Marcas “lançaram-se a toda a velocidade” para os elétricos, mas não ouviram os clientes
Esta é uma perspetiva explorada por outros executivos, que consideram que muitas fabricantes apressaram os carros elétricos sem que essa fosse a vontade dos clientes. Agora, a opinião é dada pelo ex-chefe da Ford, Mark Fields.
Mark Fields ocupou o cargo de diretor-executivo da Ford entre 2014 e 2017, após fazer parte da gigante norte-americana desde 1989.
Após a sua saída, Jim Hackett ficou no cargo por cerca de três anos, sendo substituído, em 2020, pelo atual líder da empresa, Jim Farley. Este assumiu o comando com projetos de carros elétricos já iniciados, bem como investimentos milionários feitos.
O crescimento dos elétricos tem sido paulatino e acompanha as várias chefias, que procuram adaptar-se da melhor forma ao contexto.
Na perspetiva de Mark Fields, no programa Power Lunch, da CNBC, "o mercado não evoluiu como as fabricantes pensavam" e, por isso, "existe um problema".
Nos últimos anos, lançaram-se a toda a velocidade na produção de carros elétricos. Não comunicaram com os seus clientes, nomeadamente no que diz respeito ao que os clientes iriam precisar para poderem adquirir estes carros elétricos.
Muitos deles, em particular o caso da General Motors, gabaram-se de ter uma gama completa de carros elétricos. E o que era uma vantagem, ou pelo menos parecia ser uma vantagem naquele momento, tornou-se um problema, uma vez que a adoção de carros elétricos pelo mercado será menor, pelo menos a curto e médio prazo, do que eles tinham planeado.
Disse Mark Fields, cujas declarações surgem agora, após o fim de um subsídio, nos Estados Unidos, deixado pela administração de Joe Biden.
Estados Unidos acabaram com subsídio aos carros elétricos
No passado dia 30 de setembro, o subsídio deixado pelo anterior Governo dos Estados Unidos terminou. Este oferecia ajudas de até 7500 dólares para a compra de carros elétricos novos e 4500 dólares no caso de usados.
Na perspetiva dos descrentes, isto irá abrandar significativamente a adoção de carros elétricos no mercado americano.
Para o atual diretor-executivo da Ford, Jim Farley, a curva vai descer, daqui em diante. De acordo com o Business Insider, a indústria será significativamente menor do que tem sido até agora.






















Vão falir, China vence!
A China vence, os consumidores perdem
os consumidores perdem, o estado ganha
elementar, meu caro Watson
Este é o 3º lançamento de v. eléctricos no mercado : nos fins do séc. XIX, aquando do inicio da indústria automóvel, após a 2ª Guerra Mundial e agora no séc. XXI. As 2 primeiras falharam e agora também vão falhar porque é um produto que não é aceite pelo mercado, e o mercado é soberano.
Lool nao é aceite pelo mercado porque? A internet disse? A ford uma companhia disse isso?
Vocês saiem se com cada uma… parece a toyota a gritar que o hidrogénio é o futuro até dar o tiro no pé, e perceber que é o futuro daqui a 20 anos, até lá nao existe tecnologia viavel para os manter no mercado actual ao contrario do electrico.
Porque existe tecnologia viável para suportar os EVs?
Tens de trocar de óculos, mais depressa vai atingir a maturidade do hidrogénio do que dos EVs para substituir os veículos a combustão. E isto mesmo com tod o investimento a favor dos EVs e contra hidrogénio
Tu é que precisas de trocar os óculos, não faças de conta que vês bem porque só estas a escrever disparates…os veiculos a combustão sao o fim em poucos anos..
Se vai atingir a maturidade mais depressa porque não atingiu ? E mesmo com todo o investimento do hidrogénio que tem sido muito maior, basta ver as vendas da toyota para chegar a essa conclusão.
Há 20 anos que há investimento nos carros a hidrogénio, e se ainda não entendeste porque não vai ser viável, daqui a outros 20 anos ainda te vais continuar na mesma “o hidrogénio é o futuro, porque ainda não há?”.
Esta malta não tem mesmo cabecinha para parar e pensar um bocado.
Então mostre lá os lançamentos desses tempos ?
Não é aceite pelo mercado ou por si ?
Claro que com o Trump a conversa ia mudar aliás ele nisso nunca enganou ninguém, ele é a favor de carros a combustão.
