Europa: vendas de carros elétricos superam pela primeira vez as de automóveis a gasóleo
Os carros elétricos afiguram-se cada vez mais como o novo paradigma do mercado automóvel. Como resultado, durante o mês de junho, as vendas de automóveis elétricos na União Europeia ultrapassaram, pela primeira vez, as dos modelos a gasóleo.
Carros elétricos já estão a tomar conta do mercado
De acordo com os dados fornecidos pela ACEA (Associação dos Construtores Europeus de Automóveis), os automóveis elétricos atingiram uma quota de mercado de 15,1%, contra 13,4% dos veículos a diesel.
Após a pandemia de COVID-19, a crise de abastecimento de semicondutores e a guerra na Ucrânia, o mercado europeu começou a recuperar, com um aumento de 17,9% no primeiro semestre do ano. No total, foram registados 5,4 milhões de automóveis no velho continente, embora este número seja ainda 21% inferior ao de 2019.
Os principais mercados europeus cresceram durante os primeiros seis meses de 2023, com a Espanha (+24%) a liderar o caminho, seguida pela Itália (+22,8%), França (+15,3%) e Alemanha (+12,8%). Entre janeiro e junho, foram vendidos 703 586 VEB (Veículos Elétricos a Bateria), dos quais 158 252 foram expedidos no último mês. Também em Portugal, os elétricos já se vendem mais do que os a gasóleo.
Gasolina ainda de pedra e cal
Os modelos a gasolina continuam a ser a escolha maioritária, com uma quota de 36,3%, enquanto os híbridos ou HEV (Hybrid Electric Vehicles) surgem em segundo lugar, com 24,3%. Isto significa que os veículos exclusivamente elétricos são agora o terceiro tipo de automóvel de passageiros mais popular na UE.
Os carros elétricos estão a começar a ganhar terreno no mercado europeu. Com uma quota de apenas 7,9%, os híbridos plug-in ou PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicles) estão ainda muito aquém dos números alcançados pelos elétricos. Embora a sua quota global tenha diminuído em relação a junho do ano passado, as matrículas destes veículos aumentaram 13,4%, graças à dinâmica verificada em Espanha e em França.
O automóvel mais vendido na Europa em junho foi o Tesla Model Y, que também liderou o ranking semestral, batendo o Dacia Sandero e o Volkswagen T-Roc. Tudo indica que, a manter-se o ritmo atual, o Model Y poderá terminar o ano não só como o automóvel mais popular do velho continente, mas de todo o planeta.
Curiosamente, apesar da proximidade do seu restyling a meio da vida (conhecido internamente como Project Highland), o Model 3 registou uma recuperação notável em junho, com um crescimento de volume de 115%. É provável que, assim que a versão atualizada for introduzida em setembro, volte a comer o seu irmão SUV extremamente popular.
Este artigo tem mais de um ano
O gasóleo é tradicionalmente o combustível dos SUVs e grandes carros de alta cilindrada da burguesia exploradora, a gasolina move os pequenos utilitários da classe média assalariada. A taxa de extinção do diesel pode e deve disparar quando a burguesia que o usa deixar de beneficiar dos 20 cêntimos de imposto a mais em litro que os utilizadores de gasolina estão a para subsidiar fiscalmente o gasóleo.
O gasoleo está mais que morto ahahah alta burguesia ahah o gasoleo teve sucesso porque era mais barato que a gasolina e o pessoal comprava para poupar no dia a dia hoje em dia já foi, e um bom carro de alta cilindrada é a gasolina não é a gasóleo ahah deves ter um ferrari a gasoleo so pode ahahhah
O ferrari não conta para a estatística. A burguesia exploradora que os tem guarda-os na garagem o ano inteiro e só sai no dia da concentração da alta sociedade. Na vida real anda de SUV ou limusina premium – serie 7 ou classe S.
Conheço 2 que os têm, e usam teslas para o dia-a-dia.
Grunho, em pleno 2023 e ainda essa cassette da burguesia exploradora?
Avante camarada, rumo aos amanhãs que cantam e aos prados verdes.
O Alentejo ainda há -de ser nosso.
Um grande entendido, por sinal, em automóveis e ideologia
Hehe. O grunho marxista é tão aristocrata que nem sabe o combustível dos camiões, autocarros e carrinhas de trabalho do dia a dia…
Estes números são de veículos de passageiros
É. A la Paulo Raimundo e a amiga da CGTP.
Não há volta a dar… o futuro é elétrico.
Já havia carros elétricos há mais de 100 anos atrás.
Então e depois ? Também havia a gasóleo , no entanto só apareceram para uso particular e em veículos ligeiros a seguir aos anos 80.
O Gasóleo é praticamente um produto direto da extração de petróleo..ou seja para chegar ao consumidor polui muito mas muito menos que a Gasolina que tem que ser refinada, e nesse processo polui imenso.
Depois há um reverso, na combustão, que é a queima dos carros a gasolina, é mais limpa(também porque usam catalisador), do que os carros a gasóleo.
Fazendo as contas, somando e subtraindo…eu acho que devem poluir por igual..mas os carros a gasóleo consomem menos…enfim.
O Gasóleo deveria ser consideravelmente mais barato que a Gasolina, pois é um produto que não é tão refinado como a Gasolina.
O que vemos na prática é que o estado tem uma taxa de impostos muito maior para os carros a diesel, o que eu acho errado.As taxas devem ser iguais para os 2 casos.
