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Pesquisa revela que apenas 39% consideram que os elétricos vão dominar em 2040

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Fonte: ars technica

Autor: Marisa Pinto


  1. SANDOKAN 1513 says:

    Só 39% ?? E daqui a 17 anos ?? Olhem,eu acredito nisso
    e sei que nunca terei um carro elétrico.Mas é o futuro e até eu queria que acontecesse mais cedo a transição.Agora ver que só 4 em 10 pessoas que votaram na pesquisa é que acreditam que daqui a 17 anos os carros elétricos vão dominar o mercado parece-me muito pouco.Haja mais alento. 😐

    • RC says:

      Exato, os outros 40 pensam que sim, mas não nesse tempo, e eu estou dentro desses. Aponto mais para 2050.

      O bom é que apenas 18% pensa que os a combustão nunca irão acabar. 😀

  2. RC says:

    Portanto apenas 18% pensa que os a combustão não iram acabar, estão em clara minoria. LOOOOL

  3. Stanley says:

    Continuo apostando nos veículos a hidrogênio.

  4. Bernardo duro says:

    Portugal não é muito conhecido pela inteligência da sua maioria da população…

  5. Onfire says:

    Um obstáculo será o mercado de usados quando se fala em baterias. Nem toda a população vai adquirir um carro de 40 ou 50 k em estado novo. Porque isso pode significar 1/3 do valor de uma casa. Portanto muitos irão manter os motores de combustão.

  6. São Pedro says:

    Há um caminho ainda grande até estes se afirmarem mas até essa data talvez muitos desses obstáculos já estejam resolvidos.
    Algumas das dúvidas:
    1⁰ como apagar um incêndio das baterias?
    2⁰ realidades sobre custos de manutenção
    3⁰ oficinas
    4⁰ em relação à produção de energia acho que o governo deveria deixar construir pequenas barragens para a produção de energia desde que fossem respeitados os caudais previstos, a tensão e a frequência da rede estivesse em linha com a rede pública.

    • RC says:

      1º com espumas próprias e sistemas de inundação das mesmas, que alguns modelos já os têm. No entanto já existem veículos hoje com baterias à prova de fogo, procurar por LFP.

      2º mais baixos que um a combustão, já que têm menos componentes para serem trocados por desgaste, eu paguei até hoje cerca de 60 a 100 euros por ano do meu, no concessionário da marca.

      3º já existem dedicadas e as que existem podem converter-se facilmente, tal como fizeram quando a tecnologia dos a combustão foi evoluindo, quem não se atualiza, fica para trás.

      4º concordo.

      • Rui says:

        Em relação à energia basta ver o ultimo investar day da tesla, solar mais eólico com baterias na rede elétrica e problema resolvido, num país como o nosso provavelmente só falta as baterias e algum solar, mas é preciso o estado investir ou mudar a legislação de forma eficaz, uma forma era passar a responsabilidade para nós consumidores, criar leis que te paguem valores justos quando injetas energia na rede. Seja com solar ou sistema de baterias, mais uma vez a tesla tem as virtual power plants que usam a baterias instaladas nas casas dos consumidores para estabilizar a rede eléctrica na região com resultados muito bons e lucros elevados para as pessoas.
        Mas como temos um governos socialista em que ninguém pode ter nada a mais que o outro, duvido que isto acontece tão cedo…

  7. MegaMan says:

    Em Portugal com certeza! Infelizmente devido ao empobrecimento do povo o parque automóvel é casa vez mais envelhecido. Se em 2035 não se podem vender novos ICE os que se venderem até essa altura ficarão por cá até 2055-2060…
    Em relação ao hidrogénio, porque havemos de suportar intermediários?! Promover o hidrogénio para o parque automóvel da população geral é continuar a dar dinheiro a Galp e companhia… Um carro a hidrogénio que funcione a combustão é pouco mais eficiente e pouco menos poluente que um a gasolina, então não há benefício. Se for a hidrogénio com base na célula de hidrogénio para produzir eletricidade fica tão ou mais caro que a bateria pois um reservatório sob pressão e os materiais nobres necessários são ainda mais caros e raros.
    Há que apostar em desenvolver a tecnologia das baterias para melhorar ainda mais a eficiência e reduzir a dependência de materiais raros para reduzir os custos do carro elétrico.

    • RC says:

      Cuidado, um motor a combustão alimentado por hidrogénio é menos eficiente que um a gasolina, isto porque o hidrogénio é 10x mais rápido na combustão, além disso a densidade energética em volume do hidrogénio é extramente baixa, o que faz com que um carro tenha de ter grandes tanques para poder ter a autonomia, que comparando com eléctricos é ridiculamente baixa, exemplo do toyota corolla gr h2, o que a toyota andou a testar, com 4 tanques do mirai, que ocupavam toda a traseira de alojamento de passageiros e bagageira, tinha em pista, com velocidade média de 132 kmh, uma autonomia de 45 kms, segundo os mecânicos, que nunca o testaram em estrada, alegam que pode fazer até 200 kms em wltp, isto a gastar 7 kilos de hidrogénio que a custos atuais passa os 150 euros.

