Maior grupo parlamentar europeu quer rever a proibição dos motores de combustão
Após as eleições, aquele que é o maior grupo de deputados do Parlamento Europeu, o Partido Popular Europeu, parece apoiar a isenção dos e-fuels da proibição dos motores de combustão prevista para 2035.
O Partido Popular Europeu reuniu o maior número de votos entre os grupos do Parlamento, nas últimas eleições, agrupando 188 do total de 720 deputados. Este, que é o maior grupo de legisladores desta instituição da União Europeia (UE), vai tentar enfraquecer a eliminação progressiva dos automóveis com emissões de carbono prevista para 2035, segundo o rascunho de um documento.
Nos últimos dias, nas jornadas parlamentares do partido, que estão a ter lugar em Portugal, os deputados do Partido Popular Europeu têm discutido as prioridades políticas para o próximo mandato de cinco anos do Parlamento Europeu.
Num rascunho visto pela Reuters e citado pelo Automotive News Europe, uma das prioridades passa por "rever as regras de redução de CO2 para os novos automóveis e vans, de modo a permitir a utilização de combustíveis alternativos com emissões zero para além de 2035".
De facto, a Comissão Europeia já havia sugerido uma via legal para a venda de novos carros que funcionem com e-fuels, ou seja, combustíveis sintéticos que podem ser usados num carro com motor de combustão, em vez dos fósseis. Esta sugestão surgiu na sequência de uma exigência alemã.
O Partido Popular Europeu não especificou de que forma pretende alterar a política de CO2 dos automóveis, não sendo conhecidos pormenores oficiais. O documento acrescenta, contudo, que o grupo pretende "rever a proibição dos motores de combustão e desenvolver tecnologia de ponta para os motores de combustão".
Se esse enfraquecimento for bem-sucedido, as fabricantes de automóveis poderão continuar a vender carros com motores de combustão. Além disso, poderão criar uma geração de veículos para funcionar, apenas, com combustíveis certificados como neutros em termos de CO2 e equipados com tecnologia que impede o seu arranque quando abastecidos com gasolina ou gasóleo.
Ainda bem que a esquerda cada vez perde mais poder na UE a ver se isto melhora, pois eu sou a favor dos eléctricos mas também sou a favor que as empresas possam na mesma fazer automóveis a combustão e o cliente no final é que decide pois existe mercado para os 2 tipos de automóvel.
Finalmente uma opinião coeerente, existe espaço para os 2 tipos de automoveis, não vale a pena andar a dizer que um é melhor que o outro.
Ainda bem que ainda há gente com descernimento…
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Boa @Rodrigo. Estás lá.
Curiosamente já a respeito da opção gasóleo/gasolina a direita reacionária já não fala na mesma lógica de imposto igual “e depois o mercado que decida”. Nada disso: gasóleo é só para carros caros e de alta cilindrada e depois é fiscalmente subsidiado à pala dos consumidores de gasolina de fracos recursos económicos.
Irá haver vários tipos de energia no futuro.
Não será 100% elétricos como alguns iluminados diziam. Felizmente o Musk só enganou alguns.
Curioso porque todas elas se vão basear em eléctricidade, isso deve-lhe estar a dar a volta ao estomago.
Entretanto: https://www.jornaldenegocios.pt/economia/europa/detalhe/tarifas-de-bruxelas-aos-eletricos-chineses-vao-ate-aos-376
Calma, daqui a pouco vão incentivar os a combustão, como foi quase sempre. Lol
Elétrico não compensa e polui mais.
Então prove lá que polui mais ? e já agora porque não compensa, ou isso vem apenas da veia da negação ?
Basta ver o relatório da Volvo, o único que compara alhos com alhos. Se compensa ou não isso é outra história.
Qual ? aquele que refere que produzem atualmente o carro com menores emissões alguma vez produzido ? o EX30 ?
E esse relatório antigo referia que no nosso mix a poluição a mais era paga em 47 a 70 mil kms.
Alguém acordou para a realidade. Eliminar os carros a gasolina e gasoleo seria um dos maiores erros da humanidade !!!
Os EVs são o futuro e concordo, mas forçar isto na população é um ERRO !!!!!!!!!!!
O mercado deve “vender” os EVs e não so governos .
Então não entendo porque os governos andaram sempre a vender ICE’s…
Onde?
Na Europa, dando incentivos, tal como acontece até hoje.
Bem, paguei o meu sem incentivos, inclusive o IA, e continuo a pagar IUC…
Devo ter tido azar!
