PplWare Mobile

Lightyear 0: Um carro solar que promete revolucionar os elétricos

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Ana Sofia Neto


  1. AlexS says:

    Números impossíveis. Devem ser um paineis fotovoltaícos miraculosos .

  2. Anti-Social says:

    Porque razão os fabricantes de VE nunca fizeram isto de inicio?

    • Carved says:

      Porque é tolice…
      O tempo que demora a carregar via paineis solares (no carro) é imenso.
      o estudo é feito a pensar em alguém que estaciona o carro na rua a apanhar sol.
      Um carro de 250 000€ vais guarda-lo ao sol, na rua, ou numa garagem?

  3. andy says:

    Gostei muito da apresentação e curioso que dão o exemplo que este carro em Portugal tem um autonomia de 7 meses só dependendo da energia solar.

  4. honeydata says:

    sim é uma grande vantagem , o problema são os parques subterraneos e os parques cobertos e os toldos e as sombras

  5. Yamahia says:

    Já há carros com painéis solares. No entanto o incremento de carga conseguido por essa via é muito reduzido.
    Por exemplo este:https ://www.motor24.pt/motores/hyundai-painel-solar-no-tejadilho-permite-ganhar-1300-km-por-ano/666364/
    Em testes, (não necessariamente do carro dado como ex.), práticos não se vislumbrou nenhuma vantagem e as desvantagens eram algumas.
    Mais um a querer atitar areia para os olhos.

  6. Insider says:

    Descobriram a fórmula mágica para a eficiência dos painéis solares… a investigação científica está no bom caminho, mas ainda não existe comercialização de painéis solares com o máximo de eficiência alcançada em laboratório.
    No entanto, e para quem não faz mais do que 50-60km por dia pode ser uma solução, principalmente sempre com exposição solar directa e ar condicionado no mínimo.

  7. Hugo Sousa says:

    Podiam pelo menos fazer um pouco de trabalho de casa….
    Revolucionário em quê… No preço 150000€!!!
    Potência de130kw (abaixo do meu zoe 135kw)
    Aceleração 10s (abaixo do meu Zoe de 7,5s)
    Velocidade limitada a 160km/h
    Gestão térmica limitada…
    Carga DC de 75kw
    Os painéis num dia normal dão autonomia para 11km num dia de sol….
    Ou seja uso de cerca de 1,2kwh… Mas em rectas a descer… Um dia = 1,2kwh…

    https://ev-database.org/car/1166/Lightyear-0

  8. LM says:

    Se esse carro aguenta vários meses sem ser carregado, vai uma aposta como não vai ser comercializado? A não ser que se invente mais uma taxa qualquer…

  9. Paulo says:

    So painel solar não resolve o problema. Mas ajuda mais uns bons km. Agora 5m..e nem sei a largura dele.. Não cabe na minha garagem.

  10. Profeta says:

    Obvio, a industria esta atenta, nao vai deixar passar isso em branco.

  11. Olly says:

    Tem piada que estive a ver um documentário na TV acerca deste carro, apenas parei para ver porque tinha lido esta peça aqui no pplware.
    Eles tiveram atenção ao mais ínfimo pormenor, como o facto de os pequenos painéis fotovoltaicos serem todos independentes, caso um fique à sombra, os outros não deixam de produzir.

    • marin says:

      Mas o problema é que placa fotovoltaica é uma carga minúscula… senão já existiriam carros assim.
      O que eles propõem é uma bateria grande (sim, mais que o dobro de um KWID elétrico) e a placa só repôr… mas tipo… pra esse pequeno teto, mesmo a melhor placa que existe (da Nasa até) não daria conta de recarregar não… a conta não fecha.
      A menos que vc ande bem pouco e largue o carro no sol escaldante o dia todo… o que não é uma realidade pra todo mundo.

  12. Carved says:

    São 250 000€
    e se quiseres outra cor são +5 000€

  13. Carved says:

    Não sei se será legal em Portugal…
    Não tem espelhos laterais mas sim câmaras
    Tinha ideia que em PT seria obrigatório espelhos

  14. Grunho says:

    Meter painéis solares para carregar eléctricos é como quem enche uma piscina olímpica com um cálice de bagaço. Estes “até 70 kms” por dia significa que vai carregar sempre menos ou muito menos. E teoricamente, numas condições ideais (por exemplo, com o carro parado o dia inteiro no deserto do Sara), poderá igualar essa marca.

  15. Bate Chapas says:

    e se cair granizo?
    já estou a ver as seguradoras a esfregar as mãozinhas, com mais planos de proteção “bolinhas de gelo”, (molha parvos, até dói, bola de canhão)…

  16. Marin says:

    TUDO CONTRADITÓRIO… precisaria de mais detalhes:
    => fala em bateria de pouca capacidade (60kwh ???) mas tipo, é 2,5x mais que a bateria de um KWID Elétrico… estranho;
    => fala em consumo/autonomia de 10kw a cada 100km… que é inferior a um KWID Elétrico…
    => pesa 1500kg.. é tipo… +50% mais pesado que um KWID Elétrico…
    => placas solares pra esse tamanho de teto do carro, não carregaria nem 2kw/h… se ele gasta +10kw/h andando… ou seja, só vale a pena se vc andar bem pouco e largar o carro o dia inteiro num sol escaldante…

    Não vejo vantagem em ponto algum.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.