      A fuel cells é mesmo a melhor alternativa para hidrogénio, só que se existe problema com carregadores rápidos públicos que custam 10 a 20 mil euros, como não vai haver problema de postos de abastecimento de hidrogénio que custam 2.5 a 4 milhões de euros cada, onde cada 1 não consegue abastecer mais de 40 carros por dia (limitações do processo de abastecimento devido à baixa temperatura que têm de funcionar), fora toda a infraestrutura por detrás, já que o meio mais viavel é transporta-lo por camião, onde cada 1 transporta apenas 300 kilos de hidrogénio, ou seja, o suficiente para abastecer 50 carros.

      Enfim, é uma tecnologia complicada demais para ser massificada.

      • Kush says:

        Aprendi algo com o seu comentário. Penso que o hidrogênio vai ser usado para produzir energia em alternativa ao gaz natural.

        • RC says:

          Não, porque o hidrogénio não é uma energia, é um meio de transportar energia.

        • RC says:

          Aliás, o que para já ser usado, é o uso de excedentes de produção para injetar até 20% nas linhas de gás natural, isto é o máximo que os gasodutos, instalações, e equipamentos aguentam.

        • Rui says:

          O próprio Elon Musk disse isso no início do mês, o hidrogénio será usado na indústria onde é necessário gerar enormes quantidades de calor que não será possível com sistemas de bombas de calor. Nos parques automóveis e mesmo de mercadorias dificilmente acontece, o custo adicional não irá valer a pena, mesmo no transporte de pesados qualquer empresa vai prdrerir ter uma encomenda a atrasar 10% e poupar 20% no custo, se bem que qualquer entrega feita com camiões em longo curso que sejam eléctricos vai ser mais rápido que veículos a diesel, pois conseguem manter os 90km/h mesmo em subida sem problemas…

    • Antonio Vasco says:

      Estou absolutamente convencido de que o futuro é eléctrico:
      – é a tecnologia que melhor rentabilidade tem, praticamente o dobro da gasolina, já considerando as perdas.
      – por vias disso, a sua utilização é muito barata, cerca de 4 vezes menos.
      – é de longe a opção mais ecológica; fala-se muito no problema de extração do litio( que se usa cada vez menos) mas já se esquecerem da poluição da extração do petroleo? E do veneno ao longo do tempo dos gases de escape? As chuvas ácidas?
      – muito importante para nós, é uma energia nacional (a maioria dos kwh, e cada vez mais), não há saida de divisas.
      – e conduzir um carro eléctrico é um prazer, para ter sensações iguais a gasolina também os carros são muito caros.

      Portanto, acredito que é uma questão de tempo até a tecnologia descobrir novos métodos de produção e tipos de baterias mais baratas ,porque é o unico factor que limita a expansão desta tecnologia

  8. IKAROS says:

    Faz sentido, em Portugal apenas 37% vive em moradias.

    • RC says:

      E 69% das famílias tem garagem ou estacionamento próprio.

      • Yamahia says:

        Tretas !
        E dos que têm só as construções após 2011 estão preparadas para fornecer a electricidade necessária a todas as frações com carro electrico.

      • IKAROS says:

        De pouco serve quando quase toda a gente tem no máximo uma estacionamento.
        Na minha zona diria que há uma média de 2 ou 3 carros por família (com filhos).

        • RC says:

          Onde posso ver essa estatística ?

          O acp tem outros números bem diferentes.

          • Yamahia says:

            Esses dados do ACP resultantes de um inquérito efectuado por telefone não são para ser levados a sério.

          • RC says:

            Mas porquê ? Porque você não quer? Não lhe convém ?

            Então mostre os seus.

          • Yamahia says:

            É ver as conclusões dos vendedores de casas. Muito mais fiável que telefonar para 6 milhares de pessoas.
            Por ex. se calham a ligar aqui para o meu bairro o provável era obterem um sim. Mas se ligassem para o bairro mais acima , muito maior, o mais provável era obterem um não.
            Depois haveria que contar com o tradicional orgulho tacanho do português que tende a dizer que tem o que não tem. Para obviar a esse handicap só fazendo entrevistas presenciais na morada e contactar os factos no local.
            Sugiro faça esse inquérito nos bairros de Lisboa tipo Mouraria, Alfama, Lapa, Santos, Castelo ou noutros mais modernos tipo Alvalade, Benfica, Olivais etc e depois verá a realidade.
            Neste momento apenas 2 bairros em Lisboa terão maior percentagens de garagens :- Parque das Nações (que já foi Loures) e Alta de Lisboa (este último o único com construções 100% pós 2011)

          • RC says:

            Os vendedores de cada apenas me dizem o que têm para venda, se não têm com garagem para vender, algo me diz que já as venderem. Então e o INE também não sabe nada ?

          • IKAROS says:

            Eu disse, aqui na minha zona.
            O pai tem um carro da empresa para ir para o trabalho, a mãe tem outro para ir para o trabalho, e dos filhos mais velhos, há um carro em cada dois.

          • Yamahia says:

            Segundo o INE Lisboa cidade tem 36% dos alojamentos com garagem ou lugar de estacionamento.
            Destes apenas apenas 13,6% foram construidos após 2011 onde teoricamente os condóminos poderão carregar os respectivos carros sem constrangimentos.

