PplWare Mobile

Imposto sobre Veículos (ISV) de carros importados é ilegal

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Carlos Fernandes says:

    Vamos lá fechar os santds de carros em 2ª mão …

    • Comtroverso says:

      Sempre foi ilegal mas Portugal prefer pagar a multa a europa que legalizar. Basta porem o estado em tribunal, em 2 anos dao vos razao e ganham o processo

  2. Joao+M says:

    Esta história é ilegal há anos. A EU sabe isso e já deu na cabeça. A AT sabe isso e já levou procesos. Os politicos sabem disso e deixam andar porque, enquanto deixam andar a coisa vai rendendo.
    No fundo, todos sabem que é ilegal mas o coitado do comprador tem de pagar – e depois reclamar se quiser e tiver paciencia para isso. Alguma coisa foi feita apesar da pressão da UE sobre esta ilegalidade? Não. O governo assobia para o lado e nada acontece.

    • says:

      Já foram obrigados a devolver o IUC pago a mais pelos carros importados. Mas como lhes deu jeito andar a empurrar para a frente, acabaram por só devolver parte porque o resto já tinha prescrito.
      Todos sabíamos que a taxa era ilegal, mas como neste país nada funciona, continuamos a levar no lombo. Nem AT (quer dizer, a AT funciona é bem demais), nem saúde, nem educação, , nem justiça, nem polícias… admira-me é como ainda há malta a suportar este país. Está mesmo a ficar impossível. Não dá…

    • Mais um says:

      O crime compensa. Ou acham que os prémios de desempenho que são pagos aos autoritários do fisco caem do céu aos trambolhões?

  3. BTNB says:

    É por estas e por outras que o nosso país não vai para a frente… em que a máquina do estado é o próprio cancro deste país… que numa situação de ilegalidade para com o contribuinte, prefere continuar a rouba-lo, depois admiram-se do povinho tentar fugir a tudo quanto é imposto… o exemplo começa na máquina do estado e neste caso estão a dar um mau exemplo, por isso não se admirem!!

    • Carlos+Silva says:

      Peço desculpa, só lhe faltou dizer… a máquina do Estado Socialista é o enorme cancro de Portugal. Há 8 anos, tem estado sempre a subir a enorme carga fiscal que sufoca a economia portuguesa.
      Dia 10 de março, espero que este povinho adormecido acorde de vez e mostre um grande cartão vermelho a toda a família Socialista impondo-lhe uma pesada derrota como um pesado castigo.

      • mr_mufy says:

        Eu nao me identifico com nenhum partido, neste momento nem sei ao certo em quem votar, mas de certeza que socialista nao será.
        Que cambada de corruptos e ladroes. Mas tb nao vejo nada na oposição. Em quem votar?
        PS/PSD tudo igual.
        um rouba o outro distribui demais e andamos nisto desde do 25Abril!

  4. CaptainObvious says:

    A impunidade é tal que é o próprio que se tem de mexer para que lhe seja devolvido o que foi cobrado ilegalmente. Estado de direito..yeah right..

  5. Sungas says:

    Mas muda alguma coisa ? O estado vai tentar cobrar ilegalmente e depois temos de ir para tribunal , é isso ?

    • Ifm says:

      Sim é isso, vais entupir os tribunais.
      Vais te chatear, chegas ao fim do processo e vais ser que o que poupas te no imposto gastas te em tempo, dinheiro, deslocações e chatices.

      O estado paga a multa a Europa, com o teu dinheiro, e ainda tem lucro para distribuir pelos boys.

      Basicamente o crime compensa é a moral da história

      • Canilho says:

        Eu vinha aqui para dizer exatamente isto.
        è que é isto.
        Estado Currupto, mais trabalho para Advogados e Tribunais, e menos dinheiro ono bolso dos contribuintes. A perfeita trindade da máfia.

  6. Tacho says:

    Mas vão alterar a lei??

  7. TiagoR says:

    As multas da europa são “música” para os decisores que fazem interpretação e adaptação das leis comunitárias à medida e por medida imas há solução haja vontade política e a comissão europeia começar a suspender fundos europeus até as leis serem literalmente transcritas mediante isto pode ser que a coisa vá lá e se ponham finos !

  8. Sergio says:

    Portugal tem pago a coima e a UE deixa a andar, isto é pratica comum noutras areas como a do retalho onde o Pingo doce e continente não se importam de pagar as coimas, porque beneficia muito mais com as transgressões .
    É o país que temos

    • Ifm says:

      Portugal não, os cidadãos que descontam pagam, as multas e os impostos.

