Mercedes vai construir uma fábrica de reciclagem de baterias na Alemanha
Com a evolução da indústria dos veículos elétricos, as marcas também devem encontrar novas soluções de forma a tornar este um setor cada vez mais ecológico e sustentável. Neste sentido, sabe-se agora que a Mercedes-Benz vai começar a construir a sua fábrica de reciclagem de baterias na Alemanha.
Mercedes-Benz avança com uma fábrica de reciclagem de baterias
Segundo as informações avançadas pela agência Reuters, a Mercedes-Benz está a começar de construir uma fábrica de reciclagem de baterias no sul da Alemanha, mais concretamente na região de Kuppenheim. O anúncio oficial foi feito pela marca alemã na passada sexta-feira (3).
O projeto estima uma capacidade anual de 2.500 toneladas e vai promover a produção de mais de 50.000 módulos de bateria destinadas aos novos veículos elétricos da Mercedes-Benz. As baterias recicladas serão retiradas de veículos de testes e baterias de inicialização e o objetivo é que, consoante o projeto piloto se desenrole, os volumes de produção possam ser aumentados a médio e longo prazo.
A primeira fase da fábrica, que se dedicará à desmontagem mecânica, está prevista para ter início no mês de dezembro deste ano e a fábrica-piloto deverá ser concluída alguns meses depois.
A construção das instalações está a ser financiada pelo estado alemão no âmbito de um projeto de pesquisa científica do Ministério Federal de Economia e Proteção do Clima, sendo que a fábrica de Kuppenheim já executa uma operação neutra em CO2 com energia solar e verde.
Segundo Jörg Burzer, membro do conselho de administração da Mercedes-Benz na produção e gestão da rede de fornecimento, "estamos a enviar um sinal importante de força inovadora em Baden-Württemberg e na Alemanha para a eletromobilidade sustentável".
Já Thekla Walker, ministra do meio ambiente, clima e energia em Baden-Württemberg, afirmou estar satisfeita com o facto de a Mercedes-Benz estar a promover o assunto da economia circular. Segundo a ministra "isto é de particular importância em vista da disponibilidade limitada de matérias-primas importantes que estão em alta procura, como lítio, cobalto e níquel".
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Fonte: Reuters
Neste artigo: alemanha, baterias, fábrica, Kuppenheim, Mercedes, reciclagem de baterias
Mas não, segundo alguns “especialistas”, as baterias não se reciclam. Haja paciência.
Por acaso era uma dúvida que tinha. Se a reciclagem de baterias era simplesmente desmenbrar e direcionar os seus componentes para os locais devidos, ou se era literalmente “do velho fazer novo”, o que ficou respondido no artigo:”…estima uma capacidade anual de 2.500 toneladas e vai promover a produção de mais de 50.000 módulos de bateria…”
Nas que ja existem penso que existem os dois processos o 1º de desmantelar a bateria até aos seus quimicos mais basicos e fazer uma nova e 2º desmatelar só ate as celulas e depois das celulas contruir uma outra bateria para outros fins como baterias domesticas estas baterias têm muito menos degradação e uso portanto pode-se fazer isto
Um gajo não se apercebe da quantidade de burros até ter que se defender deles… Ninguém tem paciência realmente para ouvir. Cheguei ao ridiculo de ouvir um caramelo dizer que a CM de Paris tem um parque enorme de baterias dos carros que teve que trocar e que não sabe o que fazer com elas, como se aquilo fosse lixo nuclear…
Os materiais das baterias reciclam-se sempre a 98%, mínimo. Tecnicamente é possível, só há 2 problemas: primeiro, por enquanto ainda sai mais barato extrair lítio novo que reciclar velho. Depois, há falta de baterias para reciclar, apesar de muitas já terem passado dos 500.000 kms. Mesmo quando são substituídas nos carros, por terem perdido 30% ou mais da capacidade inicial, são reaproveitadas e vendidas mais baratas para instalações domésticas.
Se uma bateria der origem a outra bateria então aí vai ser o game changer. Vamos atingir um ponto em que não será necessário perfurar o solo em busca de minerais e quando atingirmos o ponto de obter energia 100% limpa e barata, então aí sim os elétricos vão valer a pena.
Primeiro é preciso perceber se isto é rentável no futuro é possível que sim, podemos chegar ao ponto em que os carros em vez de irem para a sucata as marcas recompram o carro para reciclarem a bateria e fazerem uma nova
Não é preciso saber. Já se sabe.
O processo já se mostrou lucrativo em certos segmentos. Mas neste momento não há baterias suficientes de automóveis que necessitem de ser recicladas, logo não é ainda possível expandir o processo para larga escala. Ou seja, a teoria dos especialistas da caixa de comentários em que as baterias não duravam 5 anos não se provou verdadeira.
https://arstechnica.com/cars/2023/03/heres-what-redwood-learned-in-its-first-year-of-ev-battery-recycling
O negócio dos carros elétricos é o aluguer de baterias.
O giro é q estás coisas é sempre para amanhã e o amanhã NC mais chega. Entretanto vai-se enterrando como quem não quer a coisa.
Nunca mais chega ? como assim ? ja tens startups que fazem isto por exemplo a Redwood num ano recuperou 1200 packs de baterias
Recuperou ou diz que recuperou?
Até este momento o que conseguem retirar das baterias com alguma rentabilidade é…o alumínio!
não, não é. Estás completamente errado a redwood e outras startups consegues extrair até ao nível químico que não é assim tão difícil deves achar que a mercedes vai investir milhões numa fábrica de reciclagem de baterias para extrair o alumínio ahahah já dizia o outro “e o burro sou eu ?”
Os carros elétricos são altamente poluidores. A r€ciclagem de baterias é um tapa olhos.
Um tapa olhos bem caro para a mercedes ahahah e para todas as startups que já investem nisto e ganham dinheiro com isto ahahah