            Segundo o INE Porto cidade tem 33% dos alojamentos com garagem ou lugar de estacionamento.
            Destes apenas apenas 9,9% foram construidos após 2011 onde teoricamente os condóminos poderão carregar os respectivos carros sem constrangimentos .

            Conclusão:
            As cidades que potencialmente vão exigir que apenas carros eléctricos circulem nas suas vias vão obrigar a que, respectivamente, 86,4 e 90,01% dos seus residentes procurem fora das suas residências a solução para carregar os respectivos carros.
            Parece-lhe bem?

          • RC says:

            Números de 2011 certo ?

            Fora como ? aproveitam o programa de instalação por parte dos condomínios e instalam.

          • Yamahia says:

            2019
            Os outros do lado ocidental de Lisboa tinham que investir 5000/fracção para levar ao prédio a electricidade suficiente para carregar os carros electricos,

          • RC says:

            E você acreditou ? LOOOOOOOOL

          • Yamahia says:

            Acreditei em quê? No caso pratico do Condominius? https://www.condominiuns.pt/informacoes/
            E que razões tenho eu para duvidar?

          • RC says:

            Caso prático ? então instalaram ?

            Não invente, ou é daqueles que aceita o primeiro orçamento que lhe metem à frente ?

  9. SMGor says:

    No caso de Portugal, nem em 2100 vão dominar pois 80% das famílias não têm dinheiro para comprar um. Se o carro a combustão avariar então compra-se um a combustão usado.

    • RC says:

      Está a esquecer-se que a igualdade de preços vai chegar nos próximos anos, portanto a situação inverte-se, se o a combustão avariar , compra um eléctrico. Lol

      • azazel says:

        Não, nunca vai haver igualdade de preços simplesmente por causa das baterias nunca vais ter carros eletricos em segunda mão baratos como carros a combustão para não falar que nem sequer lugar para estacionar há quanto mais lugar para estacionar com ponto de carga, ou andam todos a dormir ou quem comenta nestes assuntos são como os nossos politicos totalmente desfazados com a realidade do nosso pais.

        • RC says:

          Isso não explica nada, não andavam sempre a dizer que eléctricos em segunda mão desvalorizam imenso, agora já não desvalorizam. Curioso é que os fabricantes dizem que os eléctricos em 2025 vão ter o mesmo preço que os a combustão. São eles que dizem não eu.

          • azazel says:

            O que interessa o preço dos novos quando 90% dos portugueses não teem dinheiro para os comprar, e os em segunda mão nunca vão desvalorizar abaixo do preço das baterias sendo neste momento as baterias mais baratas cerca de 5 ou 6 mil euros portanto não vejo onde queres chegar.

          • RC says:

            Onde inventou esse numero mágico ?

            Mais baratas 5 a 6 mil euros ? eu consigo por menos, ainda na semana passada vi uma por 3 mil.

          • PJA says:

            Baterias a 3 mil euros? Link, por favor.

          • RC says:

            Não se encontra tudo na net, mas pode consultar a NTA na Batalha e pergunte, se ainda têm alguma.

        • Rui says:

          Neste momento o elétrico mais barato do segmento c custa 32 mil euros, MG4 faz 350km, a tesla basicamente anúncio um carro de segmento com um preço a metade do model 3, ou seja 22 500€. Não deram data ainda mas tudo indica meados do próximo ano. O carro a gasolina segmento c mais barato ronda os 26 mil. Mas o típico é 30+ mil, qualquer pessoa que esteja no mercado para um carro segmento c novo consegue comprar um MG4 por 32k, se não o faz é por opção é quando sair o tal tesla, ui vão ser pães quentes a said do forno, vão fazer fila…
          Estou a falar do segmento c pois é o mais tradicional em Portugal, mas se formos para o segmento D, um Peugeot 508 custa apenas menos 1000€ que um tesla model 3, aliás o tesla model 3 custa menos ou em linha com qualquer oferta alemã equivalente seja elétrico, gasolina ou diesel…
          É o model y é pouco mais que o 3…
          Até ao final da década se em 2030 5% dos carros vendidos forem gasolina ficaria admirado, pois até isso acho muito. Diesel nem lhe dou tanto tempo…

  10. David says:

    Infelizmente não na votação!
    Contudo não concordo que em 2035/2040 nem 2050 Portugal esteja preparado como hoje esta a rede de combustão! Precisamos de geradores de energia para o país inteiro!
    Sou apologista do hidrogénio pela simples razão de que chegamos, abastecemos e seguimos viagem… mesmo conceito que a combustão!
    Mas acho que actualmente os carros a hidrogénio são híbridos… pois usam (corrijam-me se estiver errado) o hidrogénios para carregar as baterias em andamento…
    Carros a pilhas, tem muitas vantagens… falamos em cima em criar novas pilhas mais económicas, sustentáveis e menos prejudiciais ao ambiente (extração de minérios).
    Falamos do lithium… on planeta não têm Lithium suficiente para a produção de baterias em larga escala… além de que a maior reserva de lithium está coberta por oceanos…
    Outras formas de baterias? Precisaríamos sempre de matéria prima… seja lithium, seja grapheno, seja as ditas solid state, etc…

    Carro a pilhas é mais económico no abastecer mas custo benefício, entre um a pilhas é um a combustão, dado o preço de aquisição e o desgaste das baterias ao longo dos anos… e o preço de retoma do carro ao fim de 10 anos com baterias com uma grave percentagem de desgaste… será compensatório para o utilizador comum?

