Guerra de preços com a China pode ser fatal para muitas fabricantes de elétricos
O setor dos elétricos está ao rubro, com novidades diárias, nomeadamente, relativas aos preços. O mote é claro: é preciso ser competitivo. A guerra que estamos a conhecer entre a China e o Ocidente, principalmente, poderá ser fatal para algumas fabricantes.
Quem o diz é o CEO do Grupo Volkswagen na China: o mercado dos automóveis está em "sobreaquecimento". Os investimentos elevados e os descontos muito agressivos podem balar a estabilidade do setor, bem como acabar com a vida de muitas fabricantes.
Estamos perante uma situação em que o mercado está a sobreaquecer. A consolidação do campo de jogo está em pleno andamento.
Disse Ralf Brandstätter, acrescentando que esta situação está a afetar e afetará, sobretudo, as marcas mais jovens, pois terão de procurar investimentos adicionais, sob pena de não aguentarem a pressão que se está a fazer sentir.
Enquanto se mostra crítico, relativamente à guerra de preços que se instalou, o CEO do Grupo Volkswagen na China, diz que esta tem abalado o mercado chinês.
Atualmente, há mais de 120 fabricantes de automóveis no mercado [dos carros elétricos] e serão lançados cerca de 150 novos modelos até 2023. A intensa concorrência e os elevados preços das baterias obrigam-nos a enfrentar uma forte pressão económica.
O sucesso a curto prazo exige um investimento de capital extremamente elevado. A concorrência feroz levou a grandes descontos, nos últimos meses. Este facto acaba por prejudicar os interesses dos consumidores. Estes deixarão de poder obter serviços de marcas retiradas ou assistirão a uma redução significativa dos preços [em segunda mão] dos modelos que compraram.
Conforme explicou o executivo, a estratégia da Volkswagen será conservadora, considerando que a gama de elétricos ID. não está a ter o sucesso esperado, na China. A fabricante não se irá envolver numa "competição doentia para aumentar as entregas a curto prazo", e vai evitar o "crescimento em detrimento da rentabilidade", uma vez que esta é "o mais importante".
Este artigo tem mais de um ano
Está preocupado com os consumidores. Que querido…
mesmo
Se os produtos chineses tiverem o mínimo de qualidade, qualquer guerra de preços com a China seja em que produto for está condenada ao fracasso porque ninguém consegue combater com a mão de obra barata chinesa, com a sua capacidade de produção e ausência de direitos laborais.
E disse tudo!
+1
Aproveito para dizer que a VW não entra nas tais guerras de preço mas baixou para 16 mil USD o iD3… Isto é mesmo de rir .
Market Share da VW passou para metade em pouco mais de 2 anos, mais de 40 por cento dos lucros da VW vem da China, com um mercado de 27 milhões de carros.
Imaginem o corte, ainda por cima nem sequer tem nenhum carro nos 10 primeiros, aliás 20 primeiros o chinês chama aos carros Europeus LowTech não os compra.
O Comprador chinês quer carros das marcas deles e Tesla não quer mais nada. Enfim, o que me faz rir mais é que a Tesla ainda nem sequer começou a atacar as marcas dos 6 milhões de carros aí sim vai ser uma calamidade, vamos esperar pela Giga México e Model 2 dps é que vai ser de rir
E os fabricantes europeus a queixar e críticar. No dia que quiserem reagir poderá ser demasiado tarde.
Isto era o que estava a faltar, competividade agressiva entre fabricantes, de forma a fazer descer os preços, pois muitos estão há demasiado tempo há mama desta inovação… Agora estão a ver as coisas a mudar e já estão a ver a vidinha a andar para trás…
Acho muito bem os preços dos carros eletricos são exorbitantes para as massas, depois pensam que a malta come gelados com a testa…
Pois claro, existe para servir os verdadeiros clientes, isto é, os acionistas.
Enquanto existirem subsídios da União Europeia vindos à custa dos funcionários Alemães muita gente vai comentar de barriga cheia porque não sabe o que é a competitividade, quando acordarem será que vão ainda fazer mais manif abanar os chaparros para ver se dali caiem algumas patacas? Custos de produção, incluindo a colocação de um produto nas lojas é uma avaliação que qualquer pessoa que tenha algum dinheiro e queira fazer alguma coisa tem que avaliar.
Paciência. O Ocidente sempre fez o lucro em cima de quem produz e de quem compra. Os preços la iam subindo. Até onde? Um VW 1.2 em 2003 custava 12mil € hoje custa mais de 21 mil. Ao que se deve este aumento? Gado cheio de subsídios e crédito do banco. Isso acabou. Hoje querem ir pelo elétrico. Vão tarde. A China já faz com tanta qualidade que o alemão e faz mais barato. Querem competir? Façam com motores a combustão e deixem-se de chavões do clima. Aí terão mais uns anos de vida, e serão engolidos novamente pelos chineses. Baixe o preço, deixem de ser tão gananciosos. Agora se colocarem taxas à importação de veículos chineses, já falamos em politica protecionista, ou seja outro chavão, o fascismo. Adoro esta “melhor europa de todos os tempos”.
>uma redução significativa dos preços [em segunda mão]
E isto é mau desde quando? Ainda bem!