Galp transforma postes de iluminação pública em carregadores de veículos elétricos
Não é propriamente uma novidade tecnológica, como já falámos no assunto. Contudo, a medida é muito interessante e poderá, em muitas localidades, ser a solução ideal para o carregamento dos veículos elétricos (VE) no meio urbano. A Galp dá assim uma nova utilidade aos postes de iluminação pública: carregadores de VE.
Postes de iluminação poderão ser carregadores para os carros elétricos
A Galp está a avançar em Portugal com a instalação e disponibilização de um sistema de carregamento de veículos elétricos em postes de iluminação pública. Segundo a empresa, este projeto visa ampliar a rede de carregamento de veículos elétricos em ambiente urbano tornando-a mais conveniente e acessível.
À imagem de outros países, a Galp quer aproveitar a infraestrutura de iluminação pública. Este projeto contribui também para reduzir o tempo e o custo de instalação de novos pontos de carregamento lento, mitigando a necessidade de novas adições de potência à rede e reduzindo a ocupação de espaço adicional nos passeios públicos.
Esta é uma necessidade premente nos grandes centros urbanos. Nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, por exemplo, mais de metade dos alojamentos familiares não têm estacionamento ou garagem, o que significa que a resposta de pontos de carregamento terá de ser dada pela rede pública através de soluções como esta.
Afirma João Diogo Marques da Silva, administrador executivo da Galp com o pelouro da área Comercial.
Além dos pontos já em operação no bairro do Junqueiro, em Carcavelos, e na antiga Refinaria de Matosinhos, a Galp está a trabalhar para a disponibilização de pontos de carregamento para veículos elétricos assentes nesta tecnologia noutros pontos do país.
O projeto está também alinhado com o objetivo de expansão da rede de pontos de carregamento elétrico operada pela empresa, a maior do país, que conta atualmente com mais de 5.500 pontos instalados.
Vantagens:
- Uso da infraestrutura existente:
- Aproveita postes e a ligação elétrica já disponível.
- Reduz os custos de implantação comparado a criar novos pontos de recarga do zero.
- Acesso amplo e democrático:
- Beneficia proprietários nas áreas urbanas onde não há espaço para carregar em casa.
- Permite a instalação em bairros residenciais e centros urbanos com alta densidade populacional.
- Sustentabilidade e eficiência:
- Os postes já são ligados a sistemas elétricos e, em muitos casos, usam energia renovável.
- Podem ser integrados com iluminação LED, reduzindo o consumo total de energia.
- Estimula a adoção de carros elétricos:
- Mais pontos de recarga aumentam a conveniência, eliminando a ansiedade de autonomia.
Fruto desta liderança, a Galp atingiu em outubro a marca de um milhão de carregamentos na sua rede de mobilidade elétrica, ultrapassando em apenas 10 meses o registo obtido em todo o ano 2023.
Descobriram a pólvora. Mas a ideia pode valer valer muita guita, independentemente de ser ou não deles. Pelo menos é útil: quem não puder carregar em casa pode carregar na rua durante a noite, com a vantagem de a carga lenta estragar menos a bateria.
Pois claro que é venha ela sendo ou nao uma ideia copia original.
Acho uma excelente medida, mas temo que o vandalismo impeça que a coisa funcione…
Camaras na minha rua ja la estao. Deixou de haver incendio nos eco pontos.
vandalismo… isso são falasas sensações. O nosso Portugal é cada vez mais seguro e se não o é, o mais certo é culpa dos “portugueses”.
Os órgãos de comunicação social não mentem; juro Joca!
Portugal está mais seguro, os portugueses é que não o sentem…
Ora aqui está uma medida de ajuda a uma parceria entre carrros eléctricos e os caninos! Os potes 3 em 1
…Nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, por exemplo, MAIS de metade dos alojamentos familiares não têm estacionamento ou garagem…
Yá, só iRrealista e o JiLó é que pensam que não.
Isso confirma a mentira que andou aqui a postar durante muito tempo, que apenas 1/5 ou 1/4 das casas em Portugal não tinha garagem.
Pelo contrário, só confirma as V/ alucinações.
