Cada vez mais utilizadores de carros elétricos querem voltar aos motores a combustão
Os fabricantes de automóveis têm planos ambiciosos para o futuro e para as propostas que querem colocar no mercado. Os carros elétricos estão no centro da maioria das previsões das marcas. Com as vendas a cair, surgem agora dados que mostram que muitos querem voltar aos carros com motores de combustão.
Utilizadores de carros elétricos querem mudar
É com base no estudo Mobility Consumer Pulse de 2024 da McKinsey & Co. que esta nova ideia se baseia. Dos dados revelados, a média global dos utilizadores que quer abandonar os carros elétricos fica nos 30%, um valor muito elevado face à mudança que já aconteceu até agora.
Os que querem mudar para carros a gasolina baseiam as suas respostas na infraestrutura de carregamento inadequada. 35% dos inquiridos disseram que a rede pública ainda não é suficientemente boa.
34% afirmaram que os custos dos veículos elétricos continuam demasiado elevados, enquanto 32% afirmaram que os veículos elétricos afetaram demasiado os padrões de condução em viagens longas.
País | % de probabilidade de retroceder |
Austrália | 49% |
Estados Unidos | 46% |
Brasil | 38% |
China | 28% |
Alemanha | 24% |
Noruega | 18% |
França | 18% |
Itália | 15% |
Japão | 13% |
Razões para regressar aos motores de combustão é conhecida
Outras razões apontadas pelos proprietários para poderem retroceder incluem a incapacidade de carregar em casa (24%), o stress de se preocupar com o carregamento (21%) e os requisitos de mobilidade para carregar (16%). Apenas 13% disseram que não gostaram da experiência de condução. Algumas pessoas simplesmente gostam de conduzir um carro a combustão, como 18% dos inquiridos nos EUA e 28% na Alemanha.
O estudo revela também porque é que os fabricantes de automóveis parecem tão desarticulados entre si nos seus esforços de veículos elétricos. O crescimento e o desejo de retroceder não são iguais em todo o mundo, e alguns mercados convertem-se mais rapidamente do que outros. Isso coloca os fabricantes numa posição difícil para tentar satisfazer necessidades extremamente variadas em todo o mundo.
Surpreendentemente, os americanos estão muito ansiosos por voltar à gasolina. Na Austrália, 49% dos proprietários de veículos elétricos consideram voltar aos abastecimentos. No extremo oposto está o Japão, onde apenas 13% poderão regressar a um carro com motor a combustão. Outros países abaixo da média mundial incluem Itália (15%), França (18%), Alemanha (24%) e China (28%). O Brasil junta-se aos EUA e à Austrália acima da média, com 38%.
Por que será?
Porque não tem disciplina de carga nem o de carregar de graça… Compram marcas ineficientes… São vários factores
Porque estão fartos dos a combustão, daí até ser um valor alto.
E só em países muito vastos em território é que os valores de descontentamento são superiores, como os EUA, Austrália ou Brasil…
(Na China o caso é diferente porque as pessoas não se podem deslocar livremente entre regiões).
“só em países muito vastos em território é que os valores de descontentamento são superiores, como os EUA, Austrália ou Brasil…”
Também notei isso.
Na China .. as pessoas não se podem deslocar livremente entre regiões? Onde é que você ouviu isso. Há cada um…
Podes-te deslocar desde que pagues as tarifas de deslocação…
Caso te pretendas mudar de região para habitar precisas de autorização governamental.
Aliás o Hukou – o sistema de registo implementado em 1960 – determina qual é a população rural e a urbana e qual o distrito de pertença o que significa que ele só trabalhar e residir naquele local, quantos filhos pode ter e até onde pode receber assistência médica…
Aliás, não saber disso é que é caso para dizer: “Há cada um…”
“tarifas de deslocação”? Falso, Os chineses podem viajar livremente dentro da China e não pagam tarifas de deslocação para além do preço do bilhete de avião ou de comboio (e eles têm os melhores comboios do mundo)
Realista, na China as pessoas não se podem deslocar livremente entre regiões?
Mas onde diabos obteu essa informação?
Foi na Sociedade Irmãos Costa, aka SIC?
Por alturas do ano novo chines são centenas de milhões de pessoas a viajar das cidades para o interior.
Tudo o que é transporte está cheio…
Até ficaste a ferver! A narrativa elétrica está a ir por água abaixo. Bem avisamos…
Quem está a ferver é o secalharya, tanto que anda a fazer posts de desespero, como já é costume.
Que a média de 70% não quer voltar?
LEL
JL, se viu este artigo, tenha calma.
Isto vai mudar, não há mal que sempre dure.
Relaxe e pense em coisas boas e vai ver que tudo vai melhorar.
Se precisar de desabafar, já sabe, pode falar com o pessoal aqui.
Lamento mesmo que comece o dia com uma notícia destas…
Calma para quê? Não podia estar mais contente, quer dizer que a ESMAGADORA MAIORIA (70%) está contente, que vai ao encontro daquilo que penso.
Lamento que vocês queriam um valor mais elevado, mas pronto, é o que se arranja, parece que 70% dos que mudaram estão fartos de combustão.
Não era melhor usarem um pouco a cabeça em vez de tentarem fazer sensação ?
Maioria de uma minoria.
A bela lógica dos alucinados elektros.
Maioria do que têm e não pensam em mudar.
Claro, derreteram 50K num elétrico e agora ele só vale 15K. Agora usam até não dar mais. O dinheiro não volta para trás.
Onde estão eles a 15 mil ?
A lógica dos alucinados combustão está bem aqui presente, ligam é o menor número e depois ainda vão mundos e fundos. Loool
@JL, troco a minha casa com a tua… e depois quando vem um temporal como veio o leslie em 2018, estive 1 semana sem energia, sim acontece em Portugal… carregava o carro como se partir do pressuposto que nesse dia chegava a casa sem bateria? Ah, ia ligar o gerador a… diesel ou gasolina para carregar o carro…
Já sei, ia reclamar com os mauzões da EDP porque demoram 1 semana a ligar cabos.
Então trocava para melhor, é que tenho sistema de baterias e posso estar isolado por vários dias sem Sol.
Pode estar 1 mês sem sol? Afinal não tem baterias nem coisa nenhuma.
Eu não disse um mês disse alguns dias, não entendo porque foi inventar um mês.
Tenho sim, 2 baterias de 32 kwh cada, uma delas ainda está em instalação.
Aqui tem um exemplo do que se passou nos ultimos 2 dias:
https://ibb.co/mqZ4sxF
“34% afirmaram que os custos dos veículos elétricos continuam demasiado elevados”
Ui, polémico os que dizem que os elétricos compensam SEMPRE, façam muitos ou poucos km’s.
Que fique claro que não estou a dizer que não sirvam para ninguém ou não sejam bons… apenas que há que ter noção da realidade.
(claro que vão argumentar que estes 34% não sabem fazer contas :D)
A realialidade concorda contigo, do ponto de vista prático ainda há situações que não compensa, mas são cada vez menos, especialmente quando estamos a falar da compra de viaturas novas.
Já agora se necessitas de Diesel porque andas muito, tipo mais de 30 mil ano, então o eletrico seria melhor por exemplo, neste momento não vejo um unico scenario que Diesel seja vantajoso, gasolina em versões basicas para quem andar 5 mil ano pode ser, mas em parte porque esse tipo de carros a gasolina são pequenos e ai os eletricos ainda são muito mais caros.
Nos citadinos contudo como existe o Dacia Spring é sempre a escolha logica seja qual for o concorente.
Um cenário: família que necessita de um carro com 5+2 lugares.
Alternativas EV são caríssimas.
sim, poucos scenarios, mas vai mudar breve com o novo Citroen que está para ser lançado
Rui, depende da conta bancária, eu comprei um diesel porque não passava do meu valor justo para um carro… 16 000€ já com uma retoma entregue.
Por outro lado, um elétrico equivalente iria-me para os 35 000 – 45 000€ valor que considero demasiado exagerado para um carro, além de não compactuar com leasings nem cenas afins (para aqueles que falam da agenda 2030).
Por outro lado, não tenho onde o carregar em casa, pois teria que ainda ir dispender umas centenas largas de euros a pedir uma baixada nova pois a atual já não tem segurança nenhuma. Por outro lado, moro numa zona congestionada eletricamente, em que temos muitos cortes de energia porque a linha é demasiado longa, e a E-Redes diz que não pode fazer nada.
Algo que diz que estás a comparar um diesel usado a um eletrico novo, logo o argumento que dei a cima não se aplica, pois estava a falar diesel novo vs eletrico novo.
por curiosidade qual o modelo ou gama e ano do teu diesel?
Diesel novo, tudo o que falei é novo.
2024/06 – 1.5 BlueHdi 110 cv
Comprar um carro com o motor 1.5 BlueHdi em 2024 é suicídio… 😮
O carro não chega aos 120.000km.
por esse preço arrisco dizer que é segmento B, tens alternativas como o novo C3 que começa nos 23k e vai até aos 28k, acima disso o MG4 nos 28k mas já é segmento acima, outras soluções é muito mais caro.
Se for um 1.5 BlueHdi há uma boa probabilidade de ficar pelo caminhi antes dos 120.000km. Ou um vw, ou renault, ou outro qualquer europeu. Se for um D4D da Toyota já não.
@Grunho, já vem com esse defeito corrigido! Por isso é que comprei um “fim de linha”.
Com o novo C3 a sair, sabe Deus que problemas vêm nas baterias e nos motores…
@realista, suicidio ou compra consciente.
@rui, ainda pensei em MG ou algo do género, mas vou sempre bater no carregamento, nos próximos 12 meses iria ter que usar carregamentos públicos exclusivamente. Ou então pedir ao vizinho para carregar o carro.
Um veículo a diesel só dá para… deixa lá ver para aí, 50k km ou menos. LOL. Não ligue ao aos “mecânicos” do pplware. Fez muito bem. Tem carro para muitos anos.
@PJA não diga isso que o JL e outros caem-lhe em cima, elétrico dura para aí uns 100 anos! sem mudar a bateria!
Quem disse que dura apenas isso ?
Não dura 100 anos, mas dura mais que um a combustão e gastar muito menos em manutenção.
1.5 HDi com 120.000km vai à vida?
O que chatice, dentro de 10.000Km vou ficar sem 1 dos carros!!!!!!!
Estou consternado!!!!!
Estamos sempre a aprender!
Já agora, e sobre o cada vez maior nr de condutores de eléctricos que estão a regrassar aos carros de combustão, esses herejes!?
@mario Não sei o que anda de carro, mas mesmo na sua frágil instalação seria facilmente carregar 100km de condução em cidade durante a noite toda a 6A ou ver a de 1.4kwh, em 10 horas tinha 14kwh… E usava postos públicos quando tivesse uma utilização mais longa…
@Rui, é uma hipótese carregar a 6A não fosse ter cabo de 1.5mm na garagem .
Há sempre e haverá sempre um problema.
Já agora o cabo 1.5 mm2 dá para mais de 10 amperes.
Se foi compra consciente, então não podes dizer que os veículos elétricos é que estão caros quando estas a comprar o preço de veículos com defeito… 🙂
PS: Tenho uma carrinha com esse 1.5HDi de 2020 parada faz 4 meses porque não existem peças suficientes no mercado para fazer a reparação.
Não montei cenário nenhum. Foi o que calhou.
