Fabricantes voltam a avisar que a UE não pode forçar a mobilidade elétrica
Entre outras metas, a União Europeia (UE) definiu que, até 2035, as emissões provenientes de veículos deverão ser nulas. Mais uma vez, numa carta, as fabricantes europeias alertaram o executivo para a inviabilidade deste objetivo.
Numa carta enviada à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o diretor-executivo da Mercedes-Benz, Ola Kaellenius, e o diretor-executivo de motopropulsores e chassis da Schaeffler, Matthias Zink, afirmaram estar empenhados em alcançar a meta de zero emissões líquidas da UE para 2050.
No entanto, reforçaram que as fabricantes europeias enfrentam, atualmente, várias barreiras ao cumprimento de uma meta tão ambiciosa:
- Dependência quase total da Ásia para baterias;
- Infraestrutura de carregamento desigual;
- Custos de produção mais altos;
- Taxas impostas pelos Estados Unidos.
Na perspetiva dos executivos, a UE precisava de ir além das metas para veículos novos, como reduções de 55% nas emissões de CO2 relativamente aos níveis de 2021 para carros e 50% para carrinhas até 2030, e 100% para ambos até 2035.
Cumprir as rígidas metas de CO2 para carros e carrinhas para 2030 e 2035 é, no mundo atual, simplesmente inviável.
Escreveram os executivos, conforme citado pela Reuters, alertando que obrigações legais e penalidades, aplicadas às fabricantes e aos clientes, não vão impulsionar a transição da mobilidade que a UE pretende.
Carros elétricos não podem ser a única solução
Embora acreditem que "os veículos elétricos liderarão a mudança", "deve haver espaço para híbridos (plug-in), extensores de autonomia, veículos com motores de combustão interna altamente eficientes, hidrogénio e combustíveis descarbonizados".
Segundo eles, além disso, a regulamentação de CO2 para camiões pesados e autocarros deve, também, ser revista.
Em março, Ursula von der Leyen afirmou que a UE iria dar três anos às fabricantes de automóveis para atingirem os objetivos de emissões de dióxido de carbono inicialmente estabelecidos para este ano de 2025.
Entretanto, no dia 12 de setembro, a presidente da Comissão Europeia receberá executivos do setor automóvel para discutir o futuro da indústria, que enfrenta a ameaça da concorrência chinesa em veículos elétricos e as taxas impostas pelos Estados Unidos.
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“Quem não chora não mama.”
Hoje vi 5 elektros parados há pelo menos 1 ano a verter veneno na via pública e a usurpar o espaço de estacionamento que devia ser de todos.
Carros praticamente novos bem entendido. Ainda nem devem ter acabado as prestações do Leasing.
É só lixo a céu aberto.
Que veneno é esse ?
Que carros eram ?
certamente sao 5 dos milhares que vendem e abandonam em terrenos
As pilhas largam venenos quando estão muito tempo inactivas. Não me diga que nunca viu aqueles líquidos horrosos a escorrer…
São Nissans Leaf de 2020 e 2021.
Quais pilhas ? As de chumbo ?
Ah portanto inventou.
Quer ver?
Quero.
certeza que só sao 5 elektros, certeza que nao sao mais que isso? Tem terrenos que sao aos milhares
Em Portugal nunca tinha visto.
“Dependência quase total da Ásia para baterias;”
Políticos portugueses: calma pessoal, estando a a deixar arder o possível para contrariar essa tendência.
O problema é que se fiaram na “democracia”(litio) do dombass, e está a correr mal.
Como os Russos que vivem lá, querem continuar a ser o que são,naturalmente, era necessário “faze-los desaparecer”,
A Alemanha tem muito litio, mas a extração é extremamente toxica, e por isso era melhor poluir os sub-humanos orcs do leste.
A China percebeu cedo que tinha ali uma oportunidade única, devido ao extemismo que vai por estas bandas, e investiu forte, hoje domina o mercado das baterias.
E agora que nós enfurecemos os Russos, eles estão a desenvolver baterias para os Chineses.
Ficamos sem a democracia do dombass, não temos as nossas baterias, perdemos o mercado energético Russo, perdemos o mercado de minerais Russo, ficamos sem nada.
Agora temos que comprar a energia Russa, através de esquemas, usando a “frota fantasma”, com vendas indirectas, temos que comprar o uranium para as centrais nucleares, aos russos, porque a rede de escravos em Africa desapareceu para a França.
E com a pobreza, Portugal perde o mercado do turismo..
A desgraça é tanta que ainda vamos ter que dar o dito cujo..
Que loucura!!
Porque em vez de estarem a chorar não fazem esses tais motores eficientes, com combustíveis alternativos e provam que funcionam ?
+1
Realmente… em vez de perderem tempo a dar palha, mais valia usa lo para criar um motor IC que fosse capaz de competir com um EV nas emissões… mas está visto que até no mundo automóvel preferem estar com conversa da treta do que trabalhar…
A este pessoal só interessa uma coisa: manter o status quo e encher os bolsos.
Sim. Porque nos elétricos nem a lobbys nem nada. Só mudas o tube de escape para outro sítio.