Eu nunca disse que Lisboa e Porto tinham mais.
Aliás confirma contrariamente ao que tem afirmado, que os veículos elétricos afinal são bons para o interior…
Apartamentos 2772816
Vivendas unifamiliares – 993616
Há, quase, 3 vezes mais apartamentos que vivendas. E há o “pormenor” que 90% das unifamiliares são em aldeias, 60% delas desabitadas.
E depois ?
80%, para ser preciso.
Acho que é mais 95 a 99%
Pronto… E para carregar telemóveis tambem vai dar? 😀
Em Queixas já existem 2 assim.
O Twingo tem duas portas USB.
e dá para carregar com powerbank?
Sim.
E o mais prático é que anda com gasóleo, gasolina, GLP, eólico, fotovoltaico, hídrico, geotérmico ou outra qualquer fonte de energia…
… e até mesmo se o quiseres empurrar ele regenera.
Haha
Pensei que estava a responder aqui:
https://pplware.sapo.pt/motores/conhecer-as-aldeias-historicas-com-um-renault-eletrico-de-borla/
xD
Nada de novo esse projeto está em funcionamento na Europa a muito , a Galp copia e mal
Reúno unido para ser exacto
E alemanha tb ja ha.
Reino
Vou já a correr comprar um eléctrico de 40 mil euros porque a gasolina está cara!!!!
Eu vou comprar um a gasolina de 60 mil, porque a electricidade está cara. Loool
eu vou comprar um hibrido de 90k porque preciso de lugar para estacionar quando vou às compras
Eu vou comprar um a hidrogénio de €100.000 porque é o futuro.
Só nao sei como o pessoal consegue suportar um Veiculo.
A fazer em média os 200 ou 300km diários que todos afirmam fazer, juntando a isso deslocacoes de fim de semana e férias. Estamos a falar de 80.000 a 100.000 por ano
Um veiculo a gasolina que seja económico digamos 6L/100km.
Dá um custo entre 8.000€ a 10.000€ por ano. Um Diesel a coisa já baixa um pouco
depois temos o desgaste Com isso é necessario num Ano 2 jogos de pneus 4 a 5 revisoes.
Estamos a falar de quase 12.000€ por ano ou 1.000€ por mes. Só para fazer deslocacoes diárias.
Isto assumindo os 250km diários que o pessoal afirma fazer.
“…A fazer em média os 200 ou 300km diários que todos afirmam…”
Todos?! Andas-me a estranhar ó Toni. Volto a sublinhar :
Em cidade só ando de carro para ir às compras grandes ( é a vantagem de trabalhar num raio de 7 kms de casa). 1x por semana chega. E qd vou de fds nem isso, de férias idem. Keep calm. De resto é um fds por outro em Gondizalves, Almeria Tavira, etc
Períodos de férias, qt mais fraccionados melhor, idem.
Agora andam com a conversaque só fazem 14km diarios. Menos de 100km por semana.
Todas as semanas essas contas mudam
A fazer 7km por viagem e ainda por cima num TDi imagina como deve estar o motor já que o óleo nem tem tempo para aquecer.
E nem vamos falar do estado catalisador que não regenera nem de consumos porque os carros gastam mais gasóleo enquanto estão frios…
Compram um TDI por ser mais economico (mas mais caro) e nem sequer utilizam o veiculo. Agora se entende o porque dizerem que Elektro nao compensa.
Com estes km todos um Dacia Spring anda 1 semana inteira só com 1 carga. Qualquer Elektro melhor 1 carga Dura dá para o mes inteiro, e depois falam das autonomias 😀
Os 14kms é a pé ou de bicicleta @Toni. E não é de agora, é desde sempre que se comenta este assunto.
Andas distraído.
Eu trabalhando a 7km iria a correr ou de Bike.
Fiz isso durante anos, demorava menos tempo que ir de carro.
Ou seja, nem anda com o carro para não pagar o gasóleo LOLOL
E isto a €1,2/L e com consumos de 2L/100km
xD para que diz que não tem tempo a perder na estrada…
@Realista estou como o Toni. Mas não vou a correr. Qd estou com tempo vou a pé. Qd estou com pressa levo a bicla.
