Falha da app da Tesla deixou utilizadores impedidos de entrar nos seus carros
Os carros da Tesla são, atualmente, dos mais completos no campo da tecnologia, em várias áreas. O seu software permite controlar muitos fatores e muitas áreas, desde o sistema de entretenimento até à própria mecânica do carro.
Com uma app para aceder, controlar parâmetros do carro e até permitir o acesso ao veículo, a gestão fica muito mais simples. O problema existe quando esta falha, como foi o caso que aconteceu há pouco, tendo deixado alguns utilizadores dos Tesla impedidos de entrar nos seus carros.
Quem usa apenas a App ficou... do lado de fora
A Tesla tem disponível uma app que permite controlar os seus carros. Aqui dentro os condutores têm acesso a um lote de opções que permitem gerir pormenores da viaturas. É de tal forma útil que permite dispensar as chaves e controlar todos os acessos.
Esta poderá ser uma dependência interessante para os utilizadores, dado que concentra ali toda a gestão. O problema está mesmo quando esta app deixa de funcionar, como aconteceu há pouco. Claro que rapidamente as queixas surgiram nas redes sociais.
Checking …
— Elon Musk (@elonmusk) November 19, 2021
Inicialmente identificado como um problema limitado aos EUA, rapidamente foi percebido que esta era uma falha global da Tesla. A sua app estava a apresentar erros e isso estava a ter impacto em muitos utilizadores espalhados pelo planeta.
Elon Musk, o homem forte da Tesla e muitas vezes o seu relações-públicas e porta-voz rapidamente reconheceu o problema. Revelou que a Tesla já estava a investigar o problema, não revelando, no entanto, qualquer causa e quando este problema estaria resolvido.
Should be coming back online now. Looks like we may have accidentally increased verbosity of network traffic.
Apologies, we will take measures to ensure this doesn’t happen again.
— Elon Musk (@elonmusk) November 20, 2021
Pouco tempo depois, e novamente através do Twitter, a Elon Musk revelou que o problema estaria resolvido. Indicou que o problema teria sido originado por terem acidentalmente aumentado o nível de detalhe do tráfego de rede. Pediu desculpa e assumiu que a Tesla vai tomar medidas para garantir que isso não aconteça novamente.
Esta é uma situação que mostra a dependência dos carros da Tesla a elementos que mesmo internos, são propensos a falhas. Uma simples interrupção da app consegue deixar os utilizadores fora dos seus carros e com problemas em mãos. Este poderia ser simplesmente resolvido com... a presença da chave.
Este artigo tem mais de um ano
Mau demais , diria mesmo assustador (seja tesla ou qualquer outra marca) que o rumo das coisas esteja a ir nesta direção… impensável ontem como hoje… que quem paga largos milhares fique assim “pendurado”.
Realmente é mau demais, quando até o CEO da empresa corre em direção aos clientes para verificar o que se passa.
É mau demais, conseguiram resolver um problema em que existem redundâncias, já não há empresas assim. LOOOOOL
Não deixa de ser um problema. 😉
Mas vá, defende lá o charlatão do Musk…
Sendo tesla não é um problema, é o FIM DO MUNDO.
É inadmissível, por mais que isso te custe.
Mas continua a ser o líder nesta que será a tendência para todas as marcas. 😉 candeia que segue na frente, ilumina duas vezes.
Para os mal informados na matéria, existe uma chave na forma de cartão RF. Ando sempre com o cartão do meu Tesla na carteira para qualquer eventualidade. Em casos como este relatado e que não me afectou, posso sempre desbloquear e bloquear o carro com o cartão basta passar no Pilar B do lado do condutor. Posso ainda ligar os sistemas do carro introduzir o PIN e seguir viagem com o cartão. Normalmente faço isto tudo sem o uso do cartão e de uma forma completamente wireless porque ando sempre com o iPhone no bolso e em 6 meses de utilização diária nunca falhou.
Então e o pára choques ainda não caiu ao passar nas poças de água? 🙂
Argumentos sem nexo. É um problema que afeta a nova e moderna forma de lidar com os veículos. Mas não deixam de ser os mais avançados e serão o futuro de outras marcas que perseguem o conceito Tesla. 😉
Nunca ouviu falar de chaves…
Ainda bem que não tenho e nem quero ter nenhum Tesla. Fica-se sempre com a sensação de que se aluga o carro ao contrário de o possuir.
O tesla tem chave sim, mas como sabe tudo o que roda à volta da tesla é normalmente um fim do mundo.
tens um tesla?
É preciso ter para saber como funciona ?
Neste caso a chave é o cartão rfid.
Mas respondendo, ainda não cheguei aos tesla, mas já cheguei aos eléctricos, falta pouco.
Informação incompleta. Todas as funções que são feitas na proximidade do carro, como abrir as portas, continuaram a funcionar pois utilizam Bluetooth.
