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Há um novo problema nos carros elétricos que provoca incêndios de forma espontânea

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Rodrigo says:

    Mais uma vantagem para os carros que tem baterias LFP.

  2. Toni da Adega says:

    Mais uma vantagem para os carros a combustão. Podemos estacionar no fundo do mar sem problemas

  3. mesmo says:

    oh caraças…here we go again…

  4. B@rão Vermelho says:

    Sempre ouvi dizer quando deixas cair um telemóvel em água salgada deves de mergulha-lo em água doce secar e só depois deves de ver se ainda funciona, o mesmo principio se deve aplicar ao VE com as devidas distâncias tamanho, tecnologia etc.

  5. PorcoDoPunjab says:

    JL em 3,2,1.. agora

  6. Pedro Martins says:

    Cada vez adoro mais o meu dieselzinho “poluente”!

  7. Picuinhas says:

    “porque o sal conduz a eletricidade” “uma vez que o sal condutor continua presente”
    É um preciosismo, mas aqui vai: o sal, no estado sólido, não é condutor. A solução do sal (água salgada) sim.

  8. Aves says:

    Quando leio “veículos submersos” é água pela janelas, do tipo da primeira imagem do post. Mas no vídeo do Tesla a incendiar-se numa garagem alagada por causa das cheias a água até está relativamente baixa.
    O vídeo foi publicado no Sábado pelas autoridades da Florida.

    • Aves says:

      Vejo que o pessoal se está a concentrar na água salgada.
      O que está a orientar os investigadores para a agua salgada é – as inundações de água doce na Califórnia não causaram a mesma frequência de incêndios de VE que a Flórida viu após vários furacões na última década. Mas a Tesla e as autoridades não distinguem se a água é doce ou salgada: Se o seu VE foi comprometido por inundações de qualquer tipo, estacione seu veículo longe de qualquer coisa combustível até que possa ser inspecionado por um profissional.

  9. JL says:

    Será que também acontece nos Maserati eléctricos ? humm o quê ? há Maserati’s eléctricos ?

    Até lhe chamaram barbecue:

    “Saltwater carbecue: Hundreds of cars, including brand-new Maseratis, burn at Italian port following flood”

    https://www.autoweek.com/news/a1710801/saltwater-carbecue-hundreds-cars-including-brand-new-maseratis-burn-italian-port/

  10. Pastor says:

    Adoro esta novela.

  11. Andy says:

    Talvez porque não foram feitos para andar na água e porque é uma reação química esperada. Não é um problema novo. É algo que acontece com baterias e o sal.

  12. contraditorio says:

    Bom….eu não sou expert mas…se neste Planeta existe água…que tal fazer veículos com isolamento/caixa/repelente ao líquido ? Os barcos também andam na água e não se “avariam” por esse facto…

    • Toni da Adega says:

      Realmente era boa ideia. E também podiam ser feitos para não ir ao fundo e não deixar entrar agua. não faz sentido nenhum um carro na agua ir ao fundo e deixar entrar agua.

  13. Zé Fonseca A. says:

    já agora, os entendidos dos EVs que me digam, fui num EV ao supermercado, comprei sal e água, bateram-me na rotunda do marquês e espalhou o sal e partiu a garrafa de água, os dois misturaram-se… devo estacionar o carro na garagem?

  14. PJA says:

    O vídeo é dramático e preocupante, a água está muito baixa para poder ocorrer uma situação tão catastrófica.

  15. Tafc says:

    Os carros elétricos só têm desvantagens.

  16. PTO says:

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    Carro Grelhador EV!
    Para usar basta juntar água salgada!
    Na compra de um, oferecemos duas caixas de Alvarinho!
    Aproveite esta excelente promoção!
    🙂 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂

  17. Marcos says:

    Antes um carro antes de vir para o mercado era muito mais testado que hoje em dia, a agressividade a que o mercado chegou obriga a que lancem os modelos sem serem exaustivamente testados nestes casos e em corridas por exemplo. Agora lança se e depois faz se a correção, o pior é que podem se perder vidas ….na informática está igual, sai tudo mal optimizado porque estamos habituados a estar agora sempre conectados e se tiver erros…. é update atrás de update…..
    O mercado ser competitivo é bom até certo ponto….se for uma concorrência sã, a partir do momento em que a pressão do mercado obriga as marcas a lançar os novos projectos mesmo sem ser exaustivamente testados…..

    • JL says:

      Era menos que agora, agora até lhes restam a segurança e consumos, antes nem isso.

