IONIQ 5: Chegou ao mercado um verdadeiro SUV elétrico com cunho Hyundai
O ano 2021 vai ser profícuo na apresentação e lançamento de carros elétricos no mercado mundial. Algumas marcas, como a Hyundai, têm produtos prontos para serem comercializados. Assim, a marca sul-coreana apresenta o IONIQ 5.
Estamos perante um verdadeiro SUV elétrico que vai mudar definitivamente o mercado automóvel. Vamos conhecer tudo, ou quase tudo, o que a marca tem para oferecer.
IONIQ 5: Mercado dos elétricos recebe reforço de peso
Com o IONIQ 5, a Hyundai apresentou agora o primeiro modelo da série baseado na sua plataforma E-GMP, a marca apelida-o de um CUV (crossover utility vehicle). Depois do Concept 45 apresentado em 2019 e das informações sobre a nova plataforma elétrica modular publicada em dezembro de 2020, existem agora os primeiros dados concretos do modelo de série. O IONIQ 5 estará disponível com dois tamanhos de baterias, cada um com tração traseira e tração nas quatro rodas.
A bateria com maior capacidade tem um conteúdo energético de 72,6 kWh. Na versão de tração traseira e com apenas um motor elétrico podem ser alcançados até 500 quilómetros. A bateria mais pequena, com 58 kWh, irá fornecer eletricidade para cerca de 400 quilómetros.
Os valores oficiais WLTP ainda não estão disponíveis, pois o veículo ainda não foi homologado.
Mais motor e mais performance elétrica
Em relação aos dados de desempenho, o elétrico com a bateria de menor capacidade, em RWD (tração traseira) fornecerá uma potência de 125 kW. Já no modo com tração às quatro rodas, a potência eleva-se aos 173 kW. Com a bateria de maior capacidade, a versão de um motor oferece uma potência de 160 kW. Contudo, adicionando o segundo motor no eixo dianteiro, o modelo topo de gama tem uns generosos 225 kW, ou 306 cv.
O motor traseiro oferece 350 Nm de binário em todas as variantes. Adicionando as unidades de tração integral, o veículo ganha outros 255 Nm. Assim, o resultado são uns 605 Nm de binário total do sistema. O modelo topo de gama irá conseguir acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5,2 segundos, enquanto que o modelo básico precisa de 8,5 segundos. Todas as quatro versões estão especificadas com uma velocidade máxima de 185 km/h.
O IONIQ 5 também terá suporte para reboque. Para as versões de tração nas quatro rodas, a Hyundai afirma ter uma carga de 1.600 quilos. Infelizmente, a carga vertical não foi mencionada, assim como a carga suportada nas versões RWD que também ainda não é conhecida.
IONIQ 5 é equipado com baterias de polímero de lítio “quase sólido”
A bateria do IONIQ 5 é só por si a parte mais interessante: a Hyundai não depende de células "clássicas" de iões de lítio com eletrólito líquido e usa baterias de polímero de lítio.
O eletrólito à base de polímero aqui é quase sólido. A Hyundai não entra em mais detalhes, mas o previsto é ser um eletrólito parecido com um gel, já que as folhas de eletrólito sólido normalmente só alcançam condutividade iónica suficiente a partir de uma temperatura operacional de cerca de 60 °C, uma restrição impraticável num carro.
Uma das vantagens nesta arquitetura é que as células podem ser mais planas e uma caixa sólida para armazenamento das células deixa de ser necessária. Isto permite que a densidade de energia por pack possa ser aumentada no futuro sem grandes custos adicionais.
A Hyundai promete novas células: a potência máxima de carga DC do IONIQ 5 é especificada com a maior bateria a 220 kW. Ambas as variantes serão capazes de carregar a bateria de 10% a 80% em 18 minutos. Na bateria de maior volume isso corresponde a um conteúdo de energia de 51,1 kWh e, portanto, uma potência de carga média a 170 kW. Sem dúvida interessante.
Com a bateria de menor capacidade, 40,6 kWh são carregados em 18 minutos, o que corresponde a uma potência média de carga de 135 kW.
