Meio milhão de carros elétricos depois, Noruega conclui que são mais fiáveis do que os térmicos
Com mais de meio milhão de carros elétricos nas estradas, a Noruega concluiu, num relatório, que são mais fiáveis do que os modelos térmicos.
A Noruega é um exemplo, no que à transição elétrica diz respeito. Afinal, conforme vimos aqui, o país já conta com uma quota de vendas superior a 80%, circulando nas estradas do país mais de meio milhão de carros elétricos.
De facto, é dos únicos países que assegura o cenário ideal para o estudo da adoção destes modelos em massa.
Assim sendo, a Norwegian Automobile Federation detalhou, num relatório, as razões pelas quais os serviços de assistência são chamados para acudir um carro elétrico.
De entre as várias conclusões, destaque para as principais: praticamente nenhum deles fica parado por falta de carga, e são mais fiáveis do que os carros com motor de combustão interna.
Noruega reuniu dados e concluiu que elétricos são mais fiáveis
Das 143 mil saídas realizadas por estes serviços no primeiro semestre de 2022, pouco mais de sete mil disseram respeito a modelos elétricos.
Além disso, ficar sem energia na bateria de tração não está nem entre os cinco motivos mais comuns pelos quais um proprietário de carro elétrico precisa de assistência rodoviária.
Por sua vez, a principal causa é a falta de carga na bateria de arranque de 12v - presente também em carros térmicos e híbridos.
De acordo com o relatório da Norwegian Automobile Federation, 54% dos serviços foram devido a este problema, ao passo que 4,4% foram relacionados com avarias no sistema de propulsão do veículo.
Em segundo lugar, o relatório menciona os furos, que podem dever-se ao facto de os carros elétricos serem em média mais pesados. Depois, estão as falhas no sistema elétrico (3.º), seguidas pelos congestionamentos de neve (4.º) e pelos problemas de suspensão (5.º).
Os carros elétricos raramente pegam fogo e com muito menos frequência do que os carros a gasolina e diesel. Também vemos que quando a parte elétrica queima, isso raramente afeta a bateria.
Partilhou Kjetil Solberg, da direção norueguesa de Proteção Civil, há uns meses, esbatendo o alegado mito de que os carros elétricos têm mais tendência a incendiarem-se.
Os dados que constam no relatório da Noruega também poderão surpreender, por não irem ao encontro do esperado.
Este artigo tem mais de um ano
Problemas eléctricos intermitentes em
Carros pode ser uma grande dor de cabeça mesmo para os especialistas! O que para mim indica que é necessário as marcas tomarem medidas para proteger melhor a instalação eléctrica em carros.
Isso é um problema de ambas as tecnologias.
Salvo casos após acidentes e algum caso isolado, não conheço casos de problemas elétricos nos VE; agora casos de múltiplos problemas elétricos na iluminação, motor etc em veículos de marcas italianas e franceses …. aos montes e diariamente.
Só na minha família desde combustão de alfa romeo, lancias com múltiplos problemas, Renault com problemas em inúmeros sensores, peugeot e Citroën com defeitos na iluminação e rádio ….
Mas a BMW e Mercedes também não se livram. No meu caso tive carros do grupo VW e nunca tive problemas elétricos. Aliás, de motor e pequenos…
Verdade.
Comparar carros com 3 ou 4 anos com carros com dezenas de anos. A fiabilidade é custo de um carro eléctrico só vai ser aferida quando tivermos uma frota de carros eléctricos com mais de 10 anos no mercado.
Problemas com eléctricos. Basta ir a oficina de uma marca consejtuada e verificar que em cada 3 carros vendidos 1 já trocou a bateria, mas oficialmente não passam essa informação
E já têm mais de 10 anos.
Então mostre lá esses números ? Para compararmos com aqueles que já existem.
Não passam ? Então porquê? E os clientes ficavam calados porque receberam uns almoços de borla ? Loooool
Compra um BYD ou uma chinesice dessas e problemas é o que não falta…
Sim pq tu ja os testaste todos. A propria industria ocidental, reconhece que atualmente ja tem qualidade semelhante. Vens tu, o grande sabio, dizer o contrario, so pq sim. Espera, viste uns videos num qq you tube e afins e bla bla.
Até parece que os carros térmicos nunca tiveram problemas elétricos… é mesmo um problema que acontece agora lol
3, 2, 1
Já tenho as pipocas…
Obviamente. Um motor elétrico é muitíssimo mais fiável que um motor térmico.