Por isso a campanha foi de volta do “Drill, vmbaby, Drill”.
Eu sou a favor que as pessoas possam escolher entre eléctricos e a combustão, híbridos é que não tem lógica nenhuma 3 sistemas diferentes num veículo são 3x mais gastos já para não falar no peso etc..
Híbrido é o que serve melhor o consumidor, e como antigo detentor de híbrido diesel e agora de um híbrido gasolina, o diesel faz muito mais sentido como opção futura.
Partilho da mesma opinião, mas por motivos, pelo menos para mim incompreensíveis, apenas a mercedes tem híbridos a diesel em modelos que poucos lá chegam e as outras marcas extinguiram os motores diesel normais em todos os modelos mais acessíveis…
Marcas? Politicos e Jornalistas. As marcas vendo que seriam punidas pois a legislação e os esquemas “verdes” estava a ser feitos foram atrás.
O futuro tem que ser eléctrico ou será uma distopia para muita gente.
Eu diria que o futuro tem que ser barato. E barato é bicicleta elétrica no trânsito de cidade embarrilado e carro a gasolina com 15 ou 20 anos para as viagens grandes. E se alguma for para Espanha, não esquecer o jerrican na bagageira.
O futuro tem é que ser sustentável e com os veiculos electricos democratizados e baratos sim.
Mas esses ainda não foram inventados.
Democratizados e baratos, sim… Depois tínhamos o trânsito entupido o dia e noite inteiros.
Se toda gente não utilizar transportes públicos e cada um utilizar o seu carro, até numa viela sem saída haveria trânsito.
Por conseguinte, os poucos que utilizassem os transportes públicos, também ficavam entalados no trânsito.
Não… Nunca vai ser democratizado nem barato.
Compra uma bicicleta, que já é barata e democratizada há anos.
Ó “gringo don’t cross de river because in the other side are many bandidos”, achas que é 10 anos, a mais ou a menos, da obrigação da venda de carros exclusivamente elétricas na UE que faz muita diferença no clima no planeta Terra?
Ó dirty mexican! Não tenho que achar muito, eu vou pela ciência que nos diz que o ponto de não retorno se aproxima, e estou-me a borrifar se a economia cresce mais ou menos, o que interessa é mesmo ser sustentável a vida de qualidade no planeta e o povo ter condições dignas e deixar-se de sonhos americanos. Andem de electricos de modo a terem algum futuro.
Porque senão as cowboyadas do futuro serão muitos diferentes!
https://www.youtube.com/watch?v=hMaVIAlJlnw
Que coisa é essa que em 10 anos têm de ser eléctricos ? Isso é em que planeta ? Porque não Europa não é.
A toda a velocidade ? Durante anos tiveram apenas um modelo.
Não foram as marcas Sr. Mark Fields, foram os políticos alucinados.
Foram as marcas, os políticos só pediram para baixar emissões, aqueles políticos votados por todos.
Isso. Fazes um bom trabalho aqui. Justificas o ordenado que te pagam. Mas és muito fraquinho para algum dia teres direito a estar presente no Fórum.
Então ? Custa lhe a aceitar os factos ?
Ordenado ? De quiser pagar esteja à vontade.
O lobby dos elétricos portanto. Os mesmos que pediram para ser a combustível e os mesmos que lucram milhões á custa do combustível possível. Os políticos só fazem o que lhes mandam… Aliás o que os lobbys lhes mandam. Aqui na minha zona andam a acartar milho. Um depósito de gasóleo faz imensas cargas de milho, em concreto 18 Ton de cada vez. Queria ver um trator elétrico andar um dia sem ser abastecido.
Quem foram esses ? O Mário ?
Os políticos fazem o que mandam ? Então e não o mandaram deixar de andar de diesel ?
O trator eléctrico nunca precisava de ser abastecido, coisa tal simples que você não sabe ?
O lobby dos elétricos mandam nos políticos. Mas correu mal! O povo quer GASOLINA!
Olha agora o secalharya, então que lobby é esse ?
Se quer gasolina porque se vendem cada vez mais electricos ?
Este senhor anda ao sabor do vento, o poder político diz o que ele pensa. Mais um indivíduo corporativista.
Falo por mim… carrinhos a pilhas é para crianças até aos 6 anos… ou para milionários (que não gostem do barulho de um carro potente a combstão) que se podem dar ao luxo de trocar de carro a cada 4 anos (quando as pilhas morrerem).