Ainda não está claro qual oferta de carregamento irá acompanhar o IONIQ 5 em Portugal. Na apresentação, a Hyundai Motor Europe afirmou que seria possível carregar com recurso ao serviço de carregamento “Charge My Hyundai”. Assim, este tirará proveito dos carregadores super-rápidos da Ionity. Infelizmente, estes ainda não existem em Portugal.
Corpo angular com detalhes aerodinâmicos
O IONIQ 5 adotou muitas das características de design do concept 45 de 2019. O design angular muito provavelmente não será de agrado geral. Apesar disso, o chefe de design da Hyundai, Luc Donckerwolke, deixou claro que um design particularmente calmo com linhas claras e retas era o procurado para o IONIQ 5 e que o objetivo é dar a cada veículo o seu próprio caráter e não oferecer o mesmo design em tamanhos diferentes.
Como é usual em veículos elétricos, a frente está quase totalmente fechada. O IONIQ 5 tem até abas de ventilação ativas na entrada de ar inferior. No entanto, estas só abrem quando a bateria necessita de refrigeração, caso contrário, a entrada é fechada para um melhor fluxo do ar.
O capô também foi projetado de forma a que os fluxos de ar se estendam pelas laterais e pelos arcos nas rodas. Isso evita juntas desnecessárias que prejudicariam a aerodinâmica. Por esta razão, a Hyundai também instalou puxadores nivelados.
Ao contrário do protótipo, o modelo de produção virá inicialmente com espelhos retrovisores convencionais, ainda que seja provável que os espelhos com câmaras sejam oferecidos posteriormente, à semelhança do que já oferece o Genesis.
O IONIQ 5 vai receber a versão mais avançada do "Highway Driving Assist", que supostamente permite mudanças seguras de faixa na autoestrada.
Cockpit totalmente digital com dois ecrãs
Além de um tejadilho clássico de metal, o IONIQ 5 estará disponível com duas opções: um tejadilho de vidro panorâmico e um tejadilho solar.
As células solares integradas podem carregar a bateria diretamente. Em testes no sul da Europa, estes conseguiram gerar eletricidade para uma viagem de cinco a seis quilómetros por dia e esta é a razão pela qual a Hyundai especifica o teto solar até 2.000 quilómetros por ano.
No entanto, ainda está em aberto como serão exatamente as propostas para as opções no tejadilho. As respetivas empresas importadoras nacionais podem escolher as linhas de equipamentos e opções para cada país.
Assim, depende do importador em Portugal para podermos saber qual a versão a estar disponível no nosso país. Poderemos ter o tejadilho de vidro, painel solar ou ambas. Estas opções poderão estar vinculadas a um determinado equipamento ou motorização. Mas também poderão estar livres de escolha no ato da encomenda.
Certo é que o IONIQ 5 terá um cockpit totalmente digital. Dois ecrãs de 12,25 polegadas, um como display de instrumentos para o condutor, e um segundo como um centro de info-entretenimento à direita. No entanto, algumas funções, como o ar condicionado, ainda são controladas através de botões localizados sob o ecrã sensível ao toque do info-entretenimento.
Haverá também um ecrã “head-up display” de 44 polegadas com funções de realidade aumentada - mas aqui também depende da política do modelo a escolher pelo importador sobre como e em quais funções o HUD pode ser encomendado. O mesmo se aplica à bomba de calor.
Bancos mágicos de “gravidade zero”
De acordo com Donckerwolke, o interior em si foi projetado como uma sala de estar. O E-GMP oferece um piso interior totalmente plano, sem túnel de transmissão. Não há uma consola central entre a área dos pés do condutor e do passageiro.
A prateleira construída entre os bancos é bastante flexível e pode ser aberta e desdobrada de diversas formas, com as quais, por exemplo, o apoio de braço acolchoado pode ser transformado numa pequena mesa.
Os bancos dianteiros são referidos pela Hyundai como bancos de "gravidade zero". Isto é, estes deverão ser capazes de fornecer conforto durante as pausas para carregamento.
O encosto relativamente fino dos assentos também é percetível, o que deve aumentar o espaço para as pernas dos passageiros no assento traseiro. O próprio banco traseiro pode ser movido até 20 centímetros - dependendo da necessidade de espaço para as pernas ou de bagagem.