Se tivesses apenas a app, ficavas do lado de fora, é o que diz no texto 😉
Errado. O Bluetooth continuou a funcionar logo não ficarias.
Continuou se não tivesses saído do login da sessão. Se o tivesses feito, e tornado a tentar entrar, ficavas sem app. Como aconteceu a muitos. Ao terem o problema fizeram logout e perderam o acesso ao carro.
Exacto, portanto existem redundâncias, no caso do que se passou é igual a ter a app no telefone e não ter internet por muitas e variadas razões, perto do carro a app funciona com bluetooth, ainda assim se não funcionar, tem o cartão que é a chave do carro.
Certo, como está referido, teve impacto, ao ponto de muita gente ter “reclamado” e de Musk vir explicar o problema. Foi apenas isso que foi dito. Não foi dito que ninguém ficou eternamente excluído do seu veículo.
Tesla foi a melhor compra que podia ter feito, eu não uso o tlm para a chave logo não tive qualquer problema mas nunca mais me preocupo com ir a uma bomba de gasolina pois tenho sempre o carro carregado e pronto a viajar. Simplesmente a melhor compra do ano, meu rico model 3
A melhor de muitas viaturas que já tive ao longo dos meus 54 anos.
O melhor investimento que ja fiz na compra de uma viatura e que não desvaloriza tanto como os outros carros em só perdi dinheiro.
Só dá valor quem já tem um quem ainda não tem devia informar-se melhor para ver o que perde.
Pois não tenho € e olha que ganho bem.
Não gosto de créditos e sim tenho casa e sim tenho apt em Albufeira e sim tenho Mercedes e um x1
Pois eu também ganho bem e não tenho créditos. Não tenho um apt em Albufeira mas tenho 3 moradias. Não tenho um Mercedes, mas sim 3. E um BMW. E um Model S.
Pois eu tenho um Tesla e estou contente com ele ao longo destes 2 anos e 142000km
Perdeste dinheiro nos outros carros e começaste a perder dinheiro no Tesla mal o compraste. Não é diferente em nada.
E quanto mais as baterias envelhecem mais depressa desvaloriza. Num instantinho nem metade do que pagaste vai valer.
É como o outros, quanto mais velho fica o motor, mais desvaloriza.
Então vá ver o que valem em segunda mão, alguns até mais que novos.
Cool buddy. Bom pra ti 😀
Tiago, teslas e outros veiculos eléctricos só são maus para quem não o tem.
É um fenómeno que tenho assistido.
Tens razão eu n tenho mas ainda vou pensar nisso.
O que não me agrada é ficar dependente destes pequenos detalhes.
Qual detalhe ? de ficar sem acesso ao carro estando longe dele ?
Que palhaçada…
Falta informar que apesar da App a Tesla recomenda andar sempre com a chave rf
Recomenda, mas muitas pessoas não o fazem.
Olha aqui um testemunho de um condutor português:
“[…]isto aconteceu comigo recentemente – mais precisamente depois da atualização do software. Fui até à Câmara da Amadora, estacionei, e para voltar não conseguia abrir o Tesla, que me pediu que passasse o cartão no leitor. Sorte minha tinha dado um cartão ao meu pai, que mo veio trazer. Removi e voltei a adicionar o meu telemóvel como chave, assunto resolvido.[…]
Funções que usam Bluetooth continuaram a funcionar. Como a abertura de portas.
Continuou se não tivesses saído do login da sessão. Se o tivesses feito, e tornado a tentar entrar, ficavas sem app. Como aconteceu a muitos. Ao verem o problema fizeram logout e perderam o acesso ao carro.
Não diz nada disso no artigo, apenas diz que quem tinha apenas a app ficou de fora, o que é mentira. Quem tinha apenas a app e fez logout da sessão ficou de fora. Logo o artigo está incompleto como tinha referido no meu primeiro comentário.
Não diz isso não, diz que ALGUNS utilizadores ficaram de fora. E diz que foi uma falha na ligação aos serviços da empresa.
E mais, explica exatamente o que se passou e quem sabe como funciona o sistema sabe que se fizerem logout deixam de ter acesso ao carro, porque deixaram de poder fazer login.
Tudo o que está descrito no texto está correto e é factual.
Não foram alguns, foram os que fizeram logout.
E então, foram muitos?
Mentira. Tive esse erro e tive sempre acesso ao veículo. Desinformação
Calma, não estejas distraído, porque é explicado que a dependência da app é que pode causar este problema. Se estivesses longe de casa apenas e apenas tivesses a app, ficavas do lado de fora. Por isso, não inventem 😉 leiam só o que está escrito.
Bom fim de semana.
Errado. O que não funcionou foi o acesso aos servidores. As funções que dependem do Bluetooth como abrir as portas, apitar etc continuaram a funcionar.
