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Há mais uma falha de segurança a afetar os carros da Honda e desta vez é muito grave

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. me and me says:

    se este problema afetasse apenas a Honda era bom…

    ja ouvi historias com VW a abrirem-se uns aos outros e a meterem o carro a trabalhar sem ser com a sua chave…

    todos nos sabemos como clonar a chave da mercedes era “facil” com o equipamento necessario…

  2. B@rão Vermelho says:

    Nos tempos dos Honda Sivic, eram carros apetecíveis para os amigos do alheio por andarem bem e por um pequeno pormenor mesmo com o carro desligado marcava a quantidade de combustível que tornava ainda mais apetecível

  3. AJ says:

    o meu Civic de 1998 nunca teve um único problema, só o vendi com 20 anos, já não são como era.

  4. Alex says:

    Existem desenvolvimentos de antenas de várias marcas de carros que estão permanente recetivas a ligações de fontes externas e que com o sw certo permitem abrir o carro e po-lo a trabalhar sem chave e sem necessidade de ligação à ficha de diagnóstico.
    Resumindo, os sistemas keyless nunca aumentaram a segurança, bem pelo o contrário…

    • PAULO SILVA says:

      Os sistemas também foram concebidos para conforto, não para segurança…

      • Vitolas says:

        Sim até porque muda a vida de qualquer pessoa ter um carro em que não é necessário enfiar a chave em um buraco e rodar a mesma para meter o carro a trabalhar.

      • sdfgh says:

        as chaves estao la para segurança… se querem conforto deixem-nas na ignição e aberto, isso sim e conveniente

      • PTO says:

        Conforto? Tipo quê, evitar carregar num botão da chave para abrir o carro? Isso é desconfortável? Cansativo?

        Qualquer dia tem de existir um sistema que tb abra a porta automaticamente, pegue no condutor ao colo e o sente no respetivo lugar, feche a porta e ligue o carro.

        Enfim… conforto por não ter de se carregar num simples botão. Esta sociedade está perdida em futilidades.

  5. PTO says:

    A moda de alguns acessórios pipis que nada melhoram na experiência do carro e apenas aumentam o seu custo dá nisto.

    Os condutores não têm duas mãozinhas com pelo menos dois dedos funcionais para carregar num botão de uma chave normal para abrir a porra do carro? Tem de ser wireless porquê? Têm medo de partir uma unha? Ficam cansados de enfiar a chave num buraco?

    Depois gamam-lhes o carro como quem limpa o cú a bébés e a culpa é da polícia que não faz nada para apanhar esses bandidos.

    Os meus carros é com chavinha física, nada dessas paneleirices de smart entry que nada têm de smart.

    • RC says:

      Porque em vez de ter um smart phone não tem um gsm phone ? é muito mais simples.

      Porque em vez de ter um pc não tem antes uma máquina de escrever ?

      Já agora, em vez de ter um carro, podia ter antes um cavalo, daqueles que só consome quando está parado…

      • PTO says:

        Pronto, o maluquinho dos EV’s tinha de vir aqui dissertar coisas sem nexo, completamente absurdas e absolutamente fora do contexto do assunto.

        A dificuldade em aceitar opiniões diferentes continua por demais evidente.

        Problemas na concepção do chip, obviamente.

        • RC says:

          Pronto, o maluquinho dos ICE’s tinha de vir aqui dissertar coisas sem nexo, completamente absurdas e absolutamente fora do contexto do assunto.

          A dificuldade em aceitar opiniões diferentes continua por demais evidente.

          Problemas na concepção do chip, obviamente.

          • PTO says:

            Contrariamente a ti, o “maluquinho dos ICE’s” cingiu-se ao assunto em debate, ou seja, o real risco de segurança que os cartões wireless de acesso às viaturas representam e que nada mais são do que um gimmick para mostrar aos amigos e completamente desnecessário.

            Provavelmente é um conceito estranho para ti mas nem toda a evolução tecnológica é positiva e este é um perfeito exemplo disso.

            Ah, e da próxima vez ao menos responde com palavras tuas, fazer copy/paste do que outros te responderam é não só imaturo como demonstrativo de falta de argumentos.

            Agora vai lá passear nos teus EV’s e continuar a tua intifada fanática contra quem usa ICE’s.

          • RC says:

            Eu contra ICE’s ? Onde ?

            Ao contrário de si na sua luta por argumentos contra EV’s, onde se enquadram todos os argumentos nos artigos sobre eles.