E esteve longe de velocidades constantes. A Nacional para o Algarve tem tudo. Tem localidades para atravessar e semáforos, tem AE (Vasco da Gama na ida e A2 no regresso deCasal do Marco para a 25 de Abril )tem nacional a 100 KMS limitados a 70 (Marateca-Grandola e vice-versa e ter que andar com uma abaixo) e estrada de montanha onde aí sim podes ultrapassar todos os limites e recuperar tempos (vamos ver como fica depois de implantados estes radares)
Portanto é um percurso multifacetado impossível de manter um andamento constante na última relação de cxa. que seria o ideal.
Quanto a dúvidas de CB , tens no vídeo a possibilidade de verificara autonomia restante e o ponteiro do tanque acima de metade.
@rui estás a ver mal o filme
Para fazer 30000 ano é pq o diesel vai para longe. Nestas circunstâncias a electricidade sai mais cara para além se ser um atraso de vida.
Para fazer 30 mil é preciso ir para longe ? LOOOL
E nunca sai mais cara.
Sai lá agora, é aos 14, 15€ aos 100. Incha.
Nos a combustão sim.
Nos combustão ainda é 7.50€/100, sem descontos.
Ou mais, e bem mais.
Mais aonde?
Em todo o lado.
Está redondamente enganado
1.5×5=7,50€.
Mas não faz 5, nem perto disso, e também não está a 1.5.
Pois não, a bitola e 4,5l
E há muito por onde escolher a1,5€
Pois não há não, mas há quem faça KMS para ir abastecer longe ou seja, depois gastam 6 para poupar meia dúzia.
4.5 só nos seus sonhos.
Os miticos 4.5 litros que ninguem consegue… 5 é o minimo dos minimos e tem de ser algo tipo um clio, por cada aumento de segmento pelo menos meio litro extra…
@rui, tlz te tenha escapado:
https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcq_Q-dMfipN_I_sCByw
Consumo exactamente os 4,5lts/100, 610kms ir e vir de Pedras D’el Rey pela nacional média 87,14 km/h.
Serve?
Pessoalmente não acho nada de especial nem andei a trabalhar para os consumos.
Ou seja, estás a mostrar um scenario perfeito para conseguir chegar aos 4.5 no CB, que nem sei se é real, pois já tive um Peugeot que marcava 5 e na bomba fazendo contas era 6.
tambem já tive um gasolina de injeção direta turbo que tipicamente era 6 a 6.2 no dia a dia, quando fui para a cidade 6.5, mas a fazer algarve até santarém pela nacional sempre a 90kwh tambem fez média de 5 e com AC ligado.
num uso misto com cidade, nacional e AE contas pelos dedos de uma mão os carros que baixam dos 5 litros a diesel e os 6 litros a gasolina, isto sem sistemas hibridos.
4.5 litros diz ele, agora há que somar pelo menos mais 20 %, já todos sabemos que os carros a combustão e principalmente do grupo vag como são a relatar consumos, ainda há pouco tempo sairam artigos sobre isso.
E a indicação de tanque mais de meio, não conta?
A estimativa do CB era para mais 700. Portanto, se com um pouco menos de ½ depósito fez 610, com o q restava no depósito faria, nas mesmas condições,os 700 indicados no CB.
Mas mostre lá os estudos das discrepâncias de consumos de CB vs vida real. Se houver um desvio superior a 0,2l/100 estão a mentir. É q já são muitos anos a virar frangos.
Isto não é um tesla q diz que 20 kWh e depois chega ao carregador tem q meter mais 17%.
@Rui, eu já te tinha respondido mas o ZéBigodes deve ter-se infiltrado na moderação do Pplware e apagou-me o post loool
Em resumo, a EN para o Algarve tem tudo, sair pela Vasco e regressar pela 25 tem tudo (cidade, urbano, nacional e AE.)
Não, não serve.
É preciso mostrar ? Tem aqui alguns no Pplware.
Pois não é, é bem pior, diz que consome uma, alega que levou outra, e depois as bombas ainda se enganam…
Mostre lá essas histórias.
https://auto.sapo.pt/noticias/667aca93db01c898dcbf58a7/consumo-real-dos-carros-e-20-superior-ao-oficial-denuncia-ue-problema-agrava-se-nos-suv-e-veiculos-de-luxo
Isso não tem nada a ver os consumos apresentados no CB vs consumos reais.
Mais uma vez a desviar o foco @JL. O que está em discussão é a diferença entre aquilo que é apresentado no comput@dor de bordo e aquilo que na realidade atesta na bomba. Estamos a falar de alhos e vc fala em bogalhos.
Qt ao que é referido no link q vc deixou, é tema para outro espaço e está ferido por várias incongruências, sendo q a principal foi a propria UE que a criou e agora queixa-se do sistema q criou. Exactamente o WLTP que visa o hype do carro elektro.
Líricos da classe do Timmermans.
Vai ter ao mesmo, porque o carro usa algoritmos para calcular o consumo, não pense que tem lá um medidor a medir o consumo.
Que visa o carro eléctrico ? Não, o wltp nos eléctricos bate certo, e nalguns casos até é peca por excesso, quando tínhamos a norma anterior chegava a ser de 50% a mais, pelo menos já baixou essa vergonha para menos de metade.
Yá, os Teslas até andam mais 100 kms na UE do que nos USA.
https://1drv.ms/u/s!AvwLJVpLF7bcrbIXu_g4a-MsimDhFA
E só milagres elektros nesta UE elektra.
Felizmente está a mudar.
Pois andam, tal como os a combustão lá também consomem mais.
Sim, felizmente está a mudar.
Lamento desiludi-lo, mas lá como cá os 2.0 TDI consomem basicamente a mesma coisa: 46.1 MPG ou seja 5.1 lts aos 100 já com cidade metida ao barulho.
https://www.fueleconomy.gov/feg/Find.do?action=sbs&id=33946
Só na UE do sonho elektro é que os elektros ganham centenas de kms de autonomia a comparar com o EPA .
Cá os tdi fazem 4 e 4.4, e até já vi com 3.9, portanto fazem menos.
Só o sonho a combustão é que fazem KMS sem gastar nada.
Lol
Eu fiz 20.000km o ano passado, dentro do distrito do Porto… e no para-arranca.
(E não, não sou UBER)
estás a dizer que um carro com uma média diaria de 90km é ir para longe?
eu quando estava a estudar fazia 80km por dia, 40km para cada lado, mesmo a ires ao ridiculo de como agora acontece-me que ir ao trabalho é uns 220km ir e vir a grande maioria dos eletricos permite fazer isso a ir e voltar sem qualquer necessidade usar postos publicos.
Alias tive um amigo que comprou agora eletrico pois trabalha a 80km de casa e vai 3 ou 4 dias por semana ao escritorio, meteu uma wall box a 4.6kwh e carrega todos os dias a noite é alguem que faz 30k km ano só para trabalhar…
ele tinha um SUV a diesel que gastava 5.5 litros aos 100 e mesmo assim com um SUV eletrico que gasta 19kwh aos 100 poupa acima dos 10€ por dia provavelmente perto dos 2k anos em combustivel só nas deslocações de trabalho e a ideia que tenho é que só usa um pouco de carregamento publico quando visita familia a quase 300km de distancia de casa dele e só o estritamente necessário para chegar a casa descansado.
Quem trabalha a 80 kms de casa devia mudar de trabalho ou de casa.
Eu trabalho até a mais e não penso em mudar de casa, alugar uma perto do local de trabalho sim, mudar está completamente fora de questão, por uma razão simples, é muito bom trabalhar em realmente se ganha bem e depois passar o fim de semana longe, naquilo que para mim é um paraiso.
Porr* para isso se fizeram os fds e as casas de fds.
Passar diariamente metade da vida metido no inferno do trânsito só para malukos.
Trabalhei durante 3 anos a 30kms de casa e foram os piores da minha vida. Qt mais a 80ou 100 looolooolool
Quem lhe disse que faço diariamente ?
Acredito, pelo menos quando se anda em tratores a gasóleo.
Perder 2-3h diárias dentro do carro, seja ele qual for, é muito mau. Não há volta a dar.
Tem razão, por isso dentro da cidade não uso carro.
Por acaso na época era o gasosas looolooolool
Então mas não fostte tu que disseste que fazias 50mil por ano ou estou a fazer confusão?
Fazes muitos kms diários ou afinal não fazes? Ou é consoante o assunto? LOLOL
Exato, fazia, até que tive de arranjar solução para fazer menos, o cansaço também conta.
Yamahia, estou a 110km de onde trabalho, completamente fora da cidade de Lisboa, tenho colega que moram na grande Lisboa e se sairmos ao mesmo tempo de casa eles chegam 15 minutos antes de mim…
Dependendo do sitio que trabalhes em Lisboa, vir de fora da cidade pode não ser pior do que para quem lá vive dentro.
Eu faço A1, tipicamente só há algum transito depois das portagens, até lá 120km/h é a norma.
Onde dizem que não compensa ? Além disso são uma minoria.
Não sabem porque não falaram com quem percebe e tem razão universal ☺️
pensei que fosse pior. cá por casa temos um de cada e está ótimo
Eu também tenho um de cada… mas mais dia menos dia vai ser tudo elétrico.
Não faz sentido o carro a combustão no meu caso.
“mais dia menos dia vai ser tudo elétrico”
Até os familiares (Humanos) pelo andar da carruagem, então com a AI a ajudar, extinçao humana iniciada.
Sarcas… Off
OK, um pilhas e um fumarento. Assim é mais fácil.
O Carro elétrico simplesmente vai ser mais uma opção a juntar ás outras.
Se para uns é um perfect match, para outros não é. E a começar por certos ilustres aqui nos comentários que acham que Portugal é Lisboa e Porto em termos de rede elétrica.
+1
Vais me desculpar, mas a rede eletrica é basicamente identifca em todo o pais, se estas a falar de rede carregamento publica ainda posso concordar contigo, mas seja onde for que tu vivas há energia eletrica e com capacidade para uma viatura eletrica.
Especialmente daqueles que vivem num 10º andar sem garagem
Esses vivem em cidades como Lisboa e Porto 😉
LOL
Que falta de noção. Portugal é Lisboa e Porto… Abençoadinha seja.
os unicos sitios com predios absordamente altos como 10 andares sem garagens é lisboa e porto, o resto do pais é predios significativamentes mais pequenos e não é invulgar com garagem, logo se há garagem há sitio para carregar o carro, logo a falta de postos publicos é menos relevante.
Não deves é conhecer mais nada além de Lisboa e Porto ou deves andar muito distraído. O que não faltam são prédios de 10 andares (ou mais) por esse país fora.
Não é preciso um 10⁰ andar. Basta u. 1⁰ andar:
https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrbE5rCQmNU9-P_WQMA
Rui, olha que não… vivo numa aldeia do litoral, e o PT tem uma capacidade de 100kva e está a 95% da capacidade e volta e meia dispara, e a E-Redes nada faz.
Já cheguei a ir de férias para uma aldeia de Xisto em que o PT que servia a aldeia era de 50kva, por isso não é tão descabido.
Quanto á minha casa em si, a mudar para um elétrico tenho que investir numa baixada nova, porque a minha atual não suporta mais que 3.45kva e consequentemente tenho que fazer alterações de fundo na minha instalação para conseguir ter uma wallbox sem pegar fogo ao resto da instalação que tem cerca de 35 anos.
as situações de ter PT com capacidade em falta sempre vi resolvidas com inciativa da Junta de freguesia e um abaixo assinado é uma questão de tentar.
quando a tua baixada, como já referi noutro post, 3.45kwh é limtiado para tudo, não só eletricos, nem ac podes ter em casa de forma descansada ou usar placa de indusão ou forno eletrico…
Pois, isso é verdade. A questão é que a reconversão da baixada implica fazer obras na fachada da casa, pedir a deslocalização de um poste á E-Redes, quadro elétrico novo (o atual ainda tem uma base de madeira), e por aí adiante.
