aprovado para venda na Europa, mas ainda apresenta algumas falhas de segurança. Uma das funcionalidades em destaque é o reconhecimento de voz para ações, como mudar de música ou selecionar um destino no Google Maps.
Os carros modernos possuem microfones internos para reconhecer estas ações, mas também podem captar qualquer conversa. Além disso, os veículos estão ligados à internet, o que permite que sejam analisados em tempo real pelo serviço secreto chinês em questão de segundos.
O governo britânico não quer correr riscos com o software dos carros chineses e o MI6 emitiu instruções claras aos líderes militares e políticos. Proíbe conversas dentro de carros elétricos para evitar fugas. Os fabricantes podem ter acesso a informação altamente confidencial. Os microfones ligados à Internet não são o único perigo. Os carros elétricos recolhem o posicionamento GPS e dados de câmaras e sensores.
O MI6 alertou que os carros com software fraco podem tornar-se máquinas de espionagem perfeitas. Alguns países foram mais longe e já proíbem a operação de veículos elétricos em instalações militares e áreas protegidas. Estas proibições não se limitam aos automóveis fabricados na China. Qualquer veículo elétrico pode ser alvo.






















Ainda bem que a CIA garante que o mesmo não se passa com os carros eléctricos americanos.
Ainda bem que os otários dos dirigentes da Europa acreditam que as garantias da CIA são para cumprir.
E tu acreditas nisso?
Ironia?
A CIA garante que consegue fazer o mesmo que os Chineses, com a diferença que a tecnologia dos EUA já leva 20 anos de avenço.
è mesmo muita comichão com os “carros eletricos” até parece que a mesma tecnologia não é igual nos carros a combustão atuais, cartões de dados, cameras, microfones, etc.
Anda lá ver se tem isso num Nissan Micra daqueles antigos ou num Open Corsa daqueles antigos…
É para rir?
Sim, ja me tinha esquecido que os deputados e politicos costumavam andar de Nissan Micra e Opel Corsa
Ele falou em carros modernos. Agora até para “verificar” o carro é preciso registo no portal da marca. Sejam elétricos, sejam ICE. Ainda um dia destes vi uma máquina de lavar louça Bosch que para ter todas as funcionalidades ativas (uma delas o ciclo de pré lavagem) é preciso estar ligada ao wifi e estar sincronizada com o portal deles. Está é tudo maluco. Daqui a nada até a retrete tem de estar ligada.
Sim, ou no meu Fiesta de 1991….
Então? E quem dizia que os da “teoria das conspiração” era apenas uma teoria maluca? O que dizem os cultos? Os formados? Os crentes de que ninguém espia ninguém e que os outros são melhores que outros?
Tudo o que vem num carro elétrico futuramente pode ser alvo de hacking com recurso a IA e muito mais. Vamos ver.
Agora quero ver onde andam os que diziam que não iria acontecer. Se uma agência de espionagem está preocupada com isso é porque é possível. Isso e muito mais.
Pensam que Teslas e outros também não são?
Tal como nos outros, os sistemas são os mesmos.
Não são iguais! Não existe nenhum carro da Europa com modo sentinela como Tesla! É uma invasão de privacidade. Quem dá o direito ao proprietário ou até a Tesla ter recursos de gravar em 360º ? Somos nós europeus que andamos atrás do status que compactuamos!
Existe pois, aqui tem um entre muitos.
https://www.mercedes-benz.pt/passengercars/services/manuals.html/classe-s-limousine-versao-longa-2024-03-v223-mbux/camara-do-condutor/visao-geral-da-camara-do-condutor
Dasss….
Até mete medo. Já não se pode deixar crescer a barba…
O sistema pode estar limitado ou inoperacional nas seguintes situações:
A câmara do condutor está tapada ou suja, embaciada ou riscada.
A face e/ou os olhos do condutor estão tapados.
O condutor usa óculos impermeáveis a raios infravermelhos.
A sua resposta é para atirar areia aos olhos de quem? No link enviado está a seguinte informação: “A câmara do condutor encontra-se no display do condutor ou no display 3D do condutor.
A câmara do condutor capta as seguintes características:
a posição da cabeça
a direção do olhar
o comportamento de pestanejar
o rosto do condutor”..
Está atirar areia para os olhos de quem? Para os meus não deve de ser… O quem tem haver uma coisa com a outra? Em bom português não como gelados com testa, você é perigoso, manda um link e pensou que não ia ler?
Deve pensar que ando a comer gelados com a testa como muitos!! Meu caro, você é perigoso, dá uma resposta e com link que nada tem haver com o que disse acima!
O sistema sentinela grava o exterior do carro num angulo 360º, enquanto o sistema da mercedes que da sua resposta grava o condutor!
“Sistema mercedes “A câmara do condutor encontra-se no display do condutor ou no display 3D do condutor.
A câmara do condutor capta as seguintes características:
a posição da cabeça
a direção do olhar
o comportamento de pestanejar
o rosto do condutor”.
Tem exatamente a ver com o que você disse, e os outros nem é preciso colocar, qualquer carro que tenha 360 graus tem câmaras em todos os sentidos, até um Nissan Leaf tem.
uma coisa é ter câmaras, outra é captar informação, e enviar a quem quer que seja
Cuidado com os namorados e casais que dão facadinhas
Todo o cuidado é pouco
Ena pá, agora é os divórcios vão disparar!
