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Cada vez mais utilizadores de carros elétricos querem voltar aos motores a combustão

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Infinity says:

    Por que será?

    • Ze says:

      Porque não tem disciplina de carga nem o de carregar de graça… Compram marcas ineficientes… São vários factores

    • JL says:

      Porque estão fartos dos a combustão, daí até ser um valor alto.

      • Realista says:

        E só em países muito vastos em território é que os valores de descontentamento são superiores, como os EUA, Austrália ou Brasil…

        (Na China o caso é diferente porque as pessoas não se podem deslocar livremente entre regiões).

        • AlexS says:

          “só em países muito vastos em território é que os valores de descontentamento são superiores, como os EUA, Austrália ou Brasil…”

          Também notei isso.

        • Mapril says:

          Na China .. as pessoas não se podem deslocar livremente entre regiões? Onde é que você ouviu isso. Há cada um…

          • Realista says:

            Podes-te deslocar desde que pagues as tarifas de deslocação…
            Caso te pretendas mudar de região para habitar precisas de autorização governamental.

          • Realista says:

            Aliás o Hukou – o sistema de registo implementado em 1960 – determina qual é a população rural e a urbana e qual o distrito de pertença o que significa que ele só trabalhar e residir naquele local, quantos filhos pode ter e até onde pode receber assistência médica…

            Aliás, não saber disso é que é caso para dizer: “Há cada um…”

          • Mapril says:

            “tarifas de deslocação”? Falso, Os chineses podem viajar livremente dentro da China e não pagam tarifas de deslocação para além do preço do bilhete de avião ou de comboio (e eles têm os melhores comboios do mundo)

      • TdSR says:

        Até ficaste a ferver! A narrativa elétrica está a ir por água abaixo. Bem avisamos…

    • Realista says:

      Que a média de 70% não quer voltar?

      LEL

  2. PorcoDoPunjab says:

    JL, se viu este artigo, tenha calma.
    Isto vai mudar, não há mal que sempre dure.
    Relaxe e pense em coisas boas e vai ver que tudo vai melhorar.
    Se precisar de desabafar, já sabe, pode falar com o pessoal aqui.

    Lamento mesmo que comece o dia com uma notícia destas…

    • JL says:

      Calma para quê? Não podia estar mais contente, quer dizer que a ESMAGADORA MAIORIA (70%) está contente, que vai ao encontro daquilo que penso.

      Lamento que vocês queriam um valor mais elevado, mas pronto, é o que se arranja, parece que 70% dos que mudaram estão fartos de combustão.

      Não era melhor usarem um pouco a cabeça em vez de tentarem fazer sensação ?

      • Yamahia says:

        Maioria de uma minoria.
        A bela lógica dos alucinados elektros.

        • JL says:

          Maioria do que têm e não pensam em mudar.

        • JL says:

          A lógica dos alucinados combustão está bem aqui presente, ligam é o menor número e depois ainda vão mundos e fundos. Loool

          • Mário says:

            @JL, troco a minha casa com a tua… e depois quando vem um temporal como veio o leslie em 2018, estive 1 semana sem energia, sim acontece em Portugal… carregava o carro como se partir do pressuposto que nesse dia chegava a casa sem bateria? Ah, ia ligar o gerador a… diesel ou gasolina para carregar o carro…
            Já sei, ia reclamar com os mauzões da EDP porque demoram 1 semana a ligar cabos.

          • JL says:

            Então trocava para melhor, é que tenho sistema de baterias e posso estar isolado por vários dias sem Sol.

          • Mário says:

            Pode estar 1 mês sem sol? Afinal não tem baterias nem coisa nenhuma.

          • JL says:

            Eu não disse um mês disse alguns dias, não entendo porque foi inventar um mês.

            Tenho sim, 2 baterias de 32 kwh cada, uma delas ainda está em instalação.

            Aqui tem um exemplo do que se passou nos ultimos 2 dias:

            https://ibb.co/mqZ4sxF

  3. Hugo says:

    “34% afirmaram que os custos dos veículos elétricos continuam demasiado elevados”
    Ui, polémico os que dizem que os elétricos compensam SEMPRE, façam muitos ou poucos km’s.
    Que fique claro que não estou a dizer que não sirvam para ninguém ou não sejam bons… apenas que há que ter noção da realidade.
    (claro que vão argumentar que estes 34% não sabem fazer contas :D)

    • rui says:

      A realialidade concorda contigo, do ponto de vista prático ainda há situações que não compensa, mas são cada vez menos, especialmente quando estamos a falar da compra de viaturas novas.
      Já agora se necessitas de Diesel porque andas muito, tipo mais de 30 mil ano, então o eletrico seria melhor por exemplo, neste momento não vejo um unico scenario que Diesel seja vantajoso, gasolina em versões basicas para quem andar 5 mil ano pode ser, mas em parte porque esse tipo de carros a gasolina são pequenos e ai os eletricos ainda são muito mais caros.
      Nos citadinos contudo como existe o Dacia Spring é sempre a escolha logica seja qual for o concorente.

      • Valério Valor says:

        Um cenário: família que necessita de um carro com 5+2 lugares.
        Alternativas EV são caríssimas.

      • Mário says:

        Rui, depende da conta bancária, eu comprei um diesel porque não passava do meu valor justo para um carro… 16 000€ já com uma retoma entregue.
        Por outro lado, um elétrico equivalente iria-me para os 35 000 – 45 000€ valor que considero demasiado exagerado para um carro, além de não compactuar com leasings nem cenas afins (para aqueles que falam da agenda 2030).
        Por outro lado, não tenho onde o carregar em casa, pois teria que ainda ir dispender umas centenas largas de euros a pedir uma baixada nova pois a atual já não tem segurança nenhuma. Por outro lado, moro numa zona congestionada eletricamente, em que temos muitos cortes de energia porque a linha é demasiado longa, e a E-Redes diz que não pode fazer nada.

        • rui says:

          Algo que diz que estás a comparar um diesel usado a um eletrico novo, logo o argumento que dei a cima não se aplica, pois estava a falar diesel novo vs eletrico novo.
          por curiosidade qual o modelo ou gama e ano do teu diesel?

          • Mário says:

            Diesel novo, tudo o que falei é novo.
            2024/06 – 1.5 BlueHdi 110 cv

          • Realista says:

            Comprar um carro com o motor 1.5 BlueHdi em 2024 é suicídio… 😮

            O carro não chega aos 120.000km.

          • rui says:

            por esse preço arrisco dizer que é segmento B, tens alternativas como o novo C3 que começa nos 23k e vai até aos 28k, acima disso o MG4 nos 28k mas já é segmento acima, outras soluções é muito mais caro.

          • Grunho says:

            Se for um 1.5 BlueHdi há uma boa probabilidade de ficar pelo caminhi antes dos 120.000km. Ou um vw, ou renault, ou outro qualquer europeu. Se for um D4D da Toyota já não.

          • Mário says:

            @Grunho, já vem com esse defeito corrigido! Por isso é que comprei um “fim de linha”.
            Com o novo C3 a sair, sabe Deus que problemas vêm nas baterias e nos motores…
            @realista, suicidio ou compra consciente.