Mas eles existem.
Eu também paguei IUC de um eléctrico durante muito tempo.
Falácia. Não andaram “sempre”, há incentivos fiscais específicos, da mesma forma que existem e vão continuar a existir para EV.
A mama dos elétricos está a acabar. E mesmo assim só era 5-10% do mercado. Agora está a cair a pique.
Os privados querem CI e híbridos.
é Acabar com os carros todos e passamos todos a andar de cavalo e de burro outra vez. Por mim é avançar!
Então o que se ficou a saber:
– Que o PPE pretende “rever a proibição de motores de combustão” para além de 2035 e “desenvolver tecnologia de ponta” para essa mesma tecnologia. Mas não disse como. Ninguém tem a mínima ideia se inclui os motores a gasolina e a gasóleo.
– Mas inclui por certo os motores de combustão a e-fuel, o que não é novidade nenhuma porque a Alemanha e um grupo de países já tinha conseguido que fossem excecionados. Mas isto é uma falsa questão, visto que não há perspetivas de poder ser produzido a preços aceitáveis para uso general.
Vai haver motores tradicionais após 2035 com gasóleo e gasolina e como já estava salvaguardado, vai haver e-fuels q não arrancam com gasolina e gasóleo.
No entanto o carro tradicional vai poder funcionar com as 3 opções.
Aliás isso já estava no programa do partido antes das eleições e foi um factor determinante para a influência do mesmo ter aumentado ao ponto de não precisar de alianças para poder fazer valer as suas convicções.
Exato, espero que finalmente essa mania de quererem acabar com o motor a combustão já lhe tenha acabado..
A partir de 2035 vai haver motores tradicionais a gasóleo e gasolina – os que havia antes. A partir de 2035 não podem ser vendidos veículos novos.
O PPE não é um partido é um grupo parlamentar do PE. Em que programas de que partidos, de cada país (em Portugal, o PSD e o CDS) é que estava o que dizes?
O Partido Popular Europeu (PPE) venceu as eleições europeias com 184 lugares, mais 47 do que os socialistas e sociais-democratas. Para a aprovação de qualquer política, como para a eleição dos principais dirigentes europeus são precisos acordos entre o PPE, os socialistas e os liberais.
Para ti os autores dos artigos devem ser uns incompetentes que não sabem nada…..pois tens sempre que mostrar a tu sapiência. Já agora, reparas-te que ninguém já t suporta, mas insistes.
A medida é irrelevante, em 2035 as vendas de combustão serão nicho, ninguém já os vai querer a não ser um ou outro para fins recreativos…
So nao querem carros a combustao se eles forem proibidos ou os impsotos forem agravados. Arroz de cabidela pode ser muito bom, mas metade das pessoas nem lhe toca. O mesmo acontece com esses carros a pilhas.
Na existem carros a pilhas por cá, nem está previsto serem vendidos…
https://thumbs.dreamstime.com/b/new-formfactor-tesla-lithium-battery-cell-st-petersburg-russia-january-pack-design-update-239026958.jpg
As células da bateria de litio da tela sao um bocado parecidas com pilhas. Peco desculpa pela confusao.
Exato, obrigado por provar que afinal não existem cá carros a pilhas.
Caso não saiba existe uma marca de pilhas que se chama Tesla.
Isso não são pilhas de lítio, são pilhas não recarregáveis de 1.5 volts.
Mas ok, já entendemos que você nem de automóveis entende.
JL
Já aprendeste a lei fundamental da conservação de energia??
Ou ainda achas que as baterias carregadas é o mesmo que vazias?
É que nem o peso é o mesmo!
És um vendedor ignorante, que vende carros elétricos, mas não percebe nada deles, das tangas aos clientes é isso.
Aprendi, e muito bem.
Eu não acho nada, e já expliquei qual é a diferença de carrega e descarregada.
Então uma bateria carregada pesa mais ? LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL
Eu sou vendedor de sw/fw, deixe de ser ignorante e idiota.
Estás a ver como és ignorante, pois pesa mais.
Embora seja um aumento de peso desprezível, há diferença de peso carregada de descarregada.
Se ela tem mais energia contida nela, por sua vez vai ter mais massa é simples.
Mas Google it
Mais uma que estás a aprender contigo.
Outra, é nos detalhes que se percebe, quem percebe do que fala, ou daqueles que são curiosos mas não percebem nada.
Como tu
Loooooooooooolll
Enfim, o que inventam só por serem fanáticos por veículos obsoletos.