Olá
Quem não sabe do que fala, abre a boca e entra mosca.
A potencia mínima que é instalada em casa é de 3,45Kva ( e não KWh), o que dá perfeitamente para ter um forno de 2kw por exemplo ou AC, e pode-se sempre aumentar a potencia até ao limite da instalação eléctrica.
Eu instalei na garagem do condomínio uma tomada de 16A (3,7Kw) e dá para carregar o meu eléctrico do 51Kwh durante a noite sem stress. Sim só podemos ter 3 tomadas (potencia contratada de 19,6Kva com elevadores) destas na garagem do condomínio, mais do que isso vamos ter de ter um balanceador de carga.
Numa garagem de um condomínio duvido que seja possível instalar diversas wallboxes porque os cabos do PT estão dimensionados para uma determinada potencia que não pode ser ultrapassada (e e E-rede não vai mudar esses cabos, seguramente)
Se tens uma moradia com certeza não vais ter apenas 3,45Kva de potencia instalada,…
JS sabe bem que na conversa popular ninguém usa kva mas sim kwh, segundo há limitações de instalação, 3.45kva é limitado para qualquer use intensivo de eletricidade, ter em consideração que na instalação que se refere algo tão simples de usar uma chaleira elétrica com luzes ligadas à torradeira ser suficiente para estar às escuras.
Lembro me bem da ginástica que os meus pais faziam numa casa com apenas 3.45kva, não poder lavar loiça e roupa ao mesmo tempo, lembrar que tinha um aquecedor ligado se fosse para ir lavar roupa, as vezes que o PC se desligou com o quadro a disparar e obviamente a casa usava gás para fogão, forno e esquentador.
Nos dias de hoje isso é ainda mais exigente, na minha casa a fazer comida com ac ligado tenho facilmente picos de 5kwh…
@JS não é assim tão fácil.
Sim, tenho uma moradia e só tenho 3.45kVA. A baixada não suporta mais porque foi uma casa renovada, o poste onde estou ligado é de 1960, o PT de 1988 e o cabo de 1994.
E imagina, quando pedi á E-Redes a mudança da baixada a resposta foi e posso partilhar “epah isso dá muito trabalho a mudar, deixe estar assim até rebentar”.
Em termos de rede eléctrica, Lisboa e Porto são os piores, quem mora fora das grandes cidades está muito melhor para ter estes carros.
Eu tenho 6.9kva’s mas só carrego a 10 amperes, chega e sobra, são 2.3kw de potencia, são 143km de autonomia em 10 horas de carga durante a noite.
É uma questão de fazer contas
Eu moro fora e só tenho 3.45 kva, e nunca senti necessidade de ter mais.
Basta meter a carregar quando não estou a usar mais potência em casa, tudo é feito de forma automática, o evse diminui ou corta a carga do carro caso a potencia usada esteja perto ou no limite dos 3.45 kw.
Em termos de rede eléctrica, Lisboa e Porto são os piores, quem mora fora das grandes cidades está muito melhor para ter estes carros.
o que noto aqui em casa é precisamente isso, na última decada tive falha de luz 1 unica vez
E já agora… caso os impostos dos combustíveis começarem a baixar… onde é que acham que o Estado vai buscar o dinheiro?
Aos isentados elétricos… que magicamente vão passar a poluir.
E precisam desses impostos para quê? Quando a maioria deles é para pagar taxas de carbono, que deixam de existir depois.
SIm, mas o Estado continua a precisar de dinheiro… não há taxa de carbono, há taxinha não sei de quê.
E a taxa de carbono é a coisa mais gira… se eu pagar, o ambiente não sofre. Como nos sacos de plástico…
Nos elétricos vão inventar uma taxa qualquer para compensar a perda de receita para os combustíveis, até lá anda a malta dos combustiveis a subsidiar o fundo ambiental para subsidiar eletricidade a preços artificiais.
É normal, também não há problema nenhum em cometer os pecados mortais da luxúria, da avareza, da gula e da soberba, se depois o fiel deixar uma boa penitência na caixa das esmolas. Com um bom investimento até consegue uma indulgencia plenária.
Há taxa de carbono sim, então ainda à pouco veio dizer que os 3.3 milhões vieram do fundo ambiental, de onde vem o dinheiro desse fundo ?
Paga taxa para o incentivar a usar menos, ou quer que cortem o mal pela raiz ? Dinheiro esse que é usado para financiar projectos alternativos que tenham menos emissões.
Deixá-los inventar, quero ver nessa altura as taxas que a alternativa vai pagar, deve ser mais uma pessoa que pensa que depois ficam mais baratos para si. Loooool
E o dinheiro que financiam os combustíveis vem de onde ?
Se o Estado me der um elétrico eu aceito… com aquilo que pago de impostos, bem que me podiam dar um.
Para mim é cortar o mal pela raiz… mas já devia ter sido, podia ser que já nem economia tivéssemos, tratores elétricos, camiões elétricos, tudo elétrico, e depois pagava 50€ por uma alface.
Eu concordo com a transição verde, mas não imposta como estão a fazer.
Aliás, depois de ler as noticias de hoje e ver a receita dos impostos dos combustíveis a bater recordes… já esperava era que estivesse a estabilizar ou descer.
Ninguém está a impor nada a ninguém, aliás, parece ser o Mário que está a querer impor os seus ideiais, mais ninguém.
Sim, vai ser tudo eléctrico, nem que usem combustíveis produzidos por electricidade.
Se me derem um carro e me paguem o combustível, ainda penso 2 vezes, se bem que trocar um eléctrico por um a combustão é voltar a conduzir um carro dos anos 60.
@JL conduzir um carro dos anos 60? Eu ao conduzir o elétrico sinto-me como um frango dentro de um microondas, com a diferença que tem 4 rodas e não posso ligar o AC para não estragar a média.
Como já tínhamos visto, não conduziu nenhum, senão vamos ver, como se mete o Peugeot em drive ?
@Vitor M. O senhor está factualmente incorreto. Percorri a história toda e nunca estivemos numa bancarrota, isto é, nunca entrámos em incumprimento.
Quanto ao exemplo do PPS foi verdadeiro quando disse “só aumentámos o IVA, a eletricidade não subiu”
Óhhh nunca vai ver a verdade se apenas ler a cartilha. Novidade 🙂
Vão inventar não…Já inventaram como já está em fase de “teste”. há um imposto de forma a financiar a manutenção e conservação das mais variadas infraestruturas rodoviárias. Isto no Canadá, se não estou em erro.
Está em fase de teste onde ?
Para o JL, isto é fake: https://www.kiplinger.com/taxes/texas-electric-vehicle-tax-registration-fee
Da maneira como disse é falso, não diz em lado nenhum que está em teste, além disso não vivemos no Texas, que pena…..
@JL você parece um político a falar… como o Passos Coelho no passado… percebe o sentido da frase, mas responde ao contrário só porque sim.
O Passos Coelho também numa intervenção veio jurar a pés juntos que a eletricidade não tinha aumentado… “ah a eletricidade não aumentou, aumentámos o iva mas não a eletricidade”.
olha porra.. ao fim do dia aumentou a eletricidade.
Heheh a comparação é toda errada. Pedro Passos Coelho pelo menos tirou o país de uma banca rota deixada pelo PS, o JL, que se saiba, não tirou nada da bancarrota. 😀
Tal como já vimos não conduziu nenhum.
Mais coerente Mário, foi o último Ministro da Educação garantir que não podiam recuperar o tempo de serviço dos professores, enquanto Ministro do Costa e logo a seguir e ainda em campanha com o Pedro Nuno Santos, já afirmava que era possível!!!!!
Como diz o Vítor, o Passos teve de tirar o país da bancarrota deixada pelo Sócrates. Conhece? E já agora, sabe quem era o nº 2 do Sócrates?
Num futuro a longo prazo vamos pagar menos impostos pelos nossos veículos proprios? Era bom era.
Eu já pago.
Andas a ser enganado e não sabes. XD
Então porquê?
@JL, deixe-se de tangas.
A taxa do carbono anda em redor dos 7 cêntimos por litro.
A carga de impostos sobre o litro da gasolina tem em Portugal, no ISP a parte mais significativa das receitas geradas e que é de cerca de 50 cents o litro.
Os 11 mil milhões que gera anualmente são ultimamente aplicados em:
30% e maior fatia utilizados para subsidiar o custo do gás natural, com o objetivo de conter o preço da eletricidade.
Depois:
-Financiamento de Infraestruturas Rodoviárias
-Subvenções ao Transporte Público
-Despesas Gerais do Orçamento do Estado
-Programas Sociais e de Apoio à População
Claro que se não houver carros a combustão e consequentemente receita com o ISP, os elektros vão ter que contribuir. Aliás em países geridos por gente de mente sã e justa já estão a contribuir.
Pois são mas é nos seus sonhos.
Deve ser por isso que não usa gasolina. Loool
Já estão pois, basta ver na Noruega, ah espere, adicionaram mais um imposto para os a combustão, e na Nova Zelândia meteram os a combustão a pagar o dobro…
Como não uso gasolina? Só diz bacoradas pq quer.
Usa gasolina para quê? Para o veículo agrícola que não paga impostos ?
Sabe q tenho carro a gasolina, novamente só diz bacorada pq quer.
(Já para não falar na mota)
Parado não conta, além de só fazer poluição.
Mota não, veículo agrícola.
Mota sim. Veículo agrícola não! é desportiva:
https://youtu.be/jDm2XzR45fA?si=mXXvQmS_YusrYYi8
São os chamados utilitários muitas x’s “tractores na gíria” e/ou agrícolas como vc lhes chama é outra cena. Bons para pastar o gado:
https://youtu.be/OlScy-JVLUY?si=BNFoipiZBmfO-dSZ
loooloool
É considerado veículo agricola, portanto…
Sempre inventar este @JL
A mota foi homologada como tal (matrícula branca)
Depois começaram a surgir burocracias estúpidas para novas matrículas e houve quem aproveitasse um vazio na lei para conseguir homologação como veículo agrícola mas foi uma solução passageira.
À data de hoje, não se consegue matricular uma moto4 YFZ. Apenas as moto4 de trabalho (vulgo trator agrícola). Informe-se no IMTT e veja o que lhe dizem.
Quem as tem que as estime. São motas de poder incrivel, altamente customizáveis para ainda mais poder. Várias x’s campeãs numa das provas mais duras do USA, o GNCC.
Oblegislador lá entendeu que isto era muito perigoso lol lol lol
Fez o mesmo às 2 rodas yz 250 e yz 450, ambas valentes cabras também. Só tenho lamentar mais uma atitude prepotente de quem nos governa. Por exemplo em Itália é como se nada fosse. Só mesmo neste pais de mentes elektras retrogadas é q não dá.
Devem estar à espera do quad do Musk.looolloool
Felizmente as que existem ele não pode impedir que continuam a espalhar alegria nos campos.
Sendo branca ou não, pouco interessa, são classificadas todas da mesma forma.
São motas para quem não sabe andar de mota, daí as 4 rodas. Looool
Como se andar de moto 4 tivesse alguma coisa a ver com moto de duas rodas. Não falhas uma JL. LOL
Ele avisam, mas há malta como o @JL que não acredita e depois espeta-se no 1º muro e morre. Já não é o 1º, infelizmente.
“SEGURANÇA
É necessária bastante técnica para pilotar um YFZ 450R, pode ser arriscado para os mais afoitos.
Leia mais em: https://quatrorodas.abril.com.br/testes/yamaha-yfz-450r-2/ “
Exato, moto 4 é para quem não sabe andar de mota com 2 rodas.
