Ford admite que o objetivo de ser 100% elétrica até 2030 era “demasiado ambicioso”
A euforia elétrica parece estar, aos poucos, a desaparecer, com algumas empresas a perceberem a sua inviabilidade no médio prazo que estipularam. Uma delas é a Ford, que reforça que o seu objetivo de ser uma marca totalmente elétrica, na Europa, até 2030, era "demasiado ambicioso".
É a ambição das empresas que as faz evoluir e crescer. No entanto, o crescimento tem de acontecer "com conta, peso e medida", priorizando objetivos realistas. Aparentemente, ser uma marca 100% elétrica não está, tão cedo quanto planeado, ao alcance da Ford.
Afinal, Marin Gjaja, diretor de operações da divisão de eletrificação do Modelo E da Ford, revelou que o plano para se tornar totalmente elétrica até 2030, na Europa, era "demasiado ambicioso", pelo que a empresa continuará a oferecer uma gama de híbridos, tendo em conta a fraca aceitação dos veículos elétricos.
Penso que os clientes votaram e disseram-nos que era demasiado ambicioso, é o que eu diria - e penso que todos na indústria descobriram isso da pior forma. Também diria que a realidade tem uma forma de nos fazer ajustar os nossos planos.
Explicou o responsável pelos carros elétricos da Ford. A empresa já havia, de facto, partilhado que poderia continuar a vender automóveis com motor de combustão após 2030, se os compradores o desejassem.
Conforme partilhado com a Autocar, a empresa já não está a planear deixar de vender carros a combustão na Europa, nos próximos seis anos, como anunciou que faria em 2021, devido à "incerteza" em torno da procura e da legislação dos elétricos.
Penso que não podemos ir "all in" em nada até que os nossos clientes decidam que estão "all in", e isso está a acontecer a ritmos diferentes em todo o mundo.
Disse Marin Gjaja, explicando que "não achamos que ser totalmente elétrico até 2030 seja uma boa escolha para o nosso negócio ou, especialmente, para os nossos clientes".
Na perspetiva de Marin Gjaja, manter uma oferta flexível de grupos motopropulsores é crucial e a nova plataforma "multi-energia" atualmente em desenvolvimento para automóveis europeus será vital para garantir que a Ford mantém a sua posição no mercado europeu de automóveis convencionais.
Estamos todos empenhados em competir agressivamente, quer se trate de um motor a combustão puro, de um veículo elétrico a bateria puro ou de híbridos intermédios, porque o que vemos é que os clientes querem ter a liberdade de escolher o grupo motopropulsor certo e o veículo certo para o seu caso de utilização.
Segundo Gjaja, definir uma estratégia de investimento no contexto de mercado atual é difícil, porque não é claro quando é que a procura real de automóveis elétricos estará em conformidade com o quadro legislativo e regulamentar que os rodeia.
Mais, o responsável pelos elétricos da Ford disse que "é difícil para todos nós, enquanto fabricantes, porque os investimentos não são triviais". Contudo, "neste momento, sentimos que precisamos de investir em todos eles, enquanto esperamos, fundamentalmente pela incerteza de como isto se vai desenrolar".
Apesar da incerteza, Gajaj considera que "a frota acabará por ser altamente eletrificada, talvez, em última análise, completamente eletrificada, se conseguirmos acertar nos custos das baterias e na densidade energética".
Leia também:
Claro. Ninguém quer carro elétrico.
Que informação dramática…..quem diria!
Nem têm como, tiveram anos apenas com uma oferta de modelo eléctrico, só este ano apareceram com mais 2 e todos elas com preços a roçar e acima dos 50 mil euros.
Nem a Ford nem quase nenhuma marca conseguirá esse objectivo…
Não pode deixar de haver, não pelo menos nos próximos 20 ou 30 anos, apenas é só VE!
Que haverá uma mudança? Sim
Que há uma adaptação? Sim
Que durante uma época vão coexistir ambos? E a meu ver uma longa época…
Quando a somente serem VÊ? Naaaa
Nem a Ford, nem a Toyota nem a maioria das marcas…
Mas veremos o que os peritos anunciam…
Claro que vão coexistir ambas, e durante mais algumas décadas.
Tanto que querem que ambas as que referiu assim o pronunciam, basta ler o texto deste artigo até ao fim.
