Quantos smartphones Pixel já vendeu a Google? O número impressiona
Apesar de não ser uma marca focada nos smartphones como outras, a Google tem já uma posição importante com os seus Pixel. Em 2023 volta a mostrar isso com os Pixel 8, abrindo as portas à sua presença em Portugal e em outros mercados. Mas afinal quantos smartphones Pixel já vendeu a Google? O número impressiona!
A Google tem mudado paulatinamente a forma como está no mercado com os seus smartphones. Passou dos conhecidos Nexus, onde a aposta era claramente no Android e no que o hardware dos parceiros conseguia oferecer, para os atuais Pixel, onde o foco está no hardware da Google, criado pela gigante das pesquisas.
Com o Pixel 8 apresentado e prestes a chegar às mãos dos seus utilizadores, todos aguardam os números de desempenho destes novos smartphones. A expetativa é grande, ainda mais quando esta proposta aposta muito no software que a Google preparou e em muitos componentes baseados na IA.
Com este momento a acontecer, surgiu uma informação interessante e importante. Mostra como a Google tem crescido no mercado dos smartphones, vendendo cada vez mais equipamentos, mesmo não estando em todos os mercados onde a concorrência direta, e indireta, estão presentes.
. @Google is about to announce the #GooglePixel8 Series, another important group of devices for its portfolio. Sales have been growing double digits in the last years, with total sales reaching nearly 40 million units since its launch in 2016 #TeamPixel #GooglePixel… pic.twitter.com/bq9Axozzqp
— Francisco Jeronimo (@fjeronimo) October 4, 2023
De acordo com o vice-presidente da IDC, Francisco Jerónimo, o Google Pixel vendeu 37,9 milhões de smartphones entre 2016 e 2023, todo o ciclo da linha Pixel. Nota que as vendas cresceram a "dois dígitos" nos últimos anos. Em 2018, destacou-se que a Google dobrou as suas remessas de Pixels apenas no primeiro ano da linha, totalizando pouco menos de quatro milhões de unidades.
Em 2019, a Google havia melhorado, vendendo 7,2 milhões de unidades somente naquele ano. No ano passado, a Google estava a aproximar-se da marca de 30 milhões, com 27,6 milhões de unidades vendidas pouco antes do lançamento do Pixel 7.
Estes números são importantes e mostram que a Google vendeu cerca de 10 milhões de smartphones Pixel ao longo dos últimos 12 meses. Este é o melhor ano até agora, com o recorde anterior a ser de 7,2 milhões de unidades. Com o Pixel 8 a mostrar-se um smartphone de topo e com novos mercados a terem acesso, certamente que os números vão crescer ainda mais.
Impressiona …
No ano que terminou a 30/06/2023 foram vendidos 1.154 milhões de smartphones. A Samsung vendeu 236,7 milhões e a Apple 222,5 milhões (Counterpoint, Smartphone Market Share, 17/08/2023)
Como não costumas ler os artigos, não precisas , já sabes tudo, importa referir que a avaliação da aceitação de uma marca tem mais a ver com a sua taxa de crescimento do que com o volume absoluto das vendas. Provavelmente achas que o dinamismo é maior se uma marca vender menos do que no período anterior desde que seja a que vende mais
Não sejas assim, o Aves é o novo especialista em “coisas” do Pplware. O homem sabe de tudo e está em todas, até provoca falta de ar.
Faz lembrar o saudoso Hélder, que por aqui andava. Só que o Aves é mais completo, sem dúvida.
Esse não era chalupa?
O Aves sabe tudo porque é um “Bot” de IA ! Resta saber qual o “Chat” que o alimenta !
Pois, pois …
No último 12 meses a Google vendeu 10 milhões de smartphones, o que lhe dá uma quota de mercado de 0,87%. É verdadeiramente impressionante, visto que só começou a vender smartphones recentemente 😉
Aves, se a Google quisesse , ser líder de vendas, faz tempo que já teria investido milhões no ramo dos smartphones’! É uma empresa que fatura bilhões de dólares por ano! Se reparares os Pixel só tem 3 modelos, mais virados para gama media alta e alta parw fazer concorrência com os IPhones! 2 . Os Pixel só são vendidos em alguns países, mas mesmo assim no Japão, o 4 maior mercado do mundo , já tiveram um aumento expressivo já tem 12% das vendas no Japão, enquanto a Apple , ainda que esteja em N 1, baixou dos 50% , algo que não acontecia faz anos!
Vê-se que percebeste o que eu disse…
Lindamente, que a Google, com o dinamismo que leva, pode chegar a 1% de quota de mercado. Impressionante …
Se percebesses alguma coisa de “contas”, entenderias que o que o artigo pretende salientas é que só nos últimos 12 meses a Google vendeu um pouco mais do que 1/4 do total vendido entre 2016 e 2023, e que nesses mesmos 12 meses vendeu mais 39% do que no seu anterior melhor ano. Chama-se crescimento e não vendas absolutas, mas isso não sabes o que é (nem poderias, tu não lês os artigos, passas logo para os comentários)…
Este Aves é qualquer coisa…. o homem sabe tudo…. eheheh
Relativamente à notícia, obviamente que se trata da percentagem de vendas em relação…. à própria Google.
Penso que a Google só desde o Pixel 6 é que se está a focar mais a sério no mercado dos smartphones, abrindo este mercado a cada vez mais países. (nunca percebi porquê de não estarem a nível global no mercado dos smartphones)….
A google no que ao Android diz respeito pode fazer frente à Samsung em pouco tempo, e tornar-se a principal rival do Iphone.
O que é certo é que falando apenas em Portugal, ver um Pixel não era comum, e o facto de finalmente terem vindo para cá, com presença física (em cadeias conhecidas), publicidade etc… já vi por aí comentários de pessoas que têm Iphone a dizerem que vão voltar a ter um android através do Pixel, mesmo que isso faça comichão ao Aves 🙂
Isso com toda a certeza, é que nem vou dormir por causa disso 😉
Só que não vi nada de impressionante nos números. Há anos e anos que a Google lança smartphones, uns que criavam grande interesse, seguidos de coisa nenhuma. Nos últimos 12 meses nem chegou a 1% de quota de mercado. Grande coisa. Agora é que é porque vão por à venda em Portugal! Grande coisa, sabe-se ao menos por que é que antes não vendiam?
Não sei porque não vendiam ou ainda porque não vendem em mercados com bastante potencial. Estratégia? Não faço ideia.
Como disse, penso que a estratégia está aos poucos a mudar. Obviamente se a Google quisesse tinha os Pixel muito mais disseminados.
E não te esqueças que a google mesmo estando com o Android, com dezenas e dezenas de marcas, preços para todos os gostos, só está na gama média/alta e alta. Mas nestes segmentos a médio prazo estará a par da Samsung (se realmente quiser).
Quando apareço com o meu pixel (5 no caso) ainda tenho amigos que nem sabem que a Google tem telemóveis…. não me admirarei que daqui por uns meses tenham um pixel nas mãos….
Eu próprio. Para o ano estava a considerar trocar, e eventualmente experimentar a ter um IPhone pela 1ª vez, mas com a vinda dos Pixel para Portugal já não sei….
Logo vejo….
Há um Pixel 7 cá em casa e é fantástico. Espero que a Google mantenha este caminho (a subida de preços é que pode ser menos boa).