HarmonyOS da Huawei vai equipar carros da Volkswagen
A presença da Huawei no setor automóvel não é uma novidade, já desde 2018 que ficámos a conhecer parte do seu projeto para este segmento. Sabe-se agora que a Volkswagen estará a escolher o sistema operativo HarmonyOS da Huawei para equipar alguns dos seus carros. Será uma opção para a Europa?
De acordo com o Financial Times, a Volkswagen estará em contacto com a Huawei para integrar o sistema operativo HarmonyOS nalguns dos seus carros mais populares na China.
O software utilizado pela fabricante automóvel não parece ser o mais estável e para o mercado chinês há uma preferência pela utilização das tecnologias locais, pelo que, perante tais argumentos, esta possa ser uma mudança estratégica relevante para a marca no país.
O jornal, que cita fontes próximas, refere que a Volkswagen não limitou as suas opções apenas à Huawei. Alegadamente, a empresa alemã estará também à procura de um "parceiro de longo prazo na China em geral", e a Huawei parece estar no topo da lista com o seu impulso para o ecossistema HarmonyOS.
HarmonyOS nos Volkswagen será uma opção para a Europa?
Além do sistema operativo que se adapta aos carros, a Huawei tem, no país, a sua própria linha de carros elétricos. O SUV Aito M5 foi lançado no final de 2021 e, na altura, era visto como uma proposta de concorrência contra a Tesla.
É improvável, no entanto, que o sistema operativo da Huawei venha a equipar os carros da fabricante na Europa. Relembre-se que, por exemplo, a Seres, empresa chinesa do ramo automóvel que entrou recentemente na Europa, abandonou cá o HarmonyOS pelo Android Auto, de forma a responder às exigências e preferências dos consumidores.
Este artigo tem mais de um ano
Concorrência é sempre bem-vinda. E neste caso, há boas alternativas à Google.
É uma história embrulhada. Diz o post que segundo o Financial Times (FT), “a Volkswagen estará em contacto com a Huawei para integrar o sistema operativo HarmonyOS nalguns dos seus carros mais populares na China”. Na verdade, a notícia do FT, de 17 de maio, não fala em HarmonyOS, que veio a ser referido em blogues.
Mas a notícia diz coisas interessantes como o grupo Valkswagen (que inclui marcas como a Audi e a Porsche) ser o maior vendedor na China. Mas nos veículos elétricos (VE) está em 9º lugar, com 2%. É para impulsionar a venda de VE eléctricos na China que a VW contactou a Huawei e outros produtores de software chineses.
Diz o FT que a VW está a atualizar o seu próprio sistema/plataforma operativa para poder apresentar “os sofisticados recursos de entretenimento e assistência à condução que os consumidores chineses esperam dos veículos mais novos”. Pelo que diz o FT, creio que é esta última parte que a VW está à procura – e não do HarmonyOS.
Eu acho que a China faz bem..
Mas o HarmonyOS são 2 sistemas operativos, um baseado no android que é opensource.
E ha um outro tecnologia da Huawei, e esse é tecnologia de ponta..agora resta saber qual é que eles vão usar..
Não acredito que vão colocar o que é baseado em android, ou se o fizerem será apenas para multimédia, e não para funções importantes..
Para carros vendidos na China é OK.
O harmonyos é muito bom. Pena a canonical não ter continuado o Ubuntuos.