Peritos ? Que peritos ?
A ford tem o Mustang Mach-E, que é mais lento que um Mustang com motor Chunga, o F-150 Lightning, Maveric e agora o Ford Capri que não é mais que um VW ID.4….
Chamar Capri àquilo é um atentado à história do automóvel!
A Ford não sabe de história ? Curioso ? É como não poderem chamar Mustang ao Mach E. Loooool
As marcas cada vez sabem menos de si próprios. Loollll
De Capri nada tem.
Lamento.É um trambolho. Um caixote. Chame-lhe o quiser, excepto Capri.
Claro que não, os carros evoluíram. Caixote bem mais bonito que o anterior.
Não diga disparates.
ID.4 =
Cupra Tavascan, Skoda Eniaq, Ford Capri, Ford Explorer… entre outros …
Algumas marcas vão conseguir atingir essa meta como por exemplo a Volvo. A Ford nem tentou.
Eu não punha as mãos no fogo, que a montanha pode vir a parir um enorme rato, estas metas foram demasiado irrealistas, as coisas tem de seguir o seu curso natural de evolução e não serem forçadas…
Os diesel com sistemas antipoluição, mais eficientes, menos poluidores, tal como os a gasolina com.sistemas de injeção, catalisadores e tudo o que os tem feito evoluir, só tiveram uma grande evolução desde que as mesmas foram forçadas ou exigidas, a grande evolução nos motores deu-se nos últimos 33 anos devido a estas normas.
33 anos? Motor F1 1988 150 litros por grande prémio 1400 hp, motor F1 2024 110kgs ≈ 140 lts por GP 900 hp, grande evolução 36 anos depois loolool
Sim, a diferença é que nessa altura abasteciam o que quisessem, agora não.
Os aspirados sim era à lagarder. Os turbos não.
Os Turbos estavam limitados a 150 lts por GP, tinham que ter mais peso, e retiraram-lhe quase metade da pressão no turbo e não mais que 1500cc. Mesmo assim paparam aquilo tudo com facilidade.
Sem mais argumentos a FIA mandou cortar a evolução pela raiz. Ou seja proibir os turbos pq quero posso e mando. Por outras palavras cortou a evolução!
Errado, desde já muito tempo que não podem haver reabastecimentos e a capacidade máxima é 110 litros.
A evolução continua, a das pessoas é que parece que não.
https://en.m.wikipedia.org/wiki/History_of_Formula_One_regulations
Os turbos que estou a falar tbm não podiam reabastecer e os aspirados tbm não, simplesmente podiam montar um depósito sem restrições de litros:
https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrbVJ3RcLFig2NsopNg
Tanto não podiam que estão aí as regras bem explícitas.
Meu caro. Vc anda todo baralhado.
F1 turbo 1500cc de 1988 150 litros para 1400hp. Novamente:
https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrbVJ3RcLFig2NsopNg
F1 2024 110 kgs (não são 110 lts como vc diz)
Sim o combustível passou a ser ao peso e não ao litro. ≈ 140 litros para ≈ 1000 hp
Repito, qual foi mesmo a evolução?
O que a FIA fez a partir de 1989 foi uma palhaçada, um downgrade q retirou metade do interesse às provas.
Pior só mesmo a fórmula E 😛
Tanto houve que agora usam motores mais pequenos para o mesmo.
Pelo menos a fórmula E é justa.
Como mais pequenos?
Tem algum com menos de 1500cc?
A cilindrada é que define o tamanho do motor ? Loool
Não? Então? 1500cc ocupa mais volume se 3500cc?
Diga-me onde há desse azeite que eu vou lá comprar.
Depende do número de cilindros e muita coisa à volta dele.
Agora têm menos cilindros, logo mais pequenos.
Todas tentaram @Sn.
Simplesmente a maioria já chegou à conclusão q não vale a pena. E a própria Volvo não é excepção q já está a todo o vapor rumo à hibridização..
O apregoar aos 4 ventos da electrificação total em 2030 ou já depois de amanhã pelas várias marcas foram apenas manobras de propaganda ou meras declarações de intenção, ao sabor do politicamente correcto.
Sempre foi óbvio que os consumidores das gamas médias e baixas dificilmente comprarão VE enquanto o problema da autonomia e dos carregamentos for uma enorme chatice.