Aprender não, a chorar de tanto rir. Lol
Consigo nem foi preciso ver detalhes, bastou escrever as primeiras linhas para entender, que diz que os electrões pesam. Looooool
Tal e qual… Pode ser maravilhoso, mas se eu não quero carros a pilhas, porque hei-de ser obrigado a ter?
Nem pode ter, cá não existem à venda.
A questão é essa, não será necessário obrigar, até 2035 qualquer viatura eletrica será superior em tudo em relação a um combustão, a começar no preço.
E com isto a barragem do alto lindoso está outra vez vazia em pleno verão….passou de 96% de capacidade em abril para 50% agora…. turbinar turbinar turbinar… há que produzir energia verde, azul, ás riscas, malhada.
@Mário
Então e querem soluções que gastam muito mais ? não entendo então…
Curioso sobre essa barragem porque em 10 anos, o nivel mais baixo que teve foi em plena pandemia, Maio de 2022 com cerca de 15 %
Sim, porque produzir e distribuir gasolina nem usa energia tambem…
A questão da energia vai sempre acontecer, temos é de reforçar a capacidade de produção e armazenagem de outros metodos, como solar com o apoio de baterias por exemplo e possivelmente mais eolico para apoiar a noite…
tambem ajudava se houvese a possibilidade de termos isto em nossas casas sem grandes burocracias…
Vai sonhando @Rui. O que se verifica é que cada vez menos querem elektros.
Já só faltam 10 anos. Os elétricos ganharam muito pouco tração mesmo com N incentivos. Agora as vendas estão a cair a pique.
Daqui a 50 anos ainda haverá CI e Híbridos.
Ainda bem, assim vamos ter sempre alguém para pagar impostos…
Eu acho piada, se os elétricos são tão bons tão bons que resolvem 200% dos males deste mundo, porque é que os sucessivos governos têm de subsidiar a sua compra? Faz lembrar os que se queixam do RSI, mas quando o Estado dá 1 eurozito vão lá logo buscá-lo.
Simples, porque são mais caros.
A mim faz-me lembrar os mesmos incentivos, que ainda os querem meter nos a combustão para a troca de veículos velhos, ou não se lembra do incentivo à troca ?
São mais caros? Sabe o que dizia o padre da minha freguesia? Quem quer luxos paga-os.
São.
Os de luxo não têm direito.
@rui, um leaf por 7K e depois gasta 12K numa bateria nova… Parece me bom negócio.
E porque não gasta antes 3 a 4 mil ?
Você é como o Yamahia ? Compra sempre o mais caro ?
Já agora porque precisa de mudar de bateria ? Quando compra um carro em segunda mão também lhe muda as peças mais caras ?
@JL, quando compra um carro a combustão parte do principio que a correia de distribuição está em boas condições? Parece que sim.
Ah já sei, como vendedor é daqueles que diz “está impacábel, e depois vai-se a ver e está tudo atado por arames”.
Um leaf por 7K qual é o desgaste da bateria? Por esse preço, deve ser aí de 50%
Diga-me onde há baterias a 2K que compro 4 ou 5 para revender.
Então mas segundo a sua ideia tem de mudar as partes caras, relembro que a parte cara é o motor, e custa mais que uma bateria.
E não posso assumir que quando compro, tal como comprei vários ve em segunda mão a bateria está boa ? é que até é bem mais fácil testar uma bateria do que um motor a combustão.
Qual é ? vai ao carro e vê, se não sabe ver, pergunta a quem saiba, é que esses dados são bem visiveis nalguns carros, no caso do leaf até se vê no painel, e noutros basta ligar um simples adaptador obd para verificar.
Experimente comprar um Eletro com um ordenado mínimo… mas é facil olhar para o nosso umbigo e mandar os outros pastar…
Claro que vai dizer que pode pedir um empréstimo ou deixar de comer, só para mostrar que é um pseudo amigo do ambiente.
Ao longo do tempo custa menos que um a combustão já que parte do ordenado mínimo vai para os árabes.
Quem está a olhar para o próprio umbigo é o Mário, onde só são válidas as opções de acordo com o seu umbigo.
Honestamente, alguem que ganhe salário minimo não tem dinheiro seja para o que for, mas respondendo a tua pergunta tens o Kia Soul por 13k€ ou o Nissan Leaf por 7k€, sendo o primeiro 180€ por mês de crédito e o segundo 100€ mês, mas tambem tens poucas opções de jeito a gasolina e disel nem vale a pena falar pois por esses valores é só cancros com 400k km…
E nos elétricos 90% do salário vai para os chineses, nas baterias, nos painéis, nos componentes… É a diferença.
