Mercedes não concorre com a Tesla: “Queremos ser a marca de luxo de elétricos mais desejada”
A par de algumas outras fabricantes, a Mercedes-Benz quer assumir uma frota totalmente elétrica até 2030. Além disso, quer tornar-se na "marca de luxo de veículos elétricos mais desejada".
O objetivo da Mercedes não está traçado a longo prazo, pelo que, já em 2030, pretende assegurar uma oferta totalmente elétrica. Em paralelo, quer ainda, de acordo com Dimitris Psillakis, presidente e CEO da Mercedes-Benz na América do Norte, ser a "marca de luxo de veículos elétricos mais desejada".
Para isso, Psillakis explicou que a Mercedes-Benz tem de encontrar um equilíbrio entre bons produtos, bom design e bom serviço de apoio.
Por ter visto o seu mercado de luxo, nos Estados Unidos da América (EUA), a trocá-la pelas alternativas da Tesla, a Mercedes-Benz está a trabalhar numa rede de carregamento própria, a acelerar a eletrificação da sua frota e a adicionar tecnologia de condução autónoma de nível 3 aos seus carros.
Não vemos a Tesla como uma concorrente de luxo... vemos a Tesla como disruptiva no setor automóvel, especialmente, quando se trata de veículos elétricos.
Assegurou Dimitris Psillakis, à ABC News.
De acordo com Jessica Caldwell, diretora executiva de insights da Edmunds, "a Tesla redefiniu o conceito de luxuoso, mas a sua participação no mercado está a diminuir". Afinal, o seu pico foi atingido, em 2019, quando "detinha 80% do mercado".
Na perspetiva da diretora executiva, o mercado de luxo está mais interessado nos elétricos, dispondo de um orçamento mais elevado e valorizando a tecnologia.
Contudo, a autonomia e a disponibilidade de pontos de carga ainda são entraves à adoção de elétricos pelos interessados. Por acreditar que é da sua "responsabilidade oferecer a melhor comodidade aos clientes", a Mercedes-Benz terá uma rede própria, que será lançada, primeiramente, nos EUA e no Canadá, e que estará aberta a modelos de outras marcas.
As estações de carregamento da Mercedes são uma garantia para os clientes e uma boa, embora cara, estratégia de marketing.
Destacou Caldwell.
Para o editor da Car and Driver, Tony Quiroga, a rede de carregamento poderá ser "uma grande vitória para a Mercedes".
Este artigo tem mais de um ano
Falando de condução autónoma. Foi noticiado recentemente que:
“Depois da Alemanha, o sistema de Condução Autónoma de Nível 3 (SAE 3) Drive Pilot da Mercedes-Benz já recebeu autorização para ser utilizado nas estradas dos Estados Unidos, começando pelo Nevada. O Nível 3 permite uma condução autónoma do veículo sob determinadas condições. Quando isso sucede, o condutor pode tirar os olhos da estrada e a pessoa que está atrás do volante não é considerada como estar a “conduzir”. O sistema Drive Pilot da Mercedes-Benz só funciona a velocidades até 64 km/h. Isso significa que se destina a ser utilizado essencialmente em situações de congestionamento de trânsito. Apesar de não ser totalmente autónomo, permite, mesmo assim, ao condutor responder a emails ou a abstrair-se da estrada durante essa parte da viagem. Contudo, a pessoa que está atrás do volante não pode adormecer. Se não responder no espaço de dez segundos, o veículo faz uma paragem de emergência.”
Diz a Mercedes, creio que com razão, que o seu sistema é mais avançado que os da Tesla em que o condutor deve ir totalmente atento, com os olhos na estrada, com as mãos no volante pronto a assumir a condução, embora sem o limite de velocidade.
Em 5 anos, mais uma marca condenada à falência!
A Tesla
Nem Tesla nem Mercedes
Não creio, eles estão a conseguir reconverter se para os BEV e mantendo o luxo que os caracteriza tão bem.