          • Mário says:

            @rui, ainda pensei em MG ou algo do género, mas vou sempre bater no carregamento, nos próximos 12 meses iria ter que usar carregamentos públicos exclusivamente. Ou então pedir ao vizinho para carregar o carro.

          • PJA says:

            Um veículo a diesel só dá para… deixa lá ver para aí, 50k km ou menos. LOL. Não ligue ao aos “mecânicos” do pplware. Fez muito bem. Tem carro para muitos anos.

          • Mário says:

            @PJA não diga isso que o JL e outros caem-lhe em cima, elétrico dura para aí uns 100 anos! sem mudar a bateria!

          • JL says:

            Quem disse que dura apenas isso ?

            Não dura 100 anos, mas dura mais que um a combustão e gastar muito menos em manutenção.

          • Rui says:

            1.5 HDi com 120.000km vai à vida?
            O que chatice, dentro de 10.000Km vou ficar sem 1 dos carros!!!!!!!
            Estou consternado!!!!!

            Estamos sempre a aprender!
            Já agora, e sobre o cada vez maior nr de condutores de eléctricos que estão a regrassar aos carros de combustão, esses herejes!?

          • Rui says:

            @mario Não sei o que anda de carro, mas mesmo na sua frágil instalação seria facilmente carregar 100km de condução em cidade durante a noite toda a 6A ou ver a de 1.4kwh, em 10 horas tinha 14kwh… E usava postos públicos quando tivesse uma utilização mais longa…

          • Mário says:

            @Rui, é uma hipótese carregar a 6A não fosse ter cabo de 1.5mm na garagem .

          • JL says:

            Há sempre e haverá sempre um problema.

            Já agora o cabo 1.5 mm2 dá para mais de 10 amperes.

          • Realista says:

            Se foi compra consciente, então não podes dizer que os veículos elétricos é que estão caros quando estas a comprar o preço de veículos com defeito… 🙂

            PS: Tenho uma carrinha com esse 1.5HDi de 2020 parada faz 4 meses porque não existem peças suficientes no mercado para fazer a reparação.

      • Yamahia says:

        @rui estás a ver mal o filme
        Para fazer 30000 ano é pq o diesel vai para longe. Nestas circunstâncias a electricidade sai mais cara para além se ser um atraso de vida.

        • JL says:

          Para fazer 30 mil é preciso ir para longe ? LOOOL

          E nunca sai mais cara.

        • Realista says:

          Eu fiz 20.000km o ano passado, dentro do distrito do Porto… e no para-arranca.

          (E não, não sou UBER)

        • rui says:

          estás a dizer que um carro com uma média diaria de 90km é ir para longe?
          eu quando estava a estudar fazia 80km por dia, 40km para cada lado, mesmo a ires ao ridiculo de como agora acontece-me que ir ao trabalho é uns 220km ir e vir a grande maioria dos eletricos permite fazer isso a ir e voltar sem qualquer necessidade usar postos publicos.
          Alias tive um amigo que comprou agora eletrico pois trabalha a 80km de casa e vai 3 ou 4 dias por semana ao escritorio, meteu uma wall box a 4.6kwh e carrega todos os dias a noite é alguem que faz 30k km ano só para trabalhar…
          ele tinha um SUV a diesel que gastava 5.5 litros aos 100 e mesmo assim com um SUV eletrico que gasta 19kwh aos 100 poupa acima dos 10€ por dia provavelmente perto dos 2k anos em combustivel só nas deslocações de trabalho e a ideia que tenho é que só usa um pouco de carregamento publico quando visita familia a quase 300km de distancia de casa dele e só o estritamente necessário para chegar a casa descansado.

    • JL says:

      Onde dizem que não compensa ? Além disso são uma minoria.

    • Joao says:

      Não sabem porque não falaram com quem percebe e tem razão universal ☺️

  4. Carlos says:

    pensei que fosse pior. cá por casa temos um de cada e está ótimo

  5. Mário says:

    O Carro elétrico simplesmente vai ser mais uma opção a juntar ás outras.
    Se para uns é um perfect match, para outros não é. E a começar por certos ilustres aqui nos comentários que acham que Portugal é Lisboa e Porto em termos de rede elétrica.

    • Valério Valor says:

      +1

    • rui says:

      Vais me desculpar, mas a rede eletrica é basicamente identifca em todo o pais, se estas a falar de rede carregamento publica ainda posso concordar contigo, mas seja onde for que tu vivas há energia eletrica e com capacidade para uma viatura eletrica.

      • Fusion says:

        Especialmente daqueles que vivem num 10º andar sem garagem

      • Mário says:

        Rui, olha que não… vivo numa aldeia do litoral, e o PT tem uma capacidade de 100kva e está a 95% da capacidade e volta e meia dispara, e a E-Redes nada faz.
        Já cheguei a ir de férias para uma aldeia de Xisto em que o PT que servia a aldeia era de 50kva, por isso não é tão descabido.
        Quanto á minha casa em si, a mudar para um elétrico tenho que investir numa baixada nova, porque a minha atual não suporta mais que 3.45kva e consequentemente tenho que fazer alterações de fundo na minha instalação para conseguir ter uma wallbox sem pegar fogo ao resto da instalação que tem cerca de 35 anos.

        • rui says:

          as situações de ter PT com capacidade em falta sempre vi resolvidas com inciativa da Junta de freguesia e um abaixo assinado é uma questão de tentar.
          quando a tua baixada, como já referi noutro post, 3.45kwh é limtiado para tudo, não só eletricos, nem ac podes ter em casa de forma descansada ou usar placa de indusão ou forno eletrico…

          • Mário says:

            Pois, isso é verdade. A questão é que a reconversão da baixada implica fazer obras na fachada da casa, pedir a deslocalização de um poste á E-Redes, quadro elétrico novo (o atual ainda tem uma base de madeira), e por aí adiante.

          • JS says:

            Olá
            Quem não sabe do que fala, abre a boca e entra mosca.
            A potencia mínima que é instalada em casa é de 3,45Kva ( e não KWh), o que dá perfeitamente para ter um forno de 2kw por exemplo ou AC, e pode-se sempre aumentar a potencia até ao limite da instalação eléctrica.
            Eu instalei na garagem do condomínio uma tomada de 16A (3,7Kw) e dá para carregar o meu eléctrico do 51Kwh durante a noite sem stress. Sim só podemos ter 3 tomadas (potencia contratada de 19,6Kva com elevadores) destas na garagem do condomínio, mais do que isso vamos ter de ter um balanceador de carga.