Eu prefiro dar dinheiro a arabes do que a chineses.
E já agora que é tão moralista…. Não devíamos processar a UE porque nos finais dos anos 90 andaram a apregoar que o diesel era mais amigo do ambiente e como tinha menos consumo poluia menos….. E agora o diesel já não presta, o elétrico é que é bom. Daqui a 30 anos, o elétrico não presta e vamos todos andar de bicicleta…
E já agora gostei de ver hoje na A28 um EQE 350 a 80kmh e de vidro aberto… Até tive pena do senhor.. que devia mal ter dinheiro para comer.
Se prefere, então não reclame com o Costa.
Eu moralista ? Você é que está a ser moralista, não eu.
Eles nunca apregoaram isso.
Pois viu, deve ser sonhado outra vez.
Olhe que sim JL, porque é que se deu a dieselizaçao do parque automóvel no início do milénio?
Como explica e já foi várias vezes afirmado pela Toyota que os motores diesel evoluíram imenso, enquanto os a gasolina não evoluíram a par com estes….
Mas vá você tem a razão do seu lado só para ficar satisfeito. .
Eu não reclamo com o Costa porque nem votei nele.
Porque lhe deram incentivos, e ainda dão, a malta que anda a gasolina anda a pagar a diferença de custo do gasóleo.
Tem razão, não é com o costa é com o Montenegro, loool
https://pplware.sapo.pt/motores/combustiveis-precos-vao-subir-pela-quarta-semana-consecutiva/#comment-3478461
E continua a malta dos combustiveis fosseis a subsidiar os eletricozinhos. Ou como um influencer lhe chamava… os carros dos beneficios sociais… Ah o socialismo isto, o socialismo aquilo, mas quando o Costa acenou com os 4000€ ou lá o que foi, vai tudo a correr!
Em portugues pilha e bateria sao sinonimos!
Errado, uma bateria é um conjunto de elementos, sejam eles primários ou secundários.
Em Português pilha refere-se a elementos primários, que pela sua definição não são recarregáveis.
Mas volto a dizer, existem sim carros a pilhas, há que saber identifica-los.
Eu tenho pilhas recarregáveis da Duracell looolooolool
Que são acumuladores, só lhe chamam pilhas porque servem para subsituir as tradicionais pilhas.
Mas também é relativo a um monte de coisas sobre as outras, exemplo “pilha de roupa” ou estar muito agitado, exemplo “estar numa pilha de nervos”…
Qual é o problema em especificar?
O meu puto está sempre a pedir-me para trocar as pilhas ao telecomandado. Não quero isso para mim… Sacuda-se!
Meta pilhas recarregaveis e tem o problema resolvido.
Exacto pilhas recarregáveis são pilhas.
Exato, ninguém disse o contrário.
Se fosse a namorada era pior.
Quem havia de ser! Os mesmos que querem acabar com a mobilidade limpa e grátis das bicicletas e trotinetes. E pelas mesmas razões! A direita conservadora e reacionária e a extrema direita negacionista do aquecimento global são financiadas pelo lobby petrolífero e automóvel. São os tentáculos deles que estão por detrás disto e está em jogo uma fatia colossal do PIB europeu. Portanto, oh, não interessam o ar das cidades empestado pelos escapes, nem os fogos, nem as inundações, nem as secas prolongadas e extremas, nem as vagas de calor, nem os mortos causados por todas essas desgraças. Alguns até eram uns otários que adoravam o rugido dos motores e o cheiro dos escapes, coitados, morrem felizes. O importante é que floresça sempre o negócio dos carros e dos combustíveis. Para isso todos os esquemas crapulosos são bons. “Político, diz-me aí o teu preço, que eu cubro sempre o lanço!”
Tanto o petróleo como a mineração para fazer elétricos tem um impacto extremamente negativo no ambiente. A Aposta devia passar em reduzir o número de automoveis e promover o transporte coletivo, agora se trocamos os a combustão por elétrico… só estamos a trocar de dores de cabeça, porque o problema vai lá estar na mesma… Em nome do ambiente, a barragem do lindoso já queimou 45% da sua capacidade de água de abril até hoje, isso não é problema… só para gerar energia verde.
Comece por dar o exemplo, mandar os outros é fácil.