Os clientes típicos de Mercedes vão sempre preferir o luxo perceptível que tens quando entras nesses carros ao contrario do ambiente despido dos Teslas.
Entrar num Mercedes EQS e num Tesla Model S , parece a noite e o dia. O Tesla parece um veículo low cost, e os preços são similares.
Pois, mas quando aceleras…
Preços similares?
Tesla Model Y 45k a 66k(sem e com extras)
EQS 450 = 126 699,99€ ainda tens de por extras, como é sabido Mercedes / BMW base x e extras y = falência
São similares clap clap
O colega mencionou Model S, não Model Y. E concordo com O @Zé Gato que os preços são similares, mas prefiro muito mais o design minimalista do Model S ao EQS.
Highlander mais uma vez mais de 125 mil euros custa um EQS
o Model S ou Y é metade se não ainda um pouco menos
125.000€00 é diferente de 50.000€ certo logo não existe similaridade
Just saying
Ninguém está falando de Model Y a não ser você. O @Zé Gato falou do Model S, e eu também falei do Model S. O Model S custa 109.490€ e na versão Plaid 134.490€. Está a confundir-se com o Model 3 que é o modelo de entrada junto do Model Y.
estas completamente doido, a Mercedes é uma marca Premium não primam pela quantidade que vendem
lol
Condução autónoma, bacano. Já me estou a ver a sair da discoteca com uma ganda bezana, entrar no mercedes e dizer para o sistema: hic vaaammuus pra cazzaaa e dpresssa hic!
Também pode ser um Tesla, com um contrapeso no volante a fazer de conta que é uma mão apoiada.
Pelo que tenho lido, não confiaria a minha vida a um Tesla. E agora a sério, não bebo álcool.
Na chamada “condução autónoma” (e já antes nos chamados sistemas de apoio à condução), a questão de não se estar em condições de conduzir e enganar as salvaguardas que foram criadas nos carros é bem real.
No final de dezembro do ano passado, numa autoestrada na Alemanha, a polícia detetou um Tesla em “autopilot” com o condutor a dormir. Foram precisos 15 minutos de sirenes ligadas para ele acordar (tinha sinais de droga). E tinha contrapesos no volante para enganar o sistema da Tesla que exige uma mão no volante quase em permanência.
Gostava de saber como funciona o sistema da Mercedes para detetar se o condutor adormeceu. Eu, por mim, não garanto que não adormecesse se não tivesse que ir atento à condução.
Aqui está um artigo no Insideevs, Esses interiores berrantes não vão salvá-los.
Tesla lidera VW Group, BMW e Mercedes em vendas nos EUA no primeiro trimestre de 2023: Cox
Tesla será a marca de luxo mais vendida da América, de longe, já que suas vendas estão a caminho de exceder as vendas combinadas de BMW e Mercedes-Benz.
https://insideevs.com/news/659479/tesla-to-top-vw-bmw-and-mercedes-in-us-sales-in-q1-2023-cox/#:~:text=Tesla%20will%20be%20America's%20best,and%20Mercedes%2DBenz%20sales%20combined.&text=Tesla's%20decision%20to%20slash%20prices,the%20first%20quarter%20this%20year.
Bom eu acho que o facto de a Mercedes dizer declaradamente que não concorrem com a tesla…mostra que eles de facto veem a tesla como um concorrente..
Agora tirando esses factores, a Tesla continua a ser uma marca Americana, de baixa qualidade..nunca na vida pode concorrer com marcas premium europeias.
O único ponto onde a tesla pode concorrer e ganhar é mesmo no preço..mas a tesla continua a vender carros como se fossem uma marca premium que não são.
Até mesmo a Japonesa nissan está a frente deles em qualidade.
A mercedes a muito que passou a ser igual aos outros copia as modas e a qualidade a muito que foi embora.
por mim que tenho um antigo não troco por novos e a pilhas muito menos.
Mercedes é uma marca premium, não de luxo…
e as motas muito menos ….