Não há qualquer alternativa a um potente carro a combustão com caixa de velocidades manual, em termos de prazer de pilotagem.
Jorge Santos, como eu digo, no vruumm vruumm no fun!
Há muita gente que não é rica e troca de carro a cada 4-5 anos, os tugas é que gostam muito de comprar carros, lá fora é muito comum ALDs, está na hora de o tuga começar a ver o carro como aquilo que é, um consumivel, nada que se aplique melhor que uma renda, não pagas seguros, não pagas IMI, não pagas revisões, nem sequer pagas pneus, pagas um fee mensal e trocas de carro quando o mercado ja tem modelos tecnologicamente mais avançados, mais seguros e menos poluentes
Por isso mesmo não se venderem carrinhos a pilhas por cá.
Para que trocar a cada 4 anos ? Pilhas morrem ? Então porque têm garantia de 7 a 10 anos ?
Há, se me dizer que não há alternativa a um carro lento, barulhento e cheio de problemas, nesse caso não.
Nem sei como fazem a malta que compram Porsches de centenas de milhares de euros quando não têm caixa manual.
Gosto tanto de ver os iluminados e julgar que a descarbonização, é passar tudo a eletrico.
Pois, mas não é , e o mercado é soberado.
Nao vale a pena argumentar mais…
Quem são esses ? Nunca vi isso em lado nenhum .
A treta dos carros eléctricos, é para quem têm dinheiro, hoje ainda se pode comprar um carro a combustão com alguns anos com poucos km, eu pergunto quem compra um carro eléctricos com uns cinco anos com a bateria e a autonomia a dar as últimas, e se quiser colocar outra deve ser mais que o valor do carro, e se existir o modelo, já não falando da autonomia que as fabricas dizem que na prática, de inverno com ar condicionado ligado, luzes, e em fila, de certeza que nem metade consegue fazer, e a seca dos carregamentos que a pagar a energia é quase o mesm vque o combustível, a indústria devia ter encontrado maneira de fazer um combustível não poluente, em vez de eléctricos.
E não só, para mim que faço poucos KMS ao ano não me faz sentido ter um elétrico, nem um híbrido e como eu há muitas pessoas que fazem poucos KMS, mas que ainda assim precisam de carro.
Eu comprei, aliás, nunca comprei nenhum eléctrico com menos de 5 anos, mas qual é o problema, qual comprou e deu-se mal ?
Então se as baterias têm garantias de 7 a 10 anos porque havia de rebentam com 5 ?
É semelhante aos consumos dos a combustão ? Que dizem ser uma coisa e depois é outra?
Curioso, porque os a combustão gastam mais no ar condicionado que os eléctricos.
Seca dos carregamentos ? Então o que lhe aconteceu ?
Está à espera de quê? Se consegue fazer combustível não poluente é ir para a frente com isso.
Olha, este descobriu a pólvora no século 21. O mercado é que manda e se a maioria dos clientes não quiser ou não puder adotar viaturas elétricas, nada irá mudar.
O 100% eletrico nunca vai ser o futuro……..
Pois não, até porque é presente.
Já há elétricos há mais de 100 anos e nem hoje em dia são uma alternativa viável. Se calhar daqui a mais 100 anos serão competitivos…
Como vê são, daí se venderem cada vez mais.
Secalhar já são, qual é que teve ?
Mai nada!
Os clientes querem carros a GASOLINA! Por isso as vendas de elétricos tem caído a pique!
Mas os que têm caído a pique são os a gasolina e gasóleo.
Há informação na internet, não precisas de dizer disparates.
Gasolina e diesel ao longo dos anos têm apenas perdido vendas, os únicos a subir têm sido os eléctricos.
E já que a esta malta é preciso explicar tudo: Não estou a dizer que os eléctricos vendem mais em números absolutos, apenas que os eléctricos têm vendido cada vez mais, e os a combustão cada vez menos.
https://ourworldindata.org/data-insights/global-sales-of-combustion-engine-cars-have-peaked
(Deixo-te um link, mas podes ver qualquer outra fonte).