            Numa garagem de um condomínio duvido que seja possível instalar diversas wallboxes porque os cabos do PT estão dimensionados para uma determinada potencia que não pode ser ultrapassada (e e E-rede não vai mudar esses cabos, seguramente)

            Se tens uma moradia com certeza não vais ter apenas 3,45Kva de potencia instalada,…

          • Rui says:

            JS sabe bem que na conversa popular ninguém usa kva mas sim kwh, segundo há limitações de instalação, 3.45kva é limitado para qualquer use intensivo de eletricidade, ter em consideração que na instalação que se refere algo tão simples de usar uma chaleira elétrica com luzes ligadas à torradeira ser suficiente para estar às escuras.
            Lembro me bem da ginástica que os meus pais faziam numa casa com apenas 3.45kva, não poder lavar loiça e roupa ao mesmo tempo, lembrar que tinha um aquecedor ligado se fosse para ir lavar roupa, as vezes que o PC se desligou com o quadro a disparar e obviamente a casa usava gás para fogão, forno e esquentador.
            Nos dias de hoje isso é ainda mais exigente, na minha casa a fazer comida com ac ligado tenho facilmente picos de 5kwh…

        • Mário says:

          @JS não é assim tão fácil.
          Sim, tenho uma moradia e só tenho 3.45kVA. A baixada não suporta mais porque foi uma casa renovada, o poste onde estou ligado é de 1960, o PT de 1988 e o cabo de 1994.
          E imagina, quando pedi á E-Redes a mudança da baixada a resposta foi e posso partilhar “epah isso dá muito trabalho a mudar, deixe estar assim até rebentar”.

    • JL says:

      Em termos de rede eléctrica, Lisboa e Porto são os piores, quem mora fora das grandes cidades está muito melhor para ter estes carros.

      • Pedro says:

        Eu tenho 6.9kva’s mas só carrego a 10 amperes, chega e sobra, são 2.3kw de potencia, são 143km de autonomia em 10 horas de carga durante a noite.
        É uma questão de fazer contas

        • JL says:

          Eu moro fora e só tenho 3.45 kva, e nunca senti necessidade de ter mais.

          Basta meter a carregar quando não estou a usar mais potência em casa, tudo é feito de forma automática, o evse diminui ou corta a carga do carro caso a potencia usada esteja perto ou no limite dos 3.45 kw.

    • JL says:

      Em termos de rede eléctrica, Lisboa e Porto são os piores, quem mora fora das grandes cidades está muito melhor para ter estes carros.

  6. Mário says:

    E já agora… caso os impostos dos combustíveis começarem a baixar… onde é que acham que o Estado vai buscar o dinheiro?

    • JC says:

      Aos isentados elétricos… que magicamente vão passar a poluir.

    • JL says:

      E precisam desses impostos para quê? Quando a maioria deles é para pagar taxas de carbono, que deixam de existir depois.

      • Mário says:

        SIm, mas o Estado continua a precisar de dinheiro… não há taxa de carbono, há taxinha não sei de quê.
        E a taxa de carbono é a coisa mais gira… se eu pagar, o ambiente não sofre. Como nos sacos de plástico…
        Nos elétricos vão inventar uma taxa qualquer para compensar a perda de receita para os combustíveis, até lá anda a malta dos combustiveis a subsidiar o fundo ambiental para subsidiar eletricidade a preços artificiais.

        • Grunho says:

          É normal, também não há problema nenhum em cometer os pecados mortais da luxúria, da avareza, da gula e da soberba, se depois o fiel deixar uma boa penitência na caixa das esmolas. Com um bom investimento até consegue uma indulgencia plenária.

        • JL says:

          Há taxa de carbono sim, então ainda à pouco veio dizer que os 3.3 milhões vieram do fundo ambiental, de onde vem o dinheiro desse fundo ?

          Paga taxa para o incentivar a usar menos, ou quer que cortem o mal pela raiz ? Dinheiro esse que é usado para financiar projectos alternativos que tenham menos emissões.

          Deixá-los inventar, quero ver nessa altura as taxas que a alternativa vai pagar, deve ser mais uma pessoa que pensa que depois ficam mais baratos para si. Loooool

          E o dinheiro que financiam os combustíveis vem de onde ?

          • Mário says:

            Se o Estado me der um elétrico eu aceito… com aquilo que pago de impostos, bem que me podiam dar um.
            Para mim é cortar o mal pela raiz… mas já devia ter sido, podia ser que já nem economia tivéssemos, tratores elétricos, camiões elétricos, tudo elétrico, e depois pagava 50€ por uma alface.
            Eu concordo com a transição verde, mas não imposta como estão a fazer.
            Aliás, depois de ler as noticias de hoje e ver a receita dos impostos dos combustíveis a bater recordes… já esperava era que estivesse a estabilizar ou descer.

          • JL says:

            Ninguém está a impor nada a ninguém, aliás, parece ser o Mário que está a querer impor os seus ideiais, mais ninguém.

            Sim, vai ser tudo eléctrico, nem que usem combustíveis produzidos por electricidade.

            Se me derem um carro e me paguem o combustível, ainda penso 2 vezes, se bem que trocar um eléctrico por um a combustão é voltar a conduzir um carro dos anos 60.

          • Mário says:

            @JL conduzir um carro dos anos 60? Eu ao conduzir o elétrico sinto-me como um frango dentro de um microondas, com a diferença que tem 4 rodas e não posso ligar o AC para não estragar a média.

          • JL says:

            Como já tínhamos visto, não conduziu nenhum, senão vamos ver, como se mete o Peugeot em drive ?

          • Mário says:

            @Vitor M. O senhor está factualmente incorreto. Percorri a história toda e nunca estivemos numa bancarrota, isto é, nunca entrámos em incumprimento.

            Quanto ao exemplo do PPS foi verdadeiro quando disse “só aumentámos o IVA, a eletricidade não subiu”

          • Vítor M. says:

            Óhhh nunca vai ver a verdade se apenas ler a cartilha. Novidade 🙂

        • Maxgiger says:

          Vão inventar não…Já inventaram como já está em fase de “teste”. há um imposto de forma a financiar a manutenção e conservação das mais variadas infraestruturas rodoviárias. Isto no Canadá, se não estou em erro.

          • JL says:

            Está em fase de teste onde ?

          • JL says:

            Da maneira como disse é falso, não diz em lado nenhum que está em teste, além disso não vivemos no Texas, que pena…..

          • Mário says:

            @JL você parece um político a falar… como o Passos Coelho no passado… percebe o sentido da frase, mas responde ao contrário só porque sim.
            O Passos Coelho também numa intervenção veio jurar a pés juntos que a eletricidade não tinha aumentado… “ah a eletricidade não aumentou, aumentámos o iva mas não a eletricidade”.
            olha porra.. ao fim do dia aumentou a eletricidade.

          • Vítor M. says:

            Heheh a comparação é toda errada. Pedro Passos Coelho pelo menos tirou o país de uma banca rota deixada pelo PS, o JL, que se saiba, não tirou nada da bancarrota. 😀

          • JL says:

            Tal como já vimos não conduziu nenhum.

          • Rui says:

            Mais coerente Mário, foi o último Ministro da Educação garantir que não podiam recuperar o tempo de serviço dos professores, enquanto Ministro do Costa e logo a seguir e ainda em campanha com o Pedro Nuno Santos, já afirmava que era possível!!!!!

            Como diz o Vítor, o Passos teve de tirar o país da bancarrota deixada pelo Sócrates. Conhece? E já agora, sabe quem era o nº 2 do Sócrates?

