Lightyear 0: Um carro solar que promete revolucionar os elétricos
Uma das mais significativas desvantagens dos carros elétricos é a autonomia, pois a maioria não consegue fazer longas distâncias sem precisar de paragens regulares para abastecer. Nesse sentido, este novo veículo, Lightyear 0, aguenta vários meses sem ser carregado.
Esta autonomia é possível, uma vez que está equipado com painéis solares.
O Lightyear One viu o seu nome alterado aquando do lançamento da sua nova versão. O carro elétrico alimentado por painéis solares foi, então, apelidado de Lightyear 0 e chega como um modelo elétrico revolucionário.
Os carros elétricos são um passo na direção certa, mas têm um problema de escala. Até 2030, podemos esperar 84 milhões de veículos elétricos nas estradas da Europa. Não há forma de o esconder, o acesso às estações de carregamento não acompanhará a procura de carros elétricos. Para minimizar a utilização de plug-in e maximizar o alcance, a estratégia da indústria, até agora, tem sido a de adicionar baterias.
Explicou Lex Hoefsloot, cofundador e CEO da Lightyear.
Posto isto, o CEO partilhou que a sua empresa pretende alterar aquela que é a realidade dos elétricos, atualmente, garantindo aos consumidores uma solução que responde àquilo que a oferta atual ainda não consegue.
Isso aumenta a pegada de carbono da produção e, por sua vez, o peso e a necessidade de estações de carregamento de alta potência. A nossa estratégia muda essa abordagem. Lightyear 0 oferece mais alcance com menos bateria, o que reduz o peso e as emissões de dióxido de carbono por veículo.
De acordo com a Lightyear, o seu 0 pode ser conduzido durante semanas, ou meses, sem que seja necessário carregar o elétrico. Isto, porque está preparado para percorrer até 70 km por dia e até 11.000 km por ano, alimentado pela energia recolhida pelos painéis fotovoltaicos. Ora, assim sendo, o Lightyear 0 pode circular durante até dois meses sem que seja carregado em áreas com céu nublado, e até sete meses nas regiões mais soalheiras.
O Lightyear 0 está equipado com uma bateria de 60 kWh e, apesar da sua baixa capacidade, o elétrico consome 10,5 kWh/ 100 km e garante um alcance de 625 km WLTP. Além disso, pesa 1,575 kg e mede 5,06 de comprimento.
Os testes do elétrico revolucionário, que foi concebido seguindo elevados critérios de sustentabilidade, acontecerão em junho, sendo que a produção em série começará em outubro e as entregas estão agendas para novembro.
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Números impossíveis. Devem ser um paineis fotovoltaícos miraculosos .
Porque razão os fabricantes de VE nunca fizeram isto de inicio?
Porque é tolice…
O tempo que demora a carregar via paineis solares (no carro) é imenso.
o estudo é feito a pensar em alguém que estaciona o carro na rua a apanhar sol.
Um carro de 250 000€ vais guarda-lo ao sol, na rua, ou numa garagem?
Gostei muito da apresentação e curioso que dão o exemplo que este carro em Portugal tem um autonomia de 7 meses só dependendo da energia solar.
Primeiro eles usam o rendimento máximo diário… Num dia normal da cerca de 1,2kwh por dia….
Ora que eu saiba… Se encontrar uma ligeira subida… Os 11km previstos ficam pelos 2 ou 3km…
Sim… Revolucionário no preço
https://ev-database.org/car/1166/Lightyear-0
sim é uma grande vantagem , o problema são os parques subterraneos e os parques cobertos e os toldos e as sombras
Já há carros com painéis solares. No entanto o incremento de carga conseguido por essa via é muito reduzido.
Por exemplo este:https ://www.motor24.pt/motores/hyundai-painel-solar-no-tejadilho-permite-ganhar-1300-km-por-ano/666364/
Em testes, (não necessariamente do carro dado como ex.), práticos não se vislumbrou nenhuma vantagem e as desvantagens eram algumas.
Mais um a querer atitar areia para os olhos.
