PplWare Mobile

Comissão Europeia quer alargar inspeções a carros elétricos e trazer certificados digitais

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Rui says:

    Carros elétricos não têm ficha OBD2, impossível verificar as emissões. lol

  2. Max says:

    E o IUC, que verdadeiramente só é pago pelos carros a combustão matriculados depois de meados de 2017?
    O Costa quis equilibrar o pagamento do IUC dos anteriores a 2017, que também estão praticamente isentos, caíram-lhe as “eleições da Procuradoria” em cima e deve ter perdido uma macheia de votos por causa disso.

    • JL says:

      Eles já têm IUC, o que pode mudar é a forma de calculo.

    • Yamahia says:

      2007…A partir de Julho de 2007.
      Mas também pagam menos ISV.
      A ideia foi diluir uma fatia considerável do ISV, pago no imediato, em “suaves” prestações anuais sob a forma de IUC, com o intuito de reduzir os preços dos carros em Portugal, que eram escandalosamente caros e completamente desenquadrados da realidade da União Europeia.
      Resolveu? Claro que não. A cada ano os cobradores de impostos têm tratado de carregar a galinha dos ovos de ouro de tal forma que hoje continuamos a pagar carros absurdamente caros por causa do ISV, com a cereja podre no topo de um IUC ainda mais exorbitante.
      A ideia que agora surge é anular por completo o ISV, a dupla tributação de IVA sobre ISV, e passar a cobrar tudo exclusivamente sob a forma de um IUC anual.
      Faço ideia de quanto vai passar a custar essa “prestaçãozinha”…

      P.S. Este raciocínio só se aplica a carros a combustão. No caso dos elektros, Portugal é dos países da UE que oferece mais regalias e subsídios. Mas já há sinais de que tudo pode mudar num ápice. Por exemplo, a EMEL já anda a estrebuchar contra os abusos concedidos aos elektros. Faço votos para que mais entidades se juntem à festa.

  3. Anung says:

    O objectivo, mais uma vez, é extorquir dinheiro ao povo disfarçado de boas e verdes intenções.

  4. JL says:

    Hum, parece então que os veículos mais antigos vão levar a castanhada:

    “As propostas do executivo comunitário incluem também a implementação de inspeções anuais para automóveis e outros veículos mais antigos, considerados de maior risco. Há também a adoção de métodos de teste de emissões mais sofisticados. Estes testes visam identificar de forma mais eficaz os veículos com níveis de emissão elevados, contribuindo para a redução da poluição, nomeadamente por partículas finas.”

    • Mário says:

      tudo em nome do ambiente…. um veiculo com 20 anos é mais amigo do ambiente em termos de pegada de construção do que um elétrico que se anda a trocar de 5 em 5 anos por força dos leasings. Ou então daqui a uns anos temos um desastre ambiental de baterias aí a verterem nas ruas e assim…

      • JL says:

        Então prove lá isso ?

        E porque troca de 5 em 5 anos ? o mais novo que tenho já comprei o dobro dessa idade.

        Ao que parece você é que faz isso, tanto que há dias andava-se a gabar que trocou.

        Porque havíamos de ter baterias a verter ? é isso que faz às suas ?

      • rui says:

        Sim, porque é muito agradavel ir com um diesel com 15 anos a frente em que vai o tempo todo a fazer fumo visivel pelo escape…
        Para não falar dos TDI do aço que fazem nuvens de fumo onde quer que passam, numa pais decente isso nunca podia circular em via publica.

  5. Sivino mendes says:

    A Ditadura da UE cada vez mais cheia de regras e corrupção

  6. Sivino mendes says:

    Cada vez mais viva de liberdade de dar um pontapé no cu da UE

  7. Rui says:

    Se Portugal fosse bem governado toda a gente pagava IUC (seja combustão ou elétrico, tenha duas todas, uma, quatro ou mais) mantinham a receita é distribuída por todos os utilizadores. Não uns não pagam outros pagam pouco e outros pagam muito. Trotinetes, bicicletas, elétricos, etc tudo isento. Carros velhos a combustão muito poluentes a pagar pouco, carros novos a combustão a pagar nos máximos.

    • Mário says:

      Isto. Mas ainda ha quem acredite que é tudo pelo bem do ambiente e não pelo bolso dos governantes… o JL é um deles, acha que o governo se levanta todos os dias a pensar no ambiente.

    • Anung says:

      As pessoas não andam com carros velhos porque querem.
      Tudo o que é novo tem de pagar mais, seja a combustão ou electrico pois o que deixa menos pegada ambiental é manter o mesmo carro por decadas.
      O iuc é um imposto de circulação, o de co2 é pago na compra do carro.

      • JL says:

        Há muitos que dizem que andam com carros velhos porque querem, não entendi essa.

        O CO2 é pago de várias maneiras, até na energia que usam.

        • cendosura says:

          Não confunda carros com muitos anos mas bem estimados com carros velhos que podem nem ter assim tantos anos.

          E é extraordinária a naturalidade com que certas pessoas dizem que o CO2 é pago. Andamos aqui a pagar o ar que inspiramos e expiramos como se isso fosse a coisa mais natural do mundo!

      • Yamahia says:

        Anung, é como a Ponte 25 de Abril, só se pagava portagem enquanto fosse nova. Agora descobriram que emite muito CO2 pq évelha, por isso tem de pagar… looolooolool

  8. cAPEX says:

    Motociclos, bicicletas e trotinetes também deviam ir à inspecão.
    Se circulam na via pública então deviam cumprir as regras de segurança e manutenção em dia!

  9. Grunho says:

    É uma maneira de extorquir mais algum e de alimentar mais uma ninhada de burocratas. Não admira se aquilo implodir depois da guerra da Ucrânia, quando começarem a discutir quem paga a conta dos estragos ao Zé lenços.

  10. PTO says:

    Eu nem sabia que os EV’s não tinham inspeções periódicas obrigatórias. Nem percebo qual o motivo para essa exceção, afinal de contas podem não ter motor de combustão, mas tudo o resto é passível de inspeção tal como um ICE. Acho muito bem que tb sejam inspecionados., já basta a asneira de terem isentado as motos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.