      • Hugo says:

        Num futuro a longo prazo vamos pagar menos impostos pelos nossos veículos proprios? Era bom era.

      • Yamahia says:

        @JL, deixe-se de tangas.
        A taxa do carbono anda em redor dos 7 cêntimos por litro.

        A carga de impostos sobre o litro da gasolina tem em Portugal, no ISP a parte mais significativa das receitas geradas e que é de cerca de 50 cents o litro.
        Os 11 mil milhões que gera anualmente são ultimamente aplicados em:
        30% e maior fatia utilizados para subsidiar o custo do gás natural, com o objetivo de conter o preço da eletricidade.
        Depois:
        -Financiamento de Infraestruturas Rodoviárias
        -Subvenções ao Transporte Público
        -Despesas Gerais do Orçamento do Estado
        -Programas Sociais e de Apoio à População
        Claro que se não houver carros a combustão e consequentemente receita com o ISP, os elektros vão ter que contribuir. Aliás em países geridos por gente de mente sã e justa já estão a contribuir.

    • Grunho says:

      O estado vai sempre buscar os impostos aos trabalhadores e aos consumidores. Como dizem os dirigentes dos partidos da direita e extrema direita, “é preciso saber ir buscar o dinheiro onde ele está, ou seja, nos pobres. Eles não têm muito, é verdade. Mas são mitíssimos”.

      • Fla says:

        Não sabes o que dizes. Sabes quem paga os impostos quase todos? Pesquisa e vais ficar a saber. Tira as palas do socialismo/comunismo.

      • PTO says:

        Quem paga a esmagadoríssima parte dos impostos é, foi e será sempre a classe média.

        • Grunho says:

          Verdade. O problema é que a classe média já não existe. Os liberalismos das democracias liberais burguesas nivelaram tudo por baixo e puseram tudo a receber salário mínimo, ou 5 euritos mais para disfarçar. Hoje em dia só existe proletariado e burguesia exploradora, com os 5% de cima a acumular muito mais que os 50% de baixo. Os crápulas estão todos satisfeitos. Liberal! Liberal! Liberal!

  7. Dono da verdade says:

    Siga. Combustão para frente. Toca a carburar.

  8. Anung says:

    O carro a gasoil apenas é usado em lazer. De resto o electrico serve bem.

  9. Anung says:

    @JL
    Se sentires sintomas como aperto no peito, suores frios, braço dormente ou pré síncope, deita-te e tenta relaxar, pensa na tua comida favorita ou algo de que gostes fazer.
    Respira fundo e pausadamente.

    • JL says:

      Eu não, afinal a grande maioria concorda comigo, são só 70%, não sei o que dizem, mas parece que há malta que perdeu a noção dos números, quer dizer que 70% dos que compraram eléctricos fartou se dos a combustão, coisa pouca.

      • Hugo says:

        Já percebemos ao ler o artigo lol
        Agora relaxa e faz o que disse o Anung.

      • Maxgiger says:

        Agora é ver o que são realmente esses 70%. Quantos condutores de elétricos são esses que concordam contigo?. É que neste momento, esses 70% contam 0. Sabes porque? Simples. O objetivo é aumentar (e obrigar) esta conversão para o elétrico para todos. O problema é que há pessoas que abriram os olhos, pois a sua realidade é outra, onde o elétrico é incapaz de satisfazer as suas necessidades.
        Dai andarem preocupados com o recuo nas vendas, mas também no “volta a trás”. Isto somado ultrapassa esses 70% de pessoas que aparentemente continuam no elétrico.
        É necessário ser realista. O cenário elétrico não funciona com todos. Não são as pessoas que tem de se adaptar ao mercado. São os mercados que tem de se adaptar as necessidades das pessoas.

        • JL says:

          Tanto concordam que não querem mudar.

          Se esses contam 0, os que querem voltar também, aliás, segundo o relatório, apenas 18% diz que não gostou da experiência de condução.

          Errado, porque os que nunca compraram não sabem.

          Sim, estou a ser bem realista, claro que não funciona com todos, nem estou a ver onde alguém disse isso.

          Ora nem mais, daí estes relatórios serem necessários para se resolver os problemas neles apontados.

    • JL says:

      Pois, parece que alguns fabricantes ainda vão vender alguns a combustão para arranjar dinheiro para aquilo que interessa, já que a norma Euro 7 assim o permite.

  10. Conservador_liberal says:

    Carro eletrico não ativa testosterona.
    Isso pesa muito mais que qualquer “argumento” tecnico.

  11. Faísca says:

    Cuidado com notícias mais verdadeiras.. o povo não está habituado

  12. Fusion says:

    Pedro Simões tens noção que podes vir a ser o responsável do enfarte do JL não sabes?
    Malta, o JL ainda não chegou, quando ele vier pff sejam meigos com ele, principalmente depois desta noticia, o rapaz vai precisar do apoio de todos nós.

    • JL says:

      Já cá estou, parece que 70% está farta de combustão. Loooool

      • NunoManuelAlves says:

        A malta que gosta da Nalga larga adora combustão….categoria um quarto dos CV um quarto do torque, gasta sumo de dinossauro, ainda pagam IUC e ainda tem a fantástica experiência dos 300 paus da revisão… Simplesmente bíblico eu amo me a rir com algumas criaturas aqui presentes devem viver numa realidade alternativa só pode :/

  13. Frederico says:

    Faz sentido que, nos países em que a distância média de viagem é elevada, os carros elétricos não compensem tanto.

  14. zebra says:

    ver as companhias de seguro a fazerem seguros altíssimos aos eléctricos, porque se dão um toque as baterias ficam inutilizadas, dá para pensar que andamos a comprar gato por lebre.

  15. Joao+M says:

    Estive nos States há uns meses e apesar de EU não ter tido problemas com o carro a pilhas que lá aluguei, noto que a infraestrutura pode deixar alguns com receio. O país é MUITO grande e com grandes distancias entre localidades em que não há nada pelo meio – isto já para quem tem um carro a gasolina já causa stress, o que fará a alguém com um electrico.
    Pessoalmente fiz grandes distancias com eletrico sem problemas mas sempre a usar estradas principais. Tive uma situação em que eu gostaria de ter feito um desvio pelas montanhas mas o carro que aluguei não tinha a autonomia suficiente para fazer esse caminho entre carregadores Tesla (apenas foquei nesses por não conhecer outro serviços e não queria ficar com um problema).

    Para um país mais pequeno ou com maior densidade de localidades, diria que um EV já funciona melhor. Basta até ver isso pelos resultados – Os paises com maior percentagem de pessoas a ponderar mudar são paises muito grandes e com uma densidade de localidades reduzida em relação ao território.

  16. JL says:

    Ena que bom, quer dizer que a maioria está contente e não quer voltar aos a combustão.

    • Chiquinho says:

      Qual será a opinião dos fabricantes de automóveis quando vêem estes dados?
      “% de probabilidade de retroceder
      Austrália 49%
      Estados Unidos 46%
      Brasil 38%
      China 28%”.