Mas os haters vão dizer que não.
Como é óbvio. O numero de peças móveis e complexidade é muito menor.
A questão é o preço , pois mais fiável não quer dizer mais barato.
E o petróleo já foi bem mais barato. Reduzindo o preço, o outro lado fica melhor? A Noruega é um grande exportador de petróleo e investe em elétricos…
As pessoas ainda não se aperceberam, mas o petróleo ainda está muito barato em relação ao que dentro de poucas semanas ou meses vão ter que habituar-se.
Claro, ganham toneladas de dinheiro com os burros mas no pais deles investem no melhor daí serem os mais avançados da europa
Boa piada! A verdade é que a Noruega é hipócrita porque exporta petróleo mas depois afirma usar energias limpas…. E nunca será dos mais avançados na Europa. Algumas pessoas têm bons salários, se trabalharem na industria do petróleo, mas de resto nem por isso. São bastante medíocres por acaso.
+1 preferível os salários de Portugal que a miséria de salários da Noruega.
Salários mínimos de cerca de 1700€ limpos por mês ou 4500€/mês de rendimento médio.
Uma verdadeira exploração nem medíocres chegam a ser. Nem sei como arranjam trabalhadores a pagar misérias.
Hipocrita porquê? Vende aquilo que tenta não usar, e sim, 98% da Noruega usa energia renovável.
Claramente nunca foste à noruega nem fazes ideia, vivi lá 6 meses e é um mundo há parte primeiro vivem muito bem mas nem por isso estão preocupados em mostrar aos outros vivem bem na sua tranquilidade, salários muito bons vida tranquila para mim melhor pais para viver na europa de longe. E sim usam energias limpas já te disso eles exportam os petróleo para os burros usarem bem longe deles eles é maioritariamente energias limpas e carros elétricos é 4 em cada esquina
Em outras notícias, a água é molhada…
Os motores eletricos sao mais fiáveis que os combustão, o problema é as baterias.
Aliás eles até dizem que o principal problema nos carros com motores combustão/hibridos é ficarem sem carga na bateria lol
BAteria de 12V
até pode ser de 6v 12v 24v, etc, se algum equipamento tiver bateria, o mais provavel é ser o 1º elemento a falhar
Mais provável ?
Nos eléctricos o que mais falha em relação a isso sao os sistemas de controle, que depois levam a bateria por arrasto.
Estou mais preocupado com o 3º problema mais comum “falhas no sistema elétrico”
O meu principal problema nos carros térmicos é ficar sem dinheiro para o sustentar… lol
Eu tb tenho esse problema :):):) grande pikachu:)
A maior avaria das baterias é o preço. Fora isso, algumas LFP já passaram o milhão de kms. Motores de combustão a durar isso contam-se pelos dedos. E entretanto queimaram literalmente fortunas em carburante, lubrificantes, filtros, escapes…
Fogo estou admirado o Ork do Yamahia ainda não disse nada nem colocou números inventados onde os Bev avariam como por milagre :):):) e que o ice é que é bom, só que afinal Não :):):)
Curioso, quando andava a combustão fiquei a pé em 2 veículos por 3 vezes, desde que ando de electrico nunca fiquei a pé.
Estudos da treta e sem valor provavelmente feito por quem possui ou testou veículos eléctricos.
Quem não tem veículos eléctricos ou que nunca andou num sabe perfeitamente que são maus e estão sempre a dar problemas.
Lol
Shhhhhhhh:):) é o Yamahia mudou de Nick :):)
Boa!
Pena é muitos não decifrarem…
Estou desejoso de ver a acontecer o Paris-Dakar em elétricos (Veículos a Pilhas). A fiabilidade dos VP neste percurso vai ser uma bênção.
Com baterias veículos eléctricos a baterias já andaram, com extensor de autonomia, a pilhas ainda não se viu nenhum, só um camião que fazia algumas dezenas de kms em cada etapa.
Mas olhe que esses (a pilhas) dão bem mais problemas, já que têm mais sistemas é bem mais complexos, só sistemas de refrigeração são 3.
Se entrarem com certeza terão capacidades para tal, as marcas não vão arriscar
+1 e depois ainda dizem que marcas francesas são más. Peugeot é a marca com o segundo maior número de vitórias. Mete mercedes ou BMW no bolso, até Citroën é superior.
