Lítio: O colapso do preço do “ouro branco” e o desespero da China
Em 2022 o lítio tornou-se num elemento caríssimo, chegou mesmo a ser chamado de ouro branco. Em novembro do ano passado o seu valor chegou a atingir os 86.910 dólares a tonelada. Desde o início de 2023, o valor está a cair a pique e os chineses estão a entrar em desespero. Por outro lado... os carros elétricos podem ainda ficar mais baratos!
Depois da corrida desenfreada ao lítio, vem a ressaca e pesada
A loucura das minas de lítio na China enlouqueceu tanto que em fevereiro o governo teve de enviar um grupo de funcionários para Yichum, uma área rica em depósitos de lítio, para trazer ordem ao sector. A razão era a mais preocupante: os habitantes locais estavam já a cavar nas montanhas para recolher lepidolite. Corria entre o povo que quem encontrasse este mineral recebia mais em dois dias de trabalho que num mês inteiro de trabalho.
Reposta a ordem, outros problemas apareceram. No início do mês, várias empresas mineiras da região, a "capital do lítio" da China, suspenderam a sua produção. Elas já não conseguem pagar as suas contas.
A razão: o preço em queda do "ouro branco".
Preços estão a cair "montanha abaixo"
Os dados divulgados recentemente pela Bloomberg mostram que após uma subida contínua de dois anos, que levou o preço a atingir os 597.500 yuan (86.910 dólares) por tonelada em novembro, o valor do lítio está agora a cair na China desamparadamente.
O valor atual é de cerca de 187.500 yuan (27.300 dólares) a tonelada. Os gráficos do Asian Metal mostram claramente a subida e subsequente descida da curva do carbonato de lítio.
Para termos uma ideia do cenário neste mercado, em março, a EFE já fazia eco do quadro: depois de multiplicar o seu preço durante 2022, o lítio estava numa tendência descendente no mercado chinês, com uma perda de quase 30% em apenas três meses. A 21 de fevereiro, o carbonato de lítio já estava a 425.000 yuan (61.128 dólares), longe do recorde de novembro.
Os números eram e continuam a ser, de qualquer forma, superiores aos de 2021, quando, de acordo com o Global Times, uma tonelada custava menos de 100.000 yuan (14.392 dólares). Na semana passada, Nikkei observou que o preço do carbonato de lítio tinha caído abaixo do limiar psicológico de 200.000 yuan.
Da febre do lítio a um impasse
A situação em Yichun, a chamada "capital do lítio" da China, é muito complicada. Pelo menos duas das suas quatro principais empresas mineiras disseram que suspenderam a produção porque a queda acentuada dos preços dificultou-lhes a cobertura dos custos.
E qual é a razão da queda? Não uma razão, mas várias razões. Uma das principais tem a ver com o abrandamento do mercado de veículos elétricos na China, a mesma que em tempos impulsionou o boom mineiro: em 2022, ano em que o preço do "ouro branco" disparou, a produção de baterias de iões de lítio aumentou 130%, de acordo com dados oficiais do gigante asiático.
O fim dos subsídios para a compra de Novos Veículos Elétricos (NEV) na China, um ambicioso programa de subsídios que acabou após 13 anos e que teve um impacto significativo na procura. Os dados para o início de 2023 falam por si: as vendas dos NEV, que incluem híbridos elétricos e híbridos plug-in, caíram 6,3% em janeiro em comparação com o mesmo mês em 2022 e 50% em comparação com dezembro. Os últimos dados apontam, de qualquer modo, para uma recuperação em fevereiro, com um aumento das vendas eletrificadas.
Para além do efeito do fim dos subsídios, os analistas apontam outros fatores que poderiam explicar a queda do preço do lítio, tais como empresas que recorrem aos seus inventários para evitar o aumento dos custos ou a perspetiva de um novo aumento da oferta.
A Reuters aponta mesmo para o efeito dos descontos oferecidos pela CATL aos fabricantes. O pico do preço do hidróxido de lítio está também a fazer-se sentir no mercado londrino.
Vemos muita oferta proveniente das minas de lítio... Esperamos um crescimento da oferta de lítio de 38% este ano. Portanto, 2023 é provável que seja um ano excedentário para o lítio.