E dou… uso comboio, bicicleta, autocarro, metro,sempre que posso. E reduzo viagens não necessárias ao máximo.
Claro que sim, pelo menos quando está na internet.
E pode ? afinal no outro post não podia usar ?
Produzir eléctricos em vez de carros a combustão é sempre um mal menor. O eléctrico sai da fábrica com uma dívida ambiental cerca de 1100 litros gasóleo a mais que os de combustão, mas depois compensa isso em poucas dezenas de milhares de quilómetros. Um carro de combustão médio vomita sempre 15 kgs de CO2 aos 100 kms. A aposta devia er passar por reduzir o número de automóveis eléctricos, ou obrigá-los a pesar menos, e não por continuar a admitir os de combustão em paridade, como se fossem tão limpos como os eléctricos. E tal como está o transporte colectivo, a função dele é justificar o uso do automóvel na cidade. Portanto o que aos crápulas do lobby automóvel interessa é que seja o mais rasca possível, é para isso que eles trabalham. E antes do transporte colectivo ainda vem a mobilidade 100% limpa e grátis das bicicletas e trotinetes, mas isso a direita reaccionária não deixa mesmo, e faz tudo por reduzir a zero. Havemos de os ver a prender pessoas por andar de trotinete e não pagar tributo à máfia do automóvel.
Sempre achei que seria um grande erro proibir os carros a combustão. O e-fuel é um substituto dos combustíveis fosseis sendo o único problema o preço por litro.
O preço tem a ver com o grande requisito de energia que têm.
Os governantes queriam tapar os olhos dos consumidores mas foi sol de pouca dura. Finalmente o consumidor final abriu os olhos e não compra elétrico. CI e Híbridos continuam a ser uma melhor opção para todos.
E com os benefícios fiscais a irem de vela…ainda piora mais o caso para os fanáticos dos elétricos.
Tanto que compra que continuam a aumentar as vendas, a sua negação é que já é repetida demais.
O fanático do eléctrico é o secalharya, alias, fanático do Elon Musk.
Já agora, a sua adorada continua na frente, as suas previsões cada vez estão mais erradas.
https: //expresso.pt/economia/transportes/2024-07-02-carros-eletricos-volkswagen-cai-quase-50-byd-soma-e-segue-e-tesla-mantem-lideranca-8c9aa51f
CI e Híbridos já só são opção para a burguesia exploradora dos 5% de cima. Para o proletariado e classe média assalariada a opção é gastar até ao fim o carro que têm, quando têm, mobilidade grátis ou, quando ele existe, o transporte público rasca que a direita reacionária permite, para não estragar o negócio aos sem vergonhas do lobby automóvel.
Tão e esta ideia mirabolante. Em vez de andarmos com E10 ou E5, que tal passarmos pa E85 ou até mesmo E100 ?!?
Continuamos com os classicos a usar E5/E10 mas obrigamos os carros novos a suportarem pelo menos E85 tendo de ser E100 tipo 10/15 anos depois. Não precisam necessariamente de ser combustíveis sintéticos mas sim combustiveis carbónicamente neutros…
E produzem esse combustivel como ? devastando todas as culturas que existem ?
Se for etanol produz-se na farmácia…
Eu gosto é de ver a malta dos elétricos com 35 graus de temperatura exterior, como ontem no Porto, e tudo de vidro aberto….
Faz lembrar a minha avó… “oh filho não ligues a luz que isso gasta”
Mas isso é o normal é nos a combustão, mais um que não sabe identificar os carros.
Só vejo isso nos elétricos! Para poipar a bataria e gabar-se que fez 10kwh aos 100, carregado com os 20 paineis que tem no telhado.
Eu só vejo isso nos a combustão. É que esses nem têm essa hipótese, a não ser reclamar do preço daquilo que tanto defender, que também é o seu caso.
Por acaso não. Não reclamo. Apenas sou cético, nada mais.
Deve pensar que o kWh vai continuar barato baratinho como até agora…
Voce usa mais petróleo do que aquilo que pensa….e vá dar dinheiro aos chineses para as baterias, que são super eco friendly
Tanto que reclamou no artigo próprio.
Por acaso está cada vez mais barato, mas não estou preocupado com isso.
Eu disse que não usava ? Já que já sabe tanto então quanto uso ?
Pelo menos zelo pela sua existência.
Não fui dar dinheiro nenhum aos chineses.
a tua avo tinha toda a razao. As luzes incandescentes gastavam que nao era brincadeira.
Incha Greta