Lítio: O colapso do preço do “ouro branco” e o desespero da China
Em 2022 o lítio tornou-se num elemento caríssimo, chegou mesmo a ser chamado de ouro branco. Em novembro do ano passado o seu valor chegou a atingir os 86.910 dólares a tonelada. Desde o início de 2023, o valor está a cair a pique e os chineses estão a entrar em desespero. Por outro lado... os carros elétricos podem ainda ficar mais baratos!
Depois da corrida desenfreada ao lítio, vem a ressaca e pesada
A loucura das minas de lítio na China enlouqueceu tanto que em fevereiro o governo teve de enviar um grupo de funcionários para Yichum, uma área rica em depósitos de lítio, para trazer ordem ao sector. A razão era a mais preocupante: os habitantes locais estavam já a cavar nas montanhas para recolher lepidolite. Corria entre o povo que quem encontrasse este mineral recebia mais em dois dias de trabalho que num mês inteiro de trabalho.
Reposta a ordem, outros problemas apareceram. No início do mês, várias empresas mineiras da região, a "capital do lítio" da China, suspenderam a sua produção. Elas já não conseguem pagar as suas contas.
A razão: o preço em queda do "ouro branco".

Os habitantes locais estavam já a cavar nas montanhas para recolher lepidolite. Ganham mais em dois dias que num mês de trabalho.
Preços estão a cair "montanha abaixo"
Os dados divulgados recentemente pela Bloomberg mostram que após uma subida contínua de dois anos, que levou o preço a atingir os 597.500 yuan (86.910 dólares) por tonelada em novembro, o valor do lítio está agora a cair na China desamparadamente.
O valor atual é de cerca de 187.500 yuan (27.300 dólares) a tonelada. Os gráficos do Asian Metal mostram claramente a subida e subsequente descida da curva do carbonato de lítio.
Para termos uma ideia do cenário neste mercado, em março, a EFE já fazia eco do quadro: depois de multiplicar o seu preço durante 2022, o lítio estava numa tendência descendente no mercado chinês, com uma perda de quase 30% em apenas três meses. A 21 de fevereiro, o carbonato de lítio já estava a 425.000 yuan (61.128 dólares), longe do recorde de novembro.
Os números eram e continuam a ser, de qualquer forma, superiores aos de 2021, quando, de acordo com o Global Times, uma tonelada custava menos de 100.000 yuan (14.392 dólares). Na semana passada, Nikkei observou que o preço do carbonato de lítio tinha caído abaixo do limiar psicológico de 200.000 yuan.
Da febre do lítio a um impasse
A situação em Yichun, a chamada "capital do lítio" da China, é muito complicada. Pelo menos duas das suas quatro principais empresas mineiras disseram que suspenderam a produção porque a queda acentuada dos preços dificultou-lhes a cobertura dos custos.
E qual é a razão da queda? Não uma razão, mas várias razões. Uma das principais tem a ver com o abrandamento do mercado de veículos elétricos na China, a mesma que em tempos impulsionou o boom mineiro: em 2022, ano em que o preço do "ouro branco" disparou, a produção de baterias de iões de lítio aumentou 130%, de acordo com dados oficiais do gigante asiático.
O fim dos subsídios para a compra de Novos Veículos Elétricos (NEV) na China, um ambicioso programa de subsídios que acabou após 13 anos e que teve um impacto significativo na procura. Os dados para o início de 2023 falam por si: as vendas dos NEV, que incluem híbridos elétricos e híbridos plug-in, caíram 6,3% em janeiro em comparação com o mesmo mês em 2022 e 50% em comparação com dezembro. Os últimos dados apontam, de qualquer modo, para uma recuperação em fevereiro, com um aumento das vendas eletrificadas.

Em 2021 o preço do lítio, por tonelada era de 14,392 dólares. Em 2022 o valor subiu até aos 86,910 dólares. Atualmente está nos 27,300 dólares.
Para além do efeito do fim dos subsídios, os analistas apontam outros fatores que poderiam explicar a queda do preço do lítio, tais como empresas que recorrem aos seus inventários para evitar o aumento dos custos ou a perspetiva de um novo aumento da oferta.
