Pela primeira vez, um veículo elétrico autónomo passou uma fronteira sem condutor a bordo
Os veículos autónomos são cada vez mais capazes, com várias empresas a depositar neles o futuro do transporte. Em mais um passo neste sentido, a empresa de tecnologia Einride anunciou a primeira travessia autónoma de fronteira e passagem alfandegária sem um condutor humano a bordo.
No final de setembro, a Einride, uma empresa de tecnologia que fornece soluções digitais, elétricas e autónomas para o transporte rodoviário de mercadorias, anunciou aquilo que descreveu como um marco histórico: a operação transfronteiriça bem-sucedida de um veículo elétrico autónomo sem condutor humano a bordo nem cabina.
A travessia autónoma da fronteira ocorreu na passagem fronteiriça de Ørje, do município de Marker, na Noruega, relativamente perto da fronteira com a Suécia, e marca a primeira travessia autónoma elétrica sem condutor de uma fronteira nacional.
Segundo a empresa, num comunicado, as operações transfronteiriças de veículos autónomos são desafiantes devido às diferentes regulamentações nacionais, bem como às barreiras técnicas, tais como sinalização rodoviária inconsistente e procedimentos alfandegários.
Por isso, "esta conquista significativa representa um grande salto em frente para as operações transfronteiriças autónomas".
Veículo autónomo foi capaz de passar uma fronteira nacional
Tendo em conta elevada relevância da automatização deste caso de utilização para as suas operações futuras, a Tolletaten, a alfândega norueguesa, está a apoiar a iniciativa da Einride.
Por forma a lidar com as complexidades das passagens internacionais de fronteira e realizar tarefas normalmente geridas por um motorista humano, a Einride integrou os seus sistemas com a solução alfandegária digital da Noruega, o Digitoll, através do seu parceiro Q-Free.
Desta forma, as mercadorias foram declaradas, digitalmente, com antecedência, de modo a tornar o processo de despacho alfandegário transfronteiriço mais fluído.
Segundo descrito pela Einride, a empresa "demonstrou as capacidades mais amplas da sua tecnologia elétrica autónoma através da integração perfeita do seu hardware e software avançados", nomeadamente:
- O Einride Driver, o Autonomous Drive Stack proprietário da empresa, ou seja, o seu veículo autónomo sem cabina, construído para o efeito;
- A Control Tower, uma plataforma inteligente para gestão e supervisão de frotas.
Desta forma, a empresa destacou como a tecnologia pode melhorar a segurança, a eficiência e a sustentabilidade no transporte rodoviário de mercadorias.
Transporte autónomo para fronteiras tem mão da UE
A demonstração pioneira de travessia de fronteiras com veículos elétricos autónomos sem condutor é um componente essencial do projeto MODI, cofundado pela União Europeia (UE).
Este projeto MODI visa permitir a implementação segura do transporte autónomo pesado numa ampla variedade de aplicações de mercado, melhorando o setor dos transportes e da logística através da aceleração da introdução de soluções de mobilidade conectada, cooperativa e automatizada (em inglês, CCAM).
























Quando grupos terroristas conseguirem entrar nestes sistemas autónomos, vão conseguir espalhar o caos sentados no sofá de casa.
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O sistema de condução autónoma mais avançado da Tesla, o FSD – anda não passou do nível 2 de automação.
Então como é que o da Einride é de nível 4?
“Enquanto a Tesla tem lutado para cumprir o hype de suas promessas de condução autónoma, a Einride tem desenvolvido discretamente um camião elétrico autónomo de nível 4. Agora, esse esforço silencioso está valendo a pena. Pela primeira vez, a empresa está operando um EV totalmente autônomo e resistente em vias públicas na Europa.
“O HDEV (“Heavy Duty Electric Vehicle”) autónomo da Einride, de Nível 4, está a ser operado sob uma estrutura regulatória belga relativamente nova e mostra como a Einride (e a Europa) podem esperar assumir a liderança no avanço da tecnologia de frete autónomo.”
“O próprio caminhão Einride é uma peça impressionante de engenharia, equipado com uma robusta bateria de íon de lítio de 320 kWh que promete mais de 650 km de alcance totalmente elétrico”
“A Einride diz que o seu sistema de condução autónoma (apoiado por um operador remoto, estilo Waymo, para ajudar a lidar com casos fora do normal) processa mais de 5 milhões de pontos de dados por segundo, usando radar e LiDAR para alimentar a IA que gera instruções de direção em tempo real para navegação perfeita e entrega do frete. (…) cada camião elétrico pode operar com menos de um operador remoto por veículo, abrindo caminho para operações logísticas muito mais económicas e expansivas, sem a necessidade de muitos mais operadores.” (electrek, 20/09/2025).
Boa solução para atravessar a fronteira de Israel para Gaza bem carregadinho de alimentos e água.
Abrem-se novos horizontes para o tráfico de droga.