E há ainda a questão de muitos dos utilizadores de VE andarem bastante desiludidos com as limitações e condicionamentos na condução, face ao rápido esgotamento da carga com um pouco mais de velocidade e por ligar o AC, só para citar as mais problemáticas.
VEs até serão bons para utilização citadina e para quem tem onde carregar. No mais é para pessoal com bolsos fundos ou nerds que acham muito bem circular 300 km numa AE à média de 100.
É isso resta acrescentar que convém que a temperatura ambiente esteja próxima dos 23⁰. Muito acima ou muito abaixo é mais um factor que vai influenciar no alcance.
Pior ficam os a combustão, qualquer temperaturazita a mais até pegam fogo por essas autoestradas.
Os elektros ardem mais!
(10x+)
Julho 2024:
https ://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/carro-pega-fogo-perto-da-rotunda-vl8-em-vila-nova-de-gaia
https ://www.dnoticias.pt/2024/7/23/413877-taxi-pegou-fogo-na-via-rapida/#
Mostra lá 20 carros elétricos a arder. E não venhas com o camião que transportava os Teslas porque isso não conta…
Não, ardem menos, aqui tem, para não andar a inventar.
https://www.honestjohn.co.uk/the-latest-car-fire-statistics/
Aí deves ter mais de 20 @Realista:
https://youtu.be/yOA7qKMcjcE?si=A0uFoWF5MRTGWBmC
@JL, é nas enre-linhas que se apanham os mentirosos.
Repito algo que já lhe tinha dito, agora encontrado n’outro sítio:
“Meanwhile, according to Bedfordshire Fire and Rescue Service, some 1898 fires in 2019 were from petrol and diesel vehicles and 54 were from EVs.”
https://www.autocar.co.uk/car-news/electric-cars/how-much-fire-risk-are-electric-vehicles
Agora vamos a contas:
Nr.: de carros no UK em 2019 : 38 milhões
Nr de carros elektros no UK em 2019 ;108.000
Nr. de incêndios em 2019 em carros a combustão:1898
Nr. de incêndios em 2019 em carros : 54
Taxa de incêndio nos combustão: 0,00499%
Taxa de incêndio nos 0,05%
Conclusão: Os BEV ardem 10,02 x’s mais que os combustão!
Então
Então leu mal as linhas e preferiu inventar, até por refere de outros números deste modo:
An additional study by that agency and an American insurer found that just 25 out of 100,000 EVs suffer fire damage.
By comparison, 1530 per 100,000 ICE cars experience fire, and hybrid vehicles suffer a much higher risk of 3475 per 100,000.”
Portanto ardem 20x menos.
Meu amigo. O único dado de fonte credível .gov é o dos bombeiros Bedfordshire Fire and Rescue Service.
Tudo o resto são entidades q de uma forma ou outra têm o rabo preso ao KKKlanElektro. Não merecem crédito.
Tenho outra fonte .gov , neste caso da China que contas feitas dá o mesmo resultado do obtido no UK, mais centésima menos centésima.
Que inclui incêndios em scooters e bicicletas, será que também incluem incêndios de scooters e bicicletas a gasolina ?
Esses nrs não incluem nada além de carros.
Tanto incluem que está no texto que você deixou por ai, e até tinha o número e marcas de carros, que nem a 200 chegavam, isto para a China.
Só falta vir dizer que a associação de seguradoras nos estados unidos e os bombeiros do mesmo país não têm números.
Ai é para o mundo todo? E eu aqui SÓ em Portugal:
https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/carro-arde-durante-madrugada-na-segunda-circular-em-lisboa?ref=Mais%20Sobre_BlocoMaisSobre
https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/tres-carros-arderam-durante-a-madrugada-em-lamego?ref=Mais%20Sobre_BlocoMaisSobre
https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/carro-em-chamas-congestiona-transito-em-valongo?ref=Mais%20Sobre_BlocoMaisSobre
https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/carro-consumido-pelas-chamas-na-a5-em-oeiras?ref=Mais%20Sobre_BlocoMaisSobre
https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/carro-consumido-por-chamas-a-saida-da-a16-em-cascais?ref=Mais%20Sobre_BlocoMaisSobre
https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/carro-destruido-por-chamas-em-vila-do-conde?ref=Mais%20Sobre_BlocoMaisSobre
https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/carro-arde-junto-a-pista-no-aeroporto-de-lisboa?ref=Mais%20Sobre_BlocoMaisSobre
LOLOLOL
Olha, mais um camião, neste caso de madeira, devem ter sido as baterias dos troncos.
https://www.facebook.com/watch/?v=983172733495585
Ó @Realista, viste por aí este caso?
