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Galp transforma postes de iluminação pública em carregadores de veículos elétricos

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Grunho says:

    Descobriram a pólvora. Mas a ideia pode valer valer muita guita, independentemente de ser ou não deles. Pelo menos é útil: quem não puder carregar em casa pode carregar na rua durante a noite, com a vantagem de a carga lenta estragar menos a bateria.

  2. FilipeB says:

    Acho uma excelente medida, mas temo que o vandalismo impeça que a coisa funcione…

  3. João says:

    Ora aqui está uma medida de ajuda a uma parceria entre carrros eléctricos e os caninos! Os potes 3 em 1

  4. Yamahia says:

    …Nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, por exemplo, MAIS de metade dos alojamentos familiares não têm estacionamento ou garagem…
    Yá, só iRrealista e o JiLó é que pensam que não.

  5. Miguel+Felicio says:

    Pronto… E para carregar telemóveis tambem vai dar? 😀

  6. Jacs says:

    Nada de novo esse projeto está em funcionamento na Europa a muito , a Galp copia e mal

  7. NunoManuelAlves says:

    Reino

  8. Nuno says:

    Vou já a correr comprar um eléctrico de 40 mil euros porque a gasolina está cara!!!!

    • JL says:

      Eu vou comprar um a gasolina de 60 mil, porque a electricidade está cara. Loool

    • Toni da Adega says:

      Só nao sei como o pessoal consegue suportar um Veiculo.

      A fazer em média os 200 ou 300km diários que todos afirmam fazer, juntando a isso deslocacoes de fim de semana e férias. Estamos a falar de 80.000 a 100.000 por ano

      Um veiculo a gasolina que seja económico digamos 6L/100km.
      Dá um custo entre 8.000€ a 10.000€ por ano. Um Diesel a coisa já baixa um pouco
      depois temos o desgaste Com isso é necessario num Ano 2 jogos de pneus 4 a 5 revisoes.

      Estamos a falar de quase 12.000€ por ano ou 1.000€ por mes. Só para fazer deslocacoes diárias.
      Isto assumindo os 250km diários que o pessoal afirma fazer.

      • Yamahia says:

        “…A fazer em média os 200 ou 300km diários que todos afirmam…”
        Todos?! Andas-me a estranhar ó Toni. Volto a sublinhar :
        Em cidade só ando de carro para ir às compras grandes ( é a vantagem de trabalhar num raio de 7 kms de casa). 1x por semana chega. E qd vou de fds nem isso, de férias idem. Keep calm. De resto é um fds por outro em Gondizalves, Almeria Tavira, etc
        Períodos de férias, qt mais fraccionados melhor, idem.

        • Toni da Adega says:

          Agora andam com a conversaque só fazem 14km diarios. Menos de 100km por semana.
          Todas as semanas essas contas mudam

          • Realista says:

            A fazer 7km por viagem e ainda por cima num TDi imagina como deve estar o motor já que o óleo nem tem tempo para aquecer.

            E nem vamos falar do estado catalisador que não regenera nem de consumos porque os carros gastam mais gasóleo enquanto estão frios…

          • Toni da Adega says:

            Compram um TDI por ser mais economico (mas mais caro) e nem sequer utilizam o veiculo. Agora se entende o porque dizerem que Elektro nao compensa.
            Com estes km todos um Dacia Spring anda 1 semana inteira só com 1 carga. Qualquer Elektro melhor 1 carga Dura dá para o mes inteiro, e depois falam das autonomias 😀

          • Yamahia says:

            Os 14kms é a pé ou de bicicleta @Toni. E não é de agora, é desde sempre que se comenta este assunto.
            Andas distraído.

          • Toni da Adega says:

            Eu trabalhando a 7km iria a correr ou de Bike.
            Fiz isso durante anos, demorava menos tempo que ir de carro.

          • Realista says:

            Ou seja, nem anda com o carro para não pagar o gasóleo LOLOL

            E isto a €1,2/L e com consumos de 2L/100km

            xD para que diz que não tem tempo a perder na estrada…

          • Yamahia says:

            @Realista estou como o Toni. Mas não vou a correr. Qd estou com tempo vou a pé. Qd estou com pressa levo a bicla.
            E não sendo mais rápido na teoria, por x’s acaba por ser e dá menos chatisse.

          • JL says:

            Então nunca vai a pé, já que a malta que usa carros a combustão nunca tem tempo.

            Boa desculpa.

      • Realista says:

        E a fazer 80.000km por ano tem de ir ao mecânico para 8 vezes por ano no mínimo…

        • Toni da Adega says:

          Estou a fazer contas fazer revisao a cada 20.000km

          • Yamahia says:

            A minha menina faz de 30 em 30 mil kms ou 2anos long life (em situações muito severas, tipo muita cidade e muito redline, o sistema reduz automaticamente o intervalo) e pouco depois a Opel (salvo erro) apareceu com um sistema que era de 50 em 50.

  9. Rodrigo says:

    O futuro é eléctrico não tenho dúvidas disso e todas estas inovações vão nesse sentido até na inovação das baterias.

    Agora se o Trump desregular um pouco as limitações “ecológicas” com uma conjuntura de a Rússia acabar em guerra e se preparar para inundar a Europa com gás e petróleo a metade ou a um terço do preço podem crer que o Eléctrico fica para segundo plano.
    A Alemanha está completamente as aranhas no que fazer pois nunca viu assim a sua economia de rastos a não ser na segunda guerra mundial, ou acham que o Chanceler Alemão (Olaf Scholz) quebrou o pacto da UE não falar com Putin porquê?

    Porque mal a guerra acabe a Alemanha quer estar na linha da frente a vender Carros aos Russos e a comprar energia barata.