      • JL says:

        Verem as razões para isso e produzirem carros mais baratos.

        Além de começarem também a instalar as suas rede de carga.

        • Chiquinho says:

          1°-Carros mais baratos não é a questão, porque essas pessoas tiveram dinheiro para comprar os eléctricos, e agora mudaram de escolhas.

          2°- Então afirma que não existe acompanhamento nas infraestruturas, ou seja se calhar é melhor esperar até estas estejam mais desenvolvidas?

          • JL says:

            Acho que não leu o artigo, as pessoas não mudaram, pensam é em mudar.

            Quanto mais infraestrutura houver, maior é a aderência, quem mais espera, mais perde, cada um só tem de escolher se o que existe chega ou não.

          • Chiquinho says:

            Entre pensar em mudar e ter mudado, as pessoas fazem isso logo na próxima oportunidade.
            Ou acha que os fabricantes de automóveis distinguem as duas formas verbais na altura de fazerem decisões?
            Se o mercado indicar (cada vez mais os fabricantes têm essa noção) que não vale a pena o investimento nas infraestruturas acha que elas vão-se desenvolver?

          • JL says:

            Os fabricantes não funcionam por achismos.

            É parte dos fabricantes investirem em infraestruturas para dinamizar as vendas, temos bons e maus exemplos disso, do lado dos bons a Tesla e.do lado dos maus a Toyota.

        • Chiquinho says:

          “Os fabricantes não funcionam por achismos.” Exatamente aquilo que a Toyota está a fazer, o futuro dirá se têm razão.

          • JL says:

            A Toyota é o pior exemplo deles todos, nem sequer apostou numa infraestrutura para vender os carros, só quer vender aquilo que já tem e promete muita coisa para manter os clientes fidelizados, isso até tem um nome, que agora não me lembro.

            Curioso, porque a Toyota só está a apostar em soluções baseadas em electricidade, mas sem criar infraestrutura, daí serem apenas promessas.

          • Chiquinho says:

            Sem dúvida alguma, a Toyota é mesmo um mau exemplo para os outros fabricantes…
            Imagine se alguns fabricantes de automóveis sigam o mau exemplo da Toyota…

          • JL says:

            Se todos seguirem o exemplo da toyota, nem sequer havia redes de carga privada, já que para a toyota só os governos é que devem financiar isso.

            Aliás, é bem patente a sua jogada em alguns paises como EUA (California), Austrália, Alemanha, e por ultimo França.

            Se todos fossem como a toyota, continuavam todos a vender carros a combustão e imitações de hibridos, a fazer promessas de tecnologias que mais ninguém tem nem consegue, e a vender o que tem como de costume.

            Já agora, conhece algum fabricante que tenha beneficiado de financiamento durante mais de 30 anos e não tenha conseguido sucesso com novas tecnologias de locomoção ? pois é, essa é a Toyota.

  17. JL says:

    Ao que parece são muito poucos que gostam de conduzir carros a combustão.

    “Algumas pessoas simplesmente gostam de conduzir um carro a combustão, como 18% dos inquiridos nos EUA e 28% na Alemanha”

  18. Há com cada um says:

    Eu ando de burro, é muito poupadimho e ecológico.

  19. Grunho says:

    É uma questão de os governos passarem a taxar o gasóleo pela mesma medida e pelo mesmo critério da gasolina, para de repente passarmos a ver aí uma corrida desenfreada aos eléctricos. É digno e justo.

    • Mário says:

      A isso chama-se impingir, forçar, obrigar.
      Eu também fui obrigado a pagar subsidios para os ricos andarem a comprar teslas com o fundo ambiental e não me queixei. Por acaso aquele tipo de pessoas que quando falavam comigo diziam… são uns fdp uns isto uns aquilo é só impostos… mas depois vão chuchar no fundo ambiental para ir buscar os apoiozinhos.

      • Grunho says:

        Ai é? E a taxação cleptocrática da gasolina, que é o combustível dos carros pequenos e económicos das familias do proletariado e da classe média assalariada. Ah, desses ninguém quer saber, são uns badamecos, desde que a burguesia exploradora continue a ter gasóleo barato para ostentar os mercs e bimmers classe S e SUVs de alta cilindrada, não é?

        • Anung says:

          Aí a gasolina é que e dos pobres?
          Julgava eu que o imperialismo gostava era de gasolina, nas afinal não, gostam é de gasoil como os HDI e TDCI…e claro o luxo dos seat tdi.
          Então os forgões do pessoal das obras é só destilar imperialismo capitalista por onde passam.

          Ainda ontem vi um ferrari parado a querer atestar de gasoleo agricola, aquele maldito produto imperialista.

          • JL says:

            Se o que define rico ou pobre é o custo do carro, então sim, gasolina é para pobres…

          • Grunho says:

            Gasolina é para pandas, clios, sanderos e c1. Diesel é para mercs, bimmers, e até para cayennes e panameras. Ferrari não conta para a estatistíca. Passa o ano fechado na garagem e só sai uma vez para o encontro da alta sociedade burguesa. Na vida real o burguês que o tem anda da merc classe S ou bimmer serie 7-

          • Mário says:

            @Grunho, há quem precise de trabalhar e andar de mercedes.
            Exemplo prático, pessoa que produz eventos, hoje está no Porto até as 2h da manhã, chega a casa ás 4h com um elétrico, e tem que sair ás 8h para Lisboa, nestas 4h carregou umas piascas a 3.7kw (caso ótimo), o evento em lisboa não pode atrasar, mas na volta liga ao cliente e diz… olhe, eu cheguei tarde do Porto, tenho um elétrico, e vou ter que parar meia hora pelo caminho para carregar, ou talvez mais se tiverem outros á espera.
            Achas que o cliente contrata o serviço da próxima?
            Achas que de madrugada a pessoa vai parar para carregar o carro? quer é chegar a casa e descansar.

            E sim, isto é um caso real.

          • JL says:

            Se é um caso real é porque o dono desse carro é pouco ou nada inteligente, 4 horas de caminho chega e sobra para carregar pelo caminho.

          • Mário says:

            @JL porquÊ fazer 4 horas de caminho quando pode fazer o mesmo percurso em 2h?

          • Grunho says:

            @Mário E quem precisa de trabalhar e tem panda, clio, ou c1 a gasolina? Já sei: que enriqueça e compre merc ou bimmer se quer ter combustível a preço bonificado à custa dos que tem os clios e c1 a gasolina. Ou então que não trabalhe, se não quer trabalhar para ir todo para a gasolina.

          • JL says:

            Mas não o faz em 2. Nem perto disso.

            Com um eléctrico pára 20 minutos, toma o pequeno almoço e pronto, tempo que poupa ao invés de ter o carro parado a não fazer nada.

          • Yamahia says:

            Por acaso uma voltinha pelo Mónaco é ficamos logo a saber que gasolina é o combustível dos pobres 😛

          • JL says:

            Não vivemos no Mónaco.

      • JL says:

        Impingir e obrigar foi o que fizeram até agora, onde só se podia ter um veículo a combustão que podiam usar 3 tipos de combustível, todos eles produzidos e vendidos pelos menos, finalmente existe liberdade de escolha.

