PplWare Mobile

Maior grupo parlamentar europeu quer rever a proibição dos motores de combustão

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Rodrigo says:

    Ainda bem que a esquerda cada vez perde mais poder na UE a ver se isto melhora, pois eu sou a favor dos eléctricos mas também sou a favor que as empresas possam na mesma fazer automóveis a combustão e o cliente no final é que decide pois existe mercado para os 2 tipos de automóvel.

  2. Antonio Duarte says:

    Alguém acordou para a realidade. Eliminar os carros a gasolina e gasoleo seria um dos maiores erros da humanidade !!!
    Os EVs são o futuro e concordo, mas forçar isto na população é um ERRO !!!!!!!!!!!
    O mercado deve “vender” os EVs e não so governos .

  3. Aves says:

    Então o que se ficou a saber:
    – Que o PPE pretende “rever a proibição de motores de combustão” para além de 2035 e “desenvolver tecnologia de ponta” para essa mesma tecnologia. Mas não disse como. Ninguém tem a mínima ideia se inclui os motores a gasolina e a gasóleo.
    – Mas inclui por certo os motores de combustão a e-fuel, o que não é novidade nenhuma porque a Alemanha e um grupo de países já tinha conseguido que fossem excecionados. Mas isto é uma falsa questão, visto que não há perspetivas de poder ser produzido a preços aceitáveis para uso general.

    • Yamahia says:

      Vai haver motores tradicionais após 2035 com gasóleo e gasolina e como já estava salvaguardado, vai haver e-fuels q não arrancam com gasolina e gasóleo.
      No entanto o carro tradicional vai poder funcionar com as 3 opções.
      Aliás isso já estava no programa do partido antes das eleições e foi um factor determinante para a influência do mesmo ter aumentado ao ponto de não precisar de alianças para poder fazer valer as suas convicções.

      • JL says:

        Exato, espero que finalmente essa mania de quererem acabar com o motor a combustão já lhe tenha acabado..

      • Aves says:

        A partir de 2035 vai haver motores tradicionais a gasóleo e gasolina – os que havia antes. A partir de 2035 não podem ser vendidos veículos novos.
        O PPE não é um partido é um grupo parlamentar do PE. Em que programas de que partidos, de cada país (em Portugal, o PSD e o CDS) é que estava o que dizes?
        O Partido Popular Europeu (PPE) venceu as eleições europeias com 184 lugares, mais 47 do que os socialistas e sociais-democratas. Para a aprovação de qualquer política, como para a eleição dos principais dirigentes europeus são precisos acordos entre o PPE, os socialistas e os liberais.

    • FM says:

      Para ti os autores dos artigos devem ser uns incompetentes que não sabem nada…..pois tens sempre que mostrar a tu sapiência. Já agora, reparas-te que ninguém já t suporta, mas insistes.

  4. rui says:

    A medida é irrelevante, em 2035 as vendas de combustão serão nicho, ninguém já os vai querer a não ser um ou outro para fins recreativos…

    • Outro trolha says:

      So nao querem carros a combustao se eles forem proibidos ou os impsotos forem agravados. Arroz de cabidela pode ser muito bom, mas metade das pessoas nem lhe toca. O mesmo acontece com esses carros a pilhas.

      • JL says:

        Na existem carros a pilhas por cá, nem está previsto serem vendidos…

        • Outro trolha says:

          https://thumbs.dreamstime.com/b/new-formfactor-tesla-lithium-battery-cell-st-petersburg-russia-january-pack-design-update-239026958.jpg

          As células da bateria de litio da tela sao um bocado parecidas com pilhas. Peco desculpa pela confusao.

          • JL says:

            Exato, obrigado por provar que afinal não existem cá carros a pilhas.

            Caso não saiba existe uma marca de pilhas que se chama Tesla.

            Isso não são pilhas de lítio, são pilhas não recarregáveis de 1.5 volts.

            Mas ok, já entendemos que você nem de automóveis entende.

        • IMF says:

          JL

          Já aprendeste a lei fundamental da conservação de energia??

          Ou ainda achas que as baterias carregadas é o mesmo que vazias?

          É que nem o peso é o mesmo!

          És um vendedor ignorante, que vende carros elétricos, mas não percebe nada deles, das tangas aos clientes é isso.

          • JL says:

            Aprendi, e muito bem.

            Eu não acho nada, e já expliquei qual é a diferença de carrega e descarregada.

            Então uma bateria carregada pesa mais ? LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

            Eu sou vendedor de sw/fw, deixe de ser ignorante e idiota.

          • IMF says:

            Estás a ver como és ignorante, pois pesa mais.

            Embora seja um aumento de peso desprezível, há diferença de peso carregada de descarregada.