Pois calculei que não. A ordem é abafar. Lá calhou o jornal regional não estar amestrado pelo KKKlelektro.
https://omirante.pt/sociedade/2024-06-24-heroi-anonimo-de-alhandra-salva-crianca-de-carro-em-chamas-9b61d711
Ena, ardeu mais um eléctrico em Portugal, isto há um mês atrás, e afinal nem chegou à bateria.
Viu mais algum órgão de comunicação a relatar a ocorrência?
Pois a questão é só essa. Esta escapou às malhas da censura do KluKluxKlanElektro. Calhou a ser no Ribatejo, se tivesse acontecido n’outra geografia ninguém saberia.
Eu vi, apareceu naquele grupo do habitual , e mais alguns.
Qual é o grupo habitual? E já agora qual foi a fonte q citaram?
Vigilantes da estrada, as fontes são as pessoas que passam nessas alturas e tiram foto, não deu já por isso.
Mas calma que houve um herói, que a abriu a porta e tirou uma criança dentro do carro. Lol
Só faltam 79, mostrei 8 noticias só em Portugal de abril a Julho. Se ardem 10x mais com certeza que achava mais noticias….
Isto aceitando um incendio que nem sequer foi na bateria.
Espaço de 3 meses @Realista?
Tens aí noticias de há um ano a esta parte. loolool.
@JL e como é q o vigilante na estrada distingue se é puro a combustão, híbrido, ou elektro?
A exemplo das notícias do @Realista tb não dizem nada. Nem sequer o modelo, qt mais a causa…
Mas voltando ao elektro inconfundível e pergunto aos 2. Pq só o jornal regional deu com a língua nos dentes?
Da mesma forma que o jornal local o identificou, não são pessoas na mesma ?
Porque está na zona dele, e é um acontecimento raro. Se postassem incêndios de todos os carros que ardem, as notícias era só carro a arder.
Ontem – centro de desmantelamento de peças:
https://www.jn.pt/7567387376/oito-carros-ardem-em-incendio-num-armazem-em-matosinhos/
Hoje: – Incêndio na Auto-Sueco
https://www.noticiasaominuto.com/pais/2606509/bombeiros-combatem-incendio-na-auto-sueco-no-porto
Será q o KluKluxKlanElektro já está a tratar de branquear a situação?
https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrbcf88nvI8jHgXMTDA
Pois, mais um a combustão que ardeu, tudo normal então.
“Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro do Porto explicou ao JN que as chamas começaram numa zona onde existem produtos inflamáveis.”
https://www.jn.pt/5167298886/explosoes-em-incendio-na-auto-sueco-na-zona-industrial-do-porto/
Foram rápidos a tentar sacudir a água do capote ahahahah
_—-_
@Realista, não há salvados elektros nos ferros-velhos?
@Yamahia não é você que diz que não se vendem carros elétricos? Portanto, pela sua lógica, nunca poderia ser um carro elétrico…
A repórter da RTP indicou que o incendio começou no parque nas traseiras da fachada principal do edifício.
Presumo que a causa tenham sido Volvos chineses lá estacionados que não estão a ter saída desde 4 de julho a esta parte!
A repórter acrescenta que nunca se viu um incêndio daquelas dimensões no Porto e em particular naquela zona.
Para mim foram sem dúvida os carros elektros os causadores da desgraça.
Para ajudar à festa, dentro do armazém tb havia baterias para carros elektros.
Disse ? Ou você inventou ?
Pois, vê-se logo que não conhece a tecnologia nem os carros. Até porque o AC afecta muito mais a autonomia num a combustão que num eléctrico.
Isso é o que você acha, porque a realidade é bem diferente. VE é para quem faz muitos KMS e está farto das limitações dos a combustão. Daí haver menos arrependidos de terem comprado a combustão do que o contrário.