E não sendo mais rápido na teoria, por x’s acaba por ser e dá menos chatisse.
Então nunca vai a pé, já que a malta que usa carros a combustão nunca tem tempo.
Boa desculpa.
E a fazer 80.000km por ano tem de ir ao mecânico para 8 vezes por ano no mínimo…
Estou a fazer contas fazer revisao a cada 20.000km
A minha menina faz de 30 em 30 mil kms ou 2anos long life (em situações muito severas, tipo muita cidade e muito redline, o sistema reduz automaticamente o intervalo) e pouco depois a Opel (salvo erro) apareceu com um sistema que era de 50 em 50.
O futuro é eléctrico não tenho dúvidas disso e todas estas inovações vão nesse sentido até na inovação das baterias.
Agora se o Trump desregular um pouco as limitações “ecológicas” com uma conjuntura de a Rússia acabar em guerra e se preparar para inundar a Europa com gás e petróleo a metade ou a um terço do preço podem crer que o Eléctrico fica para segundo plano.
A Alemanha está completamente as aranhas no que fazer pois nunca viu assim a sua economia de rastos a não ser na segunda guerra mundial, ou acham que o Chanceler Alemão (Olaf Scholz) quebrou o pacto da UE não falar com Putin porquê?
Porque mal a guerra acabe a Alemanha quer estar na linha da frente a vender Carros aos Russos e a comprar energia barata.
Construir novos Nord Stream vai levar tempo.
Caso não tenhas reparado, o amigo americano patrocinador de elektros mandou rebentar com aquilo tudo.
Nope! Consta que terá sido uma embarcação chinesa!
Não será.
GPL – 1998 “90% dos carros irão usar GPL, por ser 33% do preço e fazer mais quilómetros”. Nunca passaram dos 4%.
Agora é a mesma coisa “100% vão ser carros eléctricos e custam menos que os fósseis.” Entretanto as vendas já estão a perder força, pois quem vive em apartamentos, perde 25 dias a carregar o carro, sendo que a rede eléctrica irá precisar de 500000 milhões de euros (e 20 a 30 anos) a ser remodelada para isso.
Dos 4 % ou do 1 % ?
Como podiam 90 % usar GPL ? o GPL é um subproduto da refinação dos outros combustíveis, iam vender esses combustíveis a quem ?
Nada disso, quem vive em apartamentos perde 2 meses por cada 1 para carregar o carro.
Não são 500 000 milhões, são 500 000 000 000 000 000 000 biliões.
O realista já leu bem a citação do artigo ou vai mandar o link do INE para a GALP?
Agora o Porto e Lisboa são o país?
Se está descontente com o INE exponha o seu caso, se calhar ganha um prémio Nobel.
Leva a biciclete que eu fico com os pedais!
A ideia é boa, o problema é estarmos em Portugal, qual vai ser o preço do carregamento, a Galp até é conhecida por gostar de ajudar os tugas.
para quem tem app mundo galp e electricidade contratada na galp até parece ajudar bastante
Tb tenho é uso em viagens maiores, mas apesar de td prefiro o sistema POUPA MAIS na BP
Poupas num lado e gastas no outro, por isso é que eles têm esses requisitos.
Não há refeições grátis.
GOLPE
Olha isso é um ideia cheio de esperteza e para mim era ouro. Na minha cidade ha 3 carregadores, sendo 2 junto a camara e outro sempre ocupado pelos uber e taxistas. E eu do meu 5 andar só de mandar uma linha elétrica da varanda. Venha isso Galp.
Como é que este conceito (que acho muito boa) é afectado pela ideia fantástica que municipios tiveram de apenas ter 1 em cada 2 postes de iluminação a funcionar – para “poupar energia”? Não é isto uma contradição?
Está a infraestrutura preparada para aguentar, na mesma linha de postes, carros EV a carregar (carregamento lento, claro). A pergunta deve-se ao facto de que normalmente começarmos a construir casas pelo telhado.. Os responsáveis por este projecto de certeza que já devem ter tido isto em conta mas por vezes entre os reponsáveis tecnicos e a execução está um politico (em campanha eleitoral) a tentar acelerar o processo e, depois, dá azar.