Bom, primeiro que tudo, ele deve estar a referir-se ao mercado americano, onde é natural haver pouca aceitação dos EV. A infraestrutura de carregamento é pouca ou nenhuma, na maioria dos locais, a actual administração congelou todo e qualquer aumento ou construção de novos postos de carregamento, todos os incentivos foram cortados, e, além disso tudo, os americanos pagam gasolinas e gasóleos a menos de metade do preço da Europa. O facto dos EUA serem o país onde está mais enraizada a ideia de que os problemas climáticos são um embuste, enquanto quase toda a classe política, principalmente do lado Republicano a que esta administração pertence, está ligada à exploração de petróleo, também ajuda a essa ideia da população. Junta-se o facto dos EUA serem o país ocidental mais poluente na produção de electricidade, recorrendo principalmente a centrais termoeléctricas, pelo que mesmo os que possam pensar na possibilidade de virem a aderir à mobilidade eléctrica, pensarem bastantes vezes antes de o fazerem.
So mais lenha na fogueira! Os eléctricos são viáveis desde que eu consiga recarregar a bateria em 5 minutos, sem ter de alterar o contrato da EDP de 1.5KVA para 10KVA. – agora voces dizem (mas ja é possivel carregar em 5 minutos ) pois é em carregadores electricos com 800V de de tensão continua, o qual o contrato a EDP não deve ser barato. Dito isto sera viavem qual o modo de carregar o carro compensar, e todas as pessoas quw vivem em predios possam ir atestar o carro em 5 minutos. – PS.: Se todos os utilizadores que tem vivenda instalarem 1 carregador de 800V em casa deixam o país as escuras. – mas existe um pais que 60% do parque automóvel e electrico! – pois é existe! Mas nesse pais o carro é considerado um luxo (pagas mais de imposto do que pagas para teres uma piscina) e nesse pais os serviços publicos são 100 vezes melhor que cá e a saude é de borla. Dado que esse 60% de automóveis corresponde talvez a 1/5 da população, ou seja existem pessoas que nunca tiveram carro. Aqui em portugal compensa para quwm pode ter 2 carros 1 eléctrico e outro a petróleo, e vivenda .
Às vezes penso “não é possível dizer mais disparates juntos”, e depois vejo comentários como este
– Ninguém instala um carregador de 800V em casa, nem tão pouco faz sentido.
– Tens apenas 1.5KVA em casa? Isso não serve para um forno, não serve para um micro-ondas, uma placa de indução, um A/C, usas a electricidade para um frigorífico e luzes apenas? Qualquer casa dita ‘normal’ precisa de pelo menos uns 4-5kw, que também é suficiente para carregar um eléctrico.
– Carregar carro eléctrico em 5min? Para quê mesmo? Isso é a mentalidade de carro a combustão e ir à bomba, e ter de esperar que encha o depósito, ir pagar, etc.
Isso não acontece com eléctricos, em casa, ligas à corrente e vais à tua vida.
Tens um prédio? O que te faz falta é um carregador LENTO perto de casa, não é um rápido sequer. Se tiveres um lento perto de casa, ligas à carga, vais à tua vida, e podes até deixar o carro a carregar durante a noite enquanto dormes…
Carregadores rápidos são necessários para viagens grandes, e pouco mais.
Queres exemplo prático?
Este fim de semana fiz cerca de 1000km no meu carro. Carreguei 1x num supercharger para cima (10min apenas, foi o tempo de ir fazer um xixi e voltar para o carro, desta vez nem comi nem bebi nada), e outra vez para baixo (20min, para chegar a casa com a bateria a mais de meia).
Estive num hotel, que por acaso até tinha carregadores lentos, carreguei lá 2x. Fui à minha vida, e 0 tempo de espera.
Os lentos servem para praticamente tudo e nunca te fazem esperar, porque te dão tempo o suficiente para fazeres a tua vida (demoram várias horas).
Aqui em casa tínhamos 2 a combustão, comprámos um eléctrico, ao fim de 3-4 meses vimos que não havia necessidade de nenhum a combustão e trocámos o 2o também.
Os mitos e desinformação normalmente vêm de quem não tem eléctricos, que tal perguntares e falares com quem tem?
E claro, que se comprares um Dacia Spring não podes esperar fazer viagens longas com ele ou substituir um outro carro a combustão. Mas há muitos eléctricos no mercado com capacidades de longa viagem.
respondendo ao Dk!