Com uma distância entre eixos de exatamente três metros, o IONIQ 5 está no mesmo nível de alguns sedãs de luxo e deve oferecer muito espaço no interior. O comprimento total do veículo é de 4,63 metros, sendo as saliências dianteiras e traseiras extremamente curtas.
Bagageira ao mesmo nível do VW ID4
Na configuração padrão, a mala tem capacidade para 540 litros e, quando os encostos são rebatidos (possível na relação 60:40), o espaço de carga aumenta para até 1600 litros. Isso significa que o IONIQ 5 está exatamente ao mesmo nível do VW ID4 (pode conter entre 543 e 1.575 litros). No entanto, com 4,58 metros, o VW ID4 é um pouco mais curto.
Em contraste com o ID.4, o IONIQ 5 oferece uma mala “frunk” sob o capô frontal - o cabo de carregamento pode entre outros ser armazenado lá. Conforme já descrito quando o E-GMP foi apresentado em dezembro, a plataforma possui uma função chamada Vehicle2Load.
A unidade de controlo de carregamento integrado bidirecional substitui o carregador AC integrado convencional.
Sobre a porta de carga (que está localizada na parte traseira direita), é importante mencionar que esta também serve como porta para carregar um outro carro elétrico.
Com um adaptador ligado à porta de carregamento também é possível fornecer energia a dispositivos de 220 volts até 3.6kW como, por exemplo, ferramentas ou até mesmo uma churrasqueira elétrica durante a estadia num acampamento.
Uma tomada de 220 volts também está instalada no interior do veículo sob o banco traseiro.
Preço e disponibilidade
Para já ainda não se sabe que versão estará disponível e quando estará disponível. Como tal, os preços para o mercado de Portugal ainda estão dependentes de vários destes pormenores. Contudo, com a produção na Coreia do Sul programada para começar no primeiro trimestre, os primeiros veículos do modelo especial são esperados nos mercados no início do verão.
Já no que toca ao preço, este poderá andar entre os 35 mil euros e os 62 mil euros.
Conclusão, o mercado dos elétricos ficará mais rico e com propostas que elevam consideravelmente as ofertas tecnológicas dentro de um carro. Resta saber se haverá interesse no mercado para deixar a marca sul-coreana apertada com as entregas.
Este artigo foi desenvolvido por Ricardo Gomes para o Pplware
Este artigo tem mais de um ano
Parece me uma excelente proposta. Se mantiver níveis de eficiencia semelhantes aos Ionic actuais, os 500km parecem me bastante plausíveis com 73.6kWh.
Apesar de ter a maior simpatia por veículos eléctricos, por serem menos poluentes e de menor custos de manutenção, os preços ainda são escandalosamente altos.
Esse modelo acima que pode chegar aos 60.000 euros.
Com esse montante compra-se uma bruta bomba a Diesel.
Ok não é a mesma coisa, mas o dinheiro não nasce na carteira, pelo menos na minha nunca nasceu nenhum.
A manutenção é mais cara, é, mas fica-se com um veículo que bem estimado pode durar uns 20 anos ou mais e que além de ter prestações elevadas é tb confortável.
Depois há a questão das baterias, que duram X ciclos e que para substituir é o que se sabe e há tb a questão dos carregamentos.
No meu caso, que tenho garagem, poderia carregar em casa durante a noite, mas e quem deixa o carro na rua, que é a maior parte das pessoas?
Vai encher as baterias como?
Ah e tal nos carregadores, pois, como se meia dúzia deles chegassem para quando houver muitas unidades a precisar de serem carregadas…
E mais, quando houver mais necessidade de electricidade, o preço vai subir disparado.
Vai ficar ela por ela em relação aos combustíveis tradicionais ou pouco menos.
Quem é o anjinho que acredita que a electricidade se vai manter aos preços actuais?
Eles fazem a conta assim, ora bem, se as pessoas pagam 10 euros para terem uma autonomia de 100 km num carro a gasolina, podem muito bem pagar 9 para fazerem o mesmo num eléctrico.
Vcs vão ver se não vai acontecer algo parecido.
Depois ainda há a autonomia. Quero ir ao Porto e voltar, não há autonomia para isso.
Meto a carregar, quanto tempo demora? haverá carregadores disponíveis?
Complicado…
Falta ainda o resto, que é os impostos que irão ser criados.
