Mais uma crise? Produção de AdBlue na Europa vai abrandar
Já não bastavam as crises que temos atualmente que há mais uma a caminho. Tal como tínhamos referido, o preço do AdBlue também deve subir, e há agora a informação que a produção de AdBlue na Europa vai abrandar.
A confirmar-se, será mais uma "pedra pesada" para o segmento automóvel.
Média de consumo do AdBlue é de cerca de 1,5 a 2,5 litros por cada 1000 km
O AdBlue é uma solução aquosa de ureia (32,5% de ureia pura, 67,5% de água desmineralizada) que atua sobre os gases de escape dos motores de veículos pesados como conversor catalítico para reduzir as nocivas emissões de óxido de nitrogénio (NOx) gerados nos processos de combustão.
Este líquido surgiu como resposta ao controlo das emissões poluentes. As normas Euro 6 servem para limitar mais as emissões poluentes expelidas pelos automóveis - saber mais aqui.
Segundo o jornal espanhol "La Vanguardia", referenciado pelo JN, o aumento do preço do gás da natural já fez com que três dos maiores produtores de AdBlue na Europa (a eslovaca Duslo, a italiana Yara e a alemã SKW Piesteritz), tenham decidido suspender ou reduzir a produção do composto líquido, o que deverá começar a sentir-se nos stocks e, consequentemente, nos preços de venda ao público. A espanhola Fertiberia, principal produtor de AdBlue no país vizinho, também parou a atividade na fábrica de Huelva devido à subida extraordinária dos preços do gás e da eletricidade.
Na Itália, Alemanha, França ou o Reino Unido, o preço do AdBlue quintuplicou, e as empresas de transporte e os consumidores já começaram a corrida ao armazenamento deste aditivo. Por exemplo, na Eslovénia, o Governo já encomendou 500 mil litros de AdBlue para abastecer os transportadores do país.
De referir que a média de consumo deste aditivo é de cerca de 1,5 a 2,5 litros por cada mil quilómetros. O aditivo tem um custo habitual de um euro por litro.
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Este artigo tem mais de um ano
Os fumarentos…
Na tuga nao ha problema, a valvula EGR ja esta desligada, o Adblue delete também ja esta, filtro de particulas também ja esta anulado.
O IUC para o diesel bem mais barato
O diesel na bomba é bem mais barato
O Centro de inspeção nao acusa nada mesmo que falte tudo o descrito a cima.
Querem mais incentivos para usar Diesel em Portugal??
Em vez do princípio do poluidor pagador, aqui é o do poluidor subsidiado.
“O IUC para o diesel bem mais barato” Onde? Em que carros? Do século passado talvez…
Convém saber do que fala!
Até 2007, sim, é verdade que os carros a gasolina e a gasóleo tinham um IUC muito mais baixo. Mas a partir daí, todos os carros novos pagam muitíssimo mais de IUC.
Tenho um carro diesel de 2007 que paga 250€ de IUC por ano. Dizer que isso é barato……
Já os carros anteriores a 2007, esses sim pagam 1/10 desse valor, sejam a gasolina ou a diesel!!!!!
Olhe, tenho outro diesel de 2019 e explique-me lá como é que desliga o consumo do ad blue sem bloquear a centralina!!!!!???
Dizer que um diesel que paga 1,60 ou 1,65€ por litro é bem barato……. não sei que lhe diga!!!!
E já agora, sabe porque é que muitos carros são alterados? Será porque o dono não tem dinheiro para pagar 2 000€ quando precisar de substituír o filtro de partículas?
A ecologia e o ambiente é muito bonito, mas quando olhamos aos custos absurdos de muitas das medidas, normalmente decididas pelos países pobrezinhos da Europa do norte, bersários das Madres Gretas do Clima e vemos que não temos dinheiro para tanto……..
Perguntem aos Chineses e Indianos, esses países faróis da ecologia, quando é que vão diminuír a sua poluição!!!!!!
Nós que somos muito mais ricos e poderosos que os chineses, temos indústria fortíssima, podemos dar-nos ao luxo de decretar quase o fim da poluição, enquanto os pobretanas dos chineses enriquecem mais um bocadinho nestas décadas que se aproximem!!!!!
Nós os europeus é que somos os inteligentes, não se esqueçam. Há uma barreira que impede a poluição da China de chegar cá!!!!!!!
Exacto, parece que a solução para a poluição é a população pagar em nome disso
Nós somos pobres, mas com manias de ricos.
Realmente convém saber do que fala!
“Já os carros anteriores a 2007, esses sim pagam 1/10 desse valor, sejam a gasolina ou a diesel!!!!!”
Não é de todo verdade. Os carros a gasolina pagam sempre muito mais que os a gasóleo, no caso dos anteriores a 2007 (e posteriores a 1996).
