PplWare Mobile

Lítio: O colapso do preço do “ouro branco” e o desespero da China

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. A fortuna says:

    Esta narrativa está é alterada:
    – artificialmente criaram uma história de que não havia litio e bla bla bla e inflacionaram os preços para ganharem muito dinheiro
    – como a produção aumentou a nível mundial e agora não há loucura de produção, ainda que a muito bom ritmo (com tanta marca nova e só a Tesla, Polstar, MG, BMW, Mercedes, VW, Audi, BYD, etc. não entendo como ha menos vendas se cada vez vejo mais) sem contar com os híbridos que ainda que pequenas, muitas baterias também são de lítio, saiu o tiro pela culatra

  2. Yamahia says:

    “O fim dos subsídios para a compra de Novos Veículos Elétricos (NEV) na China”
    Estes já abriram os olhos. Falta o Timmermans aqui deste lado!

    Já que o preço do lítio está a cair, pode ser que agora os desgovernantes portugas deixem essa parte da natureza em paz!

    • Manuel says:

      Agora é que os carros vão ficar mais baratos optimo para eu comprar mais um e gastar 20€ em vez de 120 em gasolina

      • Yamahia says:

        Não teria tanta certeza. Se o Timmermans abrir os olhos como os chineses abriram, o sector eléctrico vai deixar de ser subsidiado com os impostos dos combustíveis e consequentemente a kWh vai passar a custar bastante mais. Isenções de IVA, ISV e subsídios à compra tb vais passar a vê-los por um canudo. Sempre quero ver se vais comprar!

        • Manuel says:

          1 já tenho só falta o 2º carro que agora é um velhinho a GPL por agora ainda existe isso tudo portanto já tenho alguns na mira, o preço do kwh pouco me importa quando carrego em casa tenho painéis mas 80% das vezes carrego na empresa que é de graça

          • João says:

            … o cenário de milhões de Portugueses !! Ter painéis solares e poder carregar o carro de borla na empresa é o que há mais – sejamos realistas pf : VE são um luxo muito pouco acessível (a vários níveis ) à maior parte da população . E não digo isto com prazer , mas continuo a achar que os carros atuais serão de tecnologia pre histórica daqui a 4 ou 5 anos

          • MR says:

            Alguém terá de pagar.
            Se todos os funcionários dessa empresa decidirem colocar o carro carregar lá, talvez já passe a ser um problema, pois pode passar a ser uma despesa com algum significado, e também poderá não ter como carregar tantos carros.
            Preocupa-me a mentalidade, se é empresa que paga, então não tenho de me preocupar…

          • JL says:

            É um problema ? Então ?

            Eu carrego em várias empresas e nunca ninguém me disse que não, se começarem a ser muitos, que cobrem os kWh, sempre é bem mais barato que gasolina.

          • MR says:

            @JL, parece que não tem lido artigos como por exemplo https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/carregar-carro-eletrico-na-rede-publica-fica-mais-caro-do-que-encher-deposito-de-gasolina

            Ainda estamos numa fase que há incentivos para que haja um aumento de veículos elétricos.
            Quando deixarem de existir carros a combustíveis fósseis, todos os impostos que são hoje associados a estes, vão passar para os veículos elétricos (pois é óbvio que o estado não vai querer perder receita).
            Não sou contra os veículos elétricos, mas continuo a achar que a tecnologia ainda tem muito amadurecer.
            Se aparecer uma bateria com tecnologia bem melhor que as atuais e menos nociva para o ambiente, pode estar problema resolvido.
            Caso contrário, poderemos ter de continuar a ter veículos a combustão, nem que seja com combustíveis menos nocivos para o ambiente (por exemplo hidrogénio , que tal como os outros também tem os seus problemas e custos ambientais).

          • JL says:

            Nem preciso de let, eu ando em veículos eléctrico há mais de 16 anos, se tive mais caro? Provavelmente para quem não sabe usar e escolher os tarifários corretos, na minha experiência nunca paguei mais de 5.5 euros por 100 kms, em casa fica a menos de 1.5 euros.

            Então e o hidrogénio é barato ? Sabe quanto custa ? Dou uma fica, só 3x mais que andar a gasolina, agora não me venha com a desculpa que ainda é novidade, porque senão perde toda a argumentação anterior.

        • JL says:

          Sim sim, mas afinal quem recebe mais subsídios, SEGUNDO o FMI são os combustíveis fósseis. Lol

          • Yamahia says:

            Sim sim os que sao usados na produção de electricidade. Já vimos isso, nao vale a pena insistir.
            Portugal 3mil milhões para o gás. Alemanha vi ontem foram 200 e tal mil milhões, até engoli em seco.

            Gasolina e gasóleo rodoviarios não recebem dinheiro.

          • JL says:

            Claro que não interessa insistir , até por de quem vem, eles dizem que recebe porque não pagam os problemas que causam.

            Só tem de agradecer senão tinha a electricidade e os bens essenciais muito mais caros.

        • yamahia says:

          @JL depois fica condicionado com a oferta e até faz um descontinho na factura sem q se aperceba, que é para compensar a “amabilidade”.

    • JL says:

      Ao que parece só falta você abrir os olhos, porque todos esses já abriram.

      É isso é, vão deixar de explorar lítio e vão explorar petróleo. Looooool

  3. Kany west says:

    e portugal carregado de Lítio e as famosas ONG nao sabe quem as patrocina e que em as sustenta contra a exploracao desse novo OURO branco bem eles tb sao contra tudo mas se seguirem o rasto do dinheiro dessas ONG sabe-se o porque

  4. Eu says:

    Está aqui a explicação para a baixa de preços da Tesla

  5. João says:

    As vendas dos VE’s tem tendência a estagnar um pouco em certos países : após o boom inicial de todos os que estão dispostos a pagar mais de 40.000€ por um carro, vamos chegar ao ponto em que esses já compraram e os restantes não compram . Eu estou nos restantes – não me vejo comprar um VE enquanto os preços estiverem absurdos… mas pior que isso : com os fabricantes a tentar ganhar cada vez mais com os veículos (mesmo com os de combustão interna), começam a acabar com os carros mais simples e baratos, pelo que uma boa parte das pessoas vai procurar usados … que também estão a subir … No final acabamos a comprar carros chineses super inflacionados , ou a optar por marcas como a Dacia como as opções mais viáveis para a maioria da população .

  6. pedro says:

    Para complementar a noticia, faltou ai talvez a razao principal:
    A CATL e a BYD ( os 2 maiores productores de baterias para carros electricos) anunciaram a inclusao de baterias de Sodio e de ioes de sodio (mix entre bat de litio e sodio) em carros de producao ainda este ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.