Mercedes VISION EQXX bate mais um recorde! Viajou mais de 1.200 km com uma única carga
Agora que os carros elétricos são uma certeza, os fabricantes têm de apostar no sentido de tornar estas propostas realmente utilizáveis. Precisam apostar na autonomia e em criar tecnologia para a tornar cada vez maior e assim garantir viagens realmente úteis.
A Mercedes tem estado focada nesta área e o VISION EQXX parece ser a sua montra mais interessante. Este carro elétrico tem estado a somar recordes e agora bateu mais um, ao conseguir realizar uma viagem de 1202 quilometros com apenas uma carga.
Tem sido uma autêntica corrida entre as marcas automóveis para conseguir o máximo de autonomia nos seus carros elétricos. A tecnologia está a ser desenvolvida de forma acelerada e procura garantir o máximo de quilómetros percorridos com uma única carga, sem prejudicar o desempenho geral destes carros.
O VISION EQXX da Mercedes conseguiu dar mais um passo importante neste sentido, ao conseguir percorrer 1202 quilómetros com uma única carga. Esta viagem partiu de Stuttgart e foi até Silverstone, no Reino Unido, passando pela França, por Calais, e depois pelo Eurotúnel para chegar ao famoso circuito de Fórmula 1.
Com este novo valor, o VISION EQXX bate o seu recorde anterior, de 1000 quilómetros, tendo sido realizado numa situação ainda mais próxima do que é a realidade. Envolveu trajetos de cidade e zonas mais planas, onde não conseguiu aproveitar o processo para regenerar energia.
- Distância total: 1.202 km
- Velocidade média: 83 km/h
- Velocidade máxima: 140 km/h
- Consumo médio: 8,3 kWh/100 km
Ao longo da viagem, este carro elétrico da Mercedes aproveitou o seu inovador sistema de gestão térmica para atingir um consumo médio de energia de 8,3 kWh/100 km. Aqui encontrou um cenário real e teve condições de tráfego intenso e com temperaturas de verão.
A aguardar na pista para receber o VISION EQXX estava Nyck de Vries, piloto da equipa de Fórmula E da Mercedes-EQ. O holandês de 27 anos não foi gentil com o VISION EQXX, levando-o até à sua velocidade máxima limitada a 140 km/h em todas as oportunidades. A bandeira de xadrez chegou após 11 voltas e gastou a carga remanescente no corredor das boxes com 1.202 quilómetros percorridos.
A Mercedes irá certamente continuar a desenvolver esta sua proposta, tentando aumentar ainda mais a sua autonomia. A tecnologia que for criada irá mais tarde alimentar os carros elétricos da marca e assim colocá-la num ponto onde será extremamente competitiva face ao que o mercado automóvel oferece.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Mercedes-Benz
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E o preço? Dá para comprar um destes para cada português?
Não se preocupe. Há pouco tempo, existem rumores de que a Mercedes Benz tem planos para ser uma marca premium mais exclusivo e ainda, segundo a imprensa, vai descontinuar os modelos mais acessíveis: classe A e B.
O que vale é que existe Dacia, o maior concorrente da Mercedes
disses-te tudo…
O que se vẽ é dacias agora como taxis..
Aposto que se retirarmos todos os extras que consomem bateria e não os utilizamos (luzinhas diurnas, painel central/autorrádio, luzes interiores de botões, etc.) até um carro elétrico que diga que tem autonomia de 300km, pode chegar a fazer mais alguns com essas coisas desnecessárias que estão sempre ligadas
Pode fazer, mas acredito que não seja tão relevante como pensa…
Só fazendo contas, não é? Mas uma autonomia de 300km não vai passar para 400km, se calhar nem 350… digo eu
Esses consumos que fala numa bateria de 100 kwh pouco ou nada se nota, provavelmente nem 2 kms faz a mais.
Nota-se muito mais diferença num a combustão em que o consumo do do alternador para alimentar a electronica chega a ser de 10 a 12% daquilo que se mete em combustivel.