Disse Matty Zhao do Bank of America à CNBC em março.
Mas há quem aponte para uma razão diferente: uma "falsa narrativa" deliberadamente perseguida pela China com um olho nos preços face à escassez da oferta.
E o futuro?
Pois, aqui é que se torna mais complicado de prever. Isto porque o mercado tem essa dúvida: quais são as perspetivas para o futuro e como irão os preços evoluir?
Segundo Huaan Securities Co, analista da Bloomberg, os inventários na cadeia de abastecimento já estão a um nível baixo e com a procura está a aumentar no segundo trimestre, os preços do lítio poderiam deixar de cair e estabilizar.
Portanto, este preço por tonelada poderá estar a estabilizar e parar de descer. No entanto, nos últimos meses, face à volatilidade dos preços, à baixa oferta e à elevada procura, os principais fabricantes de automóveis têm procurado formas de assegurar o seu abastecimento, efetuando negócios a longo prazo ou mesmo investindo diretamente em operações mineiras.
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Esta narrativa está é alterada:
– artificialmente criaram uma história de que não havia litio e bla bla bla e inflacionaram os preços para ganharem muito dinheiro
– como a produção aumentou a nível mundial e agora não há loucura de produção, ainda que a muito bom ritmo (com tanta marca nova e só a Tesla, Polstar, MG, BMW, Mercedes, VW, Audi, BYD, etc. não entendo como ha menos vendas se cada vez vejo mais) sem contar com os híbridos que ainda que pequenas, muitas baterias também são de lítio, saiu o tiro pela culatra
“O fim dos subsídios para a compra de Novos Veículos Elétricos (NEV) na China”
Estes já abriram os olhos. Falta o Timmermans aqui deste lado!
Já que o preço do lítio está a cair, pode ser que agora os desgovernantes portugas deixem essa parte da natureza em paz!
Agora é que os carros vão ficar mais baratos optimo para eu comprar mais um e gastar 20€ em vez de 120 em gasolina
Não teria tanta certeza. Se o Timmermans abrir os olhos como os chineses abriram, o sector eléctrico vai deixar de ser subsidiado com os impostos dos combustíveis e consequentemente a kWh vai passar a custar bastante mais. Isenções de IVA, ISV e subsídios à compra tb vais passar a vê-los por um canudo. Sempre quero ver se vais comprar!
1 já tenho só falta o 2º carro que agora é um velhinho a GPL por agora ainda existe isso tudo portanto já tenho alguns na mira, o preço do kwh pouco me importa quando carrego em casa tenho painéis mas 80% das vezes carrego na empresa que é de graça
… o cenário de milhões de Portugueses !! Ter painéis solares e poder carregar o carro de borla na empresa é o que há mais – sejamos realistas pf : VE são um luxo muito pouco acessível (a vários níveis ) à maior parte da população . E não digo isto com prazer , mas continuo a achar que os carros atuais serão de tecnologia pre histórica daqui a 4 ou 5 anos
Alguém terá de pagar.
Se todos os funcionários dessa empresa decidirem colocar o carro carregar lá, talvez já passe a ser um problema, pois pode passar a ser uma despesa com algum significado, e também poderá não ter como carregar tantos carros.
Preocupa-me a mentalidade, se é empresa que paga, então não tenho de me preocupar…
É um problema ? Então ?
Eu carrego em várias empresas e nunca ninguém me disse que não, se começarem a ser muitos, que cobrem os kWh, sempre é bem mais barato que gasolina.
@JL, parece que não tem lido artigos como por exemplo https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/carregar-carro-eletrico-na-rede-publica-fica-mais-caro-do-que-encher-deposito-de-gasolina
Ainda estamos numa fase que há incentivos para que haja um aumento de veículos elétricos.
Quando deixarem de existir carros a combustíveis fósseis, todos os impostos que são hoje associados a estes, vão passar para os veículos elétricos (pois é óbvio que o estado não vai querer perder receita).
Não sou contra os veículos elétricos, mas continuo a achar que a tecnologia ainda tem muito amadurecer.