    Depois, o tempo de carga para pessoas que fazem muitos km e que só têm um carro!
    E o tamanho do parque de abastecimento para carros eléctricos pq esperar… ninguém gosta…

    Preço por kW Mai vamos nem falar… hoje está barato, mas amanhã, todos vamos pagar este investimento… amanhã estará só preço de combustíveis fósseis ou la perto…

    Combustíveis fósseis não deixará de existir , não nos próximos 100 anos ou mais…
    Temos a indústria de transportes e pesados, aérea e marítima que depende deles… sendo esses os mais poluentes… esses seriam onde devíamos trabalhar para mudar urgentemente…

    Quanto ao cidadão!
    uns querem vrum vrum e barulho outros preferem o silêncio… uns aceleração outros tranquilidade… uns rasteirinhos outros os (moda) suv…
    A indústria automóvel efectuou uma publicidade maravilhosa de serem mais práticos… etc… mas só lhe convém para terem espaço para colocarem baterias… e estão a desaparecer modelos baixos para dar lugar ao mais altos…
    E muitos são os que já efectuaram essa transição e outros estão a caminho…

    • RC says:

      Geradores ? para quê ? quanto se aumenta no consumo ?

      Então não entendi, para eléctricos é preciso geradores, para hidrogénio onde se consome 4 a 5x mais eletricidade (tendo em conta que querem produzir hidrogénio verde, se for cinzento como é atualmente 98% do produzido não vale a pena) já não é preciso geradores ? algo aqui está mal.

      Então mas está a defender algo que não conhece ? começo a pensar que está a ser pago para falar sobre algo que não conhece. Se me disser a verdade e quanto lhe pagam, terei todo o gosto de lhe explicar o que é um carro a hidrogénio e até o posso convidar para andar num.

      Carros a pilhas são os a hidrogénio meu caro, por isso usam pilhas de combustível e mais 2 tipos de baterias, baterias de tração, que olhe, também são lítio, apesar de mais pequenas, e depois usa uma bateria de chumbo.

      O planeta não tem litio suficiente ? então porque você desconhece ou porque não quer ? Então e platina, litio, cobalto, iridio, entre muitos outros para carros a hidrogénio já tem ?

      Então e o tempo de abastecimento de um a hidrogénio ? é giro dizerem que é 5 minutos, mas na realidade é muito mais, 5 minutos é o tempo de abastecimento, o tempo de preparação da bomba para abastecimento vai de 13 a 20 ou mais minutos, depende um pouco da temperatura ambiente, ou seja, você chega ao posto, se ele não fez nenhum abastecimento antes ou que esse abastecimento anterior tenha sido feito à mais de 20 minutos ou o tempo de preparação ou como eles chamam de “idle time”, leva 5 minutos sim, mas se chegar atrás de outro que está a a abastecer, vai levar o “idle time” + os 5 minutos, e digo-lhe da experiência que tenho com eles, no inverno talvez consiga esse tempo em 13 minutos, no verão esqueça, mais de meia hora.

      Mas olhe o que realmente acontece quando existem filas:

      Então mas se quer produzir hidrogénio com eletricidade, o preço do kwh não lhe interessa para isso ? sabe a que preço está o hidrogénio ? se responder, o que eu duvido que saiba, posso-lhe enviar fotos das bombas com o preço. Depois explico porque está a esse preço e quanto estava há um ano.

      Quem disse que combustíveis iam desparecer ? obviamente que queremos poupar combustíveis para essa utilização que até com hidrogénio não tem como funcionar. Mas esses têm a alternativa de sintéticos, mas não se esqueça do que disse antes, tem de ir buscar energia a algum lado, eles não são feitos de caca de pombo.

      Errado, os suv surgiram muito antes dos eléctricos, alias, conta-se pelos dedos o que realmente são suv e são eléctricos. Até porque os com mais autonomia nem são suv e até têm baterias mais pequenas que suvs.

      Porque as pessoas querem carros grandes, não pelo tamanho das baterias, é mais fácil meter um carro pequeno com 1000 kms de autonomia, do que um grande.

    • RC says:

      Sendo assim pertence aos 18% que votou não. Está na clara minoria.

      Eu votei nos 40%, também não acredito que em 2040 os eléctricos dominem, acredito mais em 2050 como apontam algumas previsões, que eu considero mais otimistas.

      • David says:

        Eu não votei em nada!
        E acho que nem 2050 os países estarão preparados!
        Muita infra-estrutura terá de ser construída para tal e na conjuntura actual… não estou a ver esse investimento… demasiado alto para implico tempo que falta… falando em 2050!
        Agora imagine… 2035!