” ter 1 em cada 2 postes de iluminação a funcionar – para “poupar energia”? Não é isto uma contradição?”
Nao vejo onde está a contradição. “poupar energia” significa cortar custo com electricidade.
Se os carregamentos são pagos pelos utilizadores, o “poupar energia” não entra na equação
Assim quem vai colocar o carro a carregar vai pagar o carregamento e a luz do poste, se não o poste tem à mesma a luz acesa e paga a autarquia, se assim for sim há efetivamente uma poupança.
PS não sei se é assim que vai funcionar a coisa mas é a forma que eu entendo a poupança de que se fala.
Carregador tem um contador independente da luz do poste. São calculos independentes
Provavelmente o dono do OPC será a autarquia e o distribuidor da energia a Galp….
Quando este pessoal descobrir que podem ter 1 carregador EV em casa de um distribuidor diferente do fornecedor da casa ……
TOni, pelo que percebi – na altura que se começou a implementar essa medida, a justificação varia:
– uns diziam claramente que seria para uma poupança na fatura anual – em que alguma autarquias desligavam as luzes em horarios especificos como entre a 1h e as 5h.
– outros já elevavam questões ambientais ou de poluição luminosa . É nestes casos que o tema se poderá tornar uma contradição.
Não vejo a contradição. O Poste não necessita de estar acesso para se carregar, a questao da poluição luminosa faz sentido. E continuam a poupar por estar menos tempo ligado.
Boa sorte neste inverno. Apagão brevemente.
Sem eletricidade também não há gasolina para ninguém…
Basta um gerador a Gasoil para termos independencia energética. Barato e nao estamos dependentes de ninguem
Então, teve problemas no ultimo inverno ? isto devido a ter um ve ?
E carregam a quantos kW?
Se não mudarem as redes, a maioria dos postes, de Lisboa e margem sul do Tejo, já usam 5kwh. Supostamente aguentam até 15kwh. Falta é saber se 3 carros forem carregar, na mesma rua, se não ficam 150 casas, sem electricidade por 12 horas…
Como não sabe usar as unidades vamos assumir que nem sabe o que está a dizer, então se os postos aguentam 15 kW, as casas estão ligadas a esses postes de iluminação ?
@Manuel da Rocha
Se isso fosse realmente implementado de forma generalizada, o que duvido porque depois mete-se toda a burocracia e interesses das câmaras municipais, até poderia ser uma solução viável (dependendo dos preços praticados) para eu poder comprar um EV em vez de um HEV, considerando que não tenho como carregar em casa (tenho um condomínio complicado).
Não sei é se não iriamos assistir ao nascimento de um novo tipo de furto, o de cabos de carregmento de EV’s pois suponho (admito que não sei) que os cabos de carregamento é só puxar e desaparecer com eles.
Condominio complicado não é problema, a lei está do lado do utilizador que quer instalar o seu ponto de carga.
Não, tem de os cortar, os carros e os postos trancam os cabos.
E cortam. O que não falta por aí são postos inoperacional pq gamaram os cabos.
O que falta são esses, já que casos desses são raros.
@JL
Consegue-me indicar onde posso consultar essa legislação? O que me foi transmitido pela administração do condomínio foi que a ser necessário obras para a instalação do posto de carga teria de existir consenso total dos outros condóminos, algo que eu já sei que não existiria.
Aqui:
https: //www.uve.pt/page/instalacao-posto-de-carregamento-num-condominio/
Pois, mas eles estão errados.
@PTO:
https ://www.deco.proteste.pt/sustentabilidade/artigo/condominio-e-carro-eletrico-resposta-as-duvidas-mais-frequentes
O mais engraçado é que em muitas ruas desligam metade ou mais dos postes de iluminação para poupar na eletricidade, e muitas das vezes em ruas bem movimentadas, depois é isto.
Não entendi o que uma coisa tem a ver com outra…
Em casa, se desligares a luz do teto, desligas o frigorífico? xD