Comissão Europeia quer alargar inspeções a carros elétricos e trazer certificados digitais
A Comissão Europeia avançou com um conjunto de propostas para modernizar as regras de inspeção técnica e registo de veículos na União Europeia. O objetivo é aumentar a segurança rodoviária, reduzir a poluição e combater a fraude. As novas medidas preveem inspeções periódicas obrigatórias para veículos elétricos e os equipados com sistemas avançados de assistência ao condutor.
Comissão Europeia quer inspeções a carros elétricos
As propostas do executivo comunitário incluem também a implementação de inspeções anuais para automóveis e outros veículos mais antigos, considerados de maior risco. Há também a adoção de métodos de teste de emissões mais sofisticados. Estes testes visam identificar de forma mais eficaz os veículos com níveis de emissão elevados, contribuindo para a redução da poluição, nomeadamente por partículas finas.
Uma das novidades significativas é a proposta de introdução de certificados digitais, tanto para o registo do veículo como para a inspeção técnica periódica. A Comissão acredita que esta digitalização simplificará a partilha de dados entre os Estados-membros. Facilitará procedimentos e reforçará a proteção dos cidadãos contra atividades fraudulentas, como a adulteração do conta-quilómetros, um problema do mercado de veículos usados.
As novas regras pretendem ainda simplificar a vida dos cidadãos que residem temporariamente noutro país da União Europeia. Vão facilitar a realização das inspeções técnicas periódicas fora do seu país de matrícula.
Quer também trazer certificados digitais à Europa
A Comissão Europeia estima que estas alterações, se implementadas, terão um impacto considerável na segurança rodoviária. Projetam que, entre 2026 e 2050, as novas regras poderão salvar aproximadamente sete mil vidas e evitar cerca de 65 mil feridos graves nas estradas europeias.
Para concretizar estas mudanças, a Comissão Europeia propõe a revisão de três diretivas comunitárias existentes. Uma relativa à inspeção técnica periódica dos veículos, outra que rege os documentos de matrícula e uma última que trata da inspeção na estrada dos veículos comerciais.
As propostas seguem agora para análise e deliberação pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho da União Europeia. Estas entidades partilham o poder legislativo na União Europeia, dando início ao processo formal para a sua eventual adoção.
Carros elétricos não têm ficha OBD2, impossível verificar as emissões. lol
Ter ficha obd2 têm, verificar emissões também já o tiveram, das primeiras vezes que fui a inspeção, eram obrigados a fazer, deixavam o sensor no chão. Lol
Com tanta paranóia à custa do CO2 qualquer dia ainda põem o sensor na boca dos automobilistas, aí nem o JL vai escapar!
Espero bem que não escape.
Isso pode acontecer porque na boca de quem defende os carros a combustão os níveis de metano são bastante elevados…
A ficha OBD2 não serve para verificar as emissões mas sim para comunicar com a centralina…
Todos os carros posteriores a 95 (se não estou em erro) possuem essa ficha.
E o IUC, que verdadeiramente só é pago pelos carros a combustão matriculados depois de meados de 2017?
O Costa quis equilibrar o pagamento do IUC dos anteriores a 2017, que também estão praticamente isentos, caíram-lhe as “eleições da Procuradoria” em cima e deve ter perdido uma macheia de votos por causa disso.
Eles já têm IUC, o que pode mudar é a forma de calculo.
Os elétricos estão isentos de IUC porque se faz de conta que não poluem. Os híbridos pagam menos que os de combustão porque se faz de conta que emitem menos CO2. E os anteriores a julho de 2007 (correção) pagam um valor simbólico porque se faz de conta que já pagaram quando foram comprados.
Não, não estão:
https://impostosobreveiculos.info/iuc/imposto-unico-circulacao-iuc-2025/#Outros
E não, não poluem naquilo que o mesmo imposto considera poluição para os restantes.
“Imposto Único de Circulação (IUC) – Analisando os carros elétricos em Portugal, destaca-se o seguinte:
Veículos 100% elétricos — isentos.