        O problema não será ter carro eléctrico… mas como carregar toda essa frota eléctrica e tb gerar energia suficiente para tal! Em cada continente, cada país, cada região, cada ilha, cada casa…

        • RC says:

          Então se não há qualquer posto de abastecimento de hidrogénio em Portugal, como ficam melhor ?

          Sobre a energia, se gastam entre 4 a 5x mais, como vão produzir mais energia ?

          • David says:

            a minha tendência seria o H! Desconhecia todos esses pormenores efectivamente!
            Quanto aos SUV ou Jeep, ou “carro mais alto” é realmente mais prático mas um veículo mais difícil de vender…
            Bonito na aquisição pq estamos entusiasmados mas na venda passado um tempo não é tão fácil a venda a outrem! Tudo depende da carteira dos clientes, idades, necessidades etc… mas efectivamente ficam com mais espaço para baterias se assim precisarem… não colocam mais baterias (pois o termo correcto é de baterias (sejam elas de lithium ou outra coisa qq – mas de onde sou natural é comum chamarmos pilhas às baterias AA ou mm CR etc etc – desculpe o meu português)
            Eu não falo de geradores de energia… falo em gerar energia seja ela nuclear, solar, eólica, hidroeléctrica…. Nórdicos estão com um projecto megalómano para o lixo nuclear vindo das suas centrais nucleares…

            Precisamos gerar mais energia, muito provavelmente precisamos! Acho que se todos tivermos um carro eléctrico… haverá essa necessidade! Digo eu! Ou ao menos meios para aproveitarmos melhor a energia que é desperdiçada ao longo do dia!

            Não sei se há postos de abastecimento de H em PT! Nunca procurei!

          • RC says:

            Concordo com a sua ideia dos suvs, também não sou adepto de suvs , não gosto de os conduzir, parecem-me como camiões, enfim, não gosto, em termos de espaço também não ganham muito, prefiro um carro mais baixo com maior utilidade e eficiência.

            Olhe que já existem conversões feitas em nissan leafs de 2011, que tinham pouco mais de 100 kms de autonomia, com packs de nissan leafs dos ultimos modelos, com 62 kwh, ou seja, meteram a bateria do de 62 kwh num carro de 2011 e ficam com quase 500 kms de autonomia. O espaço para a bateria não é problemático num carro pequeno, o que os fabricantes têm de apostar é na eficiência, para que os carros possam ter menor consumo, menor peso e baterias mais pequenas a fazer o mesmo, logo carros pequenos são o ideal para isso. È nisso que a tesla trabalha, tem carros com packs de 50 kwh, em carros com 1750 kilos. e conseguem um consumo em estrada melhor que um renault zoe ou nissan leaf. É isso que precisamos, carros eficientes.

            Sim, precisamos de mais energia, mas não é tanta quanto se julga, os últimos dados apontam para um aumento de 14 a 15% mais energia que aquela que se consome hoje, isto para o parque 100% electrico. De notar que Portugal entre 2009 e 2016 (dados disponíveis) aumentou a sua produção em 21 %.

        • RC says:

          E falta a pergunta correta;

          Porque diz que não vai haver energia suficiente ? Tem ideia de quanto aumenta o consumo se todos forem eléctricos ? Em relação ao consumo atual.

          • David says:

            Vejo que é bem entendido na matéria!
            Eu preciso comprar um veículo o mais tardar daqui a 6 meses!
            E dado que não sei para onde tende o mercado a ir, e como gosto de trocar de carro entre 4 a 6 anos, o que aconselha?
            Valor máximo 60mil! Não tem de ser novo! Sem preocupação com consumo… preciso de alguma potência dado que o local onde vivo e imensamente inclinado… e que dentro desse prazo de vida tenha a menor perda possível aquando da entrega do carro e aquisição de outro!

            Obrigado pela sua ajuda!

          • RC says:

            Não vou aconselha-lo a comprar este ou aquele, conheço a tecnologia mas para aconselhar não sou a melhor pessoa.

            Se me perguntar o que este ou aquele carro tem de melhor, talvez consiga responder, agora aconselhar, nem por isso.

            O senhor é que tem de escolher, de acordo com as suas pretensões, gostos, e sobretudo o uso que lhe vai dar.

            O que posso dizer é que não escolha apenas com o coração, escolha também pela necessidades que tem de transporte. Se tem onde carregar e faz poucas longas viagens por ano, um ev deve ser considerado, se faz muitas viagens de pequena distancia e ao fim de semana vai para longe e não quer ter preocupações com autonomia e carregamento, e tem onde carregar, deve considerar um PHEV (hibrido plug in) que pode usar em ev em viagens curtas e gasolina/diesel viagens longas sem carregar.

            Se não se enquadra dentro de nenhuma destas e faz muitos kms, equacione um diesel, até porque como diz pensa em trocar em 4 ou 6 anos, nessa altura vão existir melhores opções elétricas do que existem agora.

            Agora um a hidrogénio não se enquadra em nenhuma das que falei, não é barato, nem tem autonomia, nem pode carregar em casa, nem existem postos com fartura, mesmo em países já com anos de postos de abastecimento, de maneira nenhuma posso aconselhar uma tecnologia, que na minha opinião tem futuro, mas apenas em alguns tipo de transporte e muito especiais.