É que se alguém pensa que o estado chulo, podre e corrupto que temos vai prescindir dos milhões que recebe através do ISP, que tire o cavalinho da chuva.
Mas inevitavelmente chegará o dia em que automóveis movidos a diesel e gasolina deixarão de ser comercializados.
E carregar rápido nos PCR, as vezes fica mais caro que um diesel
Mas em casa na tarifa bi horário fica a 11 cent por kW
Neste caso não visto que o custo será de 29 CT por kWh. Depois temos daqui a pouco novas normas na UE que define um preço máximo por kW de 0.35ct por kW. Além do mais podes sempre carregar de borla em casa se tiveres painéis solares inclusive tens o painel solar no carro onde também carregas uns km por dia gratuitamente.
Começas logo mal no preço. O preço pode chegar aos 60.000€, mas começa nos 35.000. E na versão de 60.000€ tens mais de 300cv. Não é fácil encontrar uma “bruta bomba a Diesel” com mais de 300cv, que custe menos de 60.000€, que pague 0€ de IUC e que não leve um ordenado de cada vez que é preciso fazer uma revisão.
Quanto aos ciclos é só fazer as contas. Uma bateria de um carro moderno faz mais de 1000 ciclos (pode ir até 4000 se for bem tratada) até perder 20% da capacidade original. 1000 ciclos neste carro com 500km são 500.000km.
Quanto à questão dos carregamentos, é obvio que quem tem garagem tem a vida facilitada. Para os outros há cada vez mais carregadores na rua e em supermercados. 1h de compras e têm carga para mais uns 100km (em carga AC e dependendo do carro). É só acompanhar a página da UVE e todos os dias há noticias de novos postos a abrir.
A questão do preço da electricidade não pode ser vista de uma forma tão simples. Primeiro, segundo a REN, um parque automóvel 100% representaria apenas mais 13% energia consumida (não esquecer que é gasta bastante energia eléctrica para refinar 1lt de combustível). Depois, ao contrário dos combustíveis, a electricidade é muito mais “democrática”, ou seja, é possível o cidadão comum produzir. Isto implica que o preço não possa subir sob pena de mais e mais pessoas produzirem a própria electricidade e as distribuidoras acabarem a ganhar menos dinheiro com electricidade mais cara.
E há mais. Num eventual mundo dominado por EVs, onde o gasóleo é carregado de impostos por ser visto como algo nefasto e é vendido a poucos, perdendo assim as vantagens das economias de escala, quanto é que achas que vai custar 1lt de gasóleo?
Carregar em viagem é mais rápido do que a maioria pensa. Um carro destes faz paragens de 10/15min a cada 250km. Tudo bem que não é tão conveniente, mas isso representa meia dúzia de ocasiões num ano de uma pessoa normal. O tempo e dinheiro que poupam no resto do ano compensam largamente.
Ao falar nos impostos não se pode ignorar que os combustíveis são a maior fatia das nossas importações. Usar electricidade produzida em Portugal em vez de combustível vindo de fora, significam muitos milhares de milhões de riqueza distribuida cá e não pela OPEP. Não vai ser preciso cobrar os mesmos impostos porque há maior retenção de riqueza e impostos indirectos.
Depois de discordar de ti em tanta coisa, no ponto em que era óbvio concordar, não concordo 😀
Não acho que a comercialização de veículos a combustão vá acabar. Bem sei que há decisões politicas nesse sentido, mas acho que o mercado vai reduzir as vendas a quase 0 e nunca sequer vai ser preciso legislar para proibir. Essa tendencia já se começa a verificar. Acho que se vai tornar se um hobby ou algo recreacional, mais ou menos como o cavalo é hoje em dia.
Muito boa explanação da opinião.
Alguns países, têm proibição de comercialização de combustíveis fósseis para 2040. Não é carros é combustíveis mesmo.
Eu sei. Eu acho é que quando chegarmos a essas datas não vai ser preciso efectivar as proibições porque a utilização de veículos a combustão já vai ser residual. Acho que não serão as leis mas sim o mercado que vai tratar de fazer a transição.
Grande a texto ionfan!!
Ionfan, Acho que não leu a parte em que simpatizo com veículos eléctricos…
Já agora, Ion não é um Hyundai ou Kia eléctrico?
