Há um novo problema nos carros elétricos que provoca incêndios de forma espontânea
Os incêndios em carros elétricos têm sido notícia há muito tempo, mas agora há mais uma fonte de preocupação neste campo. Após o furacão Helene, um dos últimos a afetar os EUA, e que causou uma devastação grande, os veículos elétricos enfrentam um novo problema. Os relatos mostram que podem entrar em combustão espontânea e a água salgada é a culpada.
Água salgada provoca incêndios de forma espontânea
O governador da Florida, Ron DeSantis, pediu aos proprietários de carros elétricos que levassem os seus veículos para locais mais elevados antes que o furacão Helene chegasse. A ideia era evitar a submersão e minimizar a probabilidade de incêndios. Até a própria Tesla aconselha os proprietários a evitarem deixar os seus veículos submersos, mas se isso acontecer, devem rebocá-los para pelo menos 15 metros de qualquer combustível até que possa ser inspecionado por um mecânico.
A água salgada representa um risco especialmente sério para as baterias dos veículos elétricos porque o sal conduz a eletricidade. A NHTSA tem investigado este fenómeno desde que os veículos elétricos começaram a arder após o furacão Sandy, em 2012, mas quantificar o problema tem-se revelado um desafio.
As inundações de água doce na Califórnia não causaram a mesma frequência de incêndios de veículos elétricos que a Flórida viu após vários furacões na última década. Os investigadores acreditam que a culpa é da água salgada. Os veículos elétricos com baterias de iões de lítio podem incendiar-se se as baterias entrarem em curto-circuito e começarem a aquecer.
Carros elétricos enfrentam e trazem novos desafios
Tom Barth, da National Transportation Safety Board, revelou que se o calor começar a espalhar-se entre as diferentes células da bateria, pode causar uma reação em cadeia chamada fuga térmica. Se a água salgada conseguir preencher a lacuna entre os terminais positivo e negativo da bateria, poderá causar um curto-circuito.
Os fabricantes de automóveis projetam as suas baterias para tentar evitar esse problema. Muitas vezes, existem separações ou barreiras de isolamento entre as diferentes células da bateria, sendo tomadas medidas para impedir a entrada de humidade. Ainda assim, precisam de incluir formas de as baterias libertarem o calor. O problema começa quando se deixa as baterias submersas em água parada. É aí que esta começa a superar as proteções de humidade na bateria.
Os danos causados pela submersão de um carro elétrico em água salgada não desaparecem quando esta recua. Por vezes, os que foram submersos em água salgada podem incendiar-se muito após a água ter evaporado, uma vez que o sal condutor continua presente. Após o furacão Ian, em setembro de 2022, estima-se que 5 mil carros elétricos tenham sido comprometidos pela água e 36 deles tenham pegado fogo.
Mais uma vantagem para os carros que tem baterias LFP.
Sim, a BYD está na vanguarda
A Tesla também já começou a usar em alguns modelos dessas baterias da BYD (LFP).
As LFP ardem muito.
As lfp não ardem.
Lá agora:
Não é a BYD que usa na maioria baterias LFP?
Repito o que já tinha dito n’outro tópico:
https://www.autoevolution.com/news/byd-showroom-burns-to-the-ground-after-one-electric-car-bursts-into-flames-234010.html
Um relatório da NTDTV indica que pelo menos, desde há 2 anos a esta parte, arderam mais 9 edificios com carros BYD.
Muitos semi-reboques que transportavam carros idem:
https://www.ntdtv.com/b5/2024/05/16/a103881785.html
Adiante:
Um nr indeterminado de carros BYD ardem todos os dias nas ruas da CN que contribuem fortemente para a diária alarmante de 8 ardidos ao dia, dado que são o elektro mais vendido.
Onde diz aí que eram LFP ?
A byd usa tanto lfp como ncm.
Então mas primeiro eram 3 mil , depois mostrou uma tabela com menos de 2 centenas, agora já é indeterminado ? Entendo, já que são tão poucos….