É mais ao contrário, moto de 2 rodas é para quem não sabe andar de moto 4.
Lol
Exato o quê? Podes andar de moto 4 uma vida e nunca aprender a andar em duas rodas. Moto 4 é…moto 4 LOL
Não foi o que eu disse ?
Não, não foi.
Foi.
Não te faças de burro…não significa o mesmo por muito que o repitas.
E até podes argumentar que não disseste que quem anda de moto 4 aprende a andar noutras motas mas aí a tua afirmação faz tanto sentido como dizer que “tostas mistas é para jogadores de tenis”.
Há uma coisa a que chamamos de contexto e tu, invariavelmente, ignora-lo para próprio proveito, portanto levas “carolos” até abrires a pestana 🙂
O que disseste ou é extremamente estúpido ou não faz sentido nenhum…é escolheres a que mais te agradar já que não vais assumir qualquer sentido do que escreveste…
Não posso quando não o sou.
Lá vem ele inventar aquilo que eu não disse, aqui fica o que eu escrevi para que fique para a eternidade:
“moto 4 é para quem não sabe andar de mota com 2 rodas.”
Mais uma vez todos entenderam menos o Hugo.
Mais uma vez a fazeres-te de estúpido. Parabéns.
JL: “Exato, moto 4 é para quem não sabe andar de mota com 2 rodas.”
Hugo: “Exato o quê? Podes andar de moto 4 uma vida e nunca aprender a andar em duas rodas. Moto 4 é…moto 4 LOL”
JL: “Não foi o que eu disse ?”
Pelos vistos achas que as duas premissas iniciais significam o mesmo. És burro portanto.
Burro é o Hugo, porque as 2 fazem referência ao mesmo, que é mais difícil as 2 rodas, mas pronto, já sabemos o que a casa gasta.
Referência ao mesmo? Ao quê exatamente?
Epah…Não te faças de sonso miúdo…
Mas quem falou em “dificuldade”? Tu entendes Português? A sério?
A tua frase é só estúpida, nem há praticamente relação entre uma coisa e outra.
Ao estilo da clássica “carros manuais é para quem não sabe meter mudanças”.
Mas se na tua cabeça estão relacionadas…quem sou eu para te dizer o contrário.
Quem falou ? Então mas não lê o que é escrito por aqui ? Vá lá ver a questão de “técnica”…
Se ao menos dissesse que carros automáticos é para quem não sabe meter mudanças, agora entra em negação, não faz mesmo sentido tudo o que diz, aliás, como já é normal.
Tanto está na minha como na sua, até porque o que disse tem o mesmo sentido.
É óbvio que eu me enganei não? LOL
Mas qual técnica. Não tem nada uma coisa a ver com a outra . Não inventes.
Assim como a questão das mudanças…lá por serem assuntos semelhantes não significa que tenham uma relação direta.
Tem de perguntar a quem falou sobre isso, não fui eu, mas entendi o que ele disse.
Tanto tem a ver que foi sobre isso que comentei, se não tem a ver para si, não entendo porque comentou.
E quem disse que tinha ?
Tu entendes tudo mas não entendes nada 😀 é conforme dá jeito.
Nem sempre , quando não entendo pergunto, mas não faço como o Hugo, que após explicarem fico a pedir exatamente o mesmo vezes sem conta.
Os mentirosos têm de levar carolos até ganharem vergonha na cara 🙂
Eu estava a aguardar que você já tivesse ganho vergonha, mas parece que ainda não.
Repara….eu assumo que tenho vergonha de estar a ter esta conversa e a “sujar” o chat. Por mim o moderador apagava a conversa inteira pois isto não é nada.
E começo a achar que és realmente limitado pois os teus posts são invariavelmente repetição dos meus.
Vá…responde que eu é que te estou a repetir LOL
Ainda bem que assume, porque é uma vergonha alguém tão limitado não ter o minimo de respeito e não ir ler aquilo que foi escrito quando foi pedido.
Pois quer que apaguem, já viu a vergonha e mentiras que coloca por aqui.
Eu não assumi que menti…aliás…peço que o proves já que me estás a acusar de algo falso.
Eu assumi que esta conversa é uma vergonha….e tu és um dos culpados.
O que nos distingue é que eu assumo que estou a “sujar” o chat e tu não só não assumes como és mentiroso. É continuares assim…os teus amigos devem adorar conversar contigo LOLO
É uma vergonha devido à sua intervenção, como vê só você cria estes posts sem sentido.
Eu não posso assumir algo que não sou, porque já lhe respondi onde está o que quer, não foi apagado.
Adoram pois, senão não eram amigos….
Puto…olha a quantidade de comentários teus nestes artigos. Não há UM ÚNICO em que concordes com alguém. O teu objetivo é a crítica destrutiva, sendo que dizes o dito por não dito e inventas muitas vezes. Já o fizeste comigo várias vezes. Da minha parte vais levar “carolos” até seres homem.
Puto, quando se concorda com o que é dito, o mais normal é não comentar, ou vai lá fazer uma venia e um agradecimento e homenagem ?
Tanto não é destrutiva que explico o porquê da minha opinião e na maioria das minhas intervenções não faço criticas, mas sim perguntas.
Mas ok, eu tentar fazer ainda mais o que faço.
O estado vai sempre buscar os impostos aos trabalhadores e aos consumidores. Como dizem os dirigentes dos partidos da direita e extrema direita, “é preciso saber ir buscar o dinheiro onde ele está, ou seja, nos pobres. Eles não têm muito, é verdade. Mas são mitíssimos”.
Não sabes o que dizes. Sabes quem paga os impostos quase todos? Pesquisa e vais ficar a saber. Tira as palas do socialismo/comunismo.
São todos os contribuintes…
Quem paga a esmagadoríssima parte dos impostos é, foi e será sempre a classe média.
Verdade. O problema é que a classe média já não existe. Os liberalismos das democracias liberais burguesas nivelaram tudo por baixo e puseram tudo a receber salário mínimo, ou 5 euritos mais para disfarçar. Hoje em dia só existe proletariado e burguesia exploradora, com os 5% de cima a acumular muito mais que os 50% de baixo. Os crápulas estão todos satisfeitos. Liberal! Liberal! Liberal!
Siga. Combustão para frente. Toca a carburar.
Siga, parece que a maioria ficou farta disso.
Antes isso que estragar o meio ambiente com tanta bateria nociva para a saúde.
Então diga lá onde estão essas baterias senhor ambientalista ?
A maioria? LOLOL
Nem é a maioria nem conheço NINGUÉM que tenha mudado porque “se fartou”.
LOL é com cada estupidez. (incluindo o comentário inicial LOL)
Eu conheço, todos os que os compraram, senão não trocavam.
Ou seja…eu comprei uma tshirt nova porque me fartei das velhas? LOLOLOL
A tua lógica é genial seja qual for o assunto.
Sabes que são apenas carros certo? Objetos de consumo. Compra, usa, deita fora. Devias fazer uma desintoxicação…
Você é que fez essa lógica genial, mais ninguém.
São formas de transporte que nada se comparam a t-shirts, nem têm o preço de uma t-shirt, ninguém troca só porque sim.
Se tivesse como você e as suas lógicas, já tinha feito sim.
Ou seja a generalidade das pessoas mudam porque se fartam dos carros que conduzem. Estão fartos de conduzir carros que poluem… AHahah
Nem só do conduzir, mas do que eles oferecem e não oferecem.
O carro a gasoil apenas é usado em lazer. De resto o electrico serve bem.
@JL
Se sentires sintomas como aperto no peito, suores frios, braço dormente ou pré síncope, deita-te e tenta relaxar, pensa na tua comida favorita ou algo de que gostes fazer.
Respira fundo e pausadamente.
Eu não, afinal a grande maioria concorda comigo, são só 70%, não sei o que dizem, mas parece que há malta que perdeu a noção dos números, quer dizer que 70% dos que compraram eléctricos fartou se dos a combustão, coisa pouca.
Já percebemos ao ler o artigo lol
Agora relaxa e faz o que disse o Anung.
Parece que a maioria não entendeu.
Antes pelo contrário, senti uma grande alegria por haver muitas pessoas com a minha opinião.
+ 1
Sentir alegria por algo assim diz muito sobre a tua personalidade e necessidade de aprovação lol
Obrigado.
Agora é ver o que são realmente esses 70%. Quantos condutores de elétricos são esses que concordam contigo?. É que neste momento, esses 70% contam 0. Sabes porque? Simples. O objetivo é aumentar (e obrigar) esta conversão para o elétrico para todos. O problema é que há pessoas que abriram os olhos, pois a sua realidade é outra, onde o elétrico é incapaz de satisfazer as suas necessidades.
Dai andarem preocupados com o recuo nas vendas, mas também no “volta a trás”. Isto somado ultrapassa esses 70% de pessoas que aparentemente continuam no elétrico.
É necessário ser realista. O cenário elétrico não funciona com todos. Não são as pessoas que tem de se adaptar ao mercado. São os mercados que tem de se adaptar as necessidades das pessoas.
Tanto concordam que não querem mudar.
Se esses contam 0, os que querem voltar também, aliás, segundo o relatório, apenas 18% diz que não gostou da experiência de condução.
Errado, porque os que nunca compraram não sabem.
Sim, estou a ser bem realista, claro que não funciona com todos, nem estou a ver onde alguém disse isso.
Ora nem mais, daí estes relatórios serem necessários para se resolver os problemas neles apontados.
Muitos não mudam portqye têm os dois, electrico e combustão.
Como sabe que têm 2 ?
https://youtu.be/tShLcxagsXw?si=pYQLpACuvw7mSj-A
Pois, parece que alguns fabricantes ainda vão vender alguns a combustão para arranjar dinheiro para aquilo que interessa, já que a norma Euro 7 assim o permite.
Carro eletrico não ativa testosterona.
Isso pesa muito mais que qualquer “argumento” tecnico.
Quando tem o binário acima dos 500Nm… Ativa outras coisas tbm…
Tem a certeza ? Só se andar num Dacia spring.
Claro que não. Os elétricos são carros efeminados.
Por isso é que gosta tanto deles…
Cuidado com notícias mais verdadeiras.. o povo não está habituado
A ver TV e rádio está noutra dimensão
Pedro Simões tens noção que podes vir a ser o responsável do enfarte do JL não sabes?
Malta, o JL ainda não chegou, quando ele vier pff sejam meigos com ele, principalmente depois desta noticia, o rapaz vai precisar do apoio de todos nós.
Já cá estou, parece que 70% está farta de combustão. Loooool
A malta que gosta da Nalga larga adora combustão….categoria um quarto dos CV um quarto do torque, gasta sumo de dinossauro, ainda pagam IUC e ainda tem a fantástica experiência dos 300 paus da revisão… Simplesmente bíblico eu amo me a rir com algumas criaturas aqui presentes devem viver numa realidade alternativa só pode :/
Faz sentido que, nos países em que a distância média de viagem é elevada, os carros elétricos não compensem tanto.
ver as companhias de seguro a fazerem seguros altíssimos aos eléctricos, porque se dão um toque as baterias ficam inutilizadas, dá para pensar que andamos a comprar gato por lebre.
podes mostrar os dados que confirmam isso? os eletricos que vejo com seguros mais altos tipicamente são tambem os eletricos com maior potencia e fica em linha os valores com carros a combustão que tenham 0 aos 100 equivalentes…
Ele não tem dados. Fala por falar e vai inventando uma coisas aqui e ali a ver se pega. Como ninguem lhe liga nenhuma, ele eventualmente há-de desistir e aceitar que os eletricos vieram para ficar.