– Deves ser pobre!!! Claro que não (ainda estão em fase de desenvolvimento 1 o 1ro grupo que ouvi falar foi a Byd)
– Sim, achas que toda a gente a rica como tu!!! … sabes que ainda existe pessoas com gás em casa (bilha e canalizado) – o fogão a gás tambem aquece o leite! – Enganas-te!!! Qualquer casa dá para carregar 1 carro, a diferença é se demora 22 Horas ou 1 Hora.
– pois é 5min, para quê!? …basta ter um carregador ao pé de casa! mas se a maioria dos prédios que andam ai, não tem garagem nem parquemaneto, e em média 8 inquilinos que trabalham das 09H-18H, pensando na tua ideia posso ir para casadeixar a carregar e descansar ( vais precisar de 8 carregadores) agora junta 10 predios de 8 inquilinos … 80 carregadores! < — estas a ver onde vão os teus 5 minutos!!???? — por causa de determinados utilizadores que deixavam o carro toda a noite/dia ligado ao carregador e não o iam desligar porque não dá geito, ou estou a dormir, e que os donos dos carregadores começaram a cobrar por estar ligado e não estar a carregar (pagar por ocupação indevida)! – se não tens ouvido e a titulo de exemplo no cidade de mafra roubaram os cabos todos os carregadores, puxa la se foi o Dk que não tem onde carregar o carro,e so tem autonomia para 20 km's e trabalha a 50 km's de casa! Vais desejar que carregue em 5 minutos.
– Vamos pensar que carregas o carro e vais trabalhar e por acaso trabalhas a 50kms de casa la vais tu e apanhas 50 minutos de transito como a maioria das pessoas que trabalha na cidade … chegas lá tens uma reunião e esqueces-te da apresentação, … lá vais tu a correr a casa … quando chegas ao trabalho ja foram 150kms de bateria sem contar com a filas e o tempo, … tens uma emergencia familiar … la vais tu para o hospital … depois tens filhos para ir buscar a escola … vais começar a desejar teres um carro que carregue em 5 minutos!
– Dito a data de hoje funciona se viveres numa grande cidade e a previsibilidade do gasto de energia no teu consumo diario não ultrapassa os 50%, e apenas uma minoria de pessoas tem carro electrico.
– 1 supercharger penso que são 450v, e eu não disse que não funciona ou não era viavel! Disse que so iria funcionar quando fosse possivel carregar em 5 minutos.
– pensa comigo, em media existem entre 50 e 200 pessoas numa aldeia portuguesa (calculos do deepseek 😀 ), vamos pensar que são 200 pessoas (80 familias media) 1 carro electrico por familia = 80 carregadores! 1. Não vais conseguir instalar 80 carregadores sem teres de pedir a EDP(REN) a mudanção dos cabos de alta tensão, logo vais estar limitado na quantiade de carregadores que iras instalar!
– tendo em conta a tua historia, uma rapariga substituiu o carro a combustão por 1 tesla, e queria ir a terra dos avós que fica a 450km de distancia, e planeou a viagem e forma a conseguir carregar o carro 1 vez pelo meio do caminho. Quando parou nas bombas na A1 estavam todos os carregadores ocupados e 1 fila de espera gigante, olhou pro mapa e existia outros mais a frente, quando chegou a estes estavam todos avaridos, dito isto ia ficando sem bateria e demorou + de 6 horas a chegar ao destino quando demorava em média 3,5h.
– ou seja existem historias de pessoas que corre bem, outras que corre mal, isto numa altura que existem poucos electricos, para existirem mais tera de ser mudado muita coisa! … isto para dizer que enquanto não for possivel carregar 1 electrico num espaço curto é dificil a adoção, … porque eu quero conseguir estar disponivel numa emergencia, e num electrico para eu poder estar disponivel numa urgencia a data de hoje preciso de deixar no minimo 120 km's de reserva de energia no deposito.
Não sou rico, de longe.
Mas também não disse que um bom eléctrico está actualmente ao alcance financeiro de qualquer um. É uma razão completamente aceitável, arranja-se bons carros a combustão a <10k€ que dão para ir a qualquer lado, eléctricos, na minha opinião nem por isso.
Concordo contigo a 100% nisso.
Quanto aos carregadores lentos, o que quis dizer é que é um investimento que se devia de fazer mais e melhor (pouco sobrecarregam a rede, são baratos de instalar, não precisam de transformadores DC nem coisa nenhuma, é quase uma ligação directa à rede), no entanto, vejo tudo muito focado em "rápidos, rápidos, mais rápidos ainda!", quando estes lentos sem impacto e alta comodidade para quem está nos prédios, podiam ser postos em todo o lado facilmente e sem grande investimento.