        Os teslas mais caros não têm direito a qualquer subsídio nem incentivo nem dedução de IVA, parem de inventar mentiras.

        • Mário says:

          Impingir foi o que o governo PS fez que foi dizer, ou compram elétricos ou compram elétricos que nós vamos subir o IUC para todos… mas depois viam que perdiam votos e recuaram….
          Falo da fase inicial do fundo ambiental onde se andavam a comprar teslas de 60 000€ com ele.
          Os carros dos beneficios sociais.

          • JL says:

            Se eles quiserem só vender eléctricos tinham aumentado os impostos nos a combustão.

            Os carros dos benefícios sociais são os diesel, que usam um combustível mais barato pago por todos, e ainda deduzem o IVA do mesmo.

          • Grunho says:

            Tenham calma, porque os que lá estão vão aproveitar a ideia. A não ser que tenham que ir outra vez à caça ao voto.

      • Realista says:

        E então e eu que paguei para os meninos meterem gasolina e receberem €20 durante o IVAUCHER? Foram destinados 80 Milhões de euros para essa medida.

        Sabes quantos milhões foram destinados para o fundo ambiental? 10 Milhões e muitos deles financiaram Dacias Springs em vez de Teslas… pois é.

        • Mário says:

          Olha, eu recebi esses 20€ e nem 1 litro de gasóleo meti… aprendesses.
          Dacias Springs? Aqueles em que uma pessoa de 1.90mt não cabe lá dentro? e que a fazer um percurso de 60km por dia tem que ser carregado todos os dias?
          ok.

        • Yamahia says:

          Mau exemplo
          @Realista, IVAUCHER até dava para chocolates prós putos dos papás q chegavamàs bombas de carro elektro.

          • JL says:

            O que iam os carros eléctricos fazer para a bomba ? Tentar dar dor de cotovelo aos outros ?

          • Hugo says:

            Ya JL, a malta dos elétricos não se junta com os pobres ignorantes que frequentam as “bombas” lol

          • Yamahia says:

            Comprar chocolates prós putoscom o IVAUCHER. Não sabe ler?

          • JL says:

            Eu volto a fazer a pergunta:

            O que vão eléctricos fazer numa bomba de combustível ?

            Hugo, você é que lhe chamou isso, não eu.

            E os a combustão não compram ?

          • Hugo says:

            Eu sei o que disse…e não disse que tinhas dito. Chama-se ironia e acho que foi bastante óbito. Lamento não apanhares.

          • JL says:

            De si nunca se sabe o que vem, portanto é melhor ter a certeza. Lol

          • Hugo says:

            “Hugo, você é que lhe chamou isso, não eu.”

            Isto não me parece questão para “ter certeza”, mas também não esperava que assumisses o que quer que fosse… é deixar passar. Como costume, manipulações (ridículas) do Português LOL

          • JL says:

            O Hugo é que manipulou, tanto que o assumiu, chamou-lhe ironia.

          • yamahia says:

            @JL, O que fazem? Sei lá o que fazem na bomba de combustível.
            Ainda há dias lhe mostrei um q estava mesmo à minha frente. O q foi lá fazer não sei, deve ter ido para encher pneus ou então era saudades é q agora já não há ivavoucher
            Veja lá se recorda:
            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrZl1OWhpp-3ZEtQtng

          • JL says:

            Provavelmente foi comprar gasolina para algum que ficou apeado….

            Encher os pneus ? Nessa zona? Também não..

          • Hugo says:

            “Provavelmente foi comprar gasolina”. Para quem exige provas de tudo fazes demasiadas suposições JL. Prova lá isso anda…
            E não, não manipulei nada. Se não entendeste é um problema teu mas vá…
            Aguardo que mais alguém confirme que não entendeu a ironia e afirmei que tinhas dito tais palavras LOLOL fazer-se de parvo é mesmo a tua especialidade está visto.

          • JL says:

            Não sabe o que quer dizer “provavelmente” ?

            Isto a julgar pelo lugar que está o carro, se fosse para comprar chocolates não estacionava em frente a uma bomba de combustível.

            Mas enfim, já sabemos que a inteligência para algo tão simples não abunda.

            Esperamos então…

          • Hugo says:

            “Provavelmente”, neste contexto significa exatamente isso…que é provável, no entanto a tua afirmação é baseada em absolutamente nada.
            Era só isso… para te lembrar que exiges provas e até procurações LOLOL e depois andas aqui a mandar postas de pescada como se as coisas fossem todas comoo tu dizes só porque sim.

          • JL says:

            A minha afirmação tem como base a posição do carro, quando vai a uma bomba de combustível comprar uma revista deixa o carro a ocupar um lugar de abastecimento ?

            Eu exijo provas quando se fazem afirmações com certezas absolutas, eu não fiz nenhuma nesse sentido.

          • Hugo says:

            Não sejas mentiroso. Tu exiges provas quando te dá jeito LOL
            No outro dia era uma procuração para não sei o quê…pah já te disse e repito…fazes de parvo a ti e aos que têm de te aturar 🙂

  20. JR56 says:

    Ó meus amigos…a gasolina e o gasóleo é que está a dar ! Para quê tantas preocupações com os actuais malucos um dia destes a carregar no botão do nuclear porque vão ser invadidos ? Depois disto só o petróleo 🙂

  21. ElectroescadaS says:

    Tópico “Duracell”… 😀 😀 😀

  22. Villaz says:

    Eu pessoalmente gosto muito, estou no Luxemburgo, tenho carro de empresa eléctrico e honestamente não acho piada nenhuma conduzir com o dito cujo… Há uns meses na feira de automóveis, comprei um Abarth 695 por 24.000€, com 8 jantes especiais 4 de verão e 4 de inverno e não tem comparação na condução com o carro a pilhas! Pois mas a pilhas poupas muito diz o outro, quero que se lixe a poupança trabalhamos uma vida inteira é bom e dá saúde ter certos luxos!