Toyota tem ganho nos últimos anos, se Continuar a ganhar vai ser a próxima marca que compro.
Nem as marcas francesas são más, ou piores que o resto, nem as alemãs são boas. Agora, o que umas e outras vendem aos consumidores não tem nada a ver com o que põem a correr no Dakar.
É a preocupação máxima de todos nós, isso de saber como vão ser as prestações dos eletricos no Paris-Dakkar.
Vão buscar com cada uma!
Tiveram perto de ganhar no ultimo. Apenas um problema com um deles.
Vai ser um dia com algumas dores de barriga para muitos. Looool
Nahhhh Futuro é o Hidrogênio:):):) daqui a 20 anos Futuro é o Hidrogênio:):):);) Futuro é sempre a hidrogênio:):):):) e vai continuar a nos.proximos 60 anos sempre Futuro entretanto os Bevs continuam a falhar e a matar os ice :):):):)
Analisando o passado e o presente, o hidrogénio será sempre o futuro.
A razão é simples: é que nem aqueles que mais defendem essa solução a conhecem, é muito menos a usam, portanto, alegam que é o futuro porque nem eles confiam na solução, são todos uns nabos à espera que os outros sejam os beta-testers.
Interessante que na Dinamarca foram fechados as estações de Hidrogénio. Na Alemanhã a DB (compios) retirou de serviço os comboios (quase novos) a hidrogénio e está a substituir por a baterias.
O problema é o custo. Para produzir hidrogénio consome eletricidade e o rendimento é à vosta dos 30%, e depois do hidrogénio para eletricidade tambem tem um rendimento baixo. Isto significa que é necessário muito mais eletricidade para ter carros/combios a hidrogenio do que a eletricidade. Dai o custo.
Exato, são 4 a 5x mais.
Hidrogénio tem algo muito bom, é um bom cativador de investimento porque “é o futuro”. E depois tem sempre uma duração certa: enquanto houver dinheiro “há palhaço” quando acaba é o que acontece com essas situações: fecham, param de funcionar, não era viável, parou por fracos resultados, etc.
Portanto basta manter o financiamento e o hidrogénio é o presente… loool
Os projectos de H2 estão nascer como cogumelos. Va lá avisar que vai td por água abaixo.
Pois estão, há MUITOS MILHÕES NO AR, é sempre assim, quantas e quantas vezes se viu isso no passado, quando os milhões se acabarem, a maioria dos projetos desaparecem e outros são engavetados.
Até os Californianos já andam a bater palmas, pela primeira vez em 10 anos vão ter mais alguns postos para depois ficarem avariados e esquecidos, como são agora metade dos que existem. LOOOOL
Eu continuo a dizer, projetos como hidrogénio e combustíveis sintéticos são todos bem vindos, vão ajudar mais rapidamente a transição para ……….. eléctricos, é que com eles na rua, qualquer um vê qual a melhor tecnologia e mais em conta. LOOOOL
Todos os dias vejo malta no grupo dos Mirai’s a dizer que meteu para oferta (já que não valem literalmente nada)( o seu toyota e comprou um tesla.
É natural isto é senso comum os haters e os mecânicos é que tentam desviar atenções os mecânicos ainda não perceberam que ou se adaptam ou vão passar por sérias dificuldades no futuro, 70% do lucro de uma oficina vem de mudanças de óleo e filtros, mudanças de distribuições, embraiagens ficarem sem isso tudo vai ser uma grande dor de cabeça até podem ganhar algum em suspensões e transmissões que são as únicas peças que se desgastam mais num elétrico mas isso não mantem nenhuma oficina aberta
Amortecimento e travões, óleo de travões, sistema de ABS, direcção assistida, sensores adicionais e electrónica, manutenção/inspeção da bateria, recarregamento do AC, updates de Firmware e diagnósticos, estes são uns exemplos
As baterias não têm manutenção, no máximo ligar o sistema de diagnóstico e ver de está tudo ok.
Exacto, era isso que queria dizer, mas geralmente faz parte da manutenção, essa simlpes verificação 🙂
Eu estava a dar exemplos que sejam diferentes ABS AC direção assistida todos os carros têm eles não vão ganhar vão simplesmente continuar a existir, pastilhas e óleos dos travões vão continuar a existir mas bem menos porque os elétricos usam a regeneração para travar ou seja pastilhas e óleos duram em média 3 vezes mais.