Então e não serão essas luzinhas, vidros, radio, etc, alimentados por bateria de 12V?
aiiii :facepalm
Ao menos não foram precisos 2 ou 3 dias como fez o toyota para fazer 1300 kms.
Então agora têm mais autonomia que um carro a combustão?
O meu carro a gasóleo, faz mais de 1200 km só com um depósito, a 120/140km na autoestrada.
Mas 1200 km de autonomia já é um bom valor, no entanto eles conseguiram isso a velocidades mais baixas, ou seja fizeram batota 🙂
E se reparares este modelo é cheio de truques para ser mais eficiente, os carros normais não vão ter esses truques todos caso contrario custam o mesmo que um avião..
Ah sim, então que carro é ? já alguma vez o fez ? Ou é apenas achismo como costuma fazer ?
É um carro como muitos outros, e não é elétrico faz-me é medias de 4 e picos, na cidade gasta mais claro.
Se usares um clio a gasóleo ainda gasta menos 3 e picos, ainda fazes mais quilómetros..
Então se consome tão pouco porque é que andam tão preocupados com os preços, é só terem carros a consumir 3, pelo menos do tamanho deste e a andar em auto-estrada, não em cidade.
Mas claro que para os preconceituosos, isso é dificil de entender.
Se conseguir fazer 1200km e carregar em 5 minutos, e claro ter um preço de automóvel..pode ser uma opção viável.. no entanto os 10 anos de duração das baterias, é algo que tem que evoluir..porque ninguém compra um carro com vida útil média de 10 anos..pelo menos uns 30 anos, algo assim.
10 anos ? 10 anos é a duração, num a combustão com garantia de 2 anos também é essa a duração ?
Claro que é a mesma coisa. O @asimoto troca logo de portátil quando a bateria chega a 80-90% de eficiência.
Não é 80-90% de eficácia , estragam-se mesmo, e até é um perigo andar com uma bateria dessas num carro com mais de 10 anos, pode provocar um acidente brutal..
pode ? LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL
Então, pertence ao grupo da Maya que prevê os acontecimentos ?
É que pelos numeros que se tem hoje, é 60x menos perigoso andar com uma bateria no carro do que com um depósito de combustivel.
Os carros a combustão duram pelo menos uns 20 anos..
Os carros elétricos teem o problema da bateria se estragar ao fim de cerca de 10 anos, e cujo o preço de uma nova é muito muito caro..
Durão ? não é isso que diz a estatística. A idade média dos veículos é d 13.2 anos.
Ao fim de 10 anos? consegue dar PELO MENOS UM EXEMPLO DISSO ?
OK… Mesmo no pior caso de uma bateria ficar abaixo do 70% SOH… Pode vender para o mercado baterias estacionárias com o valor de 500€/kwh… Mas vamos assumir 300€/kwh num futuro próximo.. isso para um Model 3 dá 15000€ e uma nova custa 12000€… Hum…. A mim parece bom negócio….
E por um motor a gasóleo ou gasolina de 20 anos quanto dão??? Pode ser ao kg…
É por esse valor que andam as baterias estacionárias para projectos de segunda vida. Podem encontrar algumas no ebay.
Hugo Sousa, é verdade que por um motor com 20 anos ninguém dá muito, mas eles também são baratos, comparativamente com uma bateria..
Alias baterias com 20 anos, foge delas mas é..são uma bomba..
Então qual pegou que era uma bomba, eu tenho uma, e ainda não rebentou, com 23 anos.
Sabia que as baterias podem ser testadas e saber o real estado delas ?
Excelente!! Já conseguiram fazer mais de 1000 km em Teslas Model S, mas não a este tipo de velocidade média (83 km/h).
Todos os eléctricos são bem vindos… Assim como toda a tecnologia para avançar para um futuro sustentável…
Mas era bom dar um pouco mais de contexto…
Este é um protótipo interessante, mas convém enquadrar todos os factores…
Mas é bem vindo… Vamos lá avançar com a tecnologia já estamos muito atrasados, qualquer boa novidade é mais um passo em frente…
A Tesla está ultrapassado faz tempo.