            Se ela tem mais energia contida nela, por sua vez vai ter mais massa é simples.

            Mas Google it

            Mais uma que estás a aprender contigo.

            Outra, é nos detalhes que se percebe, quem percebe do que fala, ou daqueles que são curiosos mas não percebem nada.

            Como tu

          • JL says:

            Loooooooooooolll

            Enfim, o que inventam só por serem fanáticos por veículos obsoletos.

            Aprender não, a chorar de tanto rir. Lol

            Consigo nem foi preciso ver detalhes, bastou escrever as primeiras linhas para entender, que diz que os electrões pesam. Looooool

      • Bigorna de Aço says:

        Tal e qual… Pode ser maravilhoso, mas se eu não quero carros a pilhas, porque hei-de ser obrigado a ter?

        • JL says:

          Nem pode ter, cá não existem à venda.

        • rui says:

          A questão é essa, não será necessário obrigar, até 2035 qualquer viatura eletrica será superior em tudo em relação a um combustão, a começar no preço.

          • Mário says:

            E com isto a barragem do alto lindoso está outra vez vazia em pleno verão….passou de 96% de capacidade em abril para 50% agora…. turbinar turbinar turbinar… há que produzir energia verde, azul, ás riscas, malhada.

          • JL says:

            @Mário
            Então e querem soluções que gastam muito mais ? não entendo então…

          • JL says:

            Curioso sobre essa barragem porque em 10 anos, o nivel mais baixo que teve foi em plena pandemia, Maio de 2022 com cerca de 15 %

          • rui says:

            Sim, porque produzir e distribuir gasolina nem usa energia tambem…
            A questão da energia vai sempre acontecer, temos é de reforçar a capacidade de produção e armazenagem de outros metodos, como solar com o apoio de baterias por exemplo e possivelmente mais eolico para apoiar a noite…
            tambem ajudava se houvese a possibilidade de termos isto em nossas casas sem grandes burocracias…

    • Yamahia says:

      Vai sonhando @Rui. O que se verifica é que cada vez menos querem elektros.

    • TdSR says:

      Já só faltam 10 anos. Os elétricos ganharam muito pouco tração mesmo com N incentivos. Agora as vendas estão a cair a pique.
      Daqui a 50 anos ainda haverá CI e Híbridos.

      • JL says:

        Ainda bem, assim vamos ter sempre alguém para pagar impostos…

        • Sergio S says:

          Eu acho piada, se os elétricos são tão bons tão bons que resolvem 200% dos males deste mundo, porque é que os sucessivos governos têm de subsidiar a sua compra? Faz lembrar os que se queixam do RSI, mas quando o Estado dá 1 eurozito vão lá logo buscá-lo.

          • JL says:

            Simples, porque são mais caros.

            A mim faz-me lembrar os mesmos incentivos, que ainda os querem meter nos a combustão para a troca de veículos velhos, ou não se lembra do incentivo à troca ?

          • Mario says:

            São mais caros? Sabe o que dizia o padre da minha freguesia? Quem quer luxos paga-os.

          • JL says:

            São.

            Os de luxo não têm direito.

          • Mário says:

            @rui, um leaf por 7K e depois gasta 12K numa bateria nova… Parece me bom negócio.

          • JL says:

            E porque não gasta antes 3 a 4 mil ?

            Você é como o Yamahia ? Compra sempre o mais caro ?

          • JL says:

            Já agora porque precisa de mudar de bateria ? Quando compra um carro em segunda mão também lhe muda as peças mais caras ?

          • Mario says:

            @JL, quando compra um carro a combustão parte do principio que a correia de distribuição está em boas condições? Parece que sim.
            Ah já sei, como vendedor é daqueles que diz “está impacábel, e depois vai-se a ver e está tudo atado por arames”.
            Um leaf por 7K qual é o desgaste da bateria? Por esse preço, deve ser aí de 50%
            Diga-me onde há baterias a 2K que compro 4 ou 5 para revender.

          • JL says:

            Então mas segundo a sua ideia tem de mudar as partes caras, relembro que a parte cara é o motor, e custa mais que uma bateria.

            E não posso assumir que quando compro, tal como comprei vários ve em segunda mão a bateria está boa ? é que até é bem mais fácil testar uma bateria do que um motor a combustão.

            Qual é ? vai ao carro e vê, se não sabe ver, pergunta a quem saiba, é que esses dados são bem visiveis nalguns carros, no caso do leaf até se vê no painel, e noutros basta ligar um simples adaptador obd para verificar.

        • Mario says:

          Experimente comprar um Eletro com um ordenado mínimo… mas é facil olhar para o nosso umbigo e mandar os outros pastar…
          Claro que vai dizer que pode pedir um empréstimo ou deixar de comer, só para mostrar que é um pseudo amigo do ambiente.