é mais uma vantage ??? a meu ver, se o carro ficar submerso, ser eléctrico ou de combustão é indiferente porque na maioria das vezes torna-se num monte de chapa sem valor (excepto para os vigaristas que depois de um pequeno relook os vão revender)
Exatamente. Qualquer carro actual, cheio de eletrónica, submerso em água salgada vira lixo.
Fala-se da combustão espontânea, não do carro ficar desvalorizado porque a pintura amarelou ou os estofos apodreceram.
Acima de tudo porque evita que peguem fogo a outros veículos, materiais ou instalações.
Mas não puxa fogo à casa!!
Se o carro “ficar submerso” … A primeira imagem do post é enganosa, porque não se trata disso.
Vê o vídeo – achas que o carro está submerso? Se fosse um carro de combustão achas que sofria grandes danos?
Um dos motivos pelos quais a compra foi feita, sobretudo porque há crianças pequenas!
hum??
Também concordo, só o facto de não levarem com os fumos, é uma mais valia para o futuro deles… só meto o carro a trabalhar quando já está tudo sentado e pronto para ir embora
para não levarem com fumo dos carros…mas os das industrias está todo disponível…
Os carros é que se cruzam comigo, não é a refinaria de Sines nem o cargueiro no meio do atlântico
Claro. Nenhum carro com bateria LFP ardeu até hoje, foi tudo NCM não é?
Para mim, o futuro dos automóveis elétricos não pode estar centrado nas baterias de/com lítio. As LFP têm lítio, logo é muito improvavel que o futuro passe por aí, mas no presente parece-me a melhor das apostas.
Mais uma vantagem para os carros a combustão. Podemos estacionar no fundo do mar sem problemas
e não correm o risco de ficar com a bateria a zero e teres de substituir o pack completo
o carro a combustão, assim que entra agua para dentro dos cilindros, parte tudo… não digas disparates
Vê um filme do James Bond e depois vem para cá falar. /s
Mesmo, esta malta tem que começar a fazer dieta da internet, são os obesos da fantasia
Os comentários do toni e do ric estão carregados de ironia. Acho que foste só tu que não entendeu lolol
oh caraças…here we go again…
Sempre ouvi dizer quando deixas cair um telemóvel em água salgada deves de mergulha-lo em água doce secar e só depois deves de ver se ainda funciona, o mesmo principio se deve aplicar ao VE com as devidas distâncias tamanho, tecnologia etc.
Para garantir que removem a agua salgada por completo o melhor é coloca-lo na maquina de lavar num programa rápido e não usar amaciador.
Ter so atenção a dureza da água, pode estragar os estofos, do resto é isso
JL em 3,2,1.. agora
calma, ele esta a chegar xD xD
Foi de férias…
Já veio de férias.
Cada vez adoro mais o meu dieselzinho “poluente”!
“porque o sal conduz a eletricidade” “uma vez que o sal condutor continua presente”
É um preciosismo, mas aqui vai: o sal, no estado sólido, não é condutor. A solução do sal (água salgada) sim.
Não é a água salgada que é condutora, são os minerais
Quando leio “veículos submersos” é água pela janelas, do tipo da primeira imagem do post. Mas no vídeo do Tesla a incendiar-se numa garagem alagada por causa das cheias a água até está relativamente baixa.
O vídeo foi publicado no Sábado pelas autoridades da Florida.
Vejo que o pessoal se está a concentrar na água salgada.
O que está a orientar os investigadores para a agua salgada é – as inundações de água doce na Califórnia não causaram a mesma frequência de incêndios de VE que a Flórida viu após vários furacões na última década. Mas a Tesla e as autoridades não distinguem se a água é doce ou salgada: Se o seu VE foi comprometido por inundações de qualquer tipo, estacione seu veículo longe de qualquer coisa combustível até que possa ser inspecionado por um profissional.
Será que também acontece nos Maserati eléctricos ? humm o quê ? há Maserati’s eléctricos ?