Está enviesado:
https://www.turbo.pt/veiculos-eletricos-chineses-apolices/
Óbvio que são mais altos, são mais caros.
Eu pago por um seguro contra terceiros o mesmo que pagava para outros.
Um Tesla consegue pagar menos que um Peugeot 208 com seguro contra todos. 385€ vs 485€ no peugeot.
Quem comprou elétrico trocou de cavalo para burro.
Estive nos States há uns meses e apesar de EU não ter tido problemas com o carro a pilhas que lá aluguei, noto que a infraestrutura pode deixar alguns com receio. O país é MUITO grande e com grandes distancias entre localidades em que não há nada pelo meio – isto já para quem tem um carro a gasolina já causa stress, o que fará a alguém com um electrico.
Pessoalmente fiz grandes distancias com eletrico sem problemas mas sempre a usar estradas principais. Tive uma situação em que eu gostaria de ter feito um desvio pelas montanhas mas o carro que aluguei não tinha a autonomia suficiente para fazer esse caminho entre carregadores Tesla (apenas foquei nesses por não conhecer outro serviços e não queria ficar com um problema).
Para um país mais pequeno ou com maior densidade de localidades, diria que um EV já funciona melhor. Basta até ver isso pelos resultados – Os paises com maior percentagem de pessoas a ponderar mudar são paises muito grandes e com uma densidade de localidades reduzida em relação ao território.
Ena que bom, quer dizer que a maioria está contente e não quer voltar aos a combustão.
Qual será a opinião dos fabricantes de automóveis quando vêem estes dados?
“% de probabilidade de retroceder
Austrália 49%
Estados Unidos 46%
Brasil 38%
China 28%”.
Verem as razões para isso e produzirem carros mais baratos.
Além de começarem também a instalar as suas rede de carga.
1°-Carros mais baratos não é a questão, porque essas pessoas tiveram dinheiro para comprar os eléctricos, e agora mudaram de escolhas.
2°- Então afirma que não existe acompanhamento nas infraestruturas, ou seja se calhar é melhor esperar até estas estejam mais desenvolvidas?
Acho que não leu o artigo, as pessoas não mudaram, pensam é em mudar.
Quanto mais infraestrutura houver, maior é a aderência, quem mais espera, mais perde, cada um só tem de escolher se o que existe chega ou não.
Entre pensar em mudar e ter mudado, as pessoas fazem isso logo na próxima oportunidade.
Ou acha que os fabricantes de automóveis distinguem as duas formas verbais na altura de fazerem decisões?
Se o mercado indicar (cada vez mais os fabricantes têm essa noção) que não vale a pena o investimento nas infraestruturas acha que elas vão-se desenvolver?
Os fabricantes não funcionam por achismos.
É parte dos fabricantes investirem em infraestruturas para dinamizar as vendas, temos bons e maus exemplos disso, do lado dos bons a Tesla e.do lado dos maus a Toyota.
“Os fabricantes não funcionam por achismos.” Exatamente aquilo que a Toyota está a fazer, o futuro dirá se têm razão.
A Toyota é o pior exemplo deles todos, nem sequer apostou numa infraestrutura para vender os carros, só quer vender aquilo que já tem e promete muita coisa para manter os clientes fidelizados, isso até tem um nome, que agora não me lembro.
Curioso, porque a Toyota só está a apostar em soluções baseadas em electricidade, mas sem criar infraestrutura, daí serem apenas promessas.
Sem dúvida alguma, a Toyota é mesmo um mau exemplo para os outros fabricantes…
Imagine se alguns fabricantes de automóveis sigam o mau exemplo da Toyota…
Se todos seguirem o exemplo da toyota, nem sequer havia redes de carga privada, já que para a toyota só os governos é que devem financiar isso.
Aliás, é bem patente a sua jogada em alguns paises como EUA (California), Austrália, Alemanha, e por ultimo França.
Se todos fossem como a toyota, continuavam todos a vender carros a combustão e imitações de hibridos, a fazer promessas de tecnologias que mais ninguém tem nem consegue, e a vender o que tem como de costume.
Já agora, conhece algum fabricante que tenha beneficiado de financiamento durante mais de 30 anos e não tenha conseguido sucesso com novas tecnologias de locomoção ? pois é, essa é a Toyota.
Ao que parece são muito poucos que gostam de conduzir carros a combustão.
“Algumas pessoas simplesmente gostam de conduzir um carro a combustão, como 18% dos inquiridos nos EUA e 28% na Alemanha”
Eu ando de burro, é muito poupadimho e ecológico.
É uma questão de os governos passarem a taxar o gasóleo pela mesma medida e pelo mesmo critério da gasolina, para de repente passarmos a ver aí uma corrida desenfreada aos eléctricos. É digno e justo.
A isso chama-se impingir, forçar, obrigar.
Eu também fui obrigado a pagar subsidios para os ricos andarem a comprar teslas com o fundo ambiental e não me queixei. Por acaso aquele tipo de pessoas que quando falavam comigo diziam… são uns fdp uns isto uns aquilo é só impostos… mas depois vão chuchar no fundo ambiental para ir buscar os apoiozinhos.
Ai é? E a taxação cleptocrática da gasolina, que é o combustível dos carros pequenos e económicos das familias do proletariado e da classe média assalariada. Ah, desses ninguém quer saber, são uns badamecos, desde que a burguesia exploradora continue a ter gasóleo barato para ostentar os mercs e bimmers classe S e SUVs de alta cilindrada, não é?
Aí a gasolina é que e dos pobres?
Julgava eu que o imperialismo gostava era de gasolina, nas afinal não, gostam é de gasoil como os HDI e TDCI…e claro o luxo dos seat tdi.
Então os forgões do pessoal das obras é só destilar imperialismo capitalista por onde passam.
Ainda ontem vi um ferrari parado a querer atestar de gasoleo agricola, aquele maldito produto imperialista.
Se o que define rico ou pobre é o custo do carro, então sim, gasolina é para pobres…
Gasolina é para pandas, clios, sanderos e c1. Diesel é para mercs, bimmers, e até para cayennes e panameras. Ferrari não conta para a estatistíca. Passa o ano fechado na garagem e só sai uma vez para o encontro da alta sociedade burguesa. Na vida real o burguês que o tem anda da merc classe S ou bimmer serie 7-
@Grunho, há quem precise de trabalhar e andar de mercedes.
Exemplo prático, pessoa que produz eventos, hoje está no Porto até as 2h da manhã, chega a casa ás 4h com um elétrico, e tem que sair ás 8h para Lisboa, nestas 4h carregou umas piascas a 3.7kw (caso ótimo), o evento em lisboa não pode atrasar, mas na volta liga ao cliente e diz… olhe, eu cheguei tarde do Porto, tenho um elétrico, e vou ter que parar meia hora pelo caminho para carregar, ou talvez mais se tiverem outros á espera.
Achas que o cliente contrata o serviço da próxima?
Achas que de madrugada a pessoa vai parar para carregar o carro? quer é chegar a casa e descansar.
E sim, isto é um caso real.
Se é um caso real é porque o dono desse carro é pouco ou nada inteligente, 4 horas de caminho chega e sobra para carregar pelo caminho.
@JL porquÊ fazer 4 horas de caminho quando pode fazer o mesmo percurso em 2h?
@Mário E quem precisa de trabalhar e tem panda, clio, ou c1 a gasolina? Já sei: que enriqueça e compre merc ou bimmer se quer ter combustível a preço bonificado à custa dos que tem os clios e c1 a gasolina. Ou então que não trabalhe, se não quer trabalhar para ir todo para a gasolina.
Mas não o faz em 2. Nem perto disso.
Com um eléctrico pára 20 minutos, toma o pequeno almoço e pronto, tempo que poupa ao invés de ter o carro parado a não fazer nada.
Por acaso uma voltinha pelo Mónaco é ficamos logo a saber que gasolina é o combustível dos pobres 😛
Não vivemos no Mónaco.
E é preciso?
Basta ir a Espanha, onde a maioria dos carros é a gasolina, por cá é que continuam a subsidiar o gasóleo, dai o parque ser maioritariamente a gasóleo.
Não estou a perceber quem subsidia quem. Lá em Espanha o gasóleo já está 24 centimos mais barato que cá. Ou seja, já estamos a levar pela medida grande, como sempre!
Gasolina subsidia o gasóleo, por isso mesmo o gasóleo é mais barato, até porque ele é mais caro de produzir.
Impingir e obrigar foi o que fizeram até agora, onde só se podia ter um veículo a combustão que podiam usar 3 tipos de combustível, todos eles produzidos e vendidos pelos menos, finalmente existe liberdade de escolha.
Os teslas mais caros não têm direito a qualquer subsídio nem incentivo nem dedução de IVA, parem de inventar mentiras.
Impingir foi o que o governo PS fez que foi dizer, ou compram elétricos ou compram elétricos que nós vamos subir o IUC para todos… mas depois viam que perdiam votos e recuaram….
Falo da fase inicial do fundo ambiental onde se andavam a comprar teslas de 60 000€ com ele.
Os carros dos beneficios sociais.
Se eles quiserem só vender eléctricos tinham aumentado os impostos nos a combustão.
Os carros dos benefícios sociais são os diesel, que usam um combustível mais barato pago por todos, e ainda deduzem o IVA do mesmo.
Tenham calma, porque os que lá estão vão aproveitar a ideia. A não ser que tenham que ir outra vez à caça ao voto.
E então e eu que paguei para os meninos meterem gasolina e receberem €20 durante o IVAUCHER? Foram destinados 80 Milhões de euros para essa medida.
Sabes quantos milhões foram destinados para o fundo ambiental? 10 Milhões e muitos deles financiaram Dacias Springs em vez de Teslas… pois é.
Olha, eu recebi esses 20€ e nem 1 litro de gasóleo meti… aprendesses.
Dacias Springs? Aqueles em que uma pessoa de 1.90mt não cabe lá dentro? e que a fazer um percurso de 60km por dia tem que ser carregado todos os dias?
ok.
Pois, então também não conhece os Dacia spring.
Mau exemplo
@Realista, IVAUCHER até dava para chocolates prós putos dos papás q chegavamàs bombas de carro elektro.
O que iam os carros eléctricos fazer para a bomba ? Tentar dar dor de cotovelo aos outros ?
Ya JL, a malta dos elétricos não se junta com os pobres ignorantes que frequentam as “bombas” lol
Comprar chocolates prós putoscom o IVAUCHER. Não sabe ler?
Eu volto a fazer a pergunta:
O que vão eléctricos fazer numa bomba de combustível ?
Hugo, você é que lhe chamou isso, não eu.
E os a combustão não compram ?
Eu sei o que disse…e não disse que tinhas dito. Chama-se ironia e acho que foi bastante óbito. Lamento não apanhares.
De si nunca se sabe o que vem, portanto é melhor ter a certeza. Lol
“Hugo, você é que lhe chamou isso, não eu.”
Isto não me parece questão para “ter certeza”, mas também não esperava que assumisses o que quer que fosse… é deixar passar. Como costume, manipulações (ridículas) do Português LOL
O Hugo é que manipulou, tanto que o assumiu, chamou-lhe ironia.
@JL, O que fazem? Sei lá o que fazem na bomba de combustível.
Ainda há dias lhe mostrei um q estava mesmo à minha frente. O q foi lá fazer não sei, deve ter ido para encher pneus ou então era saudades é q agora já não há ivavoucher
Veja lá se recorda:
https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrZl1OWhpp-3ZEtQtng
Provavelmente foi comprar gasolina para algum que ficou apeado….
Encher os pneus ? Nessa zona? Também não..