Acho que é.
Aqui na minha zona há um veículo desses.
Zona com milhares de pessoas. Sabe quantos carregadores há?
DOIS.
Mais, nunca na minha vida eu daria 60.000 euros por um automóvel.
Muito dinheiro, custa-me muito ganhar esse valor para depois o ir estoirar num automóvel em que por bem menos posso ficar igualmente bem servido.
Em relação aos impostos…. mas vc não sabe o país em que está?
Vc não sabe que neste país a estabilidade fiscal é nula, sendo esse um problema enorme para investidores, que procuram outras paragens por isso mesmo?
O que hoje é assim, amanhã é assado e com retroactivos, que é para o ramalhete ficar completo.
Alguma vez essa gente vai vender a X podendo vender a X+Y sabendo que não há alternativas?
Não conhece os políticos tugas?
Leva com impostos sobre imposto e mesmo assim ainda vem dizer essas coisas?
Desculpe lá mas vc não conhece mesmo o país onde vive.
Pode vossa mercê ficar bem ciente do que lhe vou dizer, quando o estado podre e corrupto que temos começar a ver pouco dinheiro a entrar via ISP devido ao consumo ser cada vez menor por haverem já bastantes eléctricos, garanto-lhe a si e a qualquer um que o mesmo estado vai arranjar uma maneira de ir buscar o mesmo valor ou mais.
Não vai por um lado vai pelo outro.
Eu fico abismado quando leio as pessoas a dizerem ah e tal e não paga IUC e as manutenções são baratas e a electricidade não pode subir porque senão cozinho alguma em casa.
Pode cozinhar a electricidade que quiser, meu amigo.
O que lhe garanto é que o estado irá buscar aos eléctricos o mesmo ou mais do que vai buscar agora aos normais.
Não paga IUC agora? Muda-se a lei e passa a pagar.
Pronto, problema resolvido.
Mais, será um IUC bem carregado.
Sabe, carro eléctrico tem baterias, baterias têm lítio e outras metérias perigosas e por isso devido a estragar o ambiente toma lá um IUC de uns milhares.
Se não for desta maneira, é de outra.
Não acredita? Deixe o consumo de gasolina baixar drásticamente e vai ver…
Já cá ando há mais de 5 décadas e conheço esta gente de gingeira.
Nunca, mas nunca, espere boas coisas desta gente, pois a desilusão será enorme.
Eu percebi que simpatiza com EVs. Apenas me limitei a dar a minha opinião sobre as questões levantadas, muitas delas pertinentes.
A falta de carregadores não é algo que me preocupe. Agora que se tornou um negócio, eles vão seguir o mercado, como até já é claro que está a acontecer nos centros urbanos. Quando a adopção começar a ser significativa no interior, acredito que os carregadores vão aparecer. Mais ou menos como aconteceu com as bombas de gasolina há muitos anos.
Não vou discutir politica. Mas sei que quem elege os governantes somos todos nós.
Claro que quem pode vender a 100€ não vai vender a 50€. Mas é melhor vender a 50€ a 100 pessoas do que vender a 100€ a 20 ou 30 pessoas porque as outras fizeram contas e perceberam que pagam uns painéis solares em 4 anos. Além disso estamos num mercado liberalizado. Se passarem a vender a 100€, perdem os clientes que restam para algum fornecedor que continue nos 50€.
Eventualmente os EVs vão passar a pagar IUC (que até concordo), mas quanto é que acha que vai ser o IUC de um ICE nessa altura?
Até pode cá andar há 50 anos, mas isto é totalmente novo. Pela primeira vez deste há mais de 100 anos, a produção e distribuição da energia para os transportes pessoais vai deixar de estar refém de grupos restritos. Perceber esta parte é fundamental para se perceber o porquê de nos quererem fazer acreditar que o futuro é o hidrogénio. O hidrogénio é apenas mais uma forma de manter os interesses instalados. É uma “gasolina 2.0”.
Ionfan, quando fala em liberalização, em que os fornecedores oferecem o mesmo bem a preços diferentes e o cliente escolhe o que mais lhe convier, veja o que aconteceu com a liberalização dos preços dos combustíveis.
