Ford vai construir uma das maiores fábricas de baterias para veículos elétricos da Europa
Os carros elétricos vão aparecer em maior quantidade, em vários formatos, com maior autonomia e cada vez mais baratos. Tudo porque este mercado está a crescer e há uma forte aposta dos utilizadores nos elétricos. Como tal, Ford vai construir uma das maiores fábricas de baterias para veículos elétricos da Europa.
A fábrica será na Turquia e será em conjunto com duas outras empresas.
Ford terá uma das maiores fábricas de baterias do mundo
A Ford chegou a um acordo de princípio com a SK On e a Koç Holding para criar uma empresa comum na Turquia que fabricará baterias para veículos elétricos comerciais e deverá ter uma capacidade de até 65 gigawatts-hora (GW/h).
De acordo com a empresa americana, a unidade de produção da joint venture estará localizada perto de Ankara e fabricará células de níquel NMC para montagem em módulos de bateria para veículos elétricos comerciais.
A nova unidade de fabrico de baterias deverá iniciar a produção em meados da década e as três empresas estimam que a capacidade de produção anual se situará entre 30 e 45 GW/h.
Aposta nas baterias para comerciais elétricos
As três empresas que serão parceiras neste projeto conjunto indicaram que o fabrico de baterias servirá para impulsionar as operações de veículos comerciais da Ford na Europa, bem como para reduzir os custos de energia.
Com o acordo ainda a ser ultimado entre as três partes, o presidente da Ford Europa, Stuart Rowley, disse que a sua empresa continua a tomar medidas para acelerar e liderar a revolução da eletrificação.
Rowley disse que a parceria também servirá para aumentar a força da Ford como "marca de veículos comerciais líder na Europa", o que será ajudado pelos novos serviços e negócios de distribuição oferecidos pela divisão Ford Pro.
Esta futura empresa conjunta de baterias é um primeiro exemplo de como estamos a prosseguir colaborações estratégicas para reforçar o nosso negócio.
Disse o executivo, que observou que estão previstos mais anúncios ligados à eletrificação e à sua divisão de veículos comerciais.
A Ford anunciou também que irá tomar posse da fábrica de Craiova (Roménia), uma joint venture entre a Ford Motor Company e a Koç Holding, onde a partir de 2024 irá montar versões totalmente elétricas do Puma e dos seus modelos comerciais Transit Courier e Tourneo Courier para a Europa.
Este artigo tem mais de um ano
“…fabricará células de níquel NMC” , NMC?
Sério?
NMC and its derivatives are widely used in the electrification of transport, one of the main technologies (combined with renewable energy) for reducing greenhouse gas emissions from vehicles.
Sim, mas hoje em dia só a Toyota ainda usa esse tipo de baterias nos híbridos (e cada vez menos).
Agora se a Ford e parceiros querem montar uma fábrica de 30 a 45 GW/h para esse tipo de baterias que está em desuso, bem eles lá sabem…
Pois…
Nop, NMC é a química usada nas baterias de ions de litio que equipam os carros, ou a maioria deles, só a tesla usa outra que é NCA, ions de lítio não indica a quimica, mas sim o modo de funcionamento.
A toyota e outros híbridos usam NiMh, nada tem a ver com NMC.
“The battery chemistry will be SK On’s high-nickel NCM (nickel, cobalt, manganese) lithium-ion type.” in https://insideevs.com/news/573293/ford-sk-battery-jv-turkey/