Mentira. Muitos ficaram de fora porque fizeram logout e não resolveu. Depois não conseguiram entrar na app novamente e ficaram sem poder abrir os carros.
Então onde está a mentira no que eu disse?
Está quando disse que o que eu disse estava errado. E é mentira, o que eu disse está correto.
Houve utilizadores que não conseguiram entrar nos carros.
“ Se estivesses longe de casa apenas e apenas tivesses a app, ficavas do lado de fora. ” isto está errado e foi o que o Vitor disse. Assuma o erro e corrija o texto, quem apenas tinha a app e fez logout ficou sem acesso.
Isso está certo e foi o que aconteceu. Alguns estavam longe de casa, fizeram logout é como estavam longe de casa não tinham como entrar no carro. Admite que não conheces como funciona a App. Estás errado.
“ Esta é uma situação que mostra a dependência dos carros da Tesla a elementos que mesmo internos, são propensos a falhas. Uma simples interrupção da app consegue deixar os utilizadores fora dos seus carros e com problemas em mãos. Este poderia ser simplesmente resolvido com… a presença da chave.”
Vitor acho que este parágrafo diz tudo. Completamente falso o que está aí escrito.
A presença da chave é sempre recomendada.
Este artigo quer fazer parecer que a malta não conseguia entrar nos carros, a começar pelo título e acabando nesse parágrafo, deviam emendar tudo e assumir o erro.
Acham mesmo que se estiverem numa zona sem rede não conseguem entrar no carro?
O problema existiu apesar de não ser catastrófico, como está explicado no artigo.
Depois, quem fez logout na app ficou de facto fora do carro, pois não conseguiu mais fazer login.
Há muitos testemunhos disso. Como viram o erro, fizeram logout para tentar resolver e perderam o acesso ao carro. Por isso não existe qualquer erro no título, apenas não leste tudo (como é o costume).
O que esta escrito esta factualmente errado. Assumam mas é o erro da parvoice que escreveram. Ninguém ficou de fora independentemente de terem consigo o cartao ou nao.
Não não está, por muito que te custe, aliás, podes ler na imprensa internacional o mesmo “Tesla’s app server went down a few hours ago, leading to a worldwide app outage that left owners unable to connect to their cars. For those who’ve been mostly dependent on their phones instead of their keycards, that means being locked out of their vehicles.”
Portanto, está correta a informação, mesmo que os meninos nos fóruns do Facebook da marca berrem muito e façam birrinhas.
Aliás até nesses fóruns tem utilizadores a dizerem que já se depararam com esse problema.
“[…]Não querendo defender a Pplware (nem os conhecia), isto aconteceu comigo recentemente – mais precisamente depois da atualização do software. Fui até à Câmara da Amadora, estacionei, e para voltar não conseguia abrir o Tesla, que me pediu que passasse o cartão no leitor. Sorte minha tinha dado um cartão ao meu pai, que mo veio trazer. Removi e voltei a adicionar o meu telemóvel como chave, assunto resolvido.[…]
Portanto, corretíssimo o artigo. Até com exemplos dos próprios utilizadores em Portugal.
Essa experiência é uma, no grupo de facebook da vossa página também encontrei este relato:
“Completamente falso. Eu tive o erro e não tive problema nenhum em entrar no carro. A aplicação não comunicava com os servidores da tesla. Nunca deixou de comunicar com o carro. Façam fact check às vossas publicações…”
“A Tesla está 10 anos avançada”, pois…
Lá está você. Sim, é verdade. Nos elétricos a Teslas vai muito à frente.
A distância cada vez é menor, mas os outros ainda têm que pedalar para recuperar o tempo perdido em que assobiaram para o lado. Mas muitos construtores estão no bom caminho, o que é bom para os consumidores.
SEC21 que ignorância de espírito ainda
Nada como um carro com fechadura nas portas e com chave normal e comando à distância.
Se acabarem as pilhas usa-se a chave e entra-se no carro.
Estas paneleirices de cartões wireless e apps são tudo coisas boas para situações como esta do artigo… ou pior, são boas para gamar o carro sem ligação direta e sem sequer ter de estroncar a porta ou partir um vidro.
LOOOOL
isso, como já referido acima, não é problema – o cartão resolve. O problema será quando alguém maliciosamente entrar ON AIR nos carros ou no sistema principal de uma marca e os ponha todos sem possível controle humano. Eu nunca comprarei um carro em que qualquer alteração do software não dependa da minha permissão com autenticação, pelo menos, de dois passos
Então pode comprar este porque além da chave que é um cartão RFID, ou seja, só funciona 2 cm da da fechada, evitando aquilo que fazem em outros carros com chaves que trabalham até dezenas de metros, o carro pede-lhe um código tipo PIN para o poder meter a trabalhar.
É tão seguro que não se ouve falar em roubo destes modelos, à excessão do model S e X que usavam outro sistema.