E tal como disse uma oficina não vive de mudar baterias de 12V ou de updates de software, o carregamento de AC é algo que dá dinheiro a oficinas mas muitas nem o fazem, o que quero dizer é que no bolo geral tens coisas que obviamente continuam iguais o carro continua a ter bancos e elevadores de vidros mas no geral vão ficar a perder bastante enquanto agora temos uma oficina em cada esquina e à trabalho para todos no futuro temos uma por localidade e vamos lá ver se há trabalho suficiente
Sim , eu percebi, tens razão
Podem fazer os estudos que quiserem, mas uma coisa é certa: os veículos eléctricos não serão o futuro.
Os híbridos sim, podem representar uma grande parte dos carros no futuro, mas os eléctricos serão para sempre recordados como uma palermice. Serão no futuro parte dos museus, mas não das estradas.
Ainda na primeira fase de negação? 🙂
Mas híbridos são eléctricos, ou conhece híbridos que não sejam eléctricos?
O futuro é aquilo que as pessoas comprarem.
Palermice ? Não entendi.
Em Estocolmo agora está proibido a circulação a veículos a combustão e híbridos. Somente elétricos 100% podem circular
Em determinadas zonas históricos. 2 ou 3 quarteirões é diferente de uma cidade inteira.
Aqui em Lisboa tb não pode circular na rua da Prata o que representa 9 quarteirões. Seja ICE seja BEV
Devia comparar não com o total de avarias de carros a gasoleo e gasolina, mas sim com os que tem a matricula desde o aparecimento dos eletricos no país. Assim estao a dizer que o meu carro de 2006 e menos fiavel que um de 2022, isso é obvio ahah
Mas o teu de 2006 é mais barato de reparar, com sorte até fazes em casa 😀
Os noruegueses têm eléctricos desde os anos 90.
Era importante perceber para este estudo: das 143 mil saídas qual a idade dos veículos afetados?
Colocando no extremo: se forem todos carros a gasolina de 1988 é natural que a conclusão dite que um carro novo seja mais fiável, independentemente de ser elétrico ou não.
Importante perceber:
– vai a uma oficina com muito volume de carros ICE e pergunta que carros são fiáveis e quantos vêm para revisão simples ou por problemas (e quais). Portanto, percentagem.
– vão a uma oficina especializada em elétricos e faz a mesma coisa.
Vais ver que a quantidade de problemas nos ICE é absurda, a começar por veículos americanos ou italianos e franceses, menos nos alemães ou nórdicos. Depois vais ver que também te dizem que há 30 anos as marcas premium era só mudar óleo e partilhas, hoje dão problemas em tudo.
Elétricos: como tudo é elétrico, quem desenvolve foca- se que esteja bem, além disso são modelos caros, logo as marcas querem bem feito. Isso eleva a segurança porque em caso de fogo, com baterias de litio o problema pode escalar muito.
Como eu disse acima, eu problemas em ICE conheço muitos de forma pessoal ou quase; eléctricos (já somos uns quantos) nada. É escandaloso é haver poucos pontos de carga a funcionar bem e rápido.
Adoro cheirar gasóleo logo de manhã cedo enche me os pulmões de saúde…
NOx :):) dá saúde e faz crescer
Boa, se fosse a ti ligava o carro e metia um tubinho do tubo de escape até ao teu quarto assim podes cheira-lo a noite toda, dá saúde e faz crescer
Podes ligar um a termoeléctrica aí do sitio para sentires o perfume da electricidade, a ver.
@Yamahia, a refinação nem gasta eletricidade nem nada queres ver? As torres de refinação funcionam por magia.
Vê quantos kwh são gastos para refinar um litro de gasóleo e depois ves.
Não uso disso a mim é só painéis solares mas por alguma razão as termoelétricas são longe dos grandes centros populacionais ou queres ver que vão fazer uma na avenida da liberdade? Mas se tu gostas de respirar já tens 2 opções ou é tubo de escape ou a termoelétrica não queremos que te falte nada
Estão longe mas ps ventos tornam-nas proximas. Até a poluição do norte de África volta e meia chega à av da Liberdade, vê lá bem de que te valem as pandeiretas elektras.
Chega ? É a poluição do pó de areia ? Loooooooool
Não nego que isso seja a realidade, mas sem os dados da idade da viatura e o total de veículos de cada característica, não podemos garantir que a comparação é justa e um estudo que até pode estar totalmente correto, deve ser posto em causa.
