Mais de 400 km de autonomia em 5 minutos: novo carregador da BYD não é só marketing?
Se dúvidas havia sobre a tecnologia da BYD que prometia carregamentos ultrarrápidos, eliminando a chamada range anxiety, um teste documentado em vídeo parece responder-lhes: mais de 400 km de autonomia recarregados em apenas cinco minutos numa unidade de série.
Disponível comercialmente na China e, em breve, na Europa, o sistema de 1 MW da BYD já está a ser testado pelos primeiros meios de comunicação internacionais. Os sortudos têm verificado em primeira mão como funciona o carregador mais rápido do mundo.
Durante uma sessão de carregamento documentada pelo canal EV.com, foram atingidas potências de pico superiores a 1000 kW. Estes valores eram, até agora, teóricos e suscitavam ceticismo.
Contudo, a BYD parece ter conseguido mais de 400 km de autonomia recarregados em apenas cinco minutos numa unidade de série.
O órgão de comunicação automóvel utilizou um Tang L EV, um SUV elétrico equipado com uma bateria LFP de 100 kWh baseada na nova plataforma Super E da BYD.
Esta arquitetura não foi apenas concebida para carregar a grande velocidades, mas para manter a integridade da bateria sem necessidade de refrigeração líquida adicional ou soluções experimentais.
Em condições reais, sob temperaturas ambientes de quase 40 graus, o sistema conseguiu manter uma potência de carga sustentada em torno de 1000 kW entre 6% e 25% de carga.
Durante esse período, a velocidade de recarga foi de 2 km por segundo, e a bateria atingiu 70% em apenas seis minutos. A partir daí, como é habitual, a potência diminuiu progressivamente até estabilizar entre 600 e 850 kW.
Ainda que mais lentos, estes valores continuam a ser superiores aos carregadores que se encontram por cá, atualmente.
BYD oferece duas tomadas para carregamento ainda mais rápido
Indo além da notável velocidade de carregamento, o sistema incorpora duas tomadas de carregamento rápido que permitem conectar o carro a dois carregadores em simultâneo, duplicando a capacidade.
Apesar da agressividade da carga e descarga, a BYD promete que a bateria mantém a garantia de outros modelos da marca, graças a um sistema térmico que evita degradações prematuras.
Com a tecnologia funcional e a ser implementada na China — com 500 estações previstas nesta primeira fase —, são ainda poucos os modelos capazes de aproveitar todo o potencial destes carregadores.
Ainda assim, conhecer a capacidade real da tecnologia e perceber que carregamentos ultrarrápidos são possíveis potencializa a esperança na mobilidade elétrica, que tem como um dos principais problemas a velocidade de carregamento dos veículos.
De facto, para a BYD, na voz da sua vice-presidente, Stella Li, a chave do sucesso dos elétricos não está na autonomia, mas na velocidade de recarga.






















Ultimamente tenho assistido no Linkedin a uma proliferação de muita coisa “fora da caixa” que dizem a china estar a desenvolver. Desde esta noticia até outras baterias de Grafeno que são melhores do que Litio, não incendeia e carregam em 5 minutos. Mega estruturas de Data Centers nos oceanos e até autocarros de passageiros voadores que encolhem as rodas, já vi muita coisa digna de um regresso do “Jornal do Incrivel”.
Numa epoca de fake-news e IA, considero-me um ateu.
Para quando estes carregadores na Europa? Eis a questão…
Só a infraestrutura que é necessária para alimentar este tipo de carregadores… upa upa… e alguém a vai pagar. imaginem quem, os consumidores.
E para ser utilizada meia duzia de minutos por dia.
Sabe quando vão haver carregadores destes em cidades europeias? NUNCA… não existe nem existirá infraestrutura para tal, carregadores de 1MW… nem pensar.
Mas porquê que iria quer carregar dessa forma dentro da cidade?
Porque ter potência para 5000 casas, só há disponível na cidade. Temos vilas que nem 2000 casas tem.
Além dos 89800 euros, de base fixa, para a linha eléctrica, mensalmente. 1 milhão de euros anual, só para 2 carregadores?
Para construir uma estação de serviço custa bem mais do que 1 milhão, fora o resto dos custos operacionais e no entanto foram construidas várias…
Portanto é um não assunto.
Fora da cidade muitas vezes nem infraestruturas tens.
Com ligações a atingirem os 40 e muitos anos…
Realmente é mais difícil colocar um cabo elétrico do que abrir vários buracos no solo com reservatórios estanques para líquidos voláteis ao qual se tem de acrescentar mecanismos de proteção e ainda uma infraestrutura por cima para a transladação desses líquidos.
Se não tem porque existem infraestruturas com carregadores rápidos ?
https ://www.publico.pt/2025/09/09/enter/noticia/portugal-ja-ha-carregador-1-megawatt-europa-2146530
Mas já existe, em Fátima há infraestrutura para 6 destes, em Mealhada para outros 10, Leiria para cerca de 20.
Para quem diz que não é possível, a Iberdrola acabou de instalar um carregador de 1 MW em Fernão Ferro, tem 2 cabos, com um carro carrega até 600 KW, e com 2 carros até 500 kW cada carro.
De excesso em excesso até que…
Até que duram mais que os a combustão, como já se confirmou.
Não se esqueça, carro com tanque grande é porque gasta mais, tal como carro com bateria grande….
Mas há milhões de EVs com amis de 2o anos a circular? Essa é nova.
Acho que o EV do Jay Leno de 1909, da marca Baker Electric tem um pouco mais que isso.
Tenho um, um pouco mais moderno com 12.
Que interessa se há ou não com mais de 20 anos, é preciso 20 anos para atestar a duração de um veículo ?
Tu é que queres que assim seja.
Não, são os números assim o dizem, tem por aqui mais que um artigo sobre isso.
“…canal EV.com…”
Tudo dito
“…com uma bateria LFP…”
Lol, na feira da ladra fazem melhor eheheh
Lá veem os velhos do Restelo com as suas teorias do desastre… A corrente numa linha de AT 15kV , que são as linhas mais básicas que há, e que pode ver por todo o lado a abastecer PTs , é de cerca de 38A , muito baixa para o que suportam essas linhas, isto para abastecer 1MW continuo, o que não é o caso porque 1Mw é só durante 5min.
Não entendi ? Qual a dúvida ? Desde sempre que as lfp são as mais rápidas a carregar, há precisamente 19 anos recebia eu as primeiras baterias que carregavam em dos 0 – 80% em 5 minutos.
https://www.helifreak.com/showthread.php?t=47385
A mesma informacao também está no youtube
Mas não deve estar no TikTok pois é o local das suas fontes credíveis.