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Giga Train: Tesla estreou um comboio totalmente elétrico para os seus funcionários

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Fabio says:

    O Comboio nao e feito pela Tesla, e um Siemens Mireo Plus B e como podem ver nas fotos nem operado pela Tesla e, mas sim pela NEB. E nao nem de perto o primeiro comboio elétrico, ou de baterias

  2. Jakim+Zé says:

    Eléctrico, mas a pilhas de lithium… uma vez que comboios 100% eléctricos já existem à muito tempo.

  3. Fred says:

    Tem uma vantagem: poupa nas catenárias!
    E @Ana Sofia Neto no texto introduziram-se algumas gralhas (por ataque externo, obviamente)

  4. TheD says:

    Ninguém está a dizer que o comboio é da Tesla, simplesmente que a empresa promoveu a sua utilização, através do operador local.
    Há locais, mesmo em Portugal onde, por diversas razões não é possível colocar catanárias, assim nesses locais é necessário um veículo que consiga continuar em movimento por propulsão própria, normalmente a combustível, diesel.
    Existem alguns testes em hidrogéneo, passou aqui no Pplware no início de agosto algo sobre isso, mas o mais comum e bem sucedido têm sido os veículos com baterias pois o sistema de conversão elétrica é o mesmo que é usado no resto da linha, electrificada por catanária.

  5. Paulo Rodrigues says:

    “A Tesla está vanguarda da mobilidade elétrica”: falta a palavra “na” a seguir à palavra “está”
    A frase correta é “A Tesla está na vanguarda da mobilidade elétrica”

  6. SergioA says:

    Pequena correccao: O comboio pertence a NEB que por si tem as cores associadas a regiao Baden-Württemberg . Todos os comboios que fazem servico principal nessa regiao usam este padrao de cores, incluindo a Deutsche Bahn (outras regioes na Alemanha e de outros paises estao a seguir o mesmo padrao que identficam a regiao)

    Agora o aluguer pode ter sido feita ou a regiao, ou ao operador que decidiu “deslocar” esta composicao para a fabrica. E a duvida que me ocorre

  7. Pedro says:

    “vaivém” mas é um comboio ou um “vaivém” ?

    • vaivém
      (vai·vém)

      nome masculino
      1. Movimento daquilo que vai e vem alternadamente de um ponto a outro.
      […]
      4. Veículo destinado a um transporte regular e frequente entre dois lugares.

      “vaivém”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2024, https://dicionario.priberam.org/vaiv%C3%A9m.

      • Pedro says:

        Que engraçada, mas alguém chama o autocarro, o avião, o comboio por vaivém? troque lá isso por comboio para que as pessoas percebam a que se refere. Parece que andou a usar o tradutor da google.

        • Parece-me a forma correta de referir “shuttle”, neste caso, em português. Contudo, corrigi, para que as pessoas percebam a que me refiro.

          • Damnupa Kot says:

            E é… podes sempre escrever “comboio vaivém” que é mais completo, dado que se trata de um tipo de comboio cuja finalidade é ir e vir de um ponto para outro.
            O pessoal nunca está satisfeito mas se olhassem dessa maneira tão crítica para a sua própria escrita, com certeza que não havia tantos erros nem calinadas na gramática!

        • Toni da Adega says:

          Existe space shuttle, Bus shuttle, Train shuttle entre outros. Em portugues podem ser chamados de vaivém

  8. Outra vez arroz says:

    Que novidade dramática. Os comboios alemães, ingleses, franceses, etc, etc são eléctricos há quantas décadas, mesmo?

  9. paosemsalada says:

    existem comboios eletricos na linha de sintra desde que me lembro lol

  10. Sergio J says:

    Parece que ja fizeram uma correção ao texto, mas fica aqui uma sugestão de melhoria: “detido pela alemã Baden-Württemberg” Esta frase dá a entender que são detidos por uma empresa chamada Baden-Württemberg. De facto, os comboios pertencem ao estado Baden-Württemberg e estão neste momento emprestados para ser usados nessa linha enquanto acabam de construir a linha onde se destinam. Não sei, que comboios irão ali operar no futuro. Imagino que iguais, mas com as cores da operador local.
    A Alemanha é uma mescla de operadores de comboios.

    • SergioA says:

      E no entanto um bilhete (ou passe 49 euros) funciona para todos esses operadores, nada de brincar aos combinados! (Excepto flix, visto que nao opera a nivel regional)

      • Sergio J says:

        Sim é excelente, mas também levou a uma sobrecarga das linhas, que funcionam com muitos atrasos. Mas o resultado não deixa de ser muito muito positivo

  11. says:

    Tendo em conta que é necessário ter infraestrutura (carris e “trilho”) acho que seria bem mais eficiente ter comboios sem bateria (ou melhor, com bateria “mínima” apenas para meia uns minutos) e ter um sistema de transmissão de energia sem fios, tal como um qualquer telemóvel hoje. Aliás, até acho que o futuro dos automóveis possa passar, em parte, por estradas “eletrificadas” com carregamento sem fios aos carros que passam.

  12. António+de+Oliveira+S says:

    Nunca antes visto, um comboio eletrico

  13. A says:

    Alimentado por baterias …que coisa ultrapassada , quando eu tinha sete anos brincava com comboios elétricos , sem baterias a alimentação era pelos carris ….um dia há-de lá chegar

  14. mesmo says:

    Bem isto está…então já há comboios/metros esses sim completamente eléctricos, para que vão colocar baterias ?
    Deve ser panca já…

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