          • David says:

            Não tenho ideia de quanto aumenta… tenho ideia do hoje… e sei que a Alemanha reabriu as centrais de carvão e houve avisos para termos atenção com o consumo… e todos sabemos que os preços da energia aumentou! E em muitos locais aumentou para o dobro ou mesmo mais do dobro… e dada a situação, que ainda dependemos imenso do gás natural, e dado que estamos numa época complicada… de guerra, de transições industriais, políticas etc… veremos como o mercado se adaptará a estás mudanças todas… mas presumo que seja necessário aumentar a produção de energia… e preferencialmente limpa! Quanto aos preços… pode colocar o preço do hidrogénio e o preço do eléctrico para servir de comparação com o actual preço dos combustíveis…
            Sei que para abastecer no meu local de trabalho um Polestar com uma bateria de 75w tem actualmente um custo inferior a 20eur mais ou menos… salvo erro a volta de 0,20eur/KW
            Para mais ou menos 370 a 500km dependendo do uso…

          • RC says:

            Aumentaram a produção por carvão porque tinham fornecimento de gás natural e foi cortado.

            Aumentou sim o preço, no entanto já reduziu para preços de 2018.

            Atualmente na Europa os preços do hidrogénio variam muito de pais para pais, na Alemanha onde é subsidiado está a metade do preço dos restantes países, cerca de 13 euros por kilo, no resto da europa encontra preços a variar os 18 a 26 euros, na mais velha rede do mundo, California, tem entre 23 a 27 dolares o kilo.

            1 kilo para ter noção é o que gasta em média um toyota mirai a fora de AE, para calculo exacto e mais real o normal é gastar cerca de 1.15 a 1.25 kilos por cada 100 kms.

            O mirai em Portugal custa a partir de 68 mil euros, no entanto não o vendem, porque (dito por eles num email que lhes enviei) não existem postos compatíveis em Portugal, questionados a seguir porque não os instalam, responderam apenas que a toyota não instala, portanto estão à espera que os governos lhes paguem a rede que precisam para venderem carros.

            Um mirai eu comparava-o com um tesla model 3, hyundai ionic 6, um megane, não com carros mais e até do tamanho exterior dele, até porque não é um carro com a mesma utilidade, tem uma mala muito pequena, mais pequena ainda que um opel corsa, 278 litros, em Portugal é considerado 5 lugares, enquanto noutros é 4, devido à elevação do tunel central dos bancos traseiros, no banco do meio não cabe um adulto, apenas uma criança com menos de 10 anos.

            Em termos de autonomia é idêntica aos carros que mencionei em cima.

            Se tiver um bom plano de eletricidade consegue carregar a 12 cêntimos kwh, o que fará gastar cerca de 2 euros por cada 2 euros os 100 kms. Já num mirai o mais barato que poderá andar é na Alemanha por cerca de 15 euros cada 100 kms, nos restantes paises já sobe para 25 euros.

            Carregamentos na rua, para quem os sabe fazer custam em média entre 5 a 7 euros por cada 100 kms.

            Para ter ideia do consumo electrico entre estes carros:

            1 tesla model 3 faz menos de 17 kwh, que foi o que usei nas contas, essa é a media.
            Para produzir 1 kilo de hidrogénio verde são gastos cerca de 48 a 50 kwh de electricidade, isto só para produzir o hidrogénio, depois tem o transporte que nem vou contar, porque na maioria dos casos é por camião. Entretanto tem a bomba onde são adicionados os processos de armazenamento e arrefecimento, para comprimir um kilo de hidrogénio a pelo menos 700 bar, antes do abastecimento o hidrogénio é arrefecido a -40 ºC para que o processo de compressão a 700 bar e o mesmo possa ser feito de forma rápida, são gastos mais 3 kwh para arrefecimento e 4 a 6 kwh para compressão, deixando cada kilo de hidrogénio com um saldo energético a mais de 60 kwh por cada kilo.

            Como usa 1.2 klilos por cada 100 kms, são cerca de 70 a 72 kwh por cada 100 kms feitos, o que num electrico idêntico consegue por menos de 17 kwh.

          • PJA says:

            O dobro da energia electrica produzida actualmente.

          • RC says:

            Mentira, e errado.

          • PJA says:

            Verdade, e certo.

        • Grunho says:

          Em 2040 vamos é estar em plena era pós-automóvel, em que já praticamente ninguém os compra, com excepção de uma pequena minoria pertencente à burguesia exploradora (caso o sistema capitalista não seja entretanto também ele derrubado). As marcas já perceberam que não vão poder produzir tantos carros e ao mesmo preço como nos anos 60 e 70, na época da “democratização” do mercado. Por isso a estratégia deles já passou a ser vender menos carros, mas com maiores margens de lucro em cada carro. E vai continuar a ser cada vez mais. Portanto, quem já pagou carro, combustão ou eléctrico, que o cuide e guarde, porque vai ser cada vez mais difícil trocá-lo

  11. PJA says:

    Faça as contas. dou-lhe uma dica, veja a energia consumida em combustivel

    • RC says:

      Não preciso de fazer contas, já há quem as tenha feito.