Até lhe chamaram barbecue:
“Saltwater carbecue: Hundreds of cars, including brand-new Maseratis, burn at Italian port following flood”
https://www.autoweek.com/news/a1710801/saltwater-carbecue-hundreds-cars-including-brand-new-maseratis-burn-italian-port/
Adoro esta novela.
Talvez porque não foram feitos para andar na água e porque é uma reação química esperada. Não é um problema novo. É algo que acontece com baterias e o sal.
Bom….eu não sou expert mas…se neste Planeta existe água…que tal fazer veículos com isolamento/caixa/repelente ao líquido ? Os barcos também andam na água e não se “avariam” por esse facto…
Realmente era boa ideia. E também podiam ser feitos para não ir ao fundo e não deixar entrar agua. não faz sentido nenhum um carro na agua ir ao fundo e deixar entrar agua.
já agora, os entendidos dos EVs que me digam, fui num EV ao supermercado, comprei sal e água, bateram-me na rotunda do marquês e espalhou o sal e partiu a garrafa de água, os dois misturaram-se… devo estacionar o carro na garagem?
Qual é a diferença se for um ICE ?
@Zé Fonseca A.
Excelente pergunta!
No teu caso eu estacionava o carro no meio de um descampado durante umas boas semanas, não vá o Diabo tecê-las! Mais vale prevenir que pegares fogo à casa. 😀 😀 😀
Eu se tivesse um ice também.
Até com a malta na brincadeira ficas ofendido. Inédito lol
Ofendido ? Não entendi ?
O vídeo é dramático e preocupante, a água está muito baixa para poder ocorrer uma situação tão catastrófica.
A maré já desceu. …
Claro que já. Percebe-se perfeitamente que horas antes esteve tudo submerso LOL
Por acaso, basta olhar para desarrumação, além do relato.
Se ao menos as inundações apenas desarrumassem as casas LOLOL
Ao menos não metiam água como o Hugo.
Não lhe dê conversa, para ele aquilo é normal.
Também acho.
Os carros elétricos só têm desvantagens.
São tipo os Maserati eléctricos ?
https://www.autoweek.com/news/a1710801/saltwater-carbecue-hundreds-cars-including-brand-new-maseratis-burn-italian-port/
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Para usar basta juntar água salgada!
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Tipo os ICE ?
Antes um carro antes de vir para o mercado era muito mais testado que hoje em dia, a agressividade a que o mercado chegou obriga a que lancem os modelos sem serem exaustivamente testados nestes casos e em corridas por exemplo. Agora lança se e depois faz se a correção, o pior é que podem se perder vidas ….na informática está igual, sai tudo mal optimizado porque estamos habituados a estar agora sempre conectados e se tiver erros…. é update atrás de update…..
O mercado ser competitivo é bom até certo ponto….se for uma concorrência sã, a partir do momento em que a pressão do mercado obriga as marcas a lançar os novos projectos mesmo sem ser exaustivamente testados…..
Era menos que agora, agora até lhes restam a segurança e consumos, antes nem isso.
Não sei se era mais ou menos testados que agora, mas posso dizer que as vezes as marcas tinham protótipos a circular com a carroçaria de modelos já lançados e circulavam durante muito tempo em fase de testes e depois eram lançados….e a gente olhava para um carro desses era um modelo normal….mas lá por dentro era um protótipo….
O salitro sempre foi um problema não só para os carros….mas em tudo….. Mas acho que no caso das baterias isso devia ter sido acautelado…….
O futuro vai ser a mobilidade elétrica, não há dúvidas mas ainda vamos estar muitos anos com a coexistência de ambos…. a tecnologia elétrica vai sendo aperfeiçoada…. Mas ainda vai levar algum tempo
Não é um problema novo. Desde que se tornaram patentes as consequências devastadoras que a passagem do Ian provocou nos carros elektros, recomendo a todos os meus amigos com carros elektros que evitem a Marginal em dias de mar agitado e que não usem o carro elektro para levar o barco até à marina e sobretudo não usem o reboque atrelado ao carro elektro para meter o barco na água.