A Reuters aponta mesmo para o efeito dos descontos oferecidos pela CATL aos fabricantes. O pico do preço do hidróxido de lítio está também a fazer-se sentir no mercado londrino.
Vemos muita oferta proveniente das minas de lítio... Esperamos um crescimento da oferta de lítio de 38% este ano. Portanto, 2023 é provável que seja um ano excedentário para o lítio.
Disse Matty Zhao do Bank of America à CNBC em março.
Mas há quem aponte para uma razão diferente: uma "falsa narrativa" deliberadamente perseguida pela China com um olho nos preços face à escassez da oferta.
E o futuro?
Pois, aqui é que se torna mais complicado de prever. Isto porque o mercado tem essa dúvida: quais são as perspetivas para o futuro e como irão os preços evoluir?
Segundo Huaan Securities Co, analista da Bloomberg, os inventários na cadeia de abastecimento já estão a um nível baixo e com a procura está a aumentar no segundo trimestre, os preços do lítio poderiam deixar de cair e estabilizar.
Portanto, este preço por tonelada poderá estar a estabilizar e parar de descer. No entanto, nos últimos meses, face à volatilidade dos preços, à baixa oferta e à elevada procura, os principais fabricantes de automóveis têm procurado formas de assegurar o seu abastecimento, efetuando negócios a longo prazo ou mesmo investindo diretamente em operações mineiras.
Esta narrativa está é alterada:
– artificialmente criaram uma história de que não havia litio e bla bla bla e inflacionaram os preços para ganharem muito dinheiro
– como a produção aumentou a nível mundial e agora não há loucura de produção, ainda que a muito bom ritmo (com tanta marca nova e só a Tesla, Polstar, MG, BMW, Mercedes, VW, Audi, BYD, etc. não entendo como ha menos vendas se cada vez vejo mais) sem contar com os híbridos que ainda que pequenas, muitas baterias também são de lítio, saiu o tiro pela culatra
“O fim dos subsídios para a compra de Novos Veículos Elétricos (NEV) na China”
Estes já abriram os olhos. Falta o Timmermans aqui deste lado!
Já que o preço do lítio está a cair, pode ser que agora os desgovernantes portugas deixem essa parte da natureza em paz!
Agora é que os carros vão ficar mais baratos optimo para eu comprar mais um e gastar 20€ em vez de 120 em gasolina
Não teria tanta certeza. Se o Timmermans abrir os olhos como os chineses abriram, o sector eléctrico vai deixar de ser subsidiado com os impostos dos combustíveis e consequentemente a kWh vai passar a custar bastante mais. Isenções de IVA, ISV e subsídios à compra tb vais passar a vê-los por um canudo. Sempre quero ver se vais comprar!
1 já tenho só falta o 2º carro que agora é um velhinho a GPL por agora ainda existe isso tudo portanto já tenho alguns na mira, o preço do kwh pouco me importa quando carrego em casa tenho painéis mas 80% das vezes carrego na empresa que é de graça
… o cenário de milhões de Portugueses !! Ter painéis solares e poder carregar o carro de borla na empresa é o que há mais – sejamos realistas pf : VE são um luxo muito pouco acessível (a vários níveis ) à maior parte da população . E não digo isto com prazer , mas continuo a achar que os carros atuais serão de tecnologia pre histórica daqui a 4 ou 5 anos
Alguém terá de pagar.
Se todos os funcionários dessa empresa decidirem colocar o carro carregar lá, talvez já passe a ser um problema, pois pode passar a ser uma despesa com algum significado, e também poderá não ter como carregar tantos carros.
Preocupa-me a mentalidade, se é empresa que paga, então não tenho de me preocupar…
É um problema ? Então ?
Eu carrego em várias empresas e nunca ninguém me disse que não, se começarem a ser muitos, que cobrem os kWh, sempre é bem mais barato que gasolina.
@JL, parece que não tem lido artigos como por exemplo https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/carregar-carro-eletrico-na-rede-publica-fica-mais-caro-do-que-encher-deposito-de-gasolina
Ainda estamos numa fase que há incentivos para que haja um aumento de veículos elétricos.
Quando deixarem de existir carros a combustíveis fósseis, todos os impostos que são hoje associados a estes, vão passar para os veículos elétricos (pois é óbvio que o estado não vai querer perder receita).