Mas os dados estão lá em cima, não se esqueça que estamos a falar de um parque com média de idade de 10.5 anos, e já têm eléctricos desde os anos 90, claro que com poucas marcas, o grande salto já foi a partir de 2011.
“Elétricos: como tudo é elétrico, quem desenvolve foca- se que esteja bem, além disso são modelos caros, logo as marcas querem bem feito. Isso eleva a segurança porque em caso de fogo, com baterias de litio o problema pode escalar muito.”
Pode…pode é so ver a quantidade de elektros que arderam por causa de umas pingas de agua resultantes de um tufão na Flórida
“Como eu disse acima, eu problemas em ICE conheço muitos de forma pessoal ou quase; eléctricos (já somos uns quantos) nada.
Nada? Nas vendas TESLA do Facebook está lá um desgraçado que para vender o S com apenas 285mil kms por uma bagatela teve que mudar bateria e motor. Vamos lá ver se engana algum incauto.
Por acaso esse desgraçado é um vendedor e reparador de carros, é esse carro foi reparado de uma inundação, curiosamente daquela em Lisboa. Bateria nova, duvido muito… antes de comprar o meu tive para comprar esse, por um valor bem simpático, só lhe posso dizer, que por aquele valor ainda ganha dinheiro.
Comparem as idades dos veiculos de ambas as opções….. 😉
Tendo um parque com idade média de 10.5 anos, isso é importante ?
Claro, a falácia deste estudo é precisamente comparar veículos novos com veículos com muita mais idade. Não tem nada a ver com o grupo motriz.
Para um pais que tem um parque com idade média de 10.5 anos e tem ev’s desde os anos 90 ?
Lool e acham isto um bom resultado?
Significa que 1.5% dos carros eléctricos ficam empanados e têm que chamar o reboque em apenas 1 ano. Carros relativamente novos , convém não esquecer esse pormaior. looolooolool
Onde é que dizem que são novos ?
Não é preciso que o digam. A media de idades do parque automóvel deles são 12 anos, já incluindo os novos eléctricos.
A média dos eléctricos deles é dois anos.
Por acaso são 10.5 anos.
Ora aqui está :):)
entao 1.5% dos eletricos ficam empenados entao nem quero imaginar os a combustão sendo que la ja nem ha muitos
Há 4,5x+
A maioria dos noruegueses manteve o carro a combustão ao mesmo tempo que lhes ofereciam elektros.
Se manteve porque é que houve uma redução de média de idade ?
Se tiver 1 carro com 15 e lhe oferecerem 1 com 0, a media de idade passa para 7,5 anos.
A sério ?
Então quer dizer que antes dos eléctricos não se vendiam carros ?
Olhe, eu acho que tem razão, os carros eléctricos vão avariar mais; até porque têm caixa de velocidades, e mais não sei quantas coisas.
Veja neste vídeo, um eléctrico e outro a combustão, ambos de 2023, o eléctrico está lá a a substituir a embraiagem, o a combustão está só ali para servir de figurino.
https://youtu.be/NjsGDRkmQBA?si=CE0wCP1vYT1FAJFh
Loooooooool
Pelo q ele diz os eléctricos têm muito por onde avariar.
O elektro tava parado.
Tenho aqui à porta um ZOE e aquilo não anda há semanas. Que passa-se? looolooolool
Se os eléctricos têm muito por onde avariar, no vídeo dá para ver que os a combustão ainda mais têm, sem falar que os sistemas de arrefecimento num electrico trabalha na temperatura ambiente, enquanto um a combustão atira-se para os 100 ºC.
Olhe, eu tenho aqui um rover parado à anos, a 100 metros da porta, que se passa ?
Não vi essa, estava parado ? pois estava, estava no elevador….
Não ouviu ele a dizer que o carro foi emprestado por stand XX para estar ali ?
Porra há 4x mais e estão parados na garagem e mesmo assim consegue ganhar o prémio de menos fiáveis porra retiro o que disse isto não é mau isto é péssimo, num parque automóvel que a media são 12 anos não vejo grande futuro para os ICE, na noruega não vejo futuro nenhum porque lá toda a gente anda de elétrico
A idade média do parque deles é de 10.5 anos.
