Ford vai vender e entregar os seus carros com chips em falta para cumprir encomendas
A falta de chips tem trazido problemas a várias áreas da indústria. Os fabricantes de automóveis têm sido dos principais visados, com as entregas a atrasarem-se cada vez mais. A Ford parece ter agora tomado uma medida para contornar este problema.
Do que está a ser revelado, a Ford vai passar a enviar os seus carros para os clientes com chips em falta para cumprir encomendas. Desta forma alivia o seu problema.
A decisão da Ford parece ser puramente prática, para conseguir satisfazer muitos dos seus clientes que estão a aguardar as entregas. Já no passado a marca tinha tomado a opção de enviar os seus carros parcialmente terminados e impossíveis de serem conduzidos.
Isto levou a que os parques dos seus concessionários acabassem cheios e as entregas tenham abrandado. A opção agora é colocar os elementos essenciais e apenas deixar de fora os chips que controlam sistemas de climatização e outros não essenciais.
This is a joke. @Ford hasn’t done a single thing they have said and this proves it. My bronco is sitting in a parking lot at their plant waiting for “chips” yet exact make and models are built and shipped everyday. Not doing much to get me my vehicle. pic.twitter.com/u8v6svniVC
— David Mostoller (@DavidMostoller) March 13, 2022
Naturalmente que os elementos em falta não vão ficar eternamente neste estado de montagem incompleta. A Ford compromete-se a enviar os chips no prazo máximo de um ano, para serem depois montados nos carros dos clientes nos stands da marca.
Esta poderá ser uma decisão global, mas não existe nenhuma informação sobre quais os modelos afetados e nem quais os sistemas que vão ser com esta decisão. Certamente em breve a Ford deverá dar mais informação aos seus clientes sobre esta mudança.
Com esta alteração simples, ainda que com prejuízo para os clientes, a Ford consegue libertar espaço nos seus parques. Ao mesmo tempo, dá aos seus clientes o acesso aos carros que esperam há vários meses, onde apenas faltam alguns componentes.
A decisão da Ford não foge do que outras marcas já fizeram antes, para resolver este mesmo problema. A Tesla já enviou os seus carros sem portas USB e outras fizeram o mesmo, para suprir a falta de chips, que tarda em ser resolvida.
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Fonte: Automotive News
E pagam o mesmo por algo que não podem usufruir, pelo menos de momento?
E quem compra carros novos agora, leva com peças de refugo, tudo do pior.
Já se começava era a construir fábricas de chips e outros componentes essenciais na Europa e EUA não?! Ainda não se aprendeu nada com a dependência face ao oriente….
Já estão a fazer, mas ainda não será este ano que nos vamos livrar da excessiva dependência da china. Foram muitos anos a deslocalizar a produção.
Uma chip foundry pode demorar uma década até estar a funcionar em pleno e dependem muito de recursos hídricos.
Nem mais e 10 anos é bom!
Seria sinal que estão a avançar confiantes nestas fases iniciais de decisões.
Não é mais fácil pesquisar que fazer achismo barato ?
https: //www.dinheirovivo.pt/empresas/bosch-da-passo-importante-ao-abrir-fabrica-dos-do-chips-do-futuro-em-dresden-13437204.html
É para ver se acabam com esta treta de carros cheios de electrónica
No fundo a maior parte da eletrónica não se reflete no objetivo principal de qualquer carro que é transportar pessoas.
claro que não, até porque para mim ir num carro sem tecnologia para proteger os ocupantes é só,tipo, uma cena que não é necessária…
Não mistures as coisas.
Uma coisa é segurança activa e passiva, outra é merdices como escolher entre 32M de cores para os leds interiores, piscas que se movem, lampadas LED que conseguem projectar imagens no chão, botões capacitativos, keyless, bancos aquecidos e de ajuste electrico, infotainment, etc etc etc
Ecrãs táteis, Apps que não se podem usar quando o carro está em andamento, e uma quantidade enorme de funcionalidades que não deixam de ser interessantes, mas no fundo nem contribuem para a condução do carro nem para a segurança do mesmo.
Não são os chips que salvam as pessoas.
Os primeiros Airbags eram de ativação mecânica, e funcionavam muito bem.
Nem me lembrava disso, verdade..
Com certeza seriam muito mais fáceis de reparar tb 🙂
Funcionavam muito mal diz você, bastava dar um encosto no pára choques e lá iam 5 mil euros em airbags para nada.
Não sejam velhos do restelo.
Oficialmente a marca ainda não disse nada. Pode ser especulação de mercado.
Independentemente dos vossos comentários. É muito mau para uma marca entregar os seus carros incompletos aos clientes. Daqui a pouco vão entregar os carros sem a centralina e os clientes deixam os carros estacionados na garagem.
É a mesma coisa que comprarem uma casa e o empreiteiro vos entregar a casa sem as louças das casas de banho. Vão cagar à mata?!