“Provavelmente foi comprar gasolina”. Para quem exige provas de tudo fazes demasiadas suposições JL. Prova lá isso anda…
E não, não manipulei nada. Se não entendeste é um problema teu mas vá…
Aguardo que mais alguém confirme que não entendeu a ironia e afirmei que tinhas dito tais palavras LOLOL fazer-se de parvo é mesmo a tua especialidade está visto.
Não sabe o que quer dizer “provavelmente” ?
Isto a julgar pelo lugar que está o carro, se fosse para comprar chocolates não estacionava em frente a uma bomba de combustível.
Mas enfim, já sabemos que a inteligência para algo tão simples não abunda.
Esperamos então…
“Provavelmente”, neste contexto significa exatamente isso…que é provável, no entanto a tua afirmação é baseada em absolutamente nada.
Era só isso… para te lembrar que exiges provas e até procurações LOLOL e depois andas aqui a mandar postas de pescada como se as coisas fossem todas comoo tu dizes só porque sim.
A minha afirmação tem como base a posição do carro, quando vai a uma bomba de combustível comprar uma revista deixa o carro a ocupar um lugar de abastecimento ?
Eu exijo provas quando se fazem afirmações com certezas absolutas, eu não fiz nenhuma nesse sentido.
Não sejas mentiroso. Tu exiges provas quando te dá jeito LOL
No outro dia era uma procuração para não sei o quê…pah já te disse e repito…fazes de parvo a ti e aos que têm de te aturar 🙂
Eu menti onde ?
Óbvio, se alguém vem falar por todos, tem de ter uma procuração, não sabe o que é?
Quem se está a fazer de parvo é o Hugo com essa maneira prepotente de fazer afirmações ridículas.
@JL, ali há máquina para encher pneus. Porque não poderia ser ali? Pelo que vejo os locais de carregamento de elektros não disponibilizam ar para pneus nem água para os mijas e quanto a mim fazem mal. Era uma forma de entreter o tempo enquanto a bateria carrega. Acha má ideia?
Há mas não é ali, é mais ao lado.
Disponbilizam sim, os que estão nas areas de serviço.
Não é mais ao lado, é mais à frente. Ao lado da loja. Ele estava na direção certa, somente um pouco indeciso pq não devia saber onde era.
Ah entendi, primeiro foi pagar o ar e depois é que se dirigiu ao lugar.
Sim sim claro.
Ele ele está dentro do carro, não vê as luzes de stop dos travões nunca são utilizados nos elektros?looolooolool
Ó meus amigos…a gasolina e o gasóleo é que está a dar ! Para quê tantas preocupações com os actuais malucos um dia destes a carregar no botão do nuclear porque vão ser invadidos ? Depois disto só o petróleo 🙂
Para quê? Se existem outras boas soluções .
O Nuclear é mais limpo que as eólicas… cujas pás nem são recicláveis por enquanto.
Por acaso já são recicláveis.
Fonte?
Onde é que a fibra de vidro é reciclavel? Ah, queima-se e gera energia… pois.
https://noctula.pt/edpr-vai-reciclar-pas-das-turbinas-eolicas-com-tecnologia-r3fiber/
As pás fabricadas na Alemanha estão a todas para aterro. Como os painéis de amianto.
E algumas nem nos aterros estão. É muito caro o transporte. Ficam mesmo ali à borda dos caminhos.
Onde estão elas ? Vou lá buscar !
Alemanha como diz o @Grunho. Pode marcar o transporte.
Onde ? Preciso de uma morada, Alemanha é muito grande.
Qualquer parque eólico, procure do Google Maps. Nas proximidades de certeza que encontra.
Eu tenho um a menos de 1000 metros , não vejo lá nada…
Tem que aguardar uns anos.
Normalmente isso ocorre qd as ventoinhas atingem o fim do seu ciclo de vida.
Entretanto faça-se ao caminho e vá lá ajudar o Mr.Mayer:
https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrbFvpBhj90GBOTR3kA?e=OKnqxT
No fim do vídio, uma pequena lição que mostra a demagogia que gira em torno da indústria elektra. Aproveite e aprenda alguma coisa de jeito.
Então agora já não é qualquer ? Estas já tem quase 30 anos, foi dos primeiros parques em Portugal.
A demagogia é você que está a criar, já todos sabemos o que fazem a essas pás, mas pronto, prefere continuar na negação como sempre.
Não me diga que não existem pneus 195/90r16 à venda ? LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL, cada tiro cada melro que falha
https://www.youtube.com/watch?v=rvYAtlKA9Eg
https://www.pneustore.com.br/categorias/pneus-de-carro/195-60-r16
Tópico “Duracell”… 😀 😀 😀
Eu pessoalmente gosto muito, estou no Luxemburgo, tenho carro de empresa eléctrico e honestamente não acho piada nenhuma conduzir com o dito cujo… Há uns meses na feira de automóveis, comprei um Abarth 695 por 24.000€, com 8 jantes especiais 4 de verão e 4 de inverno e não tem comparação na condução com o carro a pilhas! Pois mas a pilhas poupas muito diz o outro, quero que se lixe a poupança trabalhamos uma vida inteira é bom e dá saúde ter certos luxos!
Lamento informar, mas no Luxemburgo também não existem veículos a pilhas, tal como cá, se fosse na Alemanha ainda acreditava..
A minha visão entre os carros elétricos e os convencionais é equivalente aos relógios analógicos/smartwatch..
O propósito é o mesmo,mas útil a toda a gente são ambos dependendo do propósito.. relógios convencionais terão sempre o seu valor e muito maior longevidade com toda a tecnologia possível explorada para apresentar horas…enquanto um carro elétrico terá mt margem de evolução e comprando um hoje tal como um relógio digital daqui a 2 anos já desvalorizou para 1/3 do valor não devido ao desgaste como é feito num carro convencional mas sim perante a tecnologia presente que esta numa fase embrionária.. quer a nível de velocidades de carregamento quer a nível de software(condução autónoma)…e a medida que vão saindo novos modelos maios capazes os outros cai a pique…
Imaginem vocês toda a vida nunca precisaram de carregar os vosso relógio e agora é uma canseira diária…(falo por mim que uso um diariamente e nao largo) para quem valoriza essa tecnologia e faz sentido na sua vida.. e para quem pretende ver apenas as horas?! (neste caso ir do ponto A ao ponto B) alguma vez abdica de um carregamento “rápido”em prol de uma noite de carga “diária”??? sim os carros elétricos farão sentido para muitas pessoas mas nunca será unanime.. tal como os relógios analógicos nunca irão desaparecer e vão valer sempre mais porque nunca ficarão ultrapassados”tecnologicamente”
Comparar relógios com carros realmente tem tudo a ver.
Já agora relógios analógicos é preciso dar corda, fazer manutenções caras, e em termos de duração não chegam nem de perto aos digitais.
Fala o roto ao nu que ainda há dias estava a comparar TV’s de linha branca com carros
O relógio analógico não precisa de corda e dura muito mais que qq smartwatch.
Outra comparação absurda.
Depende do relógio, quer comparar também relógios se centenas de euros com relógios de alguns euros ?
Centenas ou milhares?
Ou milhares sim.
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Eu acho é piada a quem sem nunca ter sentado o rabo num carro 100% elétrico, diz que não prestam.
Basicamente só porque não prestam, porque toda a vida andaram de carro a combustão e têm dificuldade de aceitar a mudança.
Entendo em parte o porque, maioritariamente, é gente de baixo rendimento e escolaridade, apenas tem dinheiro para comprar carros em 3ª mão com 500mil km mas matrafulhados para 150mil.
E tem medo de ficar mal vistos por terem de procurar um posto para carregar, e tem medo que com a tecnologia não se entendam. e que deiam parte fraca para quem fica a ver. enquanto que ir ao posto meter diesel é o pão nosso de cada dia, e já estão à vontade.
Com isto quero dizer, que o problema é o preço, e a mentalidade, aquilo que se demonstra ao vizinho.
O meu vizinho prefere a Audi A4 diesel, importada, com a qual passa a vida no mecanico, do que ter comprado um megane a gasolina. sendo que faz apenas 5 a 10km por dia. e é o primeiro a dizer que eletrico nunca, que o audi dele é que é bom!
Eu já conduzi vários elétricos, desde nomeadamente Peugeot e Tesla. E honestamente não fiquei convencido… ligo o AC não ligo AC, numa viagem entre Aveiro e Coimbra na A1 com um Peugeot 2008 e AC ligado, media de 120/130Kmh chupou 60% da bateria…
Se é para andar com o AC desligado compro um fiat uno que tem menos manutenção.
Por esse relato nota-se muito bem que não o conduziu.
Quer provas? Eu dou. Ao menos eu dou provas ao contrário de si que nem uma.
Já discutimos sobre isso, não vale a pena, impossível gastar 60% em tão pouca distância, e nada tem a ver com o AC, nem 5% gasta numa carga completa.
Você é Deus. Sabe tudo tem razão em tudo. Vá de Aveiro a Coimbra só gastou 15 kWh.
Eu também se tivesse subsídio dos meus pais tinha carro elétrico, baterias, e bateriazinhas. Ninguém sobe ao céu sem escada.
Quer a fatura?
mesmo que tivesse gasto 15 kwh não dava 60% da bateria,
Claro que não tem, prefere continuar a dar aos mesmos que já não sabem o que fazer ao dinheiro.
Ohh amigo eu tenho bomba de calor no meu Tesla e na media total apenas faz 1 kW de diferença com AC ligado esses carros que andaste devem ser especiais ou então tem algum problema… Não entendo
Assenta-lhe que nem uma luva… “Carlos Correia 1 de Julho de 2024 às 15:17
O mal da sociedade é que todos se acham mais inteligentes que os outros..ou que pensam que por ter um bom cargo e ganhar bem por vezes escolhidos por cunhas,os fazem ter um ego do tamanho do mundo… essa sim é a inteligência artificial do passado que sempre existiu.. ou pensam que todos tem a vida exactamente igual as suas..as pessoas fazem escolhas mediante as suas posses e as suas necessidades/prioridades…”
já tenho um carro elétrico a 2 anos e não volto para os de combustão, melhor coisa que fiz.
A grande questão é que a malta não estuda antes de adquirir um carro.
Gasto por mês 250€ mas isso é porque trabalho com o carro. Se não trabalha-se com ele gastava por mês 40€ e se carrega-se em casa gastaria 20€ mês.
Já fiz varias viagens com ele, claro que como é obvio ainda são preciso mais postos e a funcionar a 100% mas hoje já temos em Portugal uma infraestrutura boa.
Um amigo meu, vendedor, queixa-se que passa mais tempo a carregar o carro do que a visitar clientes, mas isto é ele…
Depende do caso de uso, não serve a toda a gente.
É porque não sabe usar o carro, pode estar a vender enquanto carrega, em lado nenhum do manual diz que é preciso estar a segurar a ficha enquanto carrega.
E todos os clientes têm fichas e pernas abertas para o vendedor carregar o pópó. Na empresa onde trabalho, quem quer luxos, paga-os, ou seja, carrega na rua. já chega a fatura de 55 000€ por mês já com iva e paineis solares a produzir.
Nem precisam de ter.
Claro, pagam isso porque são teimosos, 55 mil euros por mês.dava para muito carro, muito carregador e muito painel.solar.
Mas pronto, já que o gostam se entregar aos árabes, eles aceitam.
Como assim pagam 55mil porque são teimosos?
Escapou-me alguma coisa da conversa do Mário?
@JL não entendeu… Esse é a fatura de energia, com 800 kVA de potencia e 100 kWp de painéis.
Exato, então entendi bem.
Escapou Hugo, não ligue, não era para si.