Não sou contra os veículos elétricos, mas continuo a achar que a tecnologia ainda tem muito amadurecer.
Se aparecer uma bateria com tecnologia bem melhor que as atuais e menos nociva para o ambiente, pode estar problema resolvido.
Caso contrário, poderemos ter de continuar a ter veículos a combustão, nem que seja com combustíveis menos nocivos para o ambiente (por exemplo hidrogénio , que tal como os outros também tem os seus problemas e custos ambientais).
Nem preciso de let, eu ando em veículos eléctrico há mais de 16 anos, se tive mais caro? Provavelmente para quem não sabe usar e escolher os tarifários corretos, na minha experiência nunca paguei mais de 5.5 euros por 100 kms, em casa fica a menos de 1.5 euros.
Então e o hidrogénio é barato ? Sabe quanto custa ? Dou uma fica, só 3x mais que andar a gasolina, agora não me venha com a desculpa que ainda é novidade, porque senão perde toda a argumentação anterior.
Sim sim, mas afinal quem recebe mais subsídios, SEGUNDO o FMI são os combustíveis fósseis. Lol
Sim sim os que sao usados na produção de electricidade. Já vimos isso, nao vale a pena insistir.
Portugal 3mil milhões para o gás. Alemanha vi ontem foram 200 e tal mil milhões, até engoli em seco.
Gasolina e gasóleo rodoviarios não recebem dinheiro.
Claro que não interessa insistir , até por de quem vem, eles dizem que recebe porque não pagam os problemas que causam.
Só tem de agradecer senão tinha a electricidade e os bens essenciais muito mais caros.
@JL depois fica condicionado com a oferta e até faz um descontinho na factura sem q se aperceba, que é para compensar a “amabilidade”.
Ao que parece só falta você abrir os olhos, porque todos esses já abriram.
É isso é, vão deixar de explorar lítio e vão explorar petróleo. Looooool
Tenha calma q o homem está com a resposta entalada na garganta.
Está ? Ou está a evitar que comecem a tentar diminuir a data de 2035 ?
e portugal carregado de Lítio e as famosas ONG nao sabe quem as patrocina e que em as sustenta contra a exploracao desse novo OURO branco bem eles tb sao contra tudo mas se seguirem o rasto do dinheiro dessas ONG sabe-se o porque
Tens de apostar na tua compreensão escrita.
Então que vão abrir uma dessas minas de lítio ao lado da tua casa. Que é para ver se o problema é das ong…. ou se duras muito tempo a respirar esse pó branco todos os dias. Teorias da constipação é como os chapéus. Há muitas!
Eu tenho várias minas perto de onde vivo, de matérias usadas na construção e estradas,
Devo-me opor a isso também ?
Isso são pedreiras … o material que sai desses locais não precisa de qualquer tratamento quimico para separar componentes! Estamos a falar de inertes na sua componente mais elementar.
Quanto ao opores-te a isso é uma decisão pessoal! Contudo os teus interesses podem colidir com os do colectivo e como vivemos numa democracia talvez não te safes…
Tem a certeza ? As áreas por exemplo são lavadas e nesse problema leva químicos.
Então e os seus não ?
Não compare laranjas com maçãs
Porque não ?
Está aqui a explicação para a baixa de preços da Tesla
As vendas dos VE’s tem tendência a estagnar um pouco em certos países : após o boom inicial de todos os que estão dispostos a pagar mais de 40.000€ por um carro, vamos chegar ao ponto em que esses já compraram e os restantes não compram . Eu estou nos restantes – não me vejo comprar um VE enquanto os preços estiverem absurdos… mas pior que isso : com os fabricantes a tentar ganhar cada vez mais com os veículos (mesmo com os de combustão interna), começam a acabar com os carros mais simples e baratos, pelo que uma boa parte das pessoas vai procurar usados … que também estão a subir … No final acabamos a comprar carros chineses super inflacionados , ou a optar por marcas como a Dacia como as opções mais viáveis para a maioria da população .
Para complementar a noticia, faltou ai talvez a razao principal:
A CATL e a BYD ( os 2 maiores productores de baterias para carros electricos) anunciaram a inclusao de baterias de Sodio e de ioes de sodio (mix entre bat de litio e sodio) em carros de producao ainda este ano.