      • Marcos says:

        Não sei se era mais ou menos testados que agora, mas posso dizer que as vezes as marcas tinham protótipos a circular com a carroçaria de modelos já lançados e circulavam durante muito tempo em fase de testes e depois eram lançados….e a gente olhava para um carro desses era um modelo normal….mas lá por dentro era um protótipo….
        O salitro sempre foi um problema não só para os carros….mas em tudo….. Mas acho que no caso das baterias isso devia ter sido acautelado…….
        O futuro vai ser a mobilidade elétrica, não há dúvidas mas ainda vamos estar muitos anos com a coexistência de ambos…. a tecnologia elétrica vai sendo aperfeiçoada…. Mas ainda vai levar algum tempo

  18. Yamahia says:

    Não é um problema novo. Desde que se tornaram patentes as consequências devastadoras que a passagem do Ian provocou nos carros elektros, recomendo a todos os meus amigos com carros elektros que evitem a Marginal em dias de mar agitado e que não usem o carro elektro para levar o barco até à marina e sobretudo não usem o reboque atrelado ao carro elektro para meter o barco na água.
    Tb aconselho a q não pernoitem em vilas como Sesimbra e Ericeira, ou em qualquer local onde seja visível a entrada da maresia, sobretudo a que é trazida pela humidade nocturna. 
    O ideal é mesmo evitar a orla marítima e optar por actividades no interior profundo deste nosso Portugal que é lindo.

      • Yamahia says:

        O que é que vc quer provar com isso? Você é um prato LOL
        Só vem da razão ao exposto. O Maserati Ghibli é um híbrido que carrega uma bateria de iões de lítio no porta-bagagens e foram elas que explodiram e incendiaram tudo o que estava à volta. Típico, um filme tantas x’s repetido!
        Mais uma que nem tinha ouvido falar que comprova que o melhor é fugir da orla marítima quando se tem um carro que carrega uma bateria de Li-Ion.

        • JL says:

          Quero provar que afinal não são diferentes.

          É você que diz que os híbridos são carros a combustão disfarçados, além disso não diz em lado nenhum que foi um desses.

        • JL says:

          Já agora, em 2018 não havia esse modelo em Híbrido, só saiu em 2020, portanto não tente arranjar desculpas esfarrapadas para o óbvio.

          Estacione longe de tudo….

          https://auto-drive.pt/2020/07/16/maserati-estreia-ghibli-hybrid-com-330-cv/

          • Yamahia says:

            Opá 2018? Então agora os padres elektros deram em desenterrar histórias com 6anos? 😛
            Dá no mesmo, mesmo os puros combustão desse modelo, montam a bateria debaixo do porta bagagens. Podemos concluir q baterias, seja q de química for, não devem andar junto ao solo e ao alcance da água salgada 😛

            Qt aos híbridos, sim são carros a combustão disfarçados e pior, envenenados por baterias que andam a perto do chão tb.

          • JL says:

            Quer dizer que esse problema sempre afectou os a combustão, a malta é que é esquecida e agora culpa sempre as minorias, como sempre.

            Mas não entendi, por ter 6 anos é algo que foi corrigido ? É que a Tesla já corrigiu esse problema.

            Ah então já não é um problema só de baterias de lítio, boa, então quer dizer que é um problema de qualquer carro ?

            Nem sempre, há muitos híbridos que têm as baterias ao meio nível, se quiser posso enviar uma foto se um range Rover que tem a bateria se lítio ao lado e no mesmo nível que a de 12v.

    • JL says:

      Em conclusão, também não se pode usar o carro a combustão para nada, nem podem estar estacionados num prédio, nem passar numa autoestrada sem que ardam, não admira que cada vez se vendam menos.

  19. Realista says:

    “Can Your Electric Vehicle Catch Fire During a Hurricane?
    E.V. batteries that are submerged in saltwater can catch fire after the floods subside, but experts say it’s a rarity.

    “It’s not super common,” said Thomas Barth, chief of a special investigations branch into highway safety at the National Transportation Safety Board.

    Researchers have been dissecting and studying batteries that did catch fire after being flooded with saltwater to understand the causes, potentially allowing battery manufacturers to get better at preventing future fires.

    “We’ve had 100 years to refine the safety of gasoline-powered vehicles, and we’re a little over a decade in terms of high-volume production of E.V.s,” said Alan Taub, director of the Electric Vehicle Center at the University of Michigan.

    —-> “Events are rare but they catch a lot of attention.” <—-

    https://www.nytimes.com/2024/10/09/climate/electric-vehicles-fire-hurricanes.html

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