Referiamo nos aos vendedores andarem com carros elétricos, a maior parte dos que conheço passava mais tempo a carregar o carro do que a vender.
Na empresa onde trabalho a fatura da energia ascende a uma média de 55 mil euros por mês já com IVA e painéis solares qb.
E dentro da empresa só carregam carros da empresa, os visitantes se quiserem que carreguem na rua. Não há cá pão para malucos.
Mas há vendedores com carros eléctricos, até taxistas.
Então e quanto pagavam antes de ter paineis solares ?
Pois talvez ele não saiba usar corretamente o carro, primeiro antes de comprar o carro se estuda o carro a pente fino depois compra-se. Tal como se diz ler as letrinhas pequenas dos contratos que ninguem lê.
O mal da sociedade é que todos se acham mais inteligentes que os outros..ou que pensam que por ter um bom cargo e ganhar bem por vezes escolhidos por cunhas,os fazem ter um ego do tamanho do mundo… essa sim é a inteligência artificial do passado que sempre existiu.. ou pensam que todos tem a vida exactamente igual as suas..as pessoas fazem escolhas mediante as suas posses e as suas necessidades/prioridades…
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Só quando me obrigarem a comprar um eléctrico. Até lá, incha Greta
É mais, incha estado com os meus impostos.
A extração de metais como o níquel e o cobalto também tem uma série de impactos. Na República Democrática do Congo, onde são extraídas diariamente enormes quantidades de cobalto, os ecossistemas foram destruídos, os solos degradados e a poluição do ar e da água aumentou consideravelmente. Muitas minas também recorrem ao trabalho infantil. As minas de níquel foram encerradas nas Filipinas, numa tentativa de atenuar os danos ambientais causados pelo processo.
Esse cobalto também é usado na refinação de combustíveis, isso não o preocupa ?
https://www.cobaltinstitute.org/essential-cobalt-2/powering-the-green-economy/catalytic-converter/
A mim preocupa, mas aos.eletricos aparentemente não. A percentagem num ICE deverá ser substancialmente menor.
Tal como estarmos a usar terra arável para plantar painéis.
Tanto preocupam que muitos já não usam cobalto, e litio está quase..
Ele não é usado só no ice, é usado na refinação de combustiveis, quanto mais consumirem mais usam.
Não, não estamos, essas terras não estavam a ser cultivadas, além disso há ambientalistas que dizem que terrenos usados com paineis ao invez de arvores permitem uma redução maior de CO2.
Quando é que um terreno com painéis absorve mais co2?
Sem dúvida que esses ambientalistas são de trazer por casa…
Quanto as terras não serem cultivadas, tenho dúvidas, só tenho visto terra arável com painéis. Além disso, os painéis refletem a luz causando calor. E vá pode se abater espécies protegidas em nome da revolução verde.
Tem aqui a explicação, não me pergunte a mim.
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://solaronearth.com/trees-or-solar-panels-which-is-better-for-co2-reduction/&ved=2ahUKEwj5kMv4tIeHAxUVTaQEHWvkD24QFnoECA4QBQ&usg=AOvVaw3sCPyYaRFnXs4-KC7qUUUa
Pois eu não tenho visto, e até moro no campo, o que mais vejo são terras de pousio, mas esteja descansado, também nunca ia plantar painéis em terrenos que podem ser cultivados, mas olhe que também não vou para lá cultivar, trabalhar para aquecer não faz muito parte de mim….
Vim só marcar presença… LOL
Números surpreendentes, em alguns mercados é metade, até a Noruega 1/5 quer voltar aos ICE. Vendas a cair, consumidores insatisfeitos, não augura nada bom.
Sim, na Noruega tem as vendas a cair, -64.9% de hibridos plugin, -15.1% hibridos, – 24.3% nos a gasolina, -10.5 electricos e só os diesel aumentaram 2.5%.
Estou com tanta vontade de trocar o meu elétrico já com 4 anos e 80 000 km que na quinta-feira vou levantar o i4 para lhe fazer companhia. A carrinha diesel já foi.
Só por curiosidade o 430e saia mais caro.
Boa sorte. Eu tbm queria um elétrico, mas em vez de dar lucro á EDP ia dar lucro aos bancos. Não obrigado!
Em alguns casos ter um eléctrico sai mais caro do quer ter um a combustão. No caso de se viver em Lisboa e trabalhar no Porto ter de usar um eléctrico sai muito mais caro do que usar um a combustão pois devido ao preço dos carregamentos e ao numero de carregamentos. O valor chega a ser entre 300 a 400 euros por semana só em carregamentos.
Se fizer o mesmo com um diesel, também vai para esses valores, com gasolina até passa.
O chino veio a Lisboa e arrotou com 0.72 € o kWh . O que significa 15€ aos 100. Nada de novo, o outro tb pagou 14€ aos 100 nas promocões do Intermarché da Sertã
looolooolool
Foi porque quis, se pagasse pouco não fazia visualizações no vídeo.
Por acaso ele tentava provar exatamente o contrário.
Se provasse o contrário ninguém via o vídeo.
Via pois, ele queria provar e fazer pirraça aos amigos americanos que conseguia encher a bateria em PT por menos de 60 cêntimos o kWh q foi o valor q o amigo dele pagou lá nos states, loool
E consegue, basta usar os carregadores com cabeça, também já vi americanos a ver qual carrega mais caro, isso parece que virou competição.
Se alguém vive em Lisboa e trabalha no Porto diria que há aí maiores problemas do que o que for gasto em combustivel (seja EV ou ICE). No entanto, se quiser comparar, ainda vai gastar mais em combustivel com o carro a combustão do que com um EV. Não se esqueça também dos outros gastos associados a um desgaste maior do carro :-). A unica vantagem que um crro a combustão tem nesse contexto é o tempo de viagem ser mais curto dado não precisar de carregar.
A manutenção num elektro tb é mais cara.
Não, é bem mais barata.
https://www.turbo.pt/consumer-reports-eletricos-fiaveis/
E ainda só passaram 4anos o q significa que ainda não chegámos àquela fase em q é preciso trocar a bateria.
Nao existe tempo para trocar bateria:
https://www.nrdc.org/stories/electric-vs-gas-cars-it-cheaper-drive-ev
O meu já passou 10 e não trocou.
Sabe lá você está a vender o peixe pelo preço que lho venderam.
Sei muito bem, além de ter acesso a todas as intervenções que ele fez, é fácil saber se é de origem ou não.
Mas conhece algum que tenha levado fora da garantia ?
Desde quanto? especialmente se for Tesla que nem tem por KM apenas idade…
Resposta acima.
Nos USA, a taxa de arrependimento de quem comprou um EV e quer voltar aos ICE já ronda os 50%, segundo vi outro dia numa reportagem.
Não está com atenção, ronda os 46%, está ali em cima…
Por isso ronda os 50%. A observação do @PTO está correcta.
Não, ronda os 46 %. Lool
Isso é exactamente 46%
Há aqui um artista que defende o eletrico até á exaustão!! Argumenta argumenta noves fora zero! Fogo até parece que o tesla é mais importante que a família! Isto há com cada um. É pá cada um compra o que quer, olha agora…lol
Há aqui artistas que defendem os a combustão até á exaustão!! Argumentam argumenta noves fora zero! Fogo até parece que o a combustão é mais importante que a família! Isto há com cada um. É pá cada um compra o que quer, olha agora…lol
Há aqui dois maníacos em extremos opostos. Todos os restantes acho que se podem considerar relativamente “sensatos”.
Tem razão, há aqui alguns.
WOW
https://cnnportugal.iol.pt/amp/a21/carros-eletricos/incendio-em-camiao-que-transportava-carros-eletricos-corta-transito-na-a21/20240702/6683b50dd34e049892229d08
Wowww já foi apagado há muito tempo.
Era só Teslas. Mais uma táctica para incrementar vendas looolooolool
Lol
A meu ver, um veículo 100% elétrico não serve as necessidades de uma percentagem da população.
Eu, por exemplo, tenho que fazer regularmente uma viagem de 640KM que consigo fazer em cerca de 5H. O único sítio onde paro apenas fico 15 minutos, reabasteço e faço um pequeno descanso.
Num elétrico tinha que parar em 2 sítios e teria sorte se tivesse feito a viagem em 6 Horas.
Portanto afinal até dá.
2 sítios ? Não entendi.
Carregar em 2 sítios diferentes e perder 20-30 minutos em cada um desses sítios (a correr bem e sem fila de espera).
A autonomia também não é semelhante em viagens cuja velocidade de cruzeiro ronda os 140Km/h, onde consigo fazer ~500Km com um depósito. Num elétrico nestas condições faço 250KM com sorte.
Perde-se uma certa liberdade num veículo elétrico, prefiro um PHEV para andar livremente até mesmo nas zonas restritas a veículos a combustão. Já nem falo na parte económica, uma vez que qualquer carro em condições requer manutenção e muitos gastos, seja ele elétrico, gasolina, diesel, GPL, óleo de fritar,…
A 140 consegue fazer 350 KMS em muitos dos carros que existem, agora tem é de escolher o carro certo.
Perde-se não, ganha-se.
Na manutenção também não se perde tanto.
Na teoria é tudo bonito e cantado, mas tanto não tenho confiança suficiente como ao também não me interessa largar o motor a Gasolina.
Seja como for, eu só conheço 2 automóveis que a 120Km/h gastam 15kWh/100Km em condições reais de utilização (Hyundai Kauai e Tesla Model 3 2024), os restantes gastam 20kWh ou mais. Baseando-me nestes 2 exemplos, gostava de saber que modelo ou modelos são esses que a 140Km/h fazem 350KM até precisarem de carregar (em condições reais) e evidências que sustentem essa afirmação.
@Rui, cuidado com os “grupes”. O mais eficiente dos Tesla a 95 kms/h média gasta mais de 20kWh. Até hoje os padres elektros ainda nao o apanharam para lhe dar nas orelhas e para lhe explicar como enganar tolos.
Errado, um modelo 3 a 95 kmh nem 15 kWh faz.
Afinal já sabe, além desses há mais uns quantos, até Mercedes, BMW,.entre outros.
Sei o suficiente para perceber que em Autoestrada nenhum elétrico tem hipótese para se manter a altas velocidades quanto um PHEV ou veículo a combustão, tanto no desgaste das baterias como na drástica redução de autonomia. Só o Taycan e mais alguns que têm o sistema de 800V, que permite manter a temperatura das baterias baixa, mesmo em situações de progressão e imobilização constantes, mas a autonomia continua a ser bastante penalizada.
E depois temos modelos como o BMW i4 limitados a 190Km/h a custarem >60.000€, quando por esse valor posso ter o 330e xDrive que vai até aos 230Km/h a custar o mesmo. O atual até tem autonomia superior a 100KM.
Sistema de 400 ou 800v nada têm a ver com o andar em autoestrada, conhece algum carro que limite potência em autoestrada ? Eu não.
BMW i4 limitado a 190 kmh ? Também não.
Então ainda há pouco só precisava de 140 ?
Para que quer um plugin se não tem onde carregar ? É para consumir mais gasolina ?
O novo Model 3 consegue is aos 14kwh em AE a 120.
@yamahia, 20kwh gasta um volvo EX40, Tesla a gastar 20kwh a 95kwh só com 20 graus negativos na rua e a subir o everest…
esmagadora maioria dos sedans eletricos está na casa dos 17 a 19 kwh em AE…
@rui, para ja deixo o video dos consumos à media de 110 e à média de 115, ambas superiores a 20kWh.
https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcra51r5fSQIlyhv8nsg
Qt estiver com pachorra faco o vídeo dos 20kWh à média de 95kmh.