Já agora se quiseres uma exploração de lítio para a frente de casa diz. O JL já disse que adora ter isso ao pé de casa. E já agora uma linha de 400 kV para escoar a energia a passar por cima da tua casa.
Sim, não há lobbies, grande verdade.
Esse tubo de escape noutro lado é bem mais pequeno que os dos a combustão que está fora do carro.
Por mim pode vir, já cá tenho perto, não sabe que existem 20 minas ativas em Portugal desse e de outros mineiros ? É consultar o site da DGEG.
Por acaso tenho a segunda maior subestação do país a 3 KMS de casa, mas isso também o deixa doente ?
Devia estar preocupado com os a combustão que gastam mais electricidade que os eléctricos.
https://energeiaplus.com/2025/03/31/wieviel-strom-brauchts-fuer-die-bereitstellung-von-benzin-und-diesel/?translateto=en
Não há lobby nos elétricos ora essa… Só diz que não porque é um dos sacerdotes dele
Não. Senão você dizia qual era.
O problema não é a eficiência… é pagar 100000 euros, por um EV, que dê para 600km, sem precisar de 4 horas (e ler 5000000000 páginas, do manual, no tablet, gastando 6000% das baterias, sem mexer, o carro) para o carregar.
Ao mesmo tempo, pagar 9000 euros, pela factura, de qualquer casa, na electricidade, porque é preciso reforçar, toda a grelha energética (algo que pessoas, como você, acha que é gratuito ou pago por alguém, sem mexer, nas tarifas), num espaço, muito curto.
Ainda hoje, há milhares, de km, de fios, eléctricos, dos anos 80, cá em Portugal. Mudar isso, ficará caríssimo, além das mudanças, nas unidades de média-baixa tensão. É que 4.7 milhões de habitações, a usarem potências de 16,9kwh, como mínimo, exige algo como 55000%, do PIB nacional, para ser possível.
A UE só pensou nas grandes cidades e na promessa, dos EV, fazerem 2000km, com uma carga de 15 minutos.
Mas porque não paga menos ? É teimoso ?
4 horas para fazer 600 KMS é muito bom.
9000 euros de electricade ? Loooll
Mas porque você inventa estes números ? Acha que alguém acredita nisso ?
ele é um bot ou entao apenas um miudo a procura de atencao. È ignorar
Só há subsídios para os elétricos. O lobby não acaba da noite para o dia.
Não existem subsídios para eléctricos em lado nenhum.
Sim, o lobby que você tanto defende não vai acabar, esteja descansado.
União Europeia a tornar se na China…
“A UE não obriga ninguém a trocar para carros elétricos”
– JL & Pikachu, em qualquer artigo sobre VE
Tanto não obriga que não dizem isso, bastava ler, mas se obrigam qual é o seu ?
“…a União Europeia (UE) definiu que, até 2035, as emissões provenientes de veículos deverão ser nulas”
“…e 100% para ambos até 2035”
Acho que com estas duas citações do artigo a interpretação é clara e direta => proibição.
Estamos em 2025, não em 2035, por isso ainda é legal as empresas fabricarem e venderem carros a combustão. No entanto, a partir de 2035 já não o poderão fazer por imposição da UE, o que, traduzindo por miúdos, significa que a UE está a proibir as empresas privadas de fabricar carros a combustão.
E até te digo mais, sabes qual é o próximo passo depois?
Assim que as empresas forem obrigadas a encerrar o fabrico de motores, vão virar-se para o povo e dizer algo do género: “Muito bem meninos, podem vender carros a combustão em segunda mão a vontade, mas a partir de 2045 toda e qualquer venda de veículos a combustão em segunda mão será proibida”.
Só não vê quem não quer.
Se deverão ser nulas não diz que têm de ser eléctricos, isto para carros novos.
Não há proibição nenhuma, já está legislado que podem existem carros a combustão usando combustíveis neutros em carbono.
Então sempre me dá razão que ninguém obriga a ninguém a comprar o que eles querem. Anda bem , sempre defendi isso.
Ou quem não vê, inventa.
Oh JL já viste…. Não andam a impingir. Até as marcas o dizem. Mas tudo a espera dos subsídios….ops não gostam, gostam mais da palavra incentivos.
Quando um produto é bom ele vende se por ele próprio.
Tanto não andam que você não tem nenhum.
Subsídios como os combustíveis têm? Para quê?
Onde falam em subsídios ? Se não sabe distinguir é porque tem problemas de compreensão e de português.
E vende, tanto que a Alemanha deixou de ter incentivos e as vendas aumentam na mesma.
Não tenho nenhum mas prejudicam me a nível de impostos para obrigar a que eu compre um.
Tudo em nome do ambiente. Mas tal como foi dito pelos nossos políticos… Pagamos a taxa de carbono, então podemos poluir á vontade. Essa taxa que apenas serve para discriminar negativamente determinadas formas de energia.
Prejudicam ? Como se está a ser ajudado ?
Mas você paga menos impostos se comprar um a combustão, já que ele é bem mais barato.