Veículos híbridos ou híbridos plug-in — pagam o imposto, mas como apresentam emissões de CO2 reduzidas, pagam um IUC mais baixo em relação aos veículos de combustão.” O consumo de combustível e a emissão de CO2 que consta da homologação dos híbridos é, em média, muito inferior à real, como a UE já comprovou.
https://www.acp.pt/eletricos/incentivos-e-beneficios/impostos-dos-carros-eletricos-em-portugal
Pois, mas não estão isentos, basta ver o link anterior.
Já agora, no caso dos a combustão, as emissões de CO2 declaradas também são muito inferiores às reais.
Esse simulador de IUC, na parte do cumbustivel, quando selecionas “Outros” logo de seguida que Eletricos estão completamente isentos bro….
Está lá a tabela: “Esta é a tabela de IUC para 2025 dos veículos ligeiros de passageiros eléctricos com primeira matrícula em Portugal ou num país da UE/EEE até Junho de 2007.”
VE anteriores a 2007 e que possuam voltagens superior a 100v pagam €40.
Isentos só estão os posteriores a 2007.
2007…A partir de Julho de 2007.
Mas também pagam menos ISV.
A ideia foi diluir uma fatia considerável do ISV, pago no imediato, em “suaves” prestações anuais sob a forma de IUC, com o intuito de reduzir os preços dos carros em Portugal, que eram escandalosamente caros e completamente desenquadrados da realidade da União Europeia.
Resolveu? Claro que não. A cada ano os cobradores de impostos têm tratado de carregar a galinha dos ovos de ouro de tal forma que hoje continuamos a pagar carros absurdamente caros por causa do ISV, com a cereja podre no topo de um IUC ainda mais exorbitante.
A ideia que agora surge é anular por completo o ISV, a dupla tributação de IVA sobre ISV, e passar a cobrar tudo exclusivamente sob a forma de um IUC anual.
Faço ideia de quanto vai passar a custar essa “prestaçãozinha”…
P.S. Este raciocínio só se aplica a carros a combustão. No caso dos elektros, Portugal é dos países da UE que oferece mais regalias e subsídios. Mas já há sinais de que tudo pode mudar num ápice. Por exemplo, a EMEL já anda a estrebuchar contra os abusos concedidos aos elektros. Faço votos para que mais entidades se juntem à festa.
Por acaso não é, é dos que oferece menos, a começar pelos incentivos, que além de serem de valor mais baixo, são limitados em numero.
“nomeadamente por partículas finas.”
Podem falar com Oslo. Tem partículas finas para dar e vender:
https://pplware.sapo.pt/ciencia/carros-libertam-algo-ainda-mais-toxico-do-que-o-fumo-do-escape-revela-um-novo-estudo/comment-page-1/#comment-3662781
Onde dizem que têm mais que os outros ?
Leiam também:
https://pplware.sapo.pt/motores/carros-libertam-algo-ainda-mais-toxico-do-que-o-fumo-do-escape-revela-um-novo-estudo/comment-page-1/#comment-3662913
Baixou 40% o NOx? Grande coisa.
Fique a saber que só a simples adição do AdBlue resolve a o problema em mais de 60%
Não, baixou para metade.
Sim, se usassem.
De qq forma a questão eram as partículas. Isto q vc fez foi tentar desviar o foco de um facto irrefutável.
Quem desviou não fui eu, falei deles todos, aliás até veio dizer o contrário do artigo.
O objectivo, mais uma vez, é extorquir dinheiro ao povo disfarçado de boas e verdes intenções.