      O estado apenas arrecada dinheiro para distribuir pelos boys, o estado só dá despesa, porque infraestruturas, saúde, segurança… Está muito debil

  9. Infinity says:

    Obrigado PS e PSD

    • Carlos+Silva says:

      Aqui está uma frase típica de um socialista.
      Nos últimos 18 anos, o PS começou por desgovernar Portugal durante 6 anos com Sócrates, 4 em maioria absoluta, seguindo-se mais 2 com maioria relativa, em que deixou o país à beira da 3ª bancarrota socialista.
      Veio a coligação PSD/CDS, com Passos Coelho, que governou durante 4 anos com apertada vigilância da TROIKA.
      Passos Coelho, no fim de governar os 4 anos, volta a ganhar as eleições, mas sem maioria.
      O xico-espertismo da esquerda, com a mão do António Costa, assaltam o poder, derrubam o governo da direita e mete-se o PS numa geringonça durante 4 anos. Depois, destes 4 anos, ganha as eleições sem maioria, governa e ao fim de 2 anos, provoca a queda do governo ao não ter acordo da esquerda para aprovar o orçamento de 2022. Fomos a eleições, em Janeiro de 2022, PS ganha com maioria absoluta, com a qual o PS não soube lidar.
      Resumindo:
      Tivemos 6 anos de PS com Sócrates seguindo-se 4 anos PSD/CDS com Passos Coelho e Portas e de novo mais 8 anos de PS com Costa.
      Nos últimos 18 anos, o PS esteve a governar Portugal durante 14 anos e o PSD/CDS apenas 4 anos e sobe-vigilância apertada da TROIKA.
      Mas é triste e lamentável, ainda haver parte do povinho que acha que a culpa dos problemas de Portugal ainda é do PS e do PSD.
      Continuem a votar PS e a culpar os outros, que assim vamos longe.

      • Infinity says:

        Socialista, votar PS? Desde que sou vivo só esteve o PS e o PSD como maiores partidos no poleiro. Só os reformados e que votam PS pois dão uns subsídios para os enganar. E agora temos um candidato a primeio ministro que no anterior governo nao servia para ministro da habitação e até aprovava umas boas indemnizações. O povo tem que acordar

      • PeterJust says:

        Pois o país está uma m**** mas como conversa fiada vale zero vamos a números que é o que interessa:

        Desemprego – mínimos históricos nos últimos 6 anos (não é 6 meses, são anos)
        Divida – Abaixo de 100% do PIB, Passos Coelho disse que era um milagre fazer isso sem aumentar impostos (que é a única maneira que a direita tem para ajustar contas) e prometeu votar PS se o conseguisse, Costa já disse que contava com o voto dele!
        Deficit – Nunca Portugal esteve abaixo dos 3% de deficit, nos últimos anos além de não ter deficit consegue produzir mais do que pede emprestado, isso nunca foi conseguido
        Economia – Somos das economias que mais cresce antes e depois do covid, este ano ficamos à frente de todos os países da UE (ao contrário do que os inúteis da IL apregoam que até a Roménia!! nos ultrapassou!! provavelmente em produção de carne de cavalo)
        Salário mínimo – Passos Coelho aumentou 30€ em 4 anos, Costa aumentou 300 em 8, acho que são números que nem é preciso explicar
        E há mais fatores que fizeram o país estar a escapar a crise que outras grandes potencias europeias estão a passar, mas fico por aqui. Quanto a culpar o Sócrates pela crise mundial é só ridículo, é mais responsável o PSD pela chamada da troika que o PS que tudo fez para o evitar, e conseguia, como conseguiu a Espanha, mas PPC decidiu propositadamente deitar o governo que jurou apoiar e criar uma crise politica para atacar o pote deixando o país completamente debilitado e à mercê de credores mercenários como o FMI, mas também a UE que nos atirou ao fogo mas quando o mesmo se passou na França e na Alemanha, já não chamaram o FMI, andaram a baixar juros e tudo o que tinham ao alcance para os salvar, mas compreendo, faz parte da propaganda da direita, tem de se agarrar a isso se não agarram-se a quê? Às governações que se basearam em destruir ou debilitar as instituições e aumentar impostos cegamente, se dissessem a verdade tinham meia dúzia de votos, tem de mentir como este teu post é uma amalgama de mentiras, só com mentiras a direita sobrevive

        • Sergio says:

          Por acaso até não foi em carne de cavalo que a Roménia nos passou, foi mesmo em gigantes tecnológicas que decidiram passar os seus serviços para a Roménia. Curiosamente até é uma frase recorrente no discurso da IL, por isso também só está a mandar areia para os olhos.