@Rui parados na garagem? Quem lhe disse eles para viagem maiores levam o combustão. Os elektros é só para botar figura no parlamento lá do sítio.
Para viagens aos fiodes tb têm que levar os ICE, os BEV nao são aceites nos ferry’s
“ganhar o prémio de menos fiáveis”
Já agora, como chegou a essa conclusão?
Não me diga q acreditou que as restantes chamadas foram todas para acudir avarias em carros a combustão…
Porque é que se dedica a inventar ? Cada vez mais fazem viagens com eles, isto porque a rede deles não tem nada a ver com a nossa, quando a nossa até dá para isso.
Já agora, só existe uma empresa que não permite carros eléctricos a bordo, com 6 navios, onde disseram que iam resolver o problema.
A Noruega tem uma com um nr. de postos semelhante à nossa. É verdade que têm uma população que é metade da nossa mas o território é 4x maior o que é um grande desafio para tão poucos carregadores.
Somente Oslo absorve praticamente metade desses carregadores (Por ex. Portugal tem mais carregadores públicos por km que a Noruega e tem-nos menos concentrados nos grandes centros).
Está bom de ver que em viagem maiores têm dificuldades e talvez seja uma das razões que contribuíram para que as pessoas tenham mantido os carros as a combustão.
Esse número está mal cálculado, refere-se a locais de carga. Só a Ionity tem 218 stalls, 42 em Portugal, que é a mais pequena, a tesla sao 1500 na Noruega, em Portugal 78. E quando se vai para redes como a circle k, Kenpower e outras, então são aos montes. Não diga disparates, se eles tivessem problemas com carregadores não se vendiam 9 ev a cada 10 carros novos.
“em Portugal existe um carregador para cada 10 viaturas. Na Noruega, líder europeu na mobilidade elétrica, existe um para cada 30”
Volto a sublinhar pq é importante e pq os noruegueses mantêm os carros a combustão:- A noruega é 4x maior que Portugal!
Agora num aparte, outra para vc amouchar:
“… apenas 20% das casas em Portugal têm estacionamento”
https://electricsummit.negocios.pt/mobilidade-sustentavel/portugal-tem-mais-carregadores-eletricos-por-carro-do-que-a-noruega/
Como de costume, passa a vida a dizer que eles não são de confiar, depois quando dizem algo que lhe interessa já são credíveis. Loooooool
Pois é. Se 7 000 são mais que 24 100, isto em 2021….
Sobre as casas com garagem, até podem ser, mas não dizia que eram 11 %, agora já são 20% ?
Então falta aí as que têm garagem….
E o senhor da UVE está errado, o estudo da EV Charging refere que apenas 5% dos carregamentos são públicos, também esse artigo já passou por aqui.
https://www.statista.com/statistics/1030006/publicly-accessible-electric-vehicle-chargers-in-norway/
São só 3.5x mais carregadores para um país que tem pouco mais do dobro dos ve que nós com menos de metade da população.
Correção: 24100 até 2021.
Ja agora nao sei onde foram buscar 7000 carregadores em Portugal, quando a mobie refere que tem mais de 3901, a isto a que juntar 72 da tesla eu não estão dentro da rede mobie.
https://www.mobie.pt/mobidata/data
Ou seja, essa gente andou a tomar coisas esquisitas antes de entrar “em palco”. Loooool
https://www.mobie.pt/mobidata/data
Raio, Portugal não aparece na notícia porquê?
https://www.fastcompany.com/90866220/norway-has-the-most-evs-per-capita-and-the-most-chargers-per-ev-heres-how-they-did-it
Já agora, devem manter menos carros que os Portugueses; até porque têm menos carros por habitante que nós.
https://en.m.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_vehicles_per_capita
Pois o que eu acho é q vc anda aqui perdido. Deveria ter estado na electricsummit a desmentir aqueles gajos que não percebem nada do assunto. Só vc é que percebe.
Mesmo que a Noruega tenha mais 3,5x’s que isso é discutir o sexo dos anjos, não invalida de terem uma área para cobrir 4x’s maior q a nossa, logo aí já estão a perder. E depois para agravar, quase metade estão em Oslo.
Quantos às garagens em PT sempre se falou em 20%
https ://www.google.com/amp/s/www.idealista.pt/news/imobiliario/habitacao/2018/02/09/35521-so-duas-em-cada-dez-casas-a-venda-em-portugal-tem-garagem%3famp
não venha agora inventar. Vc é q andou praí a papaguer nrs acima dos 60%.