    • Yamahia says:

      Construir novos Nord Stream vai levar tempo.
      Caso não tenhas reparado, o amigo americano patrocinador de elektros mandou rebentar com aquilo tudo.

    • Manuel da Rocha says:

      Não será.
      GPL – 1998 “90% dos carros irão usar GPL, por ser 33% do preço e fazer mais quilómetros”. Nunca passaram dos 4%.
      Agora é a mesma coisa “100% vão ser carros eléctricos e custam menos que os fósseis.” Entretanto as vendas já estão a perder força, pois quem vive em apartamentos, perde 25 dias a carregar o carro, sendo que a rede eléctrica irá precisar de 500000 milhões de euros (e 20 a 30 anos) a ser remodelada para isso.

  10. freakonaleash says:

    O realista já leu bem a citação do artigo ou vai mandar o link do INE para a GALP?

  11. B@rão+Vermelho says:

    A ideia é boa, o problema é estarmos em Portugal, qual vai ser o preço do carregamento, a Galp até é conhecida por gostar de ajudar os tugas.

  12. J. Ferrolho says:

    Olha isso é um ideia cheio de esperteza e para mim era ouro. Na minha cidade ha 3 carregadores, sendo 2 junto a camara e outro sempre ocupado pelos uber e taxistas. E eu do meu 5 andar só de mandar uma linha elétrica da varanda. Venha isso Galp.

  13. Joao M. says:

    Como é que este conceito (que acho muito boa) é afectado pela ideia fantástica que municipios tiveram de apenas ter 1 em cada 2 postes de iluminação a funcionar – para “poupar energia”? Não é isto uma contradição?

    Está a infraestrutura preparada para aguentar, na mesma linha de postes, carros EV a carregar (carregamento lento, claro). A pergunta deve-se ao facto de que normalmente começarmos a construir casas pelo telhado.. Os responsáveis por este projecto de certeza que já devem ter tido isto em conta mas por vezes entre os reponsáveis tecnicos e a execução está um politico (em campanha eleitoral) a tentar acelerar o processo e, depois, dá azar.

    • Toni da Adega says:

      ” ter 1 em cada 2 postes de iluminação a funcionar – para “poupar energia”? Não é isto uma contradição?”
      Nao vejo onde está a contradição. “poupar energia” significa cortar custo com electricidade.
      Se os carregamentos são pagos pelos utilizadores, o “poupar energia” não entra na equação

      • B@rão+Vermelho says:

        Assim quem vai colocar o carro a carregar vai pagar o carregamento e a luz do poste, se não o poste tem à mesma a luz acesa e paga a autarquia, se assim for sim há efetivamente uma poupança.
        PS não sei se é assim que vai funcionar a coisa mas é a forma que eu entendo a poupança de que se fala.

      • Joao M. says:

        TOni, pelo que percebi – na altura que se começou a implementar essa medida, a justificação varia:
        – uns diziam claramente que seria para uma poupança na fatura anual – em que alguma autarquias desligavam as luzes em horarios especificos como entre a 1h e as 5h.
        – outros já elevavam questões ambientais ou de poluição luminosa . É nestes casos que o tema se poderá tornar uma contradição.

        • Toni da Adega says:

          Não vejo a contradição. O Poste não necessita de estar acesso para se carregar, a questao da poluição luminosa faz sentido. E continuam a poupar por estar menos tempo ligado.

  14. zaorapk says:

    Boa sorte neste inverno. Apagão brevemente.

  15. PTO says:

    E carregam a quantos kW?

    • Manuel da Rocha says:

      Se não mudarem as redes, a maioria dos postes, de Lisboa e margem sul do Tejo, já usam 5kwh. Supostamente aguentam até 15kwh. Falta é saber se 3 carros forem carregar, na mesma rua, se não ficam 150 casas, sem electricidade por 12 horas…

      • JL says:

        Como não sabe usar as unidades vamos assumir que nem sabe o que está a dizer, então se os postos aguentam 15 kW, as casas estão ligadas a esses postes de iluminação ?

      • PTO says:

        @Manuel da Rocha

        Se isso fosse realmente implementado de forma generalizada, o que duvido porque depois mete-se toda a burocracia e interesses das câmaras municipais, até poderia ser uma solução viável (dependendo dos preços praticados) para eu poder comprar um EV em vez de um HEV, considerando que não tenho como carregar em casa (tenho um condomínio complicado).

        Não sei é se não iriamos assistir ao nascimento de um novo tipo de furto, o de cabos de carregmento de EV’s pois suponho (admito que não sei) que os cabos de carregamento é só puxar e desaparecer com eles.

        • JL says:

          Condominio complicado não é problema, a lei está do lado do utilizador que quer instalar o seu ponto de carga.

          Não, tem de os cortar, os carros e os postos trancam os cabos.

          • Yamahia says:

            E cortam. O que não falta por aí são postos inoperacional pq gamaram os cabos.

          • JL says:

            O que falta são esses, já que casos desses são raros.

          • PTO says:

            @JL
            Consegue-me indicar onde posso consultar essa legislação? O que me foi transmitido pela administração do condomínio foi que a ser necessário obras para a instalação do posto de carga teria de existir consenso total dos outros condóminos, algo que eu já sei que não existiria.

          • JL says:

            Aqui:

            https: //www.uve.pt/page/instalacao-posto-de-carregamento-num-condominio/

            Pois, mas eles estão errados.

          • Realista says:

            @PTO:

            https ://www.deco.proteste.pt/sustentabilidade/artigo/condominio-e-carro-eletrico-resposta-as-duvidas-mais-frequentes

  16. Vitolas says:

    O mais engraçado é que em muitas ruas desligam metade ou mais dos postes de iluminação para poupar na eletricidade, e muitas das vezes em ruas bem movimentadas, depois é isto.

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