  23. Carlos+Correia says:

    A minha visão entre os carros elétricos e os convencionais é equivalente aos relógios analógicos/smartwatch..
    O propósito é o mesmo,mas útil a toda a gente são ambos dependendo do propósito.. relógios convencionais terão sempre o seu valor e muito maior longevidade com toda a tecnologia possível explorada para apresentar horas…enquanto um carro elétrico terá mt margem de evolução e comprando um hoje tal como um relógio digital daqui a 2 anos já desvalorizou para 1/3 do valor não devido ao desgaste como é feito num carro convencional mas sim perante a tecnologia presente que esta numa fase embrionária.. quer a nível de velocidades de carregamento quer a nível de software(condução autónoma)…e a medida que vão saindo novos modelos maios capazes os outros cai a pique…
    Imaginem vocês toda a vida nunca precisaram de carregar os vosso relógio e agora é uma canseira diária…(falo por mim que uso um diariamente e nao largo) para quem valoriza essa tecnologia e faz sentido na sua vida.. e para quem pretende ver apenas as horas?! (neste caso ir do ponto A ao ponto B) alguma vez abdica de um carregamento “rápido”em prol de uma noite de carga “diária”??? sim os carros elétricos farão sentido para muitas pessoas mas nunca será unanime.. tal como os relógios analógicos nunca irão desaparecer e vão valer sempre mais porque nunca ficarão ultrapassados”tecnologicamente”

  24. Joao viseu says:

    Eu acho é piada a quem sem nunca ter sentado o rabo num carro 100% elétrico, diz que não prestam.
    Basicamente só porque não prestam, porque toda a vida andaram de carro a combustão e têm dificuldade de aceitar a mudança.
    Entendo em parte o porque, maioritariamente, é gente de baixo rendimento e escolaridade, apenas tem dinheiro para comprar carros em 3ª mão com 500mil km mas matrafulhados para 150mil.
    E tem medo de ficar mal vistos por terem de procurar um posto para carregar, e tem medo que com a tecnologia não se entendam. e que deiam parte fraca para quem fica a ver. enquanto que ir ao posto meter diesel é o pão nosso de cada dia, e já estão à vontade.
    Com isto quero dizer, que o problema é o preço, e a mentalidade, aquilo que se demonstra ao vizinho.
    O meu vizinho prefere a Audi A4 diesel, importada, com a qual passa a vida no mecanico, do que ter comprado um megane a gasolina. sendo que faz apenas 5 a 10km por dia. e é o primeiro a dizer que eletrico nunca, que o audi dele é que é bom!

    • Mário says:

      Eu já conduzi vários elétricos, desde nomeadamente Peugeot e Tesla. E honestamente não fiquei convencido… ligo o AC não ligo AC, numa viagem entre Aveiro e Coimbra na A1 com um Peugeot 2008 e AC ligado, media de 120/130Kmh chupou 60% da bateria…
      Se é para andar com o AC desligado compro um fiat uno que tem menos manutenção.

      • JL says:

        Por esse relato nota-se muito bem que não o conduziu.

        • Mário says:

          Quer provas? Eu dou. Ao menos eu dou provas ao contrário de si que nem uma.

          • JL says:

            Já discutimos sobre isso, não vale a pena, impossível gastar 60% em tão pouca distância, e nada tem a ver com o AC, nem 5% gasta numa carga completa.

        • Mário says:

          Você é Deus. Sabe tudo tem razão em tudo. Vá de Aveiro a Coimbra só gastou 15 kWh.
          Eu também se tivesse subsídio dos meus pais tinha carro elétrico, baterias, e bateriazinhas. Ninguém sobe ao céu sem escada.
          Quer a fatura?

          • JL says:

            mesmo que tivesse gasto 15 kwh não dava 60% da bateria,

            Claro que não tem, prefere continuar a dar aos mesmos que já não sabem o que fazer ao dinheiro.

      • NunoManuelAlves says:

        Ohh amigo eu tenho bomba de calor no meu Tesla e na media total apenas faz 1 kW de diferença com AC ligado esses carros que andaste devem ser especiais ou então tem algum problema… Não entendo

    • Chiquinho says:

      Assenta-lhe que nem uma luva… “Carlos Correia 1 de Julho de 2024 às 15:17
      O mal da sociedade é que todos se acham mais inteligentes que os outros..ou que pensam que por ter um bom cargo e ganhar bem por vezes escolhidos por cunhas,os fazem ter um ego do tamanho do mundo… essa sim é a inteligência artificial do passado que sempre existiu.. ou pensam que todos tem a vida exactamente igual as suas..as pessoas fazem escolhas mediante as suas posses e as suas necessidades/prioridades…”

  25. diogo says:

    já tenho um carro elétrico a 2 anos e não volto para os de combustão, melhor coisa que fiz.
    A grande questão é que a malta não estuda antes de adquirir um carro.
    Gasto por mês 250€ mas isso é porque trabalho com o carro. Se não trabalha-se com ele gastava por mês 40€ e se carrega-se em casa gastaria 20€ mês.
    Já fiz varias viagens com ele, claro que como é obvio ainda são preciso mais postos e a funcionar a 100% mas hoje já temos em Portugal uma infraestrutura boa.

    • Mário says:

      Um amigo meu, vendedor, queixa-se que passa mais tempo a carregar o carro do que a visitar clientes, mas isto é ele…
      Depende do caso de uso, não serve a toda a gente.

      • JL says:

        É porque não sabe usar o carro, pode estar a vender enquanto carrega, em lado nenhum do manual diz que é preciso estar a segurar a ficha enquanto carrega.

        • Mário says:

          E todos os clientes têm fichas e pernas abertas para o vendedor carregar o pópó. Na empresa onde trabalho, quem quer luxos, paga-os, ou seja, carrega na rua. já chega a fatura de 55 000€ por mês já com iva e paineis solares a produzir.

          • JL says:

            Nem precisam de ter.

            Claro, pagam isso porque são teimosos, 55 mil euros por mês.dava para muito carro, muito carregador e muito painel.solar.

            Mas pronto, já que o gostam se entregar aos árabes, eles aceitam.

          • Hugo says:

            Como assim pagam 55mil porque são teimosos?
            Escapou-me alguma coisa da conversa do Mário?

          • Mário says:

            @JL não entendeu… Esse é a fatura de energia, com 800 kVA de potencia e 100 kWp de painéis.

          • JL says:

            Exato, então entendi bem.

          • JL says:

            Escapou Hugo, não ligue, não era para si.

          • Mário says:

            Referiamo nos aos vendedores andarem com carros elétricos, a maior parte dos que conheço passava mais tempo a carregar o carro do que a vender.
            Na empresa onde trabalho a fatura da energia ascende a uma média de 55 mil euros por mês já com IVA e painéis solares qb.
            E dentro da empresa só carregam carros da empresa, os visitantes se quiserem que carreguem na rua. Não há cá pão para malucos.

          • JL says:

            Mas há vendedores com carros eléctricos, até taxistas.

            Então e quanto pagavam antes de ter paineis solares ?

  26. Carlos+Correia says:

    O mal da sociedade é que todos se acham mais inteligentes que os outros..ou que pensam que por ter um bom cargo e ganhar bem por vezes escolhidos por cunhas,os fazem ter um ego do tamanho do mundo… essa sim é a inteligência artificial do passado que sempre existiu.. ou pensam que todos tem a vida exactamente igual as suas..as pessoas fazem escolhas mediante as suas posses e as suas necessidades/prioridades…

  27. Adolfo Dias says:

    Só quando me obrigarem a comprar um eléctrico. Até lá, incha Greta

  28. Mário says:

    A extração de metais como o níquel e o cobalto também tem uma série de impactos. Na República Democrática do Congo, onde são extraídas diariamente enormes quantidades de cobalto, os ecossistemas foram destruídos, os solos degradados e a poluição do ar e da água aumentou consideravelmente. Muitas minas também recorrem ao trabalho infantil. As minas de níquel foram encerradas nas Filipinas, numa tentativa de atenuar os danos ambientais causados pelo processo.