Quanto a autonomias, e emergências, eu tenho um bebé, moro a 30km do hospital mais próximo, nunca foi um problema.
O que falas é novamente lógica de carro a combustão "está quase na reserva, vou abastecer". Se tiveres casa, um eléctrico tens bateria cheia todos os dias se quiseres. Se não tiveres, também nunca deixas chegar a um ponto que não tens carga para emergências.
Estás a assumir que vais trabalhar, e dás umas voltas, e chegas a casa sem bateria. Não é a realidade.
Eu para ir ao escritório faço 100km, maior parte AE (onde os eléctricos até gastam mais, e nunca vou a menos que 120-130), se sair com 100%, chego com +-70%.
Como tenho onde carregar, nunca acontece, mas mesmo imaginando que saio com 50%, chego com 20%, 20% dá perfeitamente para fazer os 30km até ao hospital e voltar.
Mesmo que tu precises de 120km de reserva, são uns 35% de bateria no meu carro (e eu tenho a versão Standard Range, a Long Range ainda menos precisa).
Há situações que pode ser chato o carregar, por exemplo Algarve em Agosto (em que há muita afluência aos carregadores, mas mesmo assim nunca tive grandes problemas sinceramente), essa situação de chegar lá e cabos cortados, com os roubos actuais, infelizmente pode acontecer, etc. Não estou a dizer que tudo é perfeito. Mas não é o normal.
Quanto às pessoas a carregar ao mesmo tempo, pensa comigo também, se estiveres a falar de casas com carregador, dificilmente está toda a gente a carregar ao mesmo tempo, se assumir um consumo médio de 15kwh/100km, e que toda a gente nessa aldeia faça esses 100km diários (que também não é o comum, mas vamos assumir que sim), cada um precisa apenas de 3h a carregar a 5kw.
De repente 80 carregadores, se +- distribuídos durante o dia, passou a 10 ao mesmo tempo, uma média de 50kw de consumo nessa aldeia de 80 famílias, nada de especial, é como que todas as famílias ligassem um forno e um microondas ao mesmo tempo. E seria preciso que todas as famílias fizessem os tais 100km/dia.
Se for carregador lento público, normalmente carrega-se a 11kw, menos de 1h30 e está despachado para esses mesmos 100km. Não é preciso 1 carregador lento público por família. Ninguém precisa de carregar assim tanto.
E carregadores lentos não precisam de alta tensão, aliás, precisam de estar sempre ligados em baixa tensão (230v).
O exemplo dessa rapariga, é isso, um exemplo que correu mal, talvez também por alguma inexperiência dela (dá para ver os carregadores disponíveis por aplicação no telemóvel, por exemplo, e ir a fazer contas com isso). Mas o que não faltam são situações que com combustão também corre mal.
Quantas pessoas não vi a ficarem sem combustível? Até eu já fiquei uma vez numa mota, que me dizia que tinha autonomia para ainda uns 30km, e eu a confiar, fiquei apeado com uma bomba a 5km de distância…
Também já fui a contar com determinada bomba de combustível, e chegar lá e estar fechada ou sem combustível.
São coisas que acontecem.
PS: apesar de não concordar com a maior parte delas, até porque tenho eléctrico (aliás, ambos os carros cá da casa já foram trocados por eléctricos), entendo as tuas preocupações.
Também entendo que não seja tão prático para quem não tem onde carregar, e se for apenas em carregamentos públicos, muitas vezes lá se vai a vantagem da grande diferença de custos de electricidade vs combustível).
Falas correctamente, e nota-se que não é dizer "mal" porque sim como alguns por aqui, maior parte é desconhecimento apenas, é perfeitamente normal. Desculpa ter entrado um bocado a pés juntos, mas apanho aqui com cada um
Eu tenho 3 veiculos eléctricos em casa e tenho 3.45 kva de instalação.
150 kms ? com isso gastei 35 % da bateria nas condições que fala, note que os eléctricos não consomem nas filas, isso coisa de veiculos a combustão.
Com todo esse exemplo que você descreveu, gastava no máximo 50% da bateria, ou seja, podia vir a dobrar que ainda sobrava.