Fornecedores viram que podem ganhar mais unindo se e oferecendo valores semelhantes não dando alternativa ao cliente, do que andarem às guerras de preços uns com os outros.
Não vejo porque com a electricidade seria diferente.
Peço desculpa mas não partilho dessa sua visão.
Isso pode ser possível num país em condições, mas aqui, enfim, já percebeu onde quero chegar.
Quem me dera estar errado mas basta olhar para o passado e presente para prever o que aí vem.
Não se iluda, mas repito, sinceramente, que espero estar errado.
@Euéquesei, eu vejo bem o que acontece nos combustíveis. Há uma descarada cartelização.
Não acredito que possa acontecer o mesmo com a electricidade. É tão simples como ser muito mais fácil produzir e comercializar e não está dependente de 1 ou duas refinarias. Basta ver quantos comercializadores apareceram nos últimos anos ( https://www.erse.pt/eletricidade/funcionamento/comercializacao/#comercializadores- ). Depois há a tal questão da produção própria.
Eu percebo o cepticismo mas prefiro olhar para o futuro com bons olhos 😉
@Euéquesei
Com a electricidade ‘e diferente porque TODOS nos utilizamos electricidade em casa..mesmo tendo carros eléctricos ou nao. Quem paga impostos nos combustíveis sao unicamente os donos dos carros.
Todos moramos numa casa mas nem todos temos carro.
Seria muito mais difícil subir o preço da electricidade (que produzimos em Portugal) da mesma maneira que se sobe o preço a outras coisas.
Até posso concordar que podemos produzir a nossa energia mas o estado vai querer os seus impostos e no caso dos painéis vão começar a cobrar licenças para se poder instalar em casa ou qualquer sítio disso não tenho dúvidas. (Só para que conste tenho um ev de para já sempre carreguei em casa a ~0.9centimos)
Também tenho a noção que à borla do IUC vai acabar é uma questão de tempo mas até vou aproveitando.
muito bem visto e explicado..obrigado
Quando juntas uma ‘BOMBA’ a ‘DIESEL’ na mesma frase, explicas-te tudo sem precisar de ler mais nada. Vai lá comprar essa tua ‘BOMBA’ a ‘DIESEL’ com trabalhar de trator, despesas brutais em manutenções e depois diz-me se compensou os 60k numa bomba de diesel.
Fulano, queira ler a minha resposta acima.
Quais manutenções brutais?
O meu actual carro é a diesel e pago 100 e poucos euros por óleos e filtros.
Não me parece que seja uma coisa brutal.
Preferia que fosse zero, lógico.
Veículo com mais de 10 anos, quase 200.000 kms e é só mudar óleo e filtros todos os anos.
Sim, não é um carro europeu e eu tenho muito cuidado com ele, mas Toyotas made in Japan são assim mesmo, com qualidade e feitos para durar.
Sucata Germânica não a quero nem dada.
Em relação ao barulho de tractor que fala, olhe só se for o seu, porque o meu tem um trabalhar bem suave, e até me ajuda a relaxar.
uma bruta bomba a Diesel…. só mesmo à tuga….
Eu, sinceramente, não gosto de gente que antes de qualquer contestação pela opinião estapafúrdia que vai dar, declara a maior simpatia pelos carros elétricos ou pelas pernas da vizinha e depois os põe tudo no fundo das suas opções. Olhe meu amigo Euéquesei, devia era ir para político, o seu nickname diz tudo sobre o seu perfil arrogante e faz me lembrar o outro que dizia, “nunca me engano e raramente tenho dúvidas” o resto é apenas conversa da treta, para entreter papalvos. Devia emigra para século XIX
Um A3 em feio. Veremos o preço a que surge por cá. Tem algumas ideias engraçadas e será uma montra do que os coreanos conseguem fazer.
É bem vindo pois melhora a oferta existente. Curioso para observa-lo vivo
Mania de fazer carros com design do futuro…
Isso. Eu gostava era quando usavam dois cavalos a puxar à frente 🙁
😀
A própria marca refere que não vai agradar a todos. E considero-o muito elegante. Por acaso gosto, ao contrário do design dos Tesla atualmente no mercado que não me atraem nada.
Tens o Honda com estilo retrô e vai sair o Renault 4 tb retro.
E Renault 5 tb….