Descobriram a fórmula mágica para a eficiência dos painéis solares… a investigação científica está no bom caminho, mas ainda não existe comercialização de painéis solares com o máximo de eficiência alcançada em laboratório.
No entanto, e para quem não faz mais do que 50-60km por dia pode ser uma solução, principalmente sempre com exposição solar directa e ar condicionado no mínimo.
Podiam pelo menos fazer um pouco de trabalho de casa….
Revolucionário em quê… No preço 150000€!!!
Potência de130kw (abaixo do meu zoe 135kw)
Aceleração 10s (abaixo do meu Zoe de 7,5s)
Velocidade limitada a 160km/h
Gestão térmica limitada…
Carga DC de 75kw
Os painéis num dia normal dão autonomia para 11km num dia de sol….
Ou seja uso de cerca de 1,2kwh… Mas em rectas a descer… Um dia = 1,2kwh…
https://ev-database.org/car/1166/Lightyear-0
Esses números de potência e aceleração do Zoe não batem certo.
Tens razão a potência é 100kw… 135cv…
Desculpem… Baralhei…
Se esse carro aguenta vários meses sem ser carregado, vai uma aposta como não vai ser comercializado? A não ser que se invente mais uma taxa qualquer…
só vão fazer uns 900 carros a 250 000€ cada
https://autopapo.uol.com.br/curta/lightyear-eletrico-meses-sem-recarga/
So painel solar não resolve o problema. Mas ajuda mais uns bons km. Agora 5m..e nem sei a largura dele.. Não cabe na minha garagem.
Obvio, a industria esta atenta, nao vai deixar passar isso em branco.
Tem piada que estive a ver um documentário na TV acerca deste carro, apenas parei para ver porque tinha lido esta peça aqui no pplware.
Eles tiveram atenção ao mais ínfimo pormenor, como o facto de os pequenos painéis fotovoltaicos serem todos independentes, caso um fique à sombra, os outros não deixam de produzir.
Mas o problema é que placa fotovoltaica é uma carga minúscula… senão já existiriam carros assim.
O que eles propõem é uma bateria grande (sim, mais que o dobro de um KWID elétrico) e a placa só repôr… mas tipo… pra esse pequeno teto, mesmo a melhor placa que existe (da Nasa até) não daria conta de recarregar não… a conta não fecha.
A menos que vc ande bem pouco e largue o carro no sol escaldante o dia todo… o que não é uma realidade pra todo mundo.
São 250 000€
e se quiseres outra cor são +5 000€
Não sei se será legal em Portugal…
Não tem espelhos laterais mas sim câmaras
Tinha ideia que em PT seria obrigatório espelhos
n é, já vi na rua e está à venda um honda elétrico que tem umas camaras pequeninas a fazer de retrovisor
Meter painéis solares para carregar eléctricos é como quem enche uma piscina olímpica com um cálice de bagaço. Estes “até 70 kms” por dia significa que vai carregar sempre menos ou muito menos. E teoricamente, numas condições ideais (por exemplo, com o carro parado o dia inteiro no deserto do Sara), poderá igualar essa marca.
e se cair granizo?
já estou a ver as seguradoras a esfregar as mãozinhas, com mais planos de proteção “bolinhas de gelo”, (molha parvos, até dói, bola de canhão)…
TUDO CONTRADITÓRIO… precisaria de mais detalhes:
=> fala em bateria de pouca capacidade (60kwh ???) mas tipo, é 2,5x mais que a bateria de um KWID Elétrico… estranho;
=> fala em consumo/autonomia de 10kw a cada 100km… que é inferior a um KWID Elétrico…
=> pesa 1500kg.. é tipo… +50% mais pesado que um KWID Elétrico…
=> placas solares pra esse tamanho de teto do carro, não carregaria nem 2kw/h… se ele gasta +10kw/h andando… ou seja, só vale a pena se vc andar bem pouco e largar o carro o dia inteiro num sol escaldante…
Não vejo vantagem em ponto algum.