Honda Jazz Crosstar Hybrid: Para quem quer um híbrido mais atrevido
A Honda está no caminho de um objetivo traçado e muito claro: eletrificar a sua oferta no mercado automóvel. Nesse sentido, tem transformado os seus carros a combustão, acrescentado ou substituindo-os por opções híbridas. A marca lançou recentemente várias apostas, entre eles um avantajado Jazz. Vamos então conhecer melhor o Jazz Crosstar Hybrid.
Depois de testarmos todos os eletrificados, deixamos o nosso ensaio ao Crosstar Hybrid, uma das mais recentes aposta da marca nipónica.
Um carro híbrido com a robustez de um SUV
Conforme temos visto na comunicação da empresa, a Honda pretende ter disponíveis 6 carros eletrificados até 2022. Embora esteja a ser cada vez mais comum assistir a este tipo de meta, não deixa de ser ambiciosa. Para isso, tem lançado novidades que vão começando a dar a conhecer aquilo que será o futuro.
Um exemplo foi o CR-V Hybrid que se veio juntar a outros com motor térmico nesta gama de SUVs, ou o caso do citadino poupado Jazz Hybrid ao qual foi substituído o motor a gasolina.
Assim, desta vez, o foco estará totalmente voltado para o Jazz Crosstar Hybrid. Saiba todos os pormenores!
Jazz Crosstar Hybrid alimentado pelo melhor dos dois mundos
A ascensão dos SUVs está a ser sentida em todas as gamas e segmentos. Enquanto o novo Honda Jazz de quarta geração pode ser uma evolução bastante previsível do mais estável dos superminis na sua forma padrão, a Honda ampliou a gama para incluir esta nova versão Crosstar. Aliás, não foi só a Honda que o fez, a tendência está bem marcada na oferta de muitos outros fabricantes.
De acordo com a Honda, este novo Jazz Crosstar preza por ser um “carro híbrido com a robustez de um SUV”, marcando “uma nova era de carros ecológicos da Honda, com um design desportivo”.
A combinação entre um motor elétrico e um motor a combustão garante altos níveis de eficiência de combustível, a par de uma significativa redução do impacto ambiental associado a uma viatura privada.
No caso do Honda Jazz Crosstar Hybrid, a combinação entre dois motores elétricos e um a combustão de elevada potência permite uma aceleração mais rápida, bem como uma condução mais silenciosa e uma transição de velocidades muito mais suave, atingindo uma velocidade máxima de 173 km/h.
Além disso, o novo modelo citadino da marca nipónica dá a conhecer a mais recente tecnologia híbrida e:HEV, que permite obter um consumo médio de 4,8l/ 100 km.
Assim como acontece no Honda CR-V Hybrid e no Jazz Hybrid, o Crosstar integra a tecnologia de gestão inteligente de energia i-MMD. Esta dispõe de três modos de condução – convencional, híbrido e elétrico -, otimizando a condução e oferecendo uma maior economia de combustível.
Um Honda citadino e conectado
Embora seja desenhado para a cidade, pode viajar também para fora dela ao volante do Jazz Crosstar Hybrid. Afinal, estará igualmente conectado graças ao novo painel 100% digital que lhe fornece informação variada. A partir daí, diretamente no seu ângulo de visão, consegue aceder livremente ao seu telemóvel.
Além disso, inclui um ecrã tátil de 9 polegadas, com Honda CONNECT, de forma a facilitar o emparelhamento com o seu smartphone, seja ele Android ou iOS.
De forma a tornar a condução o mais segura e tranquila possível, incluiu neste Crosstar Hybrid o sistema Honda Sensing, bem como funcionalidades, como, por exemplo, de reconhecimento de sinais de trânsito, sistema de travagem para atenuar colisões e limitador inteligente de velocidade.
Habitáculo que faz jus ao estilo citadino
O Crosstar tem todos os recursos de soft-roader semelhantes aos que um SUV poderia oferecer. Sim, inclui maior altura da carroçaria, para-choques com proteção, revestimento preto nas soleiras e arcos das rodas e barras de tejadilho. O Crosstar traz rodas de 16 polegadas e um design de grade frontal feito sob medida, mais desafiador.
Indo ao encontro de um design mais arrojado, o Jazz Crosstar Hybrid inclui espelhos retrovisores com apontamentos em cromado e um exclusivo volante retro em pele. É o primeiro Honda a chegar ao mercado com a oferta de pintura de duas cores.
O interior recebeu alguns toques para o carro não deixar de ser confortável, mas poder receber os passageiros por vezes mais molhados das suas aventuras "fora de estrada". Entendeu bem: os estofos são resistentes à água.
Com os bancos traseiros rebatidos, consegue até 1 199 litros de capacidade da bagageira.
Dados técnicos do Honda:
- Motor térmico Gasolina, 4 cilindros em linha, 1498 cc, inj.diretaPotência 98 CV às 5500-6400 rpmBinário 131 Nm entre as 4500-5000 rpm
- Motor elétrico 1 Síncrono permanente
- Potência 109 CV/80 kW
- Binário 253 Nm
- Motor elétrico 2 Gerador
- Bateria Iões de lítio, <1 kWh
- Autonomia elétrica N.D.
- Potência combinada 109 CV
- Binário combinado N.D.
- Transmissão Tração dianteira, engrenagem física pontual de 1 vel./automática
- Velocidade máxima 173 km/h
- Aceleração 0-100 km/h 9,9s
- Consumo médio WLTP 4,8 l/100 km
- Emissões CO2 WLTP 110 g/km
- Dimensões (C/L/A) 4090/1725/1556 mm
- Distância entre eixos 2520 mm
- Peso 1253 kg
- Bagageira 304-1200 litros
- Pneus 185/60 R16
Preço e disponibilidade
O novo Honda Jazz Crosstar Hybrid está disponível desde 33.225 euros com a garantia Honda, de 7 anos de apoio de técnicos especializados, em qualquer dia, a qualquer hora, sem limite de quilómetros.
Se tiver interesse em realizar um test-drive, pode marcá-lo aqui.
Este artigo tem mais de um ano
Honda being Honda. Cá feio!
E baratinho….. e no final das contas, é apenas um Hibrido, que na realidade consome o mesmo que o “normal”! Pensei que já fosse coisa do passado….
Bom dia,
Estranho… modelo novo, supostamente tecnologia mais avançada ou refinada, mas dá a impressão que mesmo assim não supera por exemplo o Kia Niro Hev. Nem mesmo no preço.
Abraço
Sem contar com a versão Crosstar, o Jazz mais acessível custa em França 22510, em Espanha 20750 e em Portugal 29850… Ainda bem que aqui toda a gente tem dinheiro para a versão Executive.
(O Crosstar mais barato custa em França 27 670 e em Espanha 26.550 de acordo com as páginas honda.fr e honda.es)
os Híbridos são iguais aos de gasolina ou gasóleo. falsos eléctricos com umas baterias minúsculas para disfarçam