Se aparecer uma bateria com tecnologia bem melhor que as atuais e menos nociva para o ambiente, pode estar problema resolvido.
Caso contrário, poderemos ter de continuar a ter veículos a combustão, nem que seja com combustíveis menos nocivos para o ambiente (por exemplo hidrogénio , que tal como os outros também tem os seus problemas e custos ambientais).
Nem preciso de let, eu ando em veículos eléctrico há mais de 16 anos, se tive mais caro? Provavelmente para quem não sabe usar e escolher os tarifários corretos, na minha experiência nunca paguei mais de 5.5 euros por 100 kms, em casa fica a menos de 1.5 euros.
Então e o hidrogénio é barato ? Sabe quanto custa ? Dou uma fica, só 3x mais que andar a gasolina, agora não me venha com a desculpa que ainda é novidade, porque senão perde toda a argumentação anterior.
Sim sim, mas afinal quem recebe mais subsídios, SEGUNDO o FMI são os combustíveis fósseis. Lol
Sim sim os que sao usados na produção de electricidade. Já vimos isso, nao vale a pena insistir.
Portugal 3mil milhões para o gás. Alemanha vi ontem foram 200 e tal mil milhões, até engoli em seco.
Gasolina e gasóleo rodoviarios não recebem dinheiro.
Claro que não interessa insistir , até por de quem vem, eles dizem que recebe porque não pagam os problemas que causam.
Só tem de agradecer senão tinha a electricidade e os bens essenciais muito mais caros.
@JL depois fica condicionado com a oferta e até faz um descontinho na factura sem q se aperceba, que é para compensar a “amabilidade”.
Ao que parece só falta você abrir os olhos, porque todos esses já abriram.
É isso é, vão deixar de explorar lítio e vão explorar petróleo. Looooool
Tenha calma q o homem está com a resposta entalada na garganta.
Está ? Ou está a evitar que comecem a tentar diminuir a data de 2035 ?
e portugal carregado de Lítio e as famosas ONG nao sabe quem as patrocina e que em as sustenta contra a exploracao desse novo OURO branco bem eles tb sao contra tudo mas se seguirem o rasto do dinheiro dessas ONG sabe-se o porque
Tens de apostar na tua compreensão escrita.
Então que vão abrir uma dessas minas de lítio ao lado da tua casa. Que é para ver se o problema é das ong…. ou se duras muito tempo a respirar esse pó branco todos os dias. Teorias da constipação é como os chapéus. Há muitas!
Eu tenho várias minas perto de onde vivo, de matérias usadas na construção e estradas,
Devo-me opor a isso também ?
Isso são pedreiras … o material que sai desses locais não precisa de qualquer tratamento quimico para separar componentes! Estamos a falar de inertes na sua componente mais elementar.
Quanto ao opores-te a isso é uma decisão pessoal! Contudo os teus interesses podem colidir com os do colectivo e como vivemos numa democracia talvez não te safes…
Tem a certeza ? As áreas por exemplo são lavadas e nesse problema leva químicos.
Então e os seus não ?
Não compare laranjas com maçãs
Porque não ?
Está aqui a explicação para a baixa de preços da Tesla
As vendas dos VE’s tem tendência a estagnar um pouco em certos países : após o boom inicial de todos os que estão dispostos a pagar mais de 40.000€ por um carro, vamos chegar ao ponto em que esses já compraram e os restantes não compram . Eu estou nos restantes – não me vejo comprar um VE enquanto os preços estiverem absurdos… mas pior que isso : com os fabricantes a tentar ganhar cada vez mais com os veículos (mesmo com os de combustão interna), começam a acabar com os carros mais simples e baratos, pelo que uma boa parte das pessoas vai procurar usados … que também estão a subir … No final acabamos a comprar carros chineses super inflacionados , ou a optar por marcas como a Dacia como as opções mais viáveis para a maioria da população .
Para complementar a noticia, faltou ai talvez a razao principal:
A CATL e a BYD ( os 2 maiores productores de baterias para carros electricos) anunciaram a inclusao de baterias de Sodio e de ioes de sodio (mix entre bat de litio e sodio) em carros de producao ainda este ano.