Fabricantes querem que os incentivos sejam limitados aos elétricos produzidos na Europa
Os governos estão, cada vez mais, a procurar soluções para apoios públicos, de modo a incentivar a compra de carros elétricos e tendo em vista a transição. Agora, as fabricantes francesas pedem que esses subsídios sejam limitados aos veículos produzidos na Europa.
Recentemente, o lobby automóvel francês Plateforme de la filière automobile (PFA) defendeu que os apoios públicos destinados à compra de carros elétricos deveria ser limitado aos veículos fabricados na Europa.
Esta proposta surge, na sequência da recente aprovação pelos Estados Unidos da América (EUA) da Inflation Reduction Act, e de políticas protecionistas pela China. Com o pedido, as fabricantes francesas procuram combater esse protecionismo chinês e fazer frente aos apoios americanos, uma vez que estão a resultar numa perda de competitividade pelos produtos europeus.
A possibilidade de um apoio para carros elétricos fabricados em solo europeu, semelhante ao Inflation Reduction Act dos EUA, está entre as opções que estamos a analisar, além de uma conferência sobre uma possível Lei de Compra Europeia. O objetivo é dar à indústria europeia tempo para se consolidar.
Explicou Marc Mortureux, diretor da PFA.
Enquanto esperam por uma posição favorável da União Europeia, as fabricantes apelam a que o governo francês aja unilateralmente e reformule as condições de acesso aos apoios públicos, considerando o próximo projeto, que abrangerá o espaço temporal entre 2023-2027.
Atualmente, em França, os apoios aos consumidores que compram um carro elétrico podem chegar aos 5.000 euros, independentemente do local onde o veículo for produzido.
À primeira vista, poderá fazer sentido que essa limitação sugerida pelas fabricantes francesas entre em vigor. No entanto, e aprofundando o debate, será realmente o caminho certo a seguir?
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Imagem: Transport & Environment
Neste artigo: apoios, carros elétricos, elétricos, fabricantes de automóveis, França
#QuandoOsEuropeusComeçaremATeslaVaiCair ahahahah agora os europeus até os incentivos ja tentam tirar dos teslas
Não faz sentido tirar apoio aos Tesla fabricados em solo europeu, nomeadamente o Y na Alemanha.
Se forem fabricados na Europa não tiram…
Acho que era um bom incentivo ao desenvolvimento da Europa.
Andamos sempre dependentes dos outros
As marcas baixem o preço do produto para vender e não tornem a compra interessante apenas com incentivos.
querem isto é para justificar e manter as margens e os preços inflacionados. e o problema é que as alternativas que estão a caminho como a BYD, Zeekr, etc vão ser “obrigadas” a inflacionar os seus preços de vendas com toda as obrigações a que vão estar sujeitos para colocar os carros na EU.
Ou mudam a fábrica para a Europa, Simple…
Em Portugal há muito malandro que não quer fazer nada, podiam fabricar carros
Já se fabricam carros em Portugal, há muitos milhares de malandros a trabalhar para isso há mais de 30 anos.
mas que comentario mais estupido … obviamente que tem de cumprir os mesmos requistos das restantes marcas …..
Metam-se com os chineses, metam-se…
Não tenciono comprar nenhum carro chinês.
Mais importante que o local de produção seria o teto do apoio ou baixar o apoio quanto mais caro o carro for. Senão, estamos a subsidiar quem efetivamente não precisa de subsídios para comprar carros de luxo. Faz mais falta o apoio a quem quer comprar um carro do segmento B do quem quer comprar um carro do segmento D.
Atenção que irão existir carros de marcas chinesas a serem fabricados na europa e que devem, justamente, beneficiar também do apoio.
O Fundo Ambiental já tem tectos máximos, por isso, essa lógica deve-se manter…
Mesmo assim, preferiria um Tesla!
Mesmo assim não comprei um
O incentivo a compra devia ser exclusivamente para 100 por cento elétricos, não faz sentido dar apoio aos híbridos. E atenção quando a byd chegar ao mercado europeu vai rebentar com o mercado, com ou sem apoios
A BYD anda a rebentar literalmente na China…
Já está na Alemanha e as vendas são…miseráveis. Em Fevereiro vendeu 7 ! Menos 86% que em Janeiro. A NIO vendeu 13, 512 desde Agosto de 2022. Aiways 0.
Parte do problema está na ganância do importador. Estão a ser vendidos a mais do dobro do valor na China e o transporte e taxas não explica esse aumento de preço.
É uma questão de ir buscá-los à Europa de Leste. Aí os importadores de certeza que são menos gulosos.
as marcas chiensas quer fazer lucros a custa dos idiotas dos europeus, nao tem nada a ver com importadores .. e que na china estao a ter prejuizos com os eletricos que estao a vender e querem que seja, os pacovios dos europeus a pagar por isso
No orçamento de estado para 2023 já não estão previstos apoios aos híbridos HEV e PHEV.
O que não faz sentido é termos o IVA a 23% para um EV.
Concordo com a medida. Devemos criar as mesmas condições de mercado que os americanos e chineses. Acho que não estamos aqui para ver a banda passar, pelo menos alguns de nós.
HAHAHA !!!
Bons comentários estes …
Muito bom .
😉
Por acaso digo o mesmo há muito, pelo menos desde que os americas começaram essa moda. Amor com amor se paga.
E atenção que não basta fabricar o carro. O carro terá que montar componentes made in EU, tal e qual as exigências dos americas.
Fomos tão tansinhos estes anos todos… Pode ser q ainda vamos a tempo.
Não foram os Américas que começaram essa moda, os chineses fizeram no desde o princípio, para obrigar as marcas a montarem lá fábricas, e em que 50% tinhsm que pertencer a uma entidade chinesa.
E as marcas europeias cairam na esparrela, transferindo know how, agora teem a concorrência directa deles, com produtos de qualidade a preços muito baixos
nem mais quem começõu com isto foram os chineses … os americanos fizeram o que foram obrigados a fazer para se defenderem da concorrencia desleal chonesa
Talvez os ” escravos temporários ” do planeta tenham mostrado logo ai que esses título ” escravos ” não é admissível … o que foi bem jogado perante a gula dos ocidentais …