            Ao contrário de si, aqui nem falei de ev s em lado nenhum.
            Apenas lhe mostrei que a tecnologia evolui e não ficamos parados no tempo, seja em que sector for.

            Chave mecânica é dos sistemas mais simples de violar, qualquer pessoa o faz, enquanto este sistema da Honda só para os que sabem onde estão as falhar e sendo assim para muito poucos ao redor do mundo.

            Já agora, duvido que o o seu toyota além do sistema mecânico de chave não tenha la um chip na chave para desbloquear a ignição.

          • PTO says:

            Sim, sim, a tecnologia evolui, nisso estamos de acordo.

            Mas tal como disse antes e repito: nem toda a evolução tecnológica é positiva e este é um perfeito exemplo disso.

            “Any vehicle that has both keyless theft and keyless entry is more vulnerable to theft than a vehicle without either.”

            https://heycar.co.uk/guides/which-cars-are-prone-to-keyless-car-crime

          • RC says:

            Este e outras falhas fazem parte da evolução.

          • Nuno says:

            Ninguém imagina a confusão que me está a fazer este gajo a criticar as chaves wireless em comparação com as de carregar num botão…
            Mas afinal as chaves de carregar no botão têm fios?
            Qual a diferença entre uma chave que manda um código quando eu carrego num botão para uma que manda um código quando recebe um pedido do carro?
            Só muda a forma que despoleta o envio do código nada mais…

          • PTO says:

            “Qual a diferença entre uma chave que manda um código quando eu carrego num botão para uma que manda um código quando recebe um pedido do carro?”

            Na tua frase acima acabaste de indicar a razão das chaves wireless serem um risco de segurança em comparação com uma chave física.

            Os ladrões não podem clicar remotamente num botão físico enquanto que com uma chave wireless eles conseguem captar o sinal da tua chave fazendo-se passar pelo teu carro, mesmo que o tenhas estacionado a 400 metros de distância.

          • Nuno says:

            Não leste o artigo ou não percebeste como funciona esta vulnerabilidade que não tem nada a ver com com a chave mas com o facto de o carro aceitar códigos anteriores…
            Ou seja, não interessa se a chave é de botão ou das de proximidade. Basta abrir o carro uma vez e estás sujeito. Seja a carregar no botão, seja apenas a aproximar do carro…

          • PTO says:

            Eu li e percebi.

            E o artigo é 100% explicíto quando refere, e cito: “…esta falha explora um componente do sistema de acesso sem chave da Honda”.

            Penso que a parte do “SEM CHAVE” deveria ter-te feito perceber a diferença que destaquei antes mas pelos vistos não fez.

            Queres apenas ser teimoso e dizer que é tudo a mesma coisa quando, de facto, o próprio artigo demonstra que não é, por isso boa sorte com essa atitude.

          • Nuno says:

            Chamam-lhes sistema sem chave mas precisam de chave na mesma… Mas enfim…
            Parece que não há dezenas de tutoriais na net de como abrir carros onde precisas de carregar no botão…

    • Nuno says:

      Vocês têm noção que ambos os tipos de chave que aqui falam são wireless, certo?
      E que em ambos os casos os carros estão permanentemente à escuta para receber o sinal, certo?
      E que a dificuldade de abrir o carro não muda por isso, certo?
      É que criticar o pessoal por preferir wireless em vez de carregar num botão é assumir que nem se sabe do que se fala…
      A única coisa que mudou é que este sistema é recente e os ataques todos conhecidos à tradicional chave de carregar no botão (wireless portanto) deixaram de ser notícia…
      Quanto à chave física nem vou comentar porque se há carro fácil de abrir é o da chavinha física…

      • RC says:

        Vá com calma, há pessoas que ainda estão em 1980.

      • PTO says:

        Os ladrões não podem clicar remotamente num botão físico enquanto que com uma chave wireless eles conseguem captar o sinal da tua chave fazendo-se passar pelo teu carro, mesmo que o tenhas estacionado a 400 metros de distância.

        Se não percebes a diferença em termos de risco de segurança entre os dois tipos de acesso então acredita que o problema é mesmo teu.

        Ah, e já agora, ninguém criticou as pessoas que preferem wireless, o que se criticou foi a fraca segurança dessa tecnologia, por isso deixa de pessoalizar a situação e de te fazeres de virgem ofendida.

  6. Francisco says:

    Se fosse um Tesla…

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