Tb aconselho a q não pernoitem em vilas como Sesimbra e Ericeira, ou em qualquer local onde seja visível a entrada da maresia, sobretudo a que é trazida pela humidade nocturna.
O ideal é mesmo evitar a orla marítima e optar por actividades no interior profundo deste nosso Portugal que é lindo.
Tipo estas ?
https://www.autoweek.com/news/a1710801/saltwater-carbecue-hundreds-cars-including-brand-new-maseratis-burn-italian-port/
Então é melhor também não estacionar o seu nessas zonas.
O que é que vc quer provar com isso? Você é um prato LOL
Só vem da razão ao exposto. O Maserati Ghibli é um híbrido que carrega uma bateria de iões de lítio no porta-bagagens e foram elas que explodiram e incendiaram tudo o que estava à volta. Típico, um filme tantas x’s repetido!
Mais uma que nem tinha ouvido falar que comprova que o melhor é fugir da orla marítima quando se tem um carro que carrega uma bateria de Li-Ion.
Quero provar que afinal não são diferentes.
É você que diz que os híbridos são carros a combustão disfarçados, além disso não diz em lado nenhum que foi um desses.
Já agora, em 2018 não havia esse modelo em Híbrido, só saiu em 2020, portanto não tente arranjar desculpas esfarrapadas para o óbvio.
Estacione longe de tudo….
https://auto-drive.pt/2020/07/16/maserati-estreia-ghibli-hybrid-com-330-cv/
Opá 2018? Então agora os padres elektros deram em desenterrar histórias com 6anos? 😛
Dá no mesmo, mesmo os puros combustão desse modelo, montam a bateria debaixo do porta bagagens. Podemos concluir q baterias, seja q de química for, não devem andar junto ao solo e ao alcance da água salgada 😛
Qt aos híbridos, sim são carros a combustão disfarçados e pior, envenenados por baterias que andam a perto do chão tb.
Quer dizer que esse problema sempre afectou os a combustão, a malta é que é esquecida e agora culpa sempre as minorias, como sempre.
Mas não entendi, por ter 6 anos é algo que foi corrigido ? É que a Tesla já corrigiu esse problema.
Ah então já não é um problema só de baterias de lítio, boa, então quer dizer que é um problema de qualquer carro ?
Nem sempre, há muitos híbridos que têm as baterias ao meio nível, se quiser posso enviar uma foto se um range Rover que tem a bateria se lítio ao lado e no mesmo nível que a de 12v.
Em conclusão, também não se pode usar o carro a combustão para nada, nem podem estar estacionados num prédio, nem passar numa autoestrada sem que ardam, não admira que cada vez se vendam menos.
“nem podem estar estacionados num prédio”
Na verdade cada vz mais parque subterrâneos proíbem a entrada a carros elektros.
Como direi a Mónica:
“Calo elektlo não entla”
Já há muitos anos os a combustão estão proibidos até em Portugal de entrarem em garagens subterrâneas…..
Tão…tão por isso é q não param de inaugurar parques subterrâneos. Deve ser por falta de clientes.
Se calhar foi. Loool
“Can Your Electric Vehicle Catch Fire During a Hurricane?
E.V. batteries that are submerged in saltwater can catch fire after the floods subside, but experts say it’s a rarity.
“It’s not super common,” said Thomas Barth, chief of a special investigations branch into highway safety at the National Transportation Safety Board.
Researchers have been dissecting and studying batteries that did catch fire after being flooded with saltwater to understand the causes, potentially allowing battery manufacturers to get better at preventing future fires.
“We’ve had 100 years to refine the safety of gasoline-powered vehicles, and we’re a little over a decade in terms of high-volume production of E.V.s,” said Alan Taub, director of the Electric Vehicle Center at the University of Michigan.
—-> “Events are rare but they catch a lot of attention.” <—-
https://www.nytimes.com/2024/10/09/climate/electric-vehicles-fire-hurricanes.html