Não há nenhum carro a combustão que faça ≈ metade dos kms só pq estão +38⁰ ou -10⁰.
O resto são balelas para entreter os crentes.
Nem nenhum eléctrico.
Lá agora:
MENOS DE METADE é a Tesla embuchou e reconheceu q o alcance anunciado era fake:
“fined Tesla after its cars were found to have a cold weather range as little as half what is advertised. Korean regulators required Tesla to admit publicly it had misled consumers. CEO Elon Musk and other Tesla executives did so in a statement that acknowledged “false/exaggerated advertising.” : https://milberg.com/news/tesla-ev-range-lawsuit/
Não é menos de metade, é mais de metade, mas cada um diz o que quer.
Com -10Cº todos os carros a combustão transformam-se em elétricos:
https://www.napaautopro.com/app/uploads/2019/10/engine-block-heater_1.jpg
LOLOLOL
Ou a Gás:
https://mf.b37mrtl.ru/rbthmedia/images/2019.02/original/5c5c107f15e9f948c93b14d5.jpg
Porque nem sequer andam…
@JL
“A Tesla foi multada depois que seus carros tiveram uma faixa de tempo frio, menos da metade do que é anunciado. Os reguladores coreanos exigiram que a Tesla admitisse publicamente que havia enganado os consumidores. CEO Elon Musk e outros executivos da Tesla”
Traduzido por IA 😛
Looool, só é pena não fazer o mesmo aos a combustão que anunciam 50% menos daquilo que consomem, ah, espere, já foram. Looool
@Realista
“Ou a Gás:
https://mf.b37mrtl.ru/rbthmedia/images/2019.02/original/5c5c107f15e9f948c93b14d5.jpg
Porque nem sequer andam…”
Este gajo não bate bem da marmita looolooolool
@JL já foram como se as vendas de carros de todos os tipos gl
aumentaram e os BEV baixaram????
@Yamahia:
Se fosse só esse:
https://cdn.motor1.com/images/mgl/LOYmG/s3/frozen-ford-transit-van-started-by-fire.jpg
Mas não baixaram, as que baixaram foram os diesel e gasolina.
@yamahia
Eu faço uma média de 500km por carga completa!
Mas como não costumo carregar sempre ao máximo nem descarregar demasiado… faço a volta de 350/400km por carga
Contudo… estou a ter um custo mensal, segundo a aplicação que gere os carregamentos de mais ou menos 100eur e carrego apenas e só no trabalho ou caso faça uma viagem longa, carrego em estações mais caras…
Não condeno nem critico quem goste de A ou de B… para mim, preço/consumo/potencia/versatilidade estou super satisfeito!
“Se fosse só esse:
https://cdn.motor1.com/images/mgl/LOYmG/s3/frozen-ford-transit-van-started-by-fire.jpg:”
Ai que caraças… isto não pode ser real. Tem que ser montagens looolooolool
Claro que é montagem, só se fosse tesla ou eléctrico é que não era. LOL
Se fosse elektro era igual. Qual é o estúpido que vai aquecer o carro em cima de uma fogueira? Estas imagens só podem ser fake mas não deixam de ter a sua piada looolooolool
A um eléctrico era ser estúpido sim, agora a um a combustão, até a própria nome deles assim o indica, eles só estão a fazer combustão externa, porque uma fogueira ambulante já eles são.
Seriam na presença de uma fonte de ignição poderosa, como é o caso de uma fogueira ou de um maçarico. Portanto ng no seu perfeito juízo iria praticar o q as imagens sugerem.
Isso deve ter sido algum ressabiado com os recentes acontecimentos em Chicaco onde simples -20⁰ deixaram a pé os users dos carros elektros loooloool
@ Realista
Há ou havia um problema nos BMW Série 1, pelo menos, nos diesel em que os mesmos incendiavam…
Aqui na minha zona, na mesma semana foram dois 120D e soube tb de um série dois! Mas esse não sei se era diesel se a gasóleo… isto foi no verão do ano passado! Atenção que não sei o ano dos carros!