          Essas maravilhas de taxa desemprego que descreve são sempre fantásticas de ler, mas nao fosse por exemplo o meu pai a trabalhar em Angola + a maior taxa de emigração de sempre, principalmente em jovens, se calhar os números eram outros.
          AHH mas espere lá, quem está a fazer formações inúteis no IEFP, como eu já estive, também não entra nas contas do INE de desempregados 🙂

          “Pelo menos €157 mil milhões, segundo os dados disponibilizados ao Expresso pelo Banco de Portugal relativos ao período entre 1986 e 2022.” Noticia o expresso.. recomendo que o senhor vá ver em que anos foram atribuídos a maior fatia desse dinheiro a Portugal..
          Engraçado foi nos últimos 7 :O
          Em troca de quê? sermos os cordeirinhos da UE, apostar em turismo ( o dinheiro pinga rapido na economia) e esquecer por completo o desenvolvimento de produto próprio..
          É continuar Calçado, das fabricas que estão a fechar em S. joao da madeira e pasta celulosa que o país vai para a frente. Tecnologia? zero.. agricultura ? só quando a amiga Espanha tem seca nas oliveiras.

          É fazer ferrovia que a UE patrocina, sabe porque é que o Aeroporto passa de governo em governo seja de direita ou esquerda?
          A nossa amiga UE não passa o cheque do subsidio porque é esse o reflexo do nosso país.
          Leia um pouco sobre a Noruega e vai aprender o que significa desenvolvimento e modernização tecnologica nos varios setores.
          Porque ao nivel de velhice que está a ficar as nossas linhas de produção de calçado qualquer dia nem isso exportamos.
          Mas no final pergunte-se, são os donos dessas fabricas tolos e burros ou estão tão asfixiados em impostos e com falta de apoios que não conseguem se moderninzar?

          • PeterJust says:

            Pois, os números de desemprego enviamos para a EU e eles comem aquilo sem perguntar nada, aliás, todas as estatísticas que enviamos é tudo falso, somos o país que menos cresce mas nós enviamos para os burros da UE números a dizer que é o que mais cresce e os burros nem verificam, acreditam cegamente em nós!!! Somos mesmo os maiores… enfim… nem vou comentar o resto que tal como está claro, é mais um delírio de alguém que ainda tem de estudar muito

  10. Macphisto says:

    Meus amigos, deixem-me ser advogado do diabo! Se o estado não cobrar este imposto aqui, irá cobrar outro provavelmente de uma forma menos salomónica!

    Mas a injustiça existe e é triste!

    • Ifm says:

      Moral do C+(+&-;((…

      É o mesmo que seres patrão e o teu empregado roubar te a caixa.

      E teres indivíduos como tu a dizer

      “Meus amigos, deixem-me ser advogado do diabo! Se ele acha que recebe pouco vai roubar a caixa, se não for a caixa é outra coisa”

      Moral da história tu és uma pessoa sem escrúpulos que os fins justificam os meios, e que ser corrupto e aldrabão é o normal.

      Mas é a tua conta e de pessoas com a tua mentalidade que o país está como esta.

      Meio mundo a tentar enganar meio mundo.

  11. Marco Filipe says:

    Boa tarde, alguém me consegue ajudar e dizer onde posso em concreto fazer a reclamação para ver se ainda vou buscar algo? Obrigada

  12. PeterJust says:

    Exmo. Senhor Diretor do Serviço de Finanças de ____________,

    Eu, _____________________________, contribuinte fiscal com o número ________________, venho solicitar a V/ Exa. a devolução da diferença entre o imposto sobre veículos que me foi cobrado e o que deveria ter sido, na sequência da importação do veículo com a matrícula ________, proveniente de __________. O referido imposto foi liquidado à data de ___ de ________ de ____, pelo montante total de _____ euros.
    O presente pedido fundamenta-se nas recentes decisões dos Tribunais Arbitrais Tributários e do Tribunal de Justiça da União Europeia. Têm entendido estas entidades que, ao abrigo do Artigo 110.º do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia, os veículos matriculados noutro Estado-Membro da União não devem ser onerados de forma mais gravosa, comparativamente com os veículos com características similares originalmente matriculados em Portugal.
    Venho, pois, solicitar a devolução do imposto pago a mais.

    Com os melhores cumprimentos,

    _______________________________________

    ___________, ___ de _______ de 2024

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.