O meu conceito de automóvel não se enquadra neste tipo de veiculo , parece um avião com rodas cheio de tecnologia para avariar e esvaziar carteiras.
diz me um carro que actualmente nao esta cheio de tecnologias para avariar e esvaziar carteiras?
LOOOL Até me dá vontade de rir com esse comentário…. enfim…
O comentário do Silva, obviamente….
Parece excelente proposta.
A ponderar entre este e o Nissan Ariya.
Veremos, em testes e na prática, como se comportam.
1 nota lateral sobre o sector. A Tesla que viu as suas acções a dispararem muito para além do valor real dos activos (olhando para as contas da empresa, o valor das acções deveria rondar os 100 dólares), chegou a perto de 900 dólares e…… estão a colapsar…… evidentemente! A cotação não tinha sustentação!!!!!!
Não é o único activo sem base real para a euforia desmedida!!!!! É a chamada bolha, depois é sempre a descer!
A bitcoin também está a colapsar!!!!!
Um conselho, quando há muitas notícias positivas cobre um activo, é altura de vender, se pelo contrário existirem muitas notícias negativas e se acreditarmos que vai recuperar, é altura de investir no activo!!!! Nada de entusiasmo, apenas sangue frio!!!!
Eu sei de quem é a culpa da BTC estar a cair!!!
É do Passos, do Bolsonaro e do Trump!!!
Um deles ou até mesmo os três, são os responsáveis.
Euéquesei.
Até eu que não simpatizo com politicas do Passos, mas acho-o um homem inteligente e democrata. Colocá-lo no grupo das b.e.s.t.a.s. básicas toscas que não conseguem dar mais que aquilo, é um insulto.
Oh Maria, então vc não sabia que tudo o que acontece de mal é culpa do trio que falei?
Agora já sabe.
Colapsar é um exagero.
Estão sobrevalorizadas, há tomadas de mais valias, novas empresas vão iniciar as IPO como a Rivian e Lucid, mas daí ao colapso…
Este mes e principalmente esta ultima muitas acções das diversas empresas e áreas colapsaram. Isso quer dizer que as empresas estao na miséria?
Sempre disse aqui que o musk ainda vai criar uma crise mundial.
É geral. Queres dizer que quase todas as tecnológicas não têm uma valorização sustentada?
Tenta procurar um tema que saibas falar e expressa-te sobre ele, neste tema de vires falar em ações de empresas ou de BTC, só te enterras ó Sr.Rui.
Para o Rodrigo e Ionfan, vamos imaginar, e imaginemos bem alto, que o preço da electricidade não sobe e nem o estado pode alterar isso.
Quer ver como eles resolvem o problema rapidamente?
Simples, vamos supor que o estado actualmente vai buscar em cada carro, via iuc e isp, 2000 euros anuais.
Isto em média, claro, há uns que gastam mais e outros menos.
Mas imaginemos que é esse valor, que não sei se é real ou não.
Eu faço 8 kms para ir trabalhar e outros fazem 80 ou mais…
IUC de 2 mil euros anuais e aí pode ter os painéis que quiser porque o estado vai sempre buscar a parte dele.
Vcs não querem mesmo saber como esta gente funciona.
E isto é só uma via, há imensas para explorar.
Com as contas como estão e cada vez piores imaginar que o estado se iria esquecer de cobrar centenas de milhões é de uma fantasia sem fim.
Veremos quem tem razão…
Mas porque é que continuam todos a fazer do Estado o bicho papão e continuam a ganhar as eleições os mesmos de sempre? Sinceramente, não consigo perceber…
Ionfan, eu explico-lhe essa disfunção.
O povo Português, regra geral, é ignorante, pouco culto e invejoso do bem alheio.
Não aceitar isto é ter um problema com a realidade e a realidade acaba sempre por vencer.
Nestes últimos 20 anos, o PS esteve 15 no poder.
Resultado? Neste momento, com excepção da Bulgária, que está ligeiramente atrás de nós, mas que rapidamente nos vai passar, somos o país mais pobre da UE.
Todos os ex países de Leste, que estavam destruídos nos anos 90, já nos passaram à frente.
Dívida pública? Marte é o limite.
Uma das maiores dívidas públicas do mundo.