Que interessa a área, a maior parte é serra e montanha, lá no pico também metem carregadores ? a densidade populacional é muito menor.
Sobre as garagens, agora vem com as que estão à venda ? isso só quer dizer que já venderam as que tinham.
Já agora, o Censos 2011 já apontava para 52% de lares com garagem ou lugar de estacionamento, e não apenas estacionamento.
Essa gente da UVE anda de braço dado com a Mobie, arranjaram uma “converseta” para dizer que a mobie está a fazer um grande serviço, só que não…………..
Isso são outros 500
O que está aqui em causa e principalmente é que vc afirmou que eu disse que eram 11%, o que é mentira.
Quanto ao resto, aconselho-o a ir junto dessas entidades para fazer valer as suas convicções.
Não afirmou aqui, mas em vários posts no passado, não se lembra ?
Aqui tem:
https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_indicadores&indOcorrCod=0005976&contexto=bd&selTab=tab2
https://www.marktest.com/wap/a/n/id~2961.aspx
Quer que deixe o outro do ACP também ?
Não posso ter falado em 11% pq sempre me baseei na informação dos 20%do Imovirtual.
O Acp percebe de carros , não percebe de imobiliário. Cada macaco no seu galho.
O imovirtual percebe daquilo que tem para vender, não daquilo que os outros venderam.
Aqui tem:
https://pplware.sapo.pt/informacao/pesquisa-revela-que-apenas-39-consideram-que-os-eletricos-vao-dominar-em-2040/#comment-3206644
“Aqui tem:”
Não desconverse
Estava-se a discutir garagens com capacidade para suportar o carregamento de todos os potenciais carros elektros de um determinado condomínio.
Coisas diferentes.
Eu tenho um diesel que todos os anos me leva 200€ de manutenção de oficina… em contrapartida, um tesla leva zero. É o que é, mas os haters vão dizer que é mentira.
Portanto 800€ ao fim de 4 anos.
Os trabalhos com “merdices” de 4º ano num Tesla ascenderam ao dobro disso. Desconhecem-se os custos até ao 3º ano.
Desconhecem-se porque não houve até ao 4 ano, garantia, ou não sabe o que é isso ?
Verificar o estado do líquido dos travões e eventualmente substituí-lo a cada 2 anos; Substituir o filtro de ar do habitáculo a cada 2 anos; Substituir o saco dessecante do ar condicionado a cada 2 anos; Rodar os pneus a cada 10000 km, etc é tudo à conta da garantia?
De novo a inventar ? Irra, não há uma que acerte.
https://www.tesla.com/ownersmanual/model3/pt_pt/GUID-E95DAAD9-646E-4249-9930-B109ED7B1D91.html
“Existe alguma polémica face ao elevado preço das revisões; paguei de avanço (plano de manutenção) 2500 euros por quatro revisões, sendo o preço normal 3000 já com Iva, se não for pago em avanço. São de 20000 em 20000 kms, por acaso até vou fazer a primeira esta semana. Isto é o valor para o X, sendo o S ligeiramente mais barato.
Uma das razões principais do X ser mais caro é a troca do famoso filtro de especificação médica e anti guerra química…”
https://www.clubeletricos.com/viewtopic.php?t=7630
Porque não colocou o resto ?
“Atenção que a marca NÃO obriga a fazer revisões, nem perde garantia, sendo que a única realmente importante é a dos 80000, onde entre outras coisas trocam o liquido de refrigeração da bateria.”
E errado, essa da substituição do liquido não existe na tesla:
“Os níveis do líquido de arrefecimento da bateria e do líquido dos travões apenas devem ser verificados pela Tesla ou uma oficina de reparação profissional de automóveis. Estão disponíveis informações de manutenção específicas no Manual de manutenção.
Líquido de arrefecimento da bateria: Na maioria das circunstâncias, não é necessário mudar o líquido de arrefecimento da bateria duranta a vida útil do seu veículo.”
https://www.tesla.com/ownersmanual/modelx/pt_pt/GUID-E95DAAD9-646E-4249-9930-B109ED7B1D91.html
Então não faça, aquilo já se esquengalha tudo com manutenção, fará sem.
Veja a postura dos outros users. Um ate lá vai 2x’s por ano, lool Quem tem c…tem medo.
O que faz essa manutenção de mais para não se estragar ?