      • RC says:

        E sim, tem de adicionar essa à parcel que deixa de gastar, que são cerca de 1.2 kWh por litro produzido.

        • Antonio Vasco says:

          A desinformação desinformação sobre carros eléctricos é enorme, a minha experiência é a seguinte- Tesla Y – 4 meses:
          Consumo real em AE 130km/h – 19 a 20,kw
          Cidade – 17kw, media de 16000km já feitos – 18,2 kwh.
          Poupança total – 1700€ em relacao a gasóleo. Preço em casa 0,1458/ kw, preço fora – na Tesla 0,44€, muito caro, só carreguei 1 vez, atualmente consigo carregar a 0,07 nos primeiros 75% da bateria, que só demora 17 min a carregar. E a electricidade nunca esteve tão barata, tenho um novo contrato a iniciar a 0,1028 kwh.
          A continuar assim, quando acabar a garantia da bateria, 8 anos, o carro está de borla, será o meu primeiro carro em que não perco dinheiro

          • RC says:

            Tenho um com 4 anos e uns meses que já está quase de borla, isto porque já passou os 200 mil kms e também foi carregado sempre em casa e na empresa.

          • David says:

            @RC
            E qual a percentagem de desgaste das baterias?

            @Antonio Vasco
            Quase de borla pq está a pensar no que poupou face ao combustível fóssil… mas ao fim desses 8 anos, pretende mudar de carro… digamos que as baterias estão a 50% não darão o justo valor pelo seu carro… pq essa pessoa que adquirir terá de ter um custo aviltado para recolocar baterias novas no mesmo veículo! Estou certo ou errado?

          • RC says:

            O meu está com 91%.

            Ao fim de 8 anos o devem ter ainda mais de 80%, e em muitos casos mais até de 90%, há aqui um na minha zona com 11 anos, 250 mil kms e 93%.

          • RC says:

            O carro terá o valor de acordo com a bateria, de qualquer maneira existem outras soluções, vende a bateria e compra uma em segunda mão em melhor estado. Há baterias com 90% a partir de 3, 4 mil euros.

          • Yamahia says:

            Com 1700€ tem gasóleo para 27200 kms. Algo não correu bem nesses cálculos. A não ser que o seu anterior carro fosse um Hummer.

            Já agora onde carrega a 0,07€ o kWh? É para lá ir montar uma tenda!
            Ainda por cima com alto speed 198kW/h? Muita nice!

          • Yamahia says:

            3 ou 4 mil €?. Epá ó @RC ajude lá o rapaz que ele anda ansioso. O valor estimado é 10000€ por uma usada mas até ver ng arranja.
            É que o carro já nem a Torres Vedras chega com uma full charge e os carregadores a meio do caminho daquelas bandas são um bocado inconstantes looloolool
            https://youtu.be/mrSVF-MTru4

          • RC says:

            Estimado por quem ? por si ?

            Ninguém arranja ? LOOOOL

            7 mil + iva custa nova.

          • RC says:

            Ena, a fazer consumos de 3.7 litros novamente. Boa.
            LOL

          • Yamahia says:

            Eu disse para você ajudar o TiBastos. O homem veio naquela que terá que gastar 10000€

            Qt ao gasóleo é facil—1,25€/l conforme lhe demonstrei no outro dia 🙂

          • RC says:

            Tem a certeza que viu o video, é que ele fala desse valor para meter uma bateria com o dobro da capacidade, E NOVA.

          • Yamahia says:

            Vi…vi… vi que a babe dele ficou sem carro 3 semanas e veio na mesma lool
            Agora tá na esperança que alguém como vc lhe indique onde comprar uma bateria por 3 ou 4 mil € o que face ás expectativas dele seria um must.
            Ajude lá o home que ele não percebe nada de carros lollooloooloool

          • RC says:

            Volto e repetir, eu não falei em nova, nem falei com o dobro da capacidade, nem posta numa empresa como a que ele anda a fazer publicidade.

            Mas como não lhe convém, tenta fazer careta.

  12. Antonio Vasco says:

    Certo, mas tudo o que der é lucro. Mas, melhor ainda, e conforme está a acontecer na América, aproveita-se as baterias para cada, mesmo a 70% são 42kwh, dao uma recarga muito boa para casa, dá para 2 dias de uso em minha casa.
    50% nunca poderá ser, a Tesla garante um mínimo de 70% no fim dos 8 anos. As baterias LFP estão calculadas para durar 21a 30 anos

    • David says:

      E as baterias/módulos das baterias que se danificam entretanto ou já fora de garantia? Que têm custos avultados?

      • RC says:

        Para teslas até se encontra modulos usados nos sites como ebay a bom preço. Tendo em conta que levam entre 14 a 16 modulos nos S e X e 4 modulos nos 3 e Y

    • RC says:

      Nem só na América, eu tenho uma bateria estacionária com uma velha bateria de um veículo. E ainda guarda mais de 70%, e estamos a falar de um veículo dos anos 90.