Mas não é preciso instalar 80 carregadores, porque na aldeia todos têm lugar de estacionamento, o que é dificil arranjar na aldeia é quem não tenha onde meter o carro a carregar.
Você realmente pensa muito, mas erra a dobrar.
Mas a rapariga não precisa de carregar o tesla numa bomba de abastecimento, pode carregar nos carregadores da tesla que se sabe sempre a ocupação e sai mais barato.
Você com toda essa imaginação nem deve sair de casa, porque ao sair pode cair uma telha do telhado e pronto, já se foi.
Existem poucos eléctricos ? Curioso, moro numa aldeia que se vê eléctricos por todo o lado, provavelmente você não os sabe identificar, olhe que existem eléctricos além de teslas, só na minha de 10 habitações são 2 teslas, e outros 2 eléctrico que é um renault e um volvo.
Se quer estar disponível para ume emergência faça como eu, nunca deixo a bateria baixar ao nível de dar para uma emergência, o mínimo que chegou foi a 10%, e ainda dava para a emergência. Já agora, em caso de emergência ligue o 112.
Emergência a 120 kms ? em que zona mora ?
Onde moro, para chegar ao hospital mais perto sao 50 kms, e a titulo de exemplo, a poucos dias tive uma emergencia e dado que estava afastado de casa a trabalhar, tive de fazer 200kms, ir a casa buscar uma chave, para ir a outra casa bucar uns papeis para ir ao hospital e voltar a casa. Quanto a aldeia, se bem me lembro era um exemplo de forma a ser fácil explicar! – A dobrar! Pra isso preciso de oculos! Se bem me lembro alguns electricos tem 2 baterias uma que é a principal e outra que é a secundaria, sendo a secundaria utilizada na abertura de portas e mais algumas cenas. …. quando estas no transito parado e tens as luzes acessas achas que a energia vem de onde! Do “AR” ou quando ligas o ar condicionado ou a sofagem!? Num carro a petroleo quando estas parado e tens o stop/start ativo se tiveres em stop consomes da bateria quando estas em andamento consomes do motor. Com 3.45Kva = 3500 watts e 15 Amperes demoras a noite inteira a carregar 1 tesla e não chega usado o calculo do DK 3h para carregar 5Kw = em cada hora colocou no carro 1600 watts = 1.6kw. Sabes que o preco de 1 carro electrico de entrada de gama e muito caro para a maioria dos portugueses!? Curioso morares numa aldeia … claro que todos ten estacionamento, a porta de casa! Mesmo que ocupem a via publica! E proibido carregar os carros electricos na via publica, atirar uma extensão pela janela não conta. … existem n mascar de carros! Compra 1 polestar e depois falamos.
Por isso é que os carros a gasolina e gasóleo perderam mais de metade das vendas e continuaram a fabricar! Na america está um caos, milhares e milhares de carros novos que ficam lá empatados e aqui está a começar a ficar, já ninguém compra a gasóleo e gasolina só hibridos. Mas quando o pânico chega ao imperio a culpa é de toda a gente menos deles.
Lol … ja pensaste que a maioria das pessoas recebe o ordenado minimo 900€, e que este valor não da para comprar um carro usado quanto mais 1 electrico usado! … não se compram carros porque não ha dinheiro!!! Em media 20/30 porcento da população portuguesa e considerada pobre, a classe media em portugal quase que desapareceu, esta classe e que fazia andar o pais, calculando que o Dacia Spring e o mais barato em portugal tem autonomia para 220kms <— não da para pensar em emergencia a onde eu vivo. Antes que digas que vivo na parvónia, para alugares uma casa aqui do tipo T1 precisas de 700€, preço medio m2 é pra cima dos 2000€
Os carros electricos sao bons, desde que mude muita coisa, a comecar pela energia necessaria e o tempo de carregamento. Quando for possivel carregar 200 kms em 5 minutos (tempo de ir a bomba), e não seja necessario mudar os cabos de 6mm quw temos em casa, passa a ser viável.
Vejam a noticia carrega em 10 minutos 300kms, autonomia 700kms, comparada aos a petroleo, baterias 800 Volts. Isto ja vale a pena comprar, o problema é o preço inicial! Lol https: //away.iol.pt/carros-eletricos/mobilidade/carrega-300-km-em-10-minutos-o-suv-mais-vendido-do-mundo-chega-a-portugal/20251023/68fa45ddd34ee0c2fed1984e