Hum, parece então que os veículos mais antigos vão levar a castanhada:
“As propostas do executivo comunitário incluem também a implementação de inspeções anuais para automóveis e outros veículos mais antigos, considerados de maior risco. Há também a adoção de métodos de teste de emissões mais sofisticados. Estes testes visam identificar de forma mais eficaz os veículos com níveis de emissão elevados, contribuindo para a redução da poluição, nomeadamente por partículas finas.”
tudo em nome do ambiente…. um veiculo com 20 anos é mais amigo do ambiente em termos de pegada de construção do que um elétrico que se anda a trocar de 5 em 5 anos por força dos leasings. Ou então daqui a uns anos temos um desastre ambiental de baterias aí a verterem nas ruas e assim…
Então prove lá isso ?
E porque troca de 5 em 5 anos ? o mais novo que tenho já comprei o dobro dessa idade.
Ao que parece você é que faz isso, tanto que há dias andava-se a gabar que trocou.
Porque havíamos de ter baterias a verter ? é isso que faz às suas ?
Sim, porque é muito agradavel ir com um diesel com 15 anos a frente em que vai o tempo todo a fazer fumo visivel pelo escape…
Para não falar dos TDI do aço que fazem nuvens de fumo onde quer que passam, numa pais decente isso nunca podia circular em via publica.
A Ditadura da UE cada vez mais cheia de regras e corrupção
E há cada vez mais pessoas que querer abraçar a Europa.
Abraçar ou reconquistar?
Abraçar. A Europa já foi conquistada há muitos séculos
conquistada ou povoada? é que desde que foi povoada há milhares de anos já sofreu inúmeras conquistas e reconquistas
Cada vez mais viva de liberdade de dar um pontapé no cu da UE
Se Portugal fosse bem governado toda a gente pagava IUC (seja combustão ou elétrico, tenha duas todas, uma, quatro ou mais) mantinham a receita é distribuída por todos os utilizadores. Não uns não pagam outros pagam pouco e outros pagam muito. Trotinetes, bicicletas, elétricos, etc tudo isento. Carros velhos a combustão muito poluentes a pagar pouco, carros novos a combustão a pagar nos máximos.
Isto. Mas ainda ha quem acredite que é tudo pelo bem do ambiente e não pelo bolso dos governantes… o JL é um deles, acha que o governo se levanta todos os dias a pensar no ambiente.
Então mostre lá onde eu digo isso ?
As pessoas não andam com carros velhos porque querem.
Tudo o que é novo tem de pagar mais, seja a combustão ou electrico pois o que deixa menos pegada ambiental é manter o mesmo carro por decadas.
O iuc é um imposto de circulação, o de co2 é pago na compra do carro.
Há muitos que dizem que andam com carros velhos porque querem, não entendi essa.
O CO2 é pago de várias maneiras, até na energia que usam.
Não confunda carros com muitos anos mas bem estimados com carros velhos que podem nem ter assim tantos anos.
E é extraordinária a naturalidade com que certas pessoas dizem que o CO2 é pago. Andamos aqui a pagar o ar que inspiramos e expiramos como se isso fosse a coisa mais natural do mundo!
A velhice é um factor da idade.
E sim, é pago.
Anung, é como a Ponte 25 de Abril, só se pagava portagem enquanto fosse nova. Agora descobriram que emite muito CO2 pq évelha, por isso tem de pagar… looolooolool
Agora ? Há quantos anos não pagava ? Lool
Motociclos, bicicletas e trotinetes também deviam ir à inspecão.
Se circulam na via pública então deviam cumprir as regras de segurança e manutenção em dia!
Mais trabalho para o mecânico cAPEX. Looool
É uma maneira de extorquir mais algum e de alimentar mais uma ninhada de burocratas. Não admira se aquilo implodir depois da guerra da Ucrânia, quando começarem a discutir quem paga a conta dos estragos ao Zé lenços.
Eu nem sabia que os EV’s não tinham inspeções periódicas obrigatórias. Nem percebo qual o motivo para essa exceção, afinal de contas podem não ter motor de combustão, mas tudo o resto é passível de inspeção tal como um ICE. Acho muito bem que tb sejam inspecionados., já basta a asneira de terem isentado as motos.
E estava certo, agora é que estragou tudo. Loooool