Se não quer poluir não pague taxa de carbono, não consegue ser honesto nem consigo próprio ?
Então quer o quê? Que o prendam durante 15 dias cada vez que você polua ?
Use a cabeça homem, esqueça por um momento aquilo que faz na vida e os interesses que tem.
Pois, eles não impingem nada a ninguém porque raio só posso andar ao máximo de 120km/h se o meu carro da 320km/h então não me estão a impingir algo, se comprei o carro e dá 320km/h está legalizado em Portugal então deveria poder andar a essa velocidade, isso é impingir algo e no VCI , assim como num BEV que dê essa velocidade, se querem viver numa sociedade há que respeitar as regras se não gostam delas deviam ir votar, e não estar na praia, no futebol, no centro comercial, d veriam dizer claramente que não estão de acordo com isso assim não teriam de obedecer a essas regras impunham as vossas através do voto, não fizeram a democracia dita isso. Paciência
tive esta semana a minha primeira experiência de uma viajem num v.e. … foi péssima, foram necessárias 5 horas para ir do porto para pombal !!! resumidamente, foi necessário abastecer, mas o cartão não funcionava, a app não aceitava pagamentos e os outros utilizadores não quiseram facilitar nem ajudar 🙁 … o v.e. nem voltou para o porto, ficou em coimbra onde foi trocado por um com motor de combustão … vitória, vitória, acabou a história e também as viagens em v.e..
Se a experiência foi assim tão péssima, das duas uma ou és um nabo ou estás a inventar e nunca conduziste um elétrico.
infelizmente não estou a inventar
“oi necessário abastecer” esta parte diz tudo, abasteceste o carro elétrico com gasolina, gasóleo ou eletricidade em pó? 🙂
ok, não usei o termo técnico correcto, deveria ter escrito “carregar” em vez de “abastecer”
Portanto não teve, porque eles não abastecem.
Mas já agora deixei aí a marca e modelo do veiculo.
Ena, trocou o logo ? Loooooopl
foi um e-208
Como se mete o drive no e-208 ?
jl, o fundamentalista do v.e., a fazer uma pergunta destas ??? uauuu, estou espantado !!! posso estar a esquecer-me de algumas etapas, mas, genericamente, pisa-se o pedal do travão, pressiona-se o botão de arranque, depois empurra-se o botão na alavanca das mudanças para baixo até selecionar a posição D e o carro começa a andar quando se pressiona o acelerador … está esclarecido ou continua a ser tão fake que põe sempre em causa as pessoas que discordam de si ou que, simplesmente, como foi o meu caso, têm más experiências com v.e. ???
Pois, mas falhou.
Disse tudo bem até chega chegar ao botão, nao se empurra para baixo, o botão está de lado e carrega para dentro, depois puxa a alavanca para cima, e sim, aí mete o D.
É muito fácil apanhá-los, pequenos pormenores.
Aqui o problema não é concordar ou não, cada um tem a sua opinião e eu respeito, o problema que vejo é inventarem, mas porque fazem isto ? São pagos para isso ? Qual o interesse ?
Mudem os foguetões para motores elétricos.
E porque não usam gasolina e gasóleo ?
Nos autocarros, a Carris, já terá aprendido… não é como os eléctricos (o veículo!!!).
É que, a promessa de 600 milhões, de km, até precisarem de ir à manutenção, afinal nem 3000km e já precisam de 30000 euros, de manutenção, que demora, de 80 até 400 dias. Os GPL até funcional e os de gás natural também. O problema é que o subsídio, para os EV é 26500% superior. Mesmo assim, estão a rentabilizar os “fósseis naturais”, ao contrário dos EV.
O mesmo para os cacilheiros. Prometeram demasiado, afinal a gerência, tinha razão: ter 6 barcos, quando, cada um, precisa de 12 horas, para carregar e fazer 12 viagens… antes de precisar de carregar, novamente, não é lucrativo.
Mais uma mentira.
Deve ser por isso que a STCP comprou mais 30:
https://www.publico.pt/2025/07/26/local/noticia/stcp-compra-30-autocarros-eletricos-estacao-carregamento-caetanobus-117-milhoes-2141882
Quanto carbono foi parar à atmosfera com os incêndios deste ano, não só em Portugal, como a nível mundial??? E nas guerras também são utilizadas máquinas ecológicas, sem emissões de carbono????
A história dos VEs é uma caça aos gambozinos…
Que eu saiba os incêndios já são proibidos há muitos anos.´
Já? Ai sim? Então porque é que todos os anos ardem florestas? Não era proibido?
Também é proibido circular acima das velocidades máximas permitidas, e todos os anos multam milhares de pessoas.
Não tem vergonha de dizer frases tão infantis ? Não está na altura de crescer um pouco ?
O que vale é que o consumidor já abriu os olhos e não compra mais carripanas elétricas.
Todos voltam para carros a gasolina e híbridos.
Se não compra porque as vendas aumentam ? há qualquer coisa de mentira no seu argumento.
Os receios que são colocados têm fundamento. Os grandes blocos económicos não têm interesse em banir os ICE, a UE deve suspender essa data.