Durante anos de crescimento económico devido a condições favoráveis externas, a dívida nunca parou de subir.
Imagine agora então…
Aqui nada funciona. Saúde é o que se sabe, educação, pior ainda.
Carga fiscal é das maiores da Europa e do mundo e sempre a subir.
Quem é esperto pira-se daqui para fora e vai fazer vida noutras paragens.
Mas sabe a melhor? Quem nos está a levar ao desastre novamente merece quase a maioria absoluta, segundo as últimas sondagens.
O que é que vc quer fazer com um povo destes, diga-me lá…
Um escândalo como o de Pedrogão num qualquer país civilizado era logo tudo posto a andar a pontapé.
Dispensaram técnicos competentes da Protecção Civil para lá meterem boys que não percebem nada daquilo depois deu o resultado que deu.
Reconstruir as casas depois dos incêndios, outro escândalo.
Casas de férias de políticos foram arranjadas e casas de habitação de pessoas comuns, todas ardidas.
A melhor parte? Reconstruídas com o dinheiro que pediram em doações.
Mas sabe ainda a melhor? Esses mesmos políticos que enganaram e roubaram as pessoas, as pessoas depois foram votar nos mesmos LOL LOL LOL.
Repito, o que é que vc quer com um povo destes?
Um povo assim é o sonho de qualquer político, digo-lhe já eu.
E nem vale a pena adiantar-me mais…
E falo do PS porque são eles os responsáveis, porque se fossem outros diria o mesmo.
Tens a tua razão
Os políticos não são ETs nem nascem nas árvores… Somos nós todos que os criamos.
Bem falado….
@ion
Os mesmos de sempre são o PSD, CDS, PS.
Não estás a dizer que queres Comunas a governar ?!
Em pouco tempo nem eletricidade tinhas pra passear no Tesla… loll
Essa gente só sabe taxar – confiscar – nacionalizar.
Seal, comunas são os melhores amigos dos pobres, onde mandam fazem pobres aos milhões. LOL…
Alguém me diga um país onde essa gente trouxe desenvolvimento.
Só peço 1 exemplo…
Não há? oh pá, que chatice.
Pergunte a um comuna porque não manda os filhos emigrar para a Venezuela ou Coreia do Norte…
Em relação ao nacionalizar, fazem como o Chavez fez na Venezuela, nacionaliza tudo.
Depois vai buscar impostos ao Totta.
Como é que um país que era um dos mais desenvolvidos do mundo e o melhor da América Latina, de longe, ficou na situação em que está?
Simples, povo que se deixa enrolar em histórias dos amanhãs que cantam.
Não tenho pena nenhuma deles.
Têm o que merecem…
Há muitas alternativas e, se nenhuma agradar, é só entregar 7500 assinaturas no TC e formar uma que agrade.
Ionfan, vc sabe que uma pessoa honesta e que realmente queira construir algo de bom, não tem lugar na vida política portuguesa, pelos menos nos maiores partidos?
Sabe disso, obviamente, não sabe?
Vc nunca achou estranho que um indivíduo tão capacitado e tão competente como o Horta Osório nunca tenha sido ministro das finanças português?
Conhece alguém mais qualificado que ele?
Vá lá perguntar-lhe porque é que ele não quer ser nada disso, pelo menos cá.
E conforme falei do Horta Osório posso falar de muitas mais pessoas com o mesmo perfil, que não querem ver políticos por perto, pelo menos políticos tugas.
Resumindo, somos governados por medíocres.
@ion, Muitas ?! Só formar um Partido e já está ?! Continua a comentar EVs, que do resto percebes pouco.
@Seal, às eleições legislativas de 2019 concorreram 15 forças politicas. Mais de 80% do votos válidos foram para quem já tinha assento parlamentar. O que me parece é que o pessoal se queixa muito mas, ou não vai votar, ou vota nos mesmos.
E não, não é só formar partido. Formar partido é o primeiro mas essencial passo.
Aí é que está o engano.
O problema da qualidade política não se começa a resolver na AR, S. Bento ou Belém.
Começa em casa.
Temos o que somos.
Parece uma mistura de lancia integrale com golf 1, muito retro, tudo menos moderno, não acertaram no design exterior.
Por ter esse design é que acertaram….