Também tenho a prova de um modelo s a 125 kmh a roçar os 20, ou essa não serve ?
Honestamente se estás a parar apenas 15 minutos e só 1 vez em 5 horas de viagem já estás a fazer alguma coisa mal, a cada hora no maximo hora e meia devias parar e recuperar o foco.
Um model 3 standard faz 350km a 140kmh, se tiveres paragens de de 15 minutos com 2 facilmente chegas ao destino, tens é de esperar ter a bateria na casa dos 10%…
Sou motorista de pesados, posso conduzir até 4H30 sem parar e no final tenho de parar pelo menos 45 minutos para retomar a viagem.
De carro não tenho o tacógrafo a controlar-me, pelo que tenho liberdade para andar como e quando quero assim como tenho resistência suficiente para tal inerente à profissão. O veículo em si, dependendo do conforto que proporcionar, também pode permitir uma condução mais prolongada.
E tb podes levar um 2⁰ motorista e o camião nc parar.
Em dupla tem que parar na mesma, nem que sejam 9H ao fim de 21H de amplitude (max. 10H cada motorista). Prefiro andar sozinho.
Tem um comentário que fiz acima que poderá responder à tua resposta.
“Um model 3 standard faz 350km a 140kmh,”
@rui, mais um padre do KluKluxKlanElektro
Estes padre são muito mentirosos:
https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcra51r5fSQIlyhv8nsg
Ides para o purgatório looolloool
Tanto faz que há vários vídeos sobre isso. Porque não foi buscar aquele que fez ? Não lhe convém ?
Qual aquele?
O que fez com média acima de 140 kmh.
Esse já é rata velha.
Já não conta para o totobola.
Gosto é de apanhar é passarinhos, como ele era de início looolooolool
Ah esse agora não conta, era tão amigo dele.. looooool
De facto, já começa a javardar. Já veio dizer bem dos consumos do novo Volvo. E compara com o V40 que apagou registos.
Está é a “esquecer-se” que no 1⁰ cumpriu exactamente a média de 120 e que neste fez média de 100. Depois ainda tem lata de dizer que a Volvo melhorou muito. Está um vendido looolool
Mas ele às x’s descai-se. Qdo tiver tempo meto aqui um excerto depois desse, que não é 140 mas sim 132, onde ele se distraiu e penso que não foi só uma vez.
O Volvo não é um carro eléctrico, é um carro a combustão com motor eléctrico.
Nas contas deu mais de 140 kmh de media. Tambem já lhe mostrei a minha media.
Além disso comparar médias se SUVs gigantes com berlinas e hatchback não vale.
Acabou-se a mama dos benefícios fiscais dos EVs. Os contribuintes andavam a pagar os luxos e birras dos mais ricos.
CI e Híbridos poluem menos e são mais acessíveis.
Curioso, porque as vendas dos eléctricos já são a dobrar a dos diesel.
Onde?
Portugal, já viu os números de Junho ?
Só podia ahah.
Não perco tempo com miudezas
Sim, são miudezas, e estão cada vez a ser menos ..
E não se esqueça que o fenómeno tem a ver com os saldos antes dos aumentos da taxa. Em junho e nos 1⁰s 4 dias de julho foi tudo a correr comprar Elektros chinos antes das taxas.
A partir de amanhã é que já vai piar mais fino. Não se exalte.
Não houve saldos nenhuns, os carros que foram entregues agora já foram vendidos à semanas.
Eu só não adivinha sorte grande, veja lá se não é como eu digo.
https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrbIPajk6ClNUbL67OQ
Excerto de um vídeo publicado ontem e como ele há muitos que aproveitaram os saldos de junho.
Já percebeu ou quer com mais molho loooloool
Pois, adivinhou muito mal, porque as taxas só lá para novembro.
E mais, isto só prova que você estava errado mais uma vez sobre os SR, sempre disse que a partir de 2021 tinham mais bateria e mais autonomia.
Diga lá isso aos gajos a ver se ele adiam a compra é o adias. Quem tem c* tem medo 😛
Sim o tal que não faz mais do que 260 km em autoestrada a uma média fantástica de 115 kmh. loooloool
E agora vai fazer bem mais.
Vai? Mais uma milagre UE? Duvido, o Timmermans já foi.
Então e depois ? alguma vez viu alguma politica ser alterada com mudança de governos ?
Não entendo porque quer tanto isso, lute por aquilo que quer, e não por aquilo que não quer.
O que quero é que não me proíbam os veículos que gosto. Já lhe dei de indirecta os exemplos das YZF e das YFZ. Não percebeu? Daqui a algo mais abrangente vai um pequeno passo. PQ os P.
Está a sofrer por antecipação, porque até hoje ninguém proibiu nem estão sequer a pensar em proibir.
No entanto já proibiram veículos de usar carburador entre muitas outras faltas, também fez esta campanha contra as novas tecnologias?
Deixe se de tretas e assuma a verdade, é anti e pronto.
Estas máquinas já vinham com i.e. desde pelo menos 2012.
Claro, era obrigatório, também fez campanha pelo carburador ?
Então porque proibiram? Está-lhes no sangue. Felizmente já foram para casa coser meias.
Porque geravam muitas emissões e desperdiçavam ainda mais combustível, os motores até consumiam pouco, estragavam mais que agora.
Hãn?!
Leia novamente que entende.
Então prove lá que poluem menos, quando até os estudos indicam que poluem 3.5 x mais.
Só se forem estudos enviesado.
Basta o gasto adicional de pneu para meter logo os elektros a poluir mais que um tractor.
Claro, desde que não seja de acordo com os seus números inventados, são sempre enviesados….
Não existe gasto adicional, a não ser que ande a fazer arranques de 3 segundos….
Os elektros consomem no mínimo 30%mais pneu q um térmico equivalente, mesmo que andem pianinhos. Basta a diferença de peso.
Errado, consomem é menos, já vimos isso varias vezes:
E basta a diferença de eficiência, que é só 5x mais.
Depois de tantos comentários eu gostava éra de saber a explicação do Sr. JL o motivo de tantos donos de BEV querem passar para os ICE. Não é comentar os ICE, isto, aquilo e aquelotro.
Tantos ou tão poucos ? Será que 30% é maior que 70% ?
Não precisa de explicação de mim, não fui eu que fiz o inquérito, leia o artigo, está lá explicado.
E não é só comentar BEV que são a sua perdição…
Claro que é muito, 30% é dramático para os ideais elektros. Atendendo a que pouco mais de 10% são vendas e 1% elektros em circulação.
A ideia era chegar com 100% a 2035, por este andar é no dia de são nunca à tarde. Em vez de aumentarem, as vendas diminuem, assim como o desejo de ter um e também como desejo de manter um.
O que parece ser dramático para os ideais a combustão são os 70 %.
Pouco mais de 10 % não, são pouco mais de 16, a menos de 10% já andam os diesel em termos de crescimento.
16%? Só pode estar a falar deste jardil à beira mar plantado que oferece tudo e mais umas botas aos compradores de elektros.
Qq dia vem com um gaja lá dentro. É só o q falta.
Tanto não oferece que já acabaram os incentivos.
Eu cá que eu vivo, eu não compro carros em função do que os norte americanos compram, já que nem tenho o ordenado deles.
Não consegue arranjar uma gaja de outra maneira ? Epa, isso anda mal…..
Já tenho uma para me chatear a cabeça looolool
Só uma ? Isso é para fracos. Lool
Eu não sou cego.
Parece…..
Hehe, “nunca entrámos em incumprimento” por isso nunca houve bancarrota.
As coisas que leio aqui.
Mas que barrigada de riso.
Então se tínhamos dinheiro porque é que fomos pedir a quem o tem?
Já sei, foi só por gozo para dar adrenalina à tugalhada…
Claro que o facto de não haver dinheiro em caixa para pagar à função pública no mês seguinte isso é apenas um pormenor sem importância…
Próxima vez havia de não vir ninguém meter cá o guito para ver o que acontecia ao país se no fim do mês não houvesse dinheiro para a função pública…
Mas alguém se admira de estarmos como estamos? Pudera…
Elétricos é para a malta da classe média alta que pode comprar um carro de 50 mil euros, tem a sua quintinha com 50 paineis solares e trabalha no escritório onde também pode carregar o pópó. Depois vêm para as interwebs gabar os EVs como a solução mais prática e funcional porque (por acaso) se aplica a si, o que representa provavelmente menos de 5% da população. Mas ya EV GOOOOOD, COMBUSTION BAAAAD!
Mas quem veio gabar foi você, mais ninguém.
gostava de perceber o que consideras classe média alta… tento em conta que em portugal neste momento mesmo a class alta é quase inexistente e a classe média representa talvez uns 10% a 20% da população, o resto é pobres e muito pobres…
já agora só compras eletrico se 50k € se quiseres, o mais barato novo é 17k e já tens várias opções entre os 20k e 30k, para não falar de usados…
O BEV mais barato para o cidadão normal é o Tesla 3, tem uma autonomia razoável, excelentes locais para carregar, custa 40.000 €. Mais barato não há nada de jeito.
O que é um cidadão normal ?
Tenho um vizinho que comprou um spring e está muito contente, mas não vai todos os fins de semana para o Algarve como é o normal das pessoas normais. Looool
O BEV mais barato para o cidadão normal é o Tesla 3, tem uma autonomia razoável, excelentes locais para carregar, custa 40.000 €. Mais barato não há nada de jeito.
O que é um cidadão normal ?
O BEV mais barato para o cidadão normal é o Tesla 3, tem uma autonomia razoável, excelentes locais para carregar, custa 40.000 €. Mais barato não há nada de jeito.
Tens o MG4 por 28.000€ é um hatchback segmento C, isso sim diria que é um carro tipico, um Model 3 como sedan não é propriamente o carro normal.
Mesmo o Megane por 33.000€ está dentro dos preços para o segmento.
Agora com o Citroen C3 por 23.000 ou o C3 Aircross por 26.000 são igualmente entradas bastante normais por preços razoaveis.
Não esquecer que o cidadão normal faz em média menos de 200km por semana, logo qualquer das opções mencionadas dava para uma semana total de utilização e todas elas têm carregamento rapido para viagens mais longas ocasionais.
Para o dia a dia até dá para a dar a pé ou de bicla. O problema vai surgir nos 52 fins de semana onde vais querer espairecer para longe do reboliço.
Est+as a dizer que todos os fins de semana fazes uns 500km de carro? Isso é quase 200€ por mês para andar de carro ao fim de seman sem contar portagens, o dobro dos KMs do tipico portugues faz por ano só para ir passear ao fim de semana?
Não acredito que tu proprio acredites no que dizes.
Eu por acaso tenho o habito de sair ao fim de semana, mas muito raramente faço mais de 250 km num só dia, o mais normal é na casa dos 100 km a 150 km e apenas num dos dias do fim de semana, raramente nos 2…
200€ por semana? Com 90€ limpo 5 fds.
Basta uma ir à Comporta e lá se vão 200 kms depois de acrescentares as voltinhas são 350 assim por baixo.looolooolool.
Com um carro desses vais até à praia de Caxias e já vais com sorte looolooolool
Não dá para ter uma conversa séria com ele, é como disse antes, é apenas um anti, porque afinal o pressuposto que tanto fala não existe.
Acabaste de me dar razão, 200km num dia fazes com o carro como se nada fosse, andas os 5 dias da semana com um carga e depois fazes outra para o fim de semana…
tu dizes que 90€ dá para 5 fds, mas ao mesmo tempo dizes que fazes 350km num fds, das a entender que tens carro a diesel/gasolina mas dizes que o custo médio é 5€ aos 100km, algo ai não bate certo…