Mercado de carros elétricos em Portugal voltou a ter um crescimento elevado em setembro
O mercado automóvel em Portugal tem acompanhado o que está a acontecer por todo o planeta. Os carros elétricos vieram para ficar e isso representa depois um crescimento nas vendas e nos registos destes veículos. Setembro não foi diferente e novamente o número de carros elétricos cresceu.
No mês de setembro de 2023 foram matriculados em Portugal 7169 automóveis ligeiros de passageiros novos elétricos, plug-in e híbridos elétricos. Este valor agora avançado pela ACAP traduz-se em mais 20,8 por cento que no mesmo mês do ano anterior.
De janeiro a setembro de 2023, as matrículas de veículos ligeiros de passageiros deste tipo cresceram e totalizaram 67.962 carros. Com este novo número temos uma variação positiva de 61,2 por cento em setembro de 2023 relativamente a período homólogo de 2022.
Especificamente, observando os veículos elétricos, em setembro de 2023 registou-se um aumento de 31,0 por cento em comparação com o mesmo mês de 2022. Isso materializa-se em terem sido matriculados neste período 2816 ligeiros de passageiros novos nesta categoria automóvel.
Nos primeiros nove meses de 2023 verificou-se um aumento de 108,0 por cento, em comparação com o mesmo período do ano anterior, dos carros ligeiros de passageiros novos elétricos. Desde o início do ano, foram já matriculados 25.655 carros elétricos em Portugal.
Estes valores mostram como o mercado está a reagir positivamente à presença dos carros elétricos nas propostas dos fabricantes automóveis. Estes carros elétricos são cada vez mais a escolha no momento da compra e uma alternativa às propostas com motores de combustão, que ainda dominam o mercado em Portugal.
Espera-se que durante 2023 o mercado cresça, e isso tem estado a ser conseguido todos os meses, com as vendas a aumentar a cada nova apresentação de resultados. Curiosamente, este cenário pode ser visto não apenas nos veículos ligeiros, mas também nos ligeiros de mercadorias e nos veículos pesados, que também cresceram durante o mês de setembro em Portugal.
Este artigo tem mais de um ano
O Medina a ver estas noticias já fica tentado em aplicar IUCs aos elétricos, não chega a subida dos IUCs dos anteriores a 2007. Vota PS e PSD
Há que aproveitar o que ainda resta deste ano.
Para ano que vem , o escalão de até 50000€+IVA já vai estar sujeito à tributação autónoma.
Lool, não é até, é acima de, e já existe.
Era para carros acima de 62500€, IVA incluido em vigor desde 2023.
Em 2024 vai passar a ser para todos os até agora isentos. Ou seja irá abranger o tb o escalão dos até 50000+IVA.
Alguém dizia que as vendas de carros elétricos era uma moda…
Uauuuu, baixou 1000 euros:
50 000 * 1.23 = 61 500
Lá continua o disparate, até nos a combustão a taxa é cobrada por escalões de valor. Enfim.
Ah, e até a partir de, e não até.
@JL o ano passado começaram a taxar os acima de 62500€
https://mmc.pt/fiscalidade-nos-automoveis-2023/
Em 2024 vao ser os restantes.
Vão porque você quer ?
Sabe quanto pagam os a combustão abaixo de 27500 euros ?
o IUC nos elétricos é inevitável. Não é pergunta, se mas quando.
Aos anos que de paga para os anteriores a 2007, só em 2019 ficaram isentos.
O pessoal vem para aqui protestar contra a carga fiscal… estão insatisfeitos emigrem, lá fora é que é bom! Ninguém paga IUC, IMI, IVA, etc.
Vá, pagam mas com outro nome e nem sabem o que estão a pagar quanto mais.
Certo, mas é quase certo que em vários países mesmo assim sobra mais dinheiro ao final do mês.
Paga-se isso tudo, mas menos. E os salários não são tão miseráveis como cá. A maior diferença é que lá fora a burguesia exploradora dos negócios e profissões liberais paga mesmo IRS, cá não.
Não vai haver IUC no elétricos porque é tudo diferente, muda o chip, reduzem-se dependências de petróleo e o país fica mais rico.
O problema é que na lei o IUC contempla a parte ambiental e uma parte (e bem) para financiamento das infraestruturas.
Logo se vai reduzir a parte ambiental, vai aumentar a parte para o financiamento das infraestruturas…
Até ao dia….
Conhecendo o estado, o dia esteve mais longe.
Não pode ser , tão limpa e fofa que ela é , a energia.
https://www.theepochtimes.com/article/biggest-tesla-ev-charging-station-in-america-powered-by-diesel-plant-energy-expert-5506588?ea_src=frontpage&ea_med=top-news-us-0-large-0
Então e depois, até nisso são melhores.
https://thedriven.io/2018/12/14/diesel-charge-evs-remote-locations-greener-than-you-think/amp/
Quando chegar o mercado da 2º mão é que vão ser elas, os monos vão ser mais que muitos nos stands.
No fim de semana estive num stand de vendas de uma marca francesa tinham lá um hibrido da mercedes recente e300de que tinha sido entregue na compra de um carro o vendedor apontou para o mercedes e disse aquele quando acende uma luz no tablier o dono tem de vender um rim para pagar a conta.
Vão ? Então consultou a Maya ?
Curioso, vem dizer mal dos eléctricos, para ilustrar usa o exemplo de um a combustão.
Mesmo assim é o carro que é mau, ou será que os “técnicos” e vendedores não entendem nada deles ? À época de substituidores de peças já acabou, agora estamos na era dos técnicos a sério.
Ah, ja agora: há uns 4 meses comprei um usado com 9 anos, e não foi dado.
É por isso que me orgulho de ser português. Não há povo mais incrível que este. O pessoal quer la saber! Da vida, da saúde, seguros de saúde e essas cenas, alimentação saudável, gestão e planeamento, reciclagem, por aí fora. É um povo único.
Que fórum mais deprimente… Só malta a tentar vender e com a mania que percebem de elétricos. Mais do mesmo e pelas mesmas personagens repetentes…
Grande verdade, andam por aí alguns que não pescam mesmo nada do assunto.
Looool
Tirem os descontos e regalias para as empresas nem vendiam 5% desses EVs. A mama está se a acabar.