Esquengalha, ao que parece não, é que até está num artigo que confirma o contrário.
Daqui a pouco começo também a dizer que o óleo nos a combustão é mudado aos 5000 kms, ver se também gosta da ideia.
https://www.midas.pt/conselhos-especialistas-midas/mudanca-de-oleo-de-quantos-em-quantos-quilometros
LOOOLL
“o óleo sintético Longlife deve ser trocado entre os 20.000 e os 40.000 km. ”
Está correctíssimo, qual é a dúvida?
Faltou acrescentar q é ao fim de 2 anos. O que ocorrer 1⁰.
Mas é mais caro.
Então mas não devemos usar sempre o pior caso ?
Vamos então usar 5000 kms, nada mais que isso, até porque usa óleo mais barato.
Não fala lá em intervalo de tempo, e 5000 kms é o quê ? 5 meses ?
Creio que no tempo o óleo mineral se aguenta na mesma 1ano, como os outros. Apenas varia a capacidade de resistência ao passar dos kms.
Apenas o LongLife aponta para 2 anos.
Não, não aguenta, eles, os peritos especializados dizem que é 5000 kms, portanto é mudar 2 a 3 vezes ao ano.
E você se usasse esse óleo mudava ao fim de 2 anos ?
Presentemente mudo de 2em 2 anos pq nem chega aos 30000 nesse tempo.
Houve uma época em q não era assim pois usava o carro todos os dias e morava longe do trabalho. 30000 pir x’s não chegavam para 1 ano.
Hoje em dia, como sabe vou a pé ou de bicla (felizmente) e só levo carro qd preciso carregar algo, compras principalmente q calham em caminho.
Qt ao mineral não ponho pq o carro não aceita. Se aceitasse, os 5000/ ano chegavam-me e sobravam.
Portanto o mineral dura o ano se não se ultrapassarem os kms.
Não se esqueça, os especialistas dizem que é para mudar todos os anos, independenente se é Long tretas ou não.
Basicamente é isto
https://blog.texoleo.eu/intervalos-de-manutencao-longlife-sim-ou-nao/
20 a 50 mil (no meu caso é 30) e 2 anos.
Sem stress até hoje.
Desculpe, mas esses não são especialistas, além disso duvido que a marca aconselhe essa utilização, portanto trocar 1 ano ou 5 mim para mineral, 10 para semi sintético e 20 mil a abusar do sintético, todos eles com o máximo de 1 ano. 😀
Já só falta tirar-lhe umas fotos do manual do carro. Deixe estar a ver se me lembro da próxima vez que lá for.
Vc é desconfiado que doi, chiça.
Eu não estou a ser desconfiado, só estou a transmitir o que os especialistas dizem.
Loool
Entretanto fique-se com este panfleto da VW
“20,000* miles or 24 months (whichever occurs first”
https://www.volkswagen.co.uk/assets/common/content/owners/Longlife_servicing.pdf
12 Meses, lol, se acontecer algo depois dizem: “ah e tal, era 12 meses”
LOOOL
Já cá anda o nerd dos eletrodomésticos. O que já me ri com tanta falta de conhecimento…
Olá Hugo está bom.
Nerd com falta de conhecimento ? A falta parece ser sua, já que essa frase não faz sentido.
Mas esteja à vontade para refutar a falta de conhecimento dos outros, assim só demonstra que a falta de conhecimento é sua.
Não percebo muito bem essa dos carros a combustão avariaram por tudo e por nada.
Tenho um Corolla com mais de 15 anos e é só meter gasóleo e fazer as revisöes.
As únicas peças que tive que meter novas foi a bateria, que durou uns dez anos, e ano passado foram os amortecedores da frente.
Nem a correia da transmissão mudei porque não a tem, é de corrente….
Compram porcarias porque são bonitas e tal e depois é só dores de cabeça…
Então afinal avaria.
Mais ainda se deixar de fazer revisão/manutenção.
O que é que avariou?
Não leu ? eu vi lá 2 coisas.
Desgaste de amortecedores não é avaria. É desgaste lool.
Bateria é um consumível. Muito durou ela.
Ah ok, já entendi, só no tesla é que os desgastes são avarias, ENTENDIDO.
Gonçalo Pereira da Vectrix, a da em grande nos foruns. Até responde a ele próprio. Que personagem!
Olá Hugo, está bom ?
Qual vectrix ?