“Leapmotor International”: sociedade com a Stellantis será lançada em breve
A parceria entre a chinesa Leapmotor e a ocidental Stellantis já havia sido anunciada. Contudo, agora, sabe-se que a sociedade deverá ser confirmada sob o nome "Leapmotor International" e ser lançada, em breve, na China.
A Leapmotor ainda não tem, por cá, a relevância que outros nomes chineses já conseguiram conquistar. Contudo, pela importância da sua atividade no mercado doméstico - produção de carros 100% elétricos, com foco na autonomia -, conquistou a Stellantis, que fechou um acordo estratégico com a startup, recentemente.
Outrora crítico dos carros elétricos chineses, Carlos Tavares estará muito perto de consolidar uma estreita parceria com a Leapmotor. Esta, que assumirá a forma de sociedade, será oficializada cerca de seis meses depois de a Stellantis ter adquirido uma participação de 1,6 mil milhões de dólares da fabricante Leapmotor.
O objetivo da nomeada "Leapmotor International" passará por comercializar globalmente carros elétricos fabricados na China.
Parceria entre Stellantis e Leapmotor perto de ser oficial
Em março de 2024, as duas empresas anunciaram que a sua sociedade tinha sido aprovada, depois de a Stellantis ter obtido autorização regulamentar na China para continuar a sua participação.
O acordo foi o primeiro do género para uma fabricante de automóveis ocidental, pois concedeu à Stellantis direitos exclusivos para fabricar, exportar e vender veículos elétricos da marca chinesa fora do país.
O Electrek confirmou ter recebido informação de que toda a documentação necessária parece ter sido concluída e de que os executivos da Stellantis e da Leapmotor planeiam lançar oficialmente a sociedade, bem como anunciar a sua equipa, já na próxima semana.
Segundo a agência noticiosa chinesa Cailian, o presidente da Leapmotor, Zhu Jiangming, e o diretor-executivo da Stellantis, Carlos Tavares, deverão participar numa conferência de imprensa conjunta na próxima semana, na qual as duas empresas tencionam anunciar o lançamento oficial da chamada "Leapmotor International".
Utilizadores da rede social chinesa Weibo afirmaram que as parceiras já estabeleceram planos para a produção de veículos elétricos da Leapmotor na Europa, mais especificamente em Itália. Também a Reuters noticiou anteriormente que a produção de veículos elétricos poderia começar nas instalações da Stellantis na Polónia.
Jasus… se os produtos da Stellantis já não têm qualidade, com parcerias com Chineses até tenho medo de pensar o que vem para aí!!