Isto é uma confusão tremenda porque Ao que parece os indivíduos não percebem nada de nada Ainda dizem que são os melhores serviços do mundo. é que o software que Gere o carro pode ser igual avançado num carro com motor de combustão ou com propulsão elétrica. não é por o carro ter um motor elétrico e bateria que o software passa a ser mais avançado ou menos avançado. conclusão é que as pessoas podem estar a ser ouvidos em qualquer veículo recente com software avançado independentemente da motorisação que tem
Finalmentealguémque sabe interpretar um texto. A notícia refere carros eléctricos não porque só eles permitem recolha de informação por parte dos serviços secretos chineses, mas porque, dos carros chineses na Europa que permitem recolher informação, a grande maioria é eléctrica.
“MI6 pede a militares e políticos para não falarem dentro de carros elétricos”, mas podem andar com telemóveis com SIRI e afins ativos?
E podem ter Alexas e afins em casa?
Não será a mesma coisa?
Há algumas Alexas que não me importava de ter em casa 😉
Mas mais a sério, é tudo a mesma coisa. As câmaras de vigilância IP, os eletrodomésticos “smart”, as TVs.. Aqui no trabalho temos uma TV LG que tivemos que colocar num IP “limitado”. A TV passa a vida a “farejar” todas as máquinas da rede.
Aqui há umas semanas estacionei (por mero acaso) ao lado de um Tesla. Quando regressei ao carro pareceu-me ver algo estranho. Quando espreitei para dentro do carro, estava no (enorme) visor um desenho qualquer a rodar com “modo de alerta ativo” ou algo que o valha. Ou seja, se calhar já estava a ser filmado. Da próxima vez chamo a polícia. CCTV no espaço público é ilegal (a não ser que devidamente licenciado, que num carro não é certamente).
Não, no espaço público pode filmar à vontade, não pode é usar essas imagens para proveito próprio sem autorização dos intervenientes.
Não é essa a interpretação que a PSP e a CNPD têm da legislação. Já tive essa discussão com a PSP aqui da zona (não sobre os carros, mas penso que o princípio se mantém). Um familiar meu tinha uma câmara a apontar para o lado de fora do portão da garagem. Apanhava 50 cms de passeio e a PSP foi bater-lhe à porta.
Na minha modesta opinião, até as dash cams podem ser consideradas ilegais. Eu sei que a legislação não é totalmente clara, mas há aqui 2 coisas. A primeira é filmar, a segunda é guardar. E para guardar as imagens do espaço público é preciso autorização da CNPD e um processo de registo e certificação dos “procedimentos” de guarda e utilização/destruição das imagens. Mas a Lei de facto não é a mais clara. Mas uma câmara de vigilância instalada num carro entra no domínio do CCTV.
https://www.cnpd.pt/organizacoes/areas-tematicas/videovigilancia/
“Assim, as câmaras não podem incidir sobre as vias públicas, propriedades limítrofes ou outros locais que não sejam do domínio exclusivo do responsável.”
https://poligrafo.sapo.pt/sociedade/filmar-pessoas-na-rua-com-uma-dash-cam-e-ilegal-cnpd-diz-que-sim-mas-especialistas-dividem-se/
“Num esclarecimento enviado por e-mail, a CNPD não deixa margem para dúvidas: “A lei portuguesa proíbe que câmaras incidam sobre a via pública ou propriedade de terceiros (artigo 19.º da Lei 58/2019)”. Segundo esta entidade administrativa, “o que está em causa é o tratamento de dados pessoais, isto é, a captação de imagem das pessoas ou das matrículas de veículos”, bem como “a proteção da privacidade, pois há o direito a circular sem que fique registado onde, quando, com quem a pessoa estava”.
Assim sendo, clarifica a CNPD, “se as dash cams captarem imagens que permitam identificar pessoas, direta ou indiretamente, elas não são admissíveis”, sobretudo tendo em conta que, neste caso, “não é exequível nem aplicável a recolha do consentimento” de quem é filmado.”
Para esclarecer, até poderia concordar com as dash cams, e acho que até são úteis em situações extremas (e para serem úteis em situações extremas têm de estar sempre ligadas), mas deveria haver um sistema de certificação e de salvaguarda. Como, por exemplo, câmaras com sistema de encriptação e o proprietário não ter acesso às gravações e só as polícia conseguir aceder aos dados. Isto obviamente falando de dados gravados na via pública. Na prática não estou a ver, mas sonhar não custa.
No caso dos carros, além de (segundo a CNPD e alguns jurístas) ser proibida a captação de imagens, ainda mais grave é se os dados são enviados para uma cloud qualquer.
JL, so wrong
Lendo a lei, ela fala em sistemas de vídeo vigilância, os sistemas dos carros não são sistemas de vídeo vigilância, mas sim sistemas de apoio à condução.
Só comprou carro elétrico quem não percebia nada do assunto. Agora andam a vendê-los a perder 80% do valor inicial!
sou mesmo burro e não percebo nada do assunto já vou no terceiro, mostra lá um link onde vendem a perder 80% do valor inicial que eu compro todos.
Onde estão eles a esse valor ?
Eu não tenho carro elétricos, mas com 80% de desconto até penso nisso. Se calhar dois, ando com um enquanto o outro carrega… lol
Não querem concorrência. Compreende-se, não é de hoje que os capitalistas dizem: “cada um por si e Deus por todos”. Espiões bom somos nós, os outros são todos Maus.