Hertz perde 1,3 mil milhões de dólares depois da aposta nos carros elétricos
A Hertz está a enfrentar um desafio financeiro significativo, tendo reportado uma impressionante perda de 1332 milhões de dólares nos primeiros nove meses de 2024. Pelos vistos, esta perda deve-se em grande parte a questões relacionadas com o seu ambicioso impulso para os veículos elétricos.
O mercado dos carros elétricos parece estar no centro desta crise
O problema central reside na desvalorização acentuada da frota da Hertz, que custou à empresa 937 milhões de dólares até agora. Em média, o valor de cada veículo está a diminuir 537 dólares por mês, um aumento acentuado em relação à desvalorização mensal de 284 dólares registada em 2023.
A Hertz embarcou numa ambiciosa revisão da frota, com o objetivo de estabilizar até 2026, com uma taxa de desvalorização alvo de 300 dólares por mês por carro. No entanto, nos EUA, as taxas de desvalorização subiram para uns alarmantes 592 dólares por carro mensalmente - quase o dobro da taxa de 324 dólares registada noutros mercados globais.
Em resposta, a Hertz planeia vender 30.000 veículos e recalibrar a sua estratégia de frota para refletir a realidade da procura de aluguer de veículos elétricos. Essa mudança ocorre depois de a empresa ter encomendado inicialmente 100.000 veículos elétricos em 2021, apenas para enfrentar perdas crescentes com o declínio do valor de revenda.
A Hertz até cancelou um pedido subsequente de 65.000 carros da Polestar depois de reconhecer o desafio de vender VEs usados de forma lucrativa.
Valores de revenda em queda livre
O mercado de revenda transformou-se num ponto de dor significativo. A loja online da Hertz oferece informações sobre esta desvalorização: os Chevrolet Bolts custam apenas 15.000 dólares, apesar de terem menos de 100.000 quilómetros, os Teslas Model 3 estão cotados ligeiramente acima dos 20.000 dólares e um Ford Mustang Mach-E GT quase novo, com menos de 20.000 quilómetros, é vendido por 37.775 dólares.
Este problema de desvalorização foi agravado pelos cortes de preços da Tesla, que se propagam pela indústria, destruindo o valor de revenda dos elétricos concorrentes. Quando a Tesla reduz os preços dos novos modelos, o valor da frota existente da Hertz cai quase imediatamente, agravando as perdas da empresa.
Para agravar os problemas, a manutenção dos veículos elétricos tem-se revelado mais dispendiosa para a Hertz do que a dos automóveis com motor a combustão.
Para além dos obstáculos operacionais, a hesitação dos consumidores em relação aos VEs usados também é prejudicial. Os estudos sugerem que os compradores têm receio de comprar elétricos usados devido ao ritmo acelerado dos avanços tecnológicos. Os novos modelos prometem frequentemente uma maior autonomia e caraterísticas por um preço semelhante, fazendo com que os modelos mais antigos pareçam desatualizados e menos apelativos.
Esta resistência em investir em elétricos usados cria um ciclo vicioso: as vendas em segunda mão mais lentas fazem baixar os preços de revenda, intensificando as perdas da Hertz.
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Nada tem a ver com o aluguer de veículos. Boa parte do negócio das empresas de aluguer é a revenda de automóveis. Compram carros em massa e conseguem preços muito mais baixos. Por vezes ainda os conseguem vender mais caros passado o tempo útil de aluguer (que é calculado tendo em conta também o valor de revenda).
O problema da hertz foi a Tesla (e outras) terem reduzido o preço de venda dos veículos novos. Certamente não foi bom para a hertz, mas de repente até parece que é mau o preço de um bem baixar. São vicissitudes do mercado e a venda/revenda de veículos é sempre flutuante. Quando ganham rios de dinheiro não se queixam.
Exatamente…
Que pena, fiquei chocado, ou melhor, elecrocutado.
Então não é que o futuro é elétrico e tal e sugem notícias destas? Deve ser do aquecimento global, certezinha. Recomendo que aceitem as perdas e vão dar uma volta à Índia para apanharem ar fresco.
E quando a hertz esteve praticamente na falência, antes de eléctricos ? Foi devido a quê?
Quem é que tu pensas que és para vir para aqui com questões pertinentes?
Se lhes tiras os motivos para criticar, vão ficar fulos contigo…
Lol
Foi devido aos carros a carvão. Está nos livros…
Perderam porque não souberam gerir, pois apostar em VE é lucro fácil garantido.
Deviam ter seguido os conselhos da consultora electrificada Realista&JL SA.
E não souberam, porque deixam os carros fazerem tantos KMS ? Alguma vez alugou carros com 100 mil KMS ?
Aprende-se muito com os especialistas em gestão de frotas de Rent a Car aqui no PPlware.
Por não saber é que pergunto.
Este ano tive uma avaria no meu rodas pedi um carro do seguro que até foi da hertz. Seat Arona a gasolina de 2021 com 20 ou 30 e tal mil kms. Segundo o rapaz da hertz, o carro já estava no “fim da linha” no que toca ao aluguer e ía para venda. Aliás, até me derem um cartão com o site de carros usados da hertz.
Eles certamente fizeram as contas antes de comprar os carros. Não contavam eram com as descidas de preço dos carros novos. Mas é a vida. Quando se conta com ganhos financeiros é o que pode acontecer. Se o preço das casas cair também se queixam, se subir estão todos caladinhos…
Descidas de preços em carros novos? Onde? Mostra lá um exemplo….
Andas distraído:
https://pplware.sapo.pt/motores/tesla-baixa-o-preco-do-model-y-pela-terceira-vez-no-espaco-de-um-ano/
https://pplware.sapo.pt/motores/se-esta-de-olho-no-megane-e-tech-aproveite-renault-baixou-lhe-o-preco-em-5000-euros/
Os carros a combustão não aguentam tanto…
“Para agravar os problemas, a manutenção dos veículos elétricos tem-se revelado mais dispendiosa para a Hertz do que a dos automóveis com motor a combustão.”
Afinal parece que é um facto provado e comprovado que a desvalorização dos elétricos é muito superior aos carros a combustão e nos EUA ao que parece ainda é pior
« a manutenção dos veículos elétricos tem-se revelado mais dispendiosa para a Hertz do que a dos automóveis com motor a combustão. »
Alguém sabe o motivo?
Porque possuem mais uso que os outro automóveis…
E qq dia é a Uber. Infelizmente não será a Uber a arcar com o prejuízo mas sim os desgraçados que trabalham para a Uber.
Nem depois dos comentários anteriores. O modelo de negocio da Hertz é comprar e vender depois, e nesse processo ganhar nas duas frentes, no aluger e na revenda. A Uber é outro modelo de negocio… enfim.
Não adianta… ele já tem um preconceito bastante profundo contra carros elétricos e nem se lembra que existem condutores de UBER com carros a combustão e esses é que estão a levar com a pancada.
E da primeira vez que teve quase na falência foi o quê?
continuem com a promoção dos eletricos puros prototipos de uma tecnologia ainda sem maturidade sufeciente para estar num mercado onde os carros tem de durar 20 anos
Avisa a Ford, porque os carros elétricos deles feitos em 1997 ainda circulam nos dias de hoje.
+1 deviam apostar no Hidrogenio que tem mais que provas dadas
Então é melhor apostarem nos que duram, que são os eléctricos.