Um 2.0 a gasoleo paga 43€ e um 2.0 a gasolina paga 147€, dizer que isso é igual…
Informação:
https://impostosobreveiculos.info/iuc/imposto-unico-circulacao-iuc-2021/#Jun2007
Estás a comparar um carro a gasoleo anterior a 2007 e um a gasolina posterior a julho 2007, gasoleo paga sempre mais imposto, no caso de um 2000cc a gasoleo, dependendo das emissões é acima de 224€, o mesmo cenário a gasolina seria algo nos 204€, além que carros 2000cc a gasolina são carros de rico, carros de 2000cc a gasoleo é carro de pobre.
Aqui em casa somos pobres por isso é tudo gasoleo.
Não, estou a comparar carros do mesmo ano, qualquer ano entre 1996 e 2007.
2.0 a Gasolina paga 147€
2.0 a Gasóleo paga 43€.
Consulta a tabela que indiquei.
Carros após 2007 ficou tudo mais equilibrado entre combustíveis, subiram todos!!!
Um carro 2000cc (apos 2007) IUC 204€ ?????
Hahahahhaahah
Aponta ai 300€, se quiseres posso te enviar por email, se eu tiver razão vais tu as finanças pagar o imposto.
Casa de podre é gasóleo???
Se andares de mercedes de 30 lugares sim tena razão, caso contario nao.
Caso de pobre é GPL
Outo exemplo um colega meu tem um BMW135i, 3.2000cc
Paga 800€ de IUC
Faz la as contas quanto um 3.2 a gasóleo paga de IUC apoa 2007.
Ganhem juizo, nao tem carros a gasolina ou nao sabem fazer as contas, ou andam de c3 com 1000/1300cc e andam a comparar com 1800/2000 a gasóleo
Tem a ver com as emissões, usem a calculadora
@ Imf
135i não é 3.2l mas um 3.0l e paga, em 2021, menos de 700€.
Basicamente mesmo que um 330d de 2015…
E sim, um 2.0l a diesel pós 2007 paga menos de 300€.
Pois 2.0 paga mais mas se for 1.2 só paga 36 o meu é de fevereiro de 2007.
Pagam 1/10 desse valor, mas não se esqueça do que eles pagavam logo em novos, o IUC em carros antes de 2007 era dividido, uma parte na compra e outra paga anualmente, foi feito isso para reduzir o preço dos novos.
Rui sabes fazer contas??
Ou estaa a defender os diesel porque tens um??
Ex1: eu tenho um 1800 gasolina de 1991(IUC barato), a minha namorada tem um 1800 a gasóleo de 2013, pagamos o mesmo.
Ex2: O mesmo carro gasolina 1800( da versão de 2007) paga literalmente o dobro do meu, logo a mesma cilindrada a gasolina paga quase ou mesmo o dobro ,do mesmo 1800 a gasóleo, pos 2007.
Claro que depois de 2007, as contas não são so feitas a cilindrada, mas também as emissões.
Mas os carros a gasolina emitem por norma mais CO2 que um diesel com a mesma cilindrada.
Contrapartida os fumos do carro a diesel sao mais poluentes( mas esses fumos, nao entram para as contas)
Por isso vai fazer contas, ou vai procurar de as saberes fazer, falar so por falar é fácil
Ureia?
Alternativa caseira: urinar para o depósito do ADBLUE 😀
e acrescentar água destilada do ferro de engomar 🙂
isso ainda é caro … juntar é a água do desumidificador LOL
Eu uso da máquina de secar, não tenho humidade.
95% da urina é água, 3% é ureia.
A ideia é deixar a evaporar para ficar mais concentrado. 😀
AdBlue é um líquido incolor altamente purificado, que contém água desmineralizada e ureia (32,5%).
É um bom negócio de expansão para o homem que tem o negócio dos urinois portáteis
Apesar do Ad Blue custar normalmente 1€ por litro ou até mais, há postos com bombas próprias com o mesmo a 50 cêntimos o litro!!!!!
Dá mais trabalho, tive de comprar 1 vazilha de 10 litros para isso, é preciso sujar as mãos ou sapatos quando o ad blue salpica, mas se abastecermos logo o carro e levarmos mais 10 litros extra, já dá para muitos km!!!!!
No meu carro coloco sempre a água do desumidificador no depósito do AdBlue.
E a ureia?
A ureia? Não sei, mas n leva isso. Leva com água que é o que interessa, o carro sabe lá se leva com água ou com AdBlue …. é como eu no final de noite, já nem se estou a beber SuperBock ou Sagres
Final da noite estás a Baileys com chapéu no copo
Eu compro destilada, nunca coloquei adblue e o carro nunca se queixou (caddy 2.0 TDI)
No 1.6 hdi que é de eolys coloquei diesel normal apenas para enganar os sensores. O fap e egr foram anulados.
A mim não me incomoda Mt o adbue… O meu é de 1992 nem sabe o que isso é sequer
Tudo o que se passa ao nosso redor não é mera coincidência, e não vale a pena colocar a culpa na sociedade, porque temos sidos todos manipulados e muito bem enganados. A desgraçada de muitos, gera fortunas para poucos. As desigualdades, raças, religiões, tipos e outras, não foram criações do cidadão comum, foram ideias de gente Iluminada……