Preparados para mais um carro elétrico? Desta vez será a Renault com o mítico Twingo
A era dos carros elétricos já chegou há algum tempo. Cada vez mais marcas se reforçam neste campo, com novidades importantes e que os consumidores cada vez mais ponderam como uma alternativa viável.
Depois de já estar no mercado com algumas propostas, a Renault quer renovar a sua oferta. A escolha recai em mais um carro citadino e desta vez será o Twingo a ser convertido. Esta será em breve uma novidade neste campo dos elétricos.
Renault quer renovar oferta com novo carro elétrico
Com o Zoe e a Kangoo ZE a Renault tem conseguido dar excelentes indicações ao mercado. Tem renovado estas propostas, com cada vez mais autonomia e com prestações mais próximas do que seria esperado.
Na sua mais recente apresentação de resultados, onde revelou as vendas para as 5 marcas que fazem parte do grupo, uma novidade foi avançada. A marca francesa quer alargar a sua oferta nos elétricos e vai por isso focar-se no Twingo e na sua alteração para elétrico.
Twingo será o próximo a ser convertido para esta tecnologia
Sendo a base dos atuais Smart EQ forfour, espera-se que tenham algumas mudanças importantes. É provável que mantenha a motorização de 82 CV que está já em utilização no modelo alemão, mas com alterações a outros níveis importantes.
A grande dúvida está decerto nas baterias que vão ser usadas. Caso utilize o pack de 17,6 kWh de capacidade do Smart EQ forfour, acabaria limitado a uns básicos 100 km de autonomia. Desta forma dificilmente conseguirá competir posteriormente com a sua concorrência direta.
Eterna dúvida das baterias a ser usadas nesta proposta
Falamos dos Volkswagen e-up!, SEAT Mii e Skoda CITIGOe iV, que atualmente conseguem já autonomias, segundo o ciclo WLTP, por volta dos 260 km. Fica também longe da Kangoo ZE, com 230 km e baterias de 33 kWh, e principalmente longe da versão anterior do Zoe, com baterias de 41 kWh.
Não havendo ainda planos concretos, é provável que a primeira versão deste Twingo Z.E. surja já em março no salão de Genebra. A marca deverá mostrar aí muito mais e esclarecer muitas das dúvidas que agora surgiram.
Este artigo tem mais de um ano
Isto não é um Twingo. E muito menos o mítico, esse foi-o na primeira edição entre 1992 e 2007.
É um Smart ForFour com emblema da Renault, numa joint venture com a Smart. E a Smart já anunciou há meses que deixou de produzir carros com motores térmicos, passando só a produzir carros com motor eléctrico.
A plataforma é Renault, os motores são Renault e tanto o Smart como o Twingo são fabricados na fábrica da Renault na Eslovénia! Trate-se!
O grande problema, que ninguém aborda é pura e simplesmente o tipo de controlo de temperatura aplicado ao pack de baterias. Ou seja, actualmente há 3 “tipos de controlo”, o 1º e mais antigo é o do Nissan Leaf, em que o pack de baterias não tem qualquer sistema mecânico para o proteger, as baterias estão expostas a temperaturas frias (nórdicos) por ex. ou quando em carregamento aquecem, o que provoca uma deterioração acelerada das baterias e consequentemente à autonomia do veículo. (lembram-se do vw carocha? este carro não tinha radiador liquido, no para arranca do transito era ver eles empanados com o motor em ebulição) 2º Tipo de controlo é o arrefecimento a Ar condicionado.. por ex. o novo Renault Zoe. 3º Tipo e mais eficaz é o arrefecimento do pack de baterias por liquido, o que é utilizado nos Teslas, nos Peugeot e208/2008, vw Id3, Opel eCorsa…
Este Smart ForFour / Renault Twing como é o sistema de arrefecimento?? Para mim é uma das principais preocupações a ter no momento da compra de um carro eléctrico novo! Isso e ter em casa um ponto para o carregamento do mesmo, visto ainda não se poder confiar nos postos de carregamento da rede Mob.ie… já que a maioria está offline!