    • Antonio Vasco says:

      Ali para o Yamahia, 1700€ de gasoleo, a 7,2l/100 no minimo para um carro do tamanho do Tesla ,e a andar como ele, dá para quanto? Faça as contas outra vez, enganou-se nalgum numero. Quanto a carregar a 7c, procure o cartão certo, como eu procurei, mas não lhe vou dizer qual

  13. David says:

    Hidrogénio
    https://www.autofoco.pt/noticia/ver/980780

    Grupo Caetano
    “ Autocarro produzido em Portugal a caminho da Alemanha

    60 autocarros com capacidade para até 81 passageiros (34 lugares sentados e 47 lugares em pé), de acordo com a configuração escolhida pela DB, o autocarro H2.City Gold da CaetanoBus mede 12 m de comprimento e recorre a uma carroçaria de alumínio. A autonomia anunciada é de mais de 500 km, ou seja, é capaz de igualar a autonomia dos autocarros Diesel convencionais.”

    Então? Mas se não é viável, porque insistimos no Hidrogénio?

    @RC não entendo!

    Verdade que o H é caro mas é possível que seja o melhor e mais abundante na natureza digo eu!
    Se é mais económico produzir, se é mais rentável ou menos dispendioso e ecológico não sei de todo! Em Portugal longe de estar preparado para o H por ser necessário muita infra-estrutura etc… mas será o futuro?

    • JL says:

      Se é viável porque não compra 1 ?

      Mais abundante na natureza ? Desde quando o h2 existe na natureza ?

      Eu não vejo qualquer futuro nele, até porque é uma tecnologia que estagnou no tempo, sem grandes evoluções práticas, repito práticas, porque em teoria há muitas à procura de financiamento, se me arranjarem 10 melhores também faço muita coisa……

      • David says:

        Antes de mais, não estou nem a favor nem contra! Acho que as baterias não são a solução, como actualmente as vemos!
        Estava a falar, daí colocar “@rc” pq em cima falamos do H! E se eu fosse o mais entendido na matéria não estaria aqui a colocar assunto e obter respostas! Mas tb não estou interessado em ter respostas como a sua! A ideia é falarmos e conversarmos sobre a o assunto, aprender e ensinar os menos leigos na matéria… e não entrar em discussão como está a querer iniciar!

        Água é composta por duas moléculas de hidrogénio e uma de oxigénio! Estou certo? É assim que se fala de Química? Sendo que a sigla é H2O!

        Claro que extrair, não sei o procedimento nem o consumo e despendido a fazê-lo! Nem se será prejudicial para um futuro do planeta! Aprendi algumas coisas com o @RC… e com outros posts tb… mas uma vez mais aqui estamos para falar ganhar conhecimento e tentar ver para onde segue a indústria… porque neste momento não vejo bons olhos nem para as baterias nem para o restante… e resta o que? A combustão que a Europa quer a todo o gás ficar independente de terceiros! (Minha leitura)
        Teremos lithium suficiente para a quantidade de baterias que iremos produzir para a quantidade de veículos que consumimos? Etc etc… tudo questões…

        • JL says:

          Simples, o RC sou eu, mudei o nick porque havia outra pessoa com o mesmo.

          Os problemas são aqueles que já foram ditos, é caro, ineficiente, e também precisa de minerais ainda mais raros.

          As baterias evoluem e estão cada vez melhores.

          Lítio não é problema, existe litio para 6 a 8x mais (em reservas descobertas) carros que aqueles que existem, incluindo todas as tecnologias.

          Nem sei se vão extrair uma fração do que existe, já que cada vez se usa menos, por % nas baterias, e já existem em desenvolvimento baterias com outros elementos mais baratos e abundantes.

          Se queremos usar os recursos naturais para produzir energia para todos, essa é a única via, já que é a única que permite gastar menos para fazer o mesmo.

          Tem de meter sempre na balança os vários requisitos, tanto a fonte energia como recursos, se só mete os recursos e deixa de fora a energia, fica no mesmo ponto que estamos agora, onde usamos as fontes de energia de maneira ineficiente.

          Para produzir um kilo de hidrogénio via eletrolise, gasta 50 kwh de eletricidade + cerca de 8 a 10 kwh para o fazer chegar ao carro.

          Com esses 60 kwh faz mais de 400 kms num a baterias, num a hidrogénio faz cerca de 100 kms nas mesmas condições e se for a combustão cerca de 25 a 30 kms.

          • yamahia says:

            Num a combustão ou a H2 não precisa andar atrelado a 0,5 TONS de lastro
            É espetar com 10 sacas de 50 KGS na bagageira e ver qual é o efeito eheh

            Depois é isto. https://www.autofoco.pt/noticia/ver/980788
            Uma pancadita e vai para o lixo. Mais não sei quantos kWh para produzir outra bateria cuja demanda de energia dava para 200mil num a combustão. Isso é q é economizar ó @JL lool

          • JL says:

            Então mostre lá um a h2 que não tenha um lastro de meia tonelada ?

          • JL says:

            Se é isso nos eléctricos imagine nos FCEV que até têm depósitos de alta pressão…. Sim até os vão reaproveitar, quando a toyota os manda retirar a cada 5 anos e testar em condições de laboratório para verificar fugas e trincas, se houver, tanques novos, que custam muito mais que as baterias.

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