  29. Zé Pevinho says:

    Vim só marcar presença… LOL

  30. PJA says:

    Números surpreendentes, em alguns mercados é metade, até a Noruega 1/5 quer voltar aos ICE. Vendas a cair, consumidores insatisfeitos, não augura nada bom.

    • JL says:

      Sim, na Noruega tem as vendas a cair, -64.9% de hibridos plugin, -15.1% hibridos, – 24.3% nos a gasolina, -10.5 electricos e só os diesel aumentaram 2.5%.

  31. Malic x says:

    Estou com tanta vontade de trocar o meu elétrico já com 4 anos e 80 000 km que na quinta-feira vou levantar o i4 para lhe fazer companhia. A carrinha diesel já foi.

    Só por curiosidade o 430e saia mais caro.

  32. Nirelle says:

    Em alguns casos ter um eléctrico sai mais caro do quer ter um a combustão. No caso de se viver em Lisboa e trabalhar no Porto ter de usar um eléctrico sai muito mais caro do que usar um a combustão pois devido ao preço dos carregamentos e ao numero de carregamentos. O valor chega a ser entre 300 a 400 euros por semana só em carregamentos.

  33. PTO says:

    Nos USA, a taxa de arrependimento de quem comprou um EV e quer voltar aos ICE já ronda os 50%, segundo vi outro dia numa reportagem.

  34. Santos Lemos says:

    Há aqui um artista que defende o eletrico até á exaustão!! Argumenta argumenta noves fora zero! Fogo até parece que o tesla é mais importante que a família! Isto há com cada um. É pá cada um compra o que quer, olha agora…lol

  35. Rui Silva says:

    A meu ver, um veículo 100% elétrico não serve as necessidades de uma percentagem da população.
    Eu, por exemplo, tenho que fazer regularmente uma viagem de 640KM que consigo fazer em cerca de 5H. O único sítio onde paro apenas fico 15 minutos, reabasteço e faço um pequeno descanso.

    Num elétrico tinha que parar em 2 sítios e teria sorte se tivesse feito a viagem em 6 Horas.

    • JL says:

      Portanto afinal até dá.

      2 sítios ? Não entendi.

      • Rui Silva says:

        Carregar em 2 sítios diferentes e perder 20-30 minutos em cada um desses sítios (a correr bem e sem fila de espera).

        A autonomia também não é semelhante em viagens cuja velocidade de cruzeiro ronda os 140Km/h, onde consigo fazer ~500Km com um depósito. Num elétrico nestas condições faço 250KM com sorte.

        Perde-se uma certa liberdade num veículo elétrico, prefiro um PHEV para andar livremente até mesmo nas zonas restritas a veículos a combustão. Já nem falo na parte económica, uma vez que qualquer carro em condições requer manutenção e muitos gastos, seja ele elétrico, gasolina, diesel, GPL, óleo de fritar,…

        • JL says:

          A 140 consegue fazer 350 KMS em muitos dos carros que existem, agora tem é de escolher o carro certo.

          Perde-se não, ganha-se.

          Na manutenção também não se perde tanto.

          • Rui Silva says:

            Na teoria é tudo bonito e cantado, mas tanto não tenho confiança suficiente como ao também não me interessa largar o motor a Gasolina.

            Seja como for, eu só conheço 2 automóveis que a 120Km/h gastam 15kWh/100Km em condições reais de utilização (Hyundai Kauai e Tesla Model 3 2024), os restantes gastam 20kWh ou mais. Baseando-me nestes 2 exemplos, gostava de saber que modelo ou modelos são esses que a 140Km/h fazem 350KM até precisarem de carregar (em condições reais) e evidências que sustentem essa afirmação.

          • yamahia says:

            @Rui, cuidado com os “grupes”. O mais eficiente dos Tesla a 95 kms/h média gasta mais de 20kWh. Até hoje os padres elektros ainda nao o apanharam para lhe dar nas orelhas e para lhe explicar como enganar tolos.

          • JL says:

            Errado, um modelo 3 a 95 kmh nem 15 kWh faz.

          • JL says:

            Afinal já sabe, além desses há mais uns quantos, até Mercedes, BMW,.entre outros.

          • Rui Silva says:

            Sei o suficiente para perceber que em Autoestrada nenhum elétrico tem hipótese para se manter a altas velocidades quanto um PHEV ou veículo a combustão, tanto no desgaste das baterias como na drástica redução de autonomia. Só o Taycan e mais alguns que têm o sistema de 800V, que permite manter a temperatura das baterias baixa, mesmo em situações de progressão e imobilização constantes, mas a autonomia continua a ser bastante penalizada.

            E depois temos modelos como o BMW i4 limitados a 190Km/h a custarem >60.000€, quando por esse valor posso ter o 330e xDrive que vai até aos 230Km/h a custar o mesmo. O atual até tem autonomia superior a 100KM.

          • JL says:

            Sistema de 400 ou 800v nada têm a ver com o andar em autoestrada, conhece algum carro que limite potência em autoestrada ? Eu não.

            BMW i4 limitado a 190 kmh ? Também não.

            Então ainda há pouco só precisava de 140 ?

            Para que quer um plugin se não tem onde carregar ? É para consumir mais gasolina ?

    • rui says:

      Honestamente se estás a parar apenas 15 minutos e só 1 vez em 5 horas de viagem já estás a fazer alguma coisa mal, a cada hora no maximo hora e meia devias parar e recuperar o foco.
      Um model 3 standard faz 350km a 140kmh, se tiveres paragens de de 15 minutos com 2 facilmente chegas ao destino, tens é de esperar ter a bateria na casa dos 10%…

      • Rui Silva says:

        Sou motorista de pesados, posso conduzir até 4H30 sem parar e no final tenho de parar pelo menos 45 minutos para retomar a viagem.

        De carro não tenho o tacógrafo a controlar-me, pelo que tenho liberdade para andar como e quando quero assim como tenho resistência suficiente para tal inerente à profissão. O veículo em si, dependendo do conforto que proporcionar, também pode permitir uma condução mais prolongada.

      • Rui Silva says:

        Tem um comentário que fiz acima que poderá responder à tua resposta.

      • yamahia says:

        “Um model 3 standard faz 350km a 140kmh,”
        @rui, mais um padre do KluKluxKlanElektro
        Estes padre são muito mentirosos:
        https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcra51r5fSQIlyhv8nsg
        Ides para o purgatório looolloool

  36. TdSR says:

    Acabou-se a mama dos benefícios fiscais dos EVs. Os contribuintes andavam a pagar os luxos e birras dos mais ricos.

    CI e Híbridos poluem menos e são mais acessíveis.

  37. PJA says:

    Depois de tantos comentários eu gostava éra de saber a explicação do Sr. JL o motivo de tantos donos de BEV querem passar para os ICE. Não é comentar os ICE, isto, aquilo e aquelotro.

    • JL says:

      Tantos ou tão poucos ? Será que 30% é maior que 70% ?

      Não precisa de explicação de mim, não fui eu que fiz o inquérito, leia o artigo, está lá explicado.

      E não é só comentar BEV que são a sua perdição…

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