          • JL says:

            Ao longo do tempo custa menos que um a combustão já que parte do ordenado mínimo vai para os árabes.

            Quem está a olhar para o próprio umbigo é o Mário, onde só são válidas as opções de acordo com o seu umbigo.

          • rui says:

            Honestamente, alguem que ganhe salário minimo não tem dinheiro seja para o que for, mas respondendo a tua pergunta tens o Kia Soul por 13k€ ou o Nissan Leaf por 7k€, sendo o primeiro 180€ por mês de crédito e o segundo 100€ mês, mas tambem tens poucas opções de jeito a gasolina e disel nem vale a pena falar pois por esses valores é só cancros com 400k km…

          • Mário says:

            E nos elétricos 90% do salário vai para os chineses, nas baterias, nos painéis, nos componentes… É a diferença.
            Eu prefiro dar dinheiro a arabes do que a chineses.

            E já agora que é tão moralista…. Não devíamos processar a UE porque nos finais dos anos 90 andaram a apregoar que o diesel era mais amigo do ambiente e como tinha menos consumo poluia menos….. E agora o diesel já não presta, o elétrico é que é bom. Daqui a 30 anos, o elétrico não presta e vamos todos andar de bicicleta…

            E já agora gostei de ver hoje na A28 um EQE 350 a 80kmh e de vidro aberto… Até tive pena do senhor.. que devia mal ter dinheiro para comer.

          • JL says:

            Se prefere, então não reclame com o Costa.

            Eu moralista ? Você é que está a ser moralista, não eu.

            Eles nunca apregoaram isso.

            Pois viu, deve ser sonhado outra vez.

          • Mário says:

            Olhe que sim JL, porque é que se deu a dieselizaçao do parque automóvel no início do milénio?
            Como explica e já foi várias vezes afirmado pela Toyota que os motores diesel evoluíram imenso, enquanto os a gasolina não evoluíram a par com estes….
            Mas vá você tem a razão do seu lado só para ficar satisfeito. .
            Eu não reclamo com o Costa porque nem votei nele.

          • JL says:

            Porque lhe deram incentivos, e ainda dão, a malta que anda a gasolina anda a pagar a diferença de custo do gasóleo.

            Tem razão, não é com o costa é com o Montenegro, loool

            https://pplware.sapo.pt/motores/combustiveis-precos-vao-subir-pela-quarta-semana-consecutiva/#comment-3478461

          • Mario says:

            E continua a malta dos combustiveis fosseis a subsidiar os eletricozinhos. Ou como um influencer lhe chamava… os carros dos beneficios sociais… Ah o socialismo isto, o socialismo aquilo, mas quando o Costa acenou com os 4000€ ou lá o que foi, vai tudo a correr!

  5. Outro trolha says:

    Em portugues pilha e bateria sao sinonimos!

    • JL says:

      Errado, uma bateria é um conjunto de elementos, sejam eles primários ou secundários.

      Em Português pilha refere-se a elementos primários, que pela sua definição não são recarregáveis.

      Mas volto a dizer, existem sim carros a pilhas, há que saber identifica-los.

    • Realista says:

      Mas também é relativo a um monte de coisas sobre as outras, exemplo “pilha de roupa” ou estar muito agitado, exemplo “estar numa pilha de nervos”…

      Qual é o problema em especificar?

  6. Carlos Teixeira says:

    O meu puto está sempre a pedir-me para trocar as pilhas ao telecomandado. Não quero isso para mim… Sacuda-se!

  7. Grunho says:

    Quem havia de ser! Os mesmos que querem acabar com a mobilidade limpa e grátis das bicicletas e trotinetes. E pelas mesmas razões! A direita conservadora e reacionária e a extrema direita negacionista do aquecimento global são financiadas pelo lobby petrolífero e automóvel. São os tentáculos deles que estão por detrás disto e está em jogo uma fatia colossal do PIB europeu. Portanto, oh, não interessam o ar das cidades empestado pelos escapes, nem os fogos, nem as inundações, nem as secas prolongadas e extremas, nem as vagas de calor, nem os mortos causados por todas essas desgraças. Alguns até eram uns otários que adoravam o rugido dos motores e o cheiro dos escapes, coitados, morrem felizes. O importante é que floresça sempre o negócio dos carros e dos combustíveis. Para isso todos os esquemas crapulosos são bons. “Político, diz-me aí o teu preço, que eu cubro sempre o lanço!”

    • Mário says:

      Tanto o petróleo como a mineração para fazer elétricos tem um impacto extremamente negativo no ambiente. A Aposta devia passar em reduzir o número de automoveis e promover o transporte coletivo, agora se trocamos os a combustão por elétrico… só estamos a trocar de dores de cabeça, porque o problema vai lá estar na mesma… Em nome do ambiente, a barragem do lindoso já queimou 45% da sua capacidade de água de abril até hoje, isso não é problema… só para gerar energia verde.