O que não falta são recalls todos os anos por riscos de incêndio em todas as marcas, mas só a Tesla é que têm direito a publicidade…
https://www.reuters.com/business/autos-transportation/bmw-recalling-917000-us-vehicles-over-engine-fire-concerns-2022-03-09/
The new recall was prompted by a series of fire reports in BMW vehicles previously recalled that had been repaired. BMW said its investigation showed supplier production issues could lead to PCV valve heater damage in the field.
Exacto…
Mercedes eléctricos e não eléctricos tb já vi uns quantos…
VW só vi um em chamas… EV
E vi um velhinho AlfaRomeu
Mas enfim… tesla só é falado pelo mediatismo que o Musk nos habituou…
Bem ou mal o importante é falar…
Contudo acho que, para já, a Tesla é o que melhor gere as baterias…. Tem melhor sistema info entertainment, e o mais prático e simples de usar….
O consumidor procura no máximo veículos híbridos as marcas têm que dar o que mercado quer. O BEV exige uma rede de carregamentos difícil de implementar até na UE
Tudo é difícil de implementar… na Europa!
Até os Russos entrarem no mercado dos carregamentos eléctricos e irão ver estações eléctricas até dizer chega!
Mudar mentalidades e modos de vida em muito difícil… leva décadas…
E até acho que já se conseguiu muito em tão pouco tempo!
Mas chegará a um ponto que só obrigando é que se chega lá!
Contudo, não acho que se queira acabar com os veículos de combustão! Apenas acho que devemos e podemos viver muito bem com ambas as tecnologias e usar a que melhor se adequa!
O que é difícil de conviver é com velhos do Restelo e aqueles que dizem que o Mundo vai acabar no ano 2000! Tudo é uma conspiração!
As pessoas não estão dispostas a sentar o rabo num posto de transformação electrica com rodas.
E estão dispostos a sentar o rabo num posto de transformação de calor ?
As pessoas até estão dispostas a andar com um bidão de gasolina no meio das pernas…
Para que a gasolina (combustível)pegue fogo é preciso uma fonte de ignição muito forte e muito O2 (comburente). Este quadro raramente está presente em simultâneo nos 3 vectores essenciais a não ser com fogo posto, incêndios florestais ou urbanos etc.
O gasóleo ainda é pior pode estar lá com com uma cxa de fósforos meia tarde q gastam-se os fósforos
e aquilo não pega nem por nada.
Mesmo o petróleo, às x’s quero acender a fogueira para o churrasco e aquela porr* teima em não pegar. Tenho que ir à mercearia comprar acendalhas.
Não é assim tão simples @Realista
Compra baterias e vê quanto é que precisas para lhe pegar fogo que rapidamente constatas qual o mais rápido…
Curioso, porque nenhuma dessas coisas funciona sem baterias. Lol
Parabens a todos os consumidores de carro electrico apreciadores de emoções fortes e com adrenalina se alguma vez tiverem uma passagem a terra juntam as maozinhas e os pezinhos ao tocar no lindo pópó.
O meu carro não carrega se a ficha não tiver ligação à terra.
E mesmo se tiver uma descarga elétrica, entre a parede e o carro existe o EVSE – “o chamado sabonete” – que é precisamente para proteger o carro de picos de corrente.
Não sei qual o motivo das criticas não fundamentadas, gostavas de ter um?
Nenhum carro eléctrico carrega sem terra, aliás, esse é um teste que até fazem na inspeção.
Tenha cuidado a abrir o frigorifico lá de casa, se alguma vez tiver uma passagem junta também as mãos, tal como 1001 outros equipamentos que usamos todos os dias.
Não precisa estar ligado a ficha, basta estar carregado eu ja fiquei agarrado com lume a sair das mãos e se não fossem os disjuntores da rede dispararem não sei como seria por isso não me sujeito a uma roleta russa de um carro electrico ainda ontem vi fotos de um electrico não sei a marca a passar cabos com 400 volts por dentro do banco traseiro se ao passar um buraco uma pedra um passeio tocar na bateria e provocar uma passagem assim que tocarem na chapa adeus.
Não, não viu, isso é mentira, os cabos da bateria não passam no interior do carro.
Se tocar na chapa não apanha choque nenhum, se tivesse algum conhecimento de eléctricidade ou fisica sabia que isso é impossivel.
Pois tem de ir dizer isso aos que já foram enterrados.
Então mostre lá quantos foram enterrados devido a isso ?