Maior ferry elétrico do mundo irá iniciar atividade em julho na Dinamarca
Numa altura em que muito se fala na poluição produzida pelos grandes navios de cruzeiro, há empresas a trabalhar para mudar o paradigma também nos motores dos navios. Um caso em particular é o da empresa dinamarquesa Danfoss que está a lançar o Ellen E-ferry, um navio com a maior bateria elétrico do mundo.
Este pode ser um projeto importante para limpar do ambiente óxidos de enxofre e outros gases tóxicos libertado pelos milhares de navios que cruzam os oceanos.
Ellen E-ferry será o navio com a maior bateria
O ferry tem a maior bateria lançada num navio até agora, com nada menos que 4,3 MWh. Assim, não será necessário ter um motor diesel de backup. Algumas baterias terão de alimentar um sistema de propulsão elétrica com dois motores que rendem um total de 750 kW, e que são complementadas por dois outros motores de 250 kW para as manobras, ambos com tecnologia magnética permanente assistida por relutância síncrona e controlado por inversores DC / CA.
Um ferry tem cerca de 60 m de comprimento, 13 metros de largura, que pode ser movido a velocidades entre 13 e 15,5 nós (24 e 28,7 km/h). Por sua vez, este é capaz de transportar 198 passageiros nos meses de verão, 147 durante o inverno. Além disso, o ferry também pode transportar 31 carros ou cinco camiões no seu deck aberto.
Este barco servirá para ligar o porto de Ærø e a ilha de Als, ambos separados por 22 milhas náuticas (40,7 quilómetros) que serão completadas até 7 vezes por dia.
Este barco é um excelente exemplo do futuro do transporte elétrico: limpo, mais verde e mais eficiente. É um projeto essencial para a União Europeia e demonstra o potencial dos ferries elétricos para os utilizadores finais e da própria indústria. Queremos para mudar o mundo ajudando a reduzir a contaminação, e acreditamos que esta indústria pode mostrar o caminho para alcançar isso.
Referiu Kimmo Rauma, vice-presidente da Danfoss Editron.
No vídeo poderemos perceber o que está implicado nesta obra da engenharia náutica futurista.
Várias pessoas deixaram o seu testemunho. Entre eles o capitão, Søren Svendsen, que descreveu a sensação de navegar neste navio comparando-a a passar de um carro a diesel conduzidos há décadas, para um Tesla.
Aliviar a poluição ambiental e o custo operacional
O navio além de ter um elevado nível de economia operacional em relação a um modelo a diesel, também eliminará 2000 toneladas de CO2 por ano produzidas por seu antecessor. Valores que todos somados permitem vislumbrar um futuro bem mais saudável. Além estas informação, pode obter mais pormenores no site do projeto.
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Imagem: e-ferryproject.eu
Fonte: Danfoss
Ja existe um Ferry eléctricos que liga a Dinamarca a Suecia. A bateria nao ‘e tao grande mas a maneira como funciona ‘e impressionante.
https://www.youtube.com/watch?v=rE_M1n-ClOA
As baterias servem de lastro, Mas electricidade e baterias misturadas com agua sempre foi perigoso. Depois digam que ardeu ao carregar.
Não se se sabes mas uma boa parte dos submarinos militares funcionam com motores eléctricos com alimentação de baterias, embora com a ressalva de que essas baterias são carregadas por motores a diesel, de tempos a tempos.
Não há falta de experiência
Nunca ande de submarino, ouvi dizer que aquilo tem mais coisas que um motor a diesel!