      • JL says:

        Comece por dar o exemplo, mandar os outros é fácil.

      • Grunho says:

        Produzir eléctricos em vez de carros a combustão é sempre um mal menor. O eléctrico sai da fábrica com uma dívida ambiental cerca de 1100 litros gasóleo a mais que os de combustão, mas depois compensa isso em poucas dezenas de milhares de quilómetros. Um carro de combustão médio vomita sempre 15 kgs de CO2 aos 100 kms. A aposta devia er passar por reduzir o número de automóveis eléctricos, ou obrigá-los a pesar menos, e não por continuar a admitir os de combustão em paridade, como se fossem tão limpos como os eléctricos. E tal como está o transporte colectivo, a função dele é justificar o uso do automóvel na cidade. Portanto o que aos crápulas do lobby automóvel interessa é que seja o mais rasca possível, é para isso que eles trabalham. E antes do transporte colectivo ainda vem a mobilidade 100% limpa e grátis das bicicletas e trotinetes, mas isso a direita reaccionária não deixa mesmo, e faz tudo por reduzir a zero. Havemos de os ver a prender pessoas por andar de trotinete e não pagar tributo à máfia do automóvel.

  8. Nirelle says:

    Sempre achei que seria um grande erro proibir os carros a combustão. O e-fuel é um substituto dos combustíveis fosseis sendo o único problema o preço por litro.

  9. TdSR says:

    Os governantes queriam tapar os olhos dos consumidores mas foi sol de pouca dura. Finalmente o consumidor final abriu os olhos e não compra elétrico. CI e Híbridos continuam a ser uma melhor opção para todos.
    E com os benefícios fiscais a irem de vela…ainda piora mais o caso para os fanáticos dos elétricos.

    • JL says:

      Tanto que compra que continuam a aumentar as vendas, a sua negação é que já é repetida demais.

      O fanático do eléctrico é o secalharya, alias, fanático do Elon Musk.

    • JL says:

      Já agora, a sua adorada continua na frente, as suas previsões cada vez estão mais erradas.

      https: //expresso.pt/economia/transportes/2024-07-02-carros-eletricos-volkswagen-cai-quase-50-byd-soma-e-segue-e-tesla-mantem-lideranca-8c9aa51f

    • Grunho says:

      CI e Híbridos já só são opção para a burguesia exploradora dos 5% de cima. Para o proletariado e classe média assalariada a opção é gastar até ao fim o carro que têm, quando têm, mobilidade grátis ou, quando ele existe, o transporte público rasca que a direita reacionária permite, para não estragar o negócio aos sem vergonhas do lobby automóvel.

  10. Ken says:

    Tão e esta ideia mirabolante. Em vez de andarmos com E10 ou E5, que tal passarmos pa E85 ou até mesmo E100 ?!?

    Continuamos com os classicos a usar E5/E10 mas obrigamos os carros novos a suportarem pelo menos E85 tendo de ser E100 tipo 10/15 anos depois. Não precisam necessariamente de ser combustíveis sintéticos mas sim combustiveis carbónicamente neutros…

  11. Mário says:

    Eu gosto é de ver a malta dos elétricos com 35 graus de temperatura exterior, como ontem no Porto, e tudo de vidro aberto….
    Faz lembrar a minha avó… “oh filho não ligues a luz que isso gasta”

    • JL says:

      Mas isso é o normal é nos a combustão, mais um que não sabe identificar os carros.

      • Mario says:

        Só vejo isso nos elétricos! Para poipar a bataria e gabar-se que fez 10kwh aos 100, carregado com os 20 paineis que tem no telhado.

        • JL says:

          Eu só vejo isso nos a combustão. É que esses nem têm essa hipótese, a não ser reclamar do preço daquilo que tanto defender, que também é o seu caso.

          • Mário says:

            Por acaso não. Não reclamo. Apenas sou cético, nada mais.
            Deve pensar que o kWh vai continuar barato baratinho como até agora…
            Voce usa mais petróleo do que aquilo que pensa….e vá dar dinheiro aos chineses para as baterias, que são super eco friendly

          • JL says:

            Tanto que reclamou no artigo próprio.

            Por acaso está cada vez mais barato, mas não estou preocupado com isso.

            Eu disse que não usava ? Já que já sabe tanto então quanto uso ?

            Pelo menos zelo pela sua existência.

            Não fui dar dinheiro nenhum aos chineses.

    • Outro trolha says:

      a tua avo tinha toda a razao. As luzes incandescentes gastavam que nao era brincadeira.

  12. Adolfo Dias says:

    Incha Greta

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.