Os carros a gasóleo consomem menos que os carros a gasolina, teem mais binário, são mais douradores, e são os carros mais seguros do mundo.
Sem esquecer que os veículos a gasóleo também necessitam de manutenção e esta é mais cara, são mais ruidosos, vibram mais e são mais caros que os veículos a gasolina…
Para além disso os veículos a gasóleo possuem incentivos à compra pelas empresas coisa que não acontece com os veículos a gasolina, nomeadamente pela possibilidade de dedução de 50% do valor do iva em combustível.
Também a carga fiscal em Portugal incide mais fortemente na gasolina do que no gasóleo especialmente no ISV que faz onerar a gasolina em comparação ao gasóleo e ao incidir IVA sobre o ISV faz a aumentar ainda mais a diferença de preços…
Basta ver os preços referência que a ERSE para se ver que o gasóleo é mais caro desde a cotação e frete, descarga e armazenagem, assim como em incorporação de bio combustíveis. No entanto quando chega ao ISV faz aumentar o preço da gasolina comparativamente ao gasóleo e depois ainda vêm a dupla tributação… Assim, se as taxas fossem iguais para os dois a gasolina era consideravelmente mais barata.
Carros a gasóleo matam milhões todos os anos que respiram as partículas perigosas que saírem do seu carro seguro…
Primeiro os carros a gasóleo também têm catalisador, mais filtro de partículas, coisa que poucos carros a gasolina não tem, isto também porque é o maior contra dos Diesel são as partículas que mandam para a atmosfera.
Depois há aqui uma questão, para as empresas deixou de dar benefícios fiscais a compra de carros a diesel Iara os seus quadros, comercias e afins. Na minha empresa a grande maioria são híbridos ou eléctricos.
Para um particular continuo a achar que não é uma boa opção comprar um eléctrico, minha opinião obviamente!!!
Tem filtro de partículas aqueles que não retiraram…
Verdade.
Para o consumidor particular os segmentos A, B e C excluindo o Dacia Spring para utilização mais citadina as opções são bastante caras.
No entanto para o segmento D a Tesla rebenta com tudo.
Mas depois fazemos convites aos barcos de recreio que poluem mais que todos os carros juntos a circular em Lisboa
Não é tão direto como diz, pode ver aqui os vários processos de produção só para sair da refinaria.
Ele é mais caro de produzir, logo devia sair mais caro ao cliente, só sai mais barato porque quem anda a gasolina paga a diferença.
Concordo, as taxas deviam ser iguais para ambos, o que fazia com que o gasóleo fosse mais tributado.
Neste momento já consomem praticamente o mesmo em termos energéticos, já que o litro de gasóleo tem mais energia que um litro de gasolina.
https://www.youtube.com/watch?v=V4j2_7IFn_4
O gasóleo sai sempre mais caro da refinaria que a gasolina, e não é o processo de refinação que faz o preço, é a procura sazonal. O que o faz mais barato na mangueira é o imposto. E polui necessariamente mais que a gasolina porque tem um teor de carbono quase 15% superior. Um litro de gasóleo queimado são 2,64 kgs de CO2, contra 2,31 pata o litro de gasolina.
Se a maioria das marcas deixaram de fabricar e vender os diesel, qual resultado é que esperavam?
tanto comentário e ninguém fez a pergunta mais simples de todas, ou seja, quantos destes automóveis eléctricos são de empresas ? considerando apenas a minha experiência pessoal, 90 % 🙂
Outra pergunta que seria interessante é: O que vamos fazer com todas essas baterias consumidas?
Há uma coisa que se chama reciclagem ou reutilização.
Infelizmente não é tão simples como se parece… Uma pena.
Sim, não é fácil mas é uma forma de não ficar tão dependente da China e permitir reutilizar os materiais mais raros.
Até me admiro, e tenho pena, que essa mentalidade não esteja ainda mais enraizada quando falamos de electrodomésticos e smartphones. São coisas bastante poluidoras que muitas vezes são deitados para o lixo comum.
Quando encontrar uma diga, é que têm uma procura que chegam a custar quase o mesmo que novas.
Por mais complicado que fosse era sempre muitíssimo mais simples que reciclar os gases de escape dos motores de combustão.
Já há empresas que as reciclam a 100% ou estão a ser recondicionadas como baterias domésticas por outras empresas.
https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/apenas-10-dos-materiais-das-baterias-de-carros-eletricos-sao-reciclaveis-garante-se-no-instagram
Não me parece que seja 90% mas se for que diferença é que faz para tesla ahah por ela até podem vender a marcianos desde que paguem levem os que quiserem. Mas a questão foi igual há uns anos para carros a gasóleo 90% era para empresas porque tinham beneficios
provavelmente não é 90 % daí ter referida que esse valor era obtido da minha experiência pessoal, contudo, fiz referência a isto visto muitas empresas adquirirem este tipo de automóveis devido a questões fiscais e ainda porque procedem aos carregamentos na instituição, por outras palavras, lá estão os empresários a receber o vencimento mínimo mas a “passear” num tesla que custa mais de 100 k€ sem que ninguém da autoridade tributária se interroge.
O mercado dos automóveis novos em Portugal sempre foi caracterizado por ser 80% para empresas e 20% para o consumidor final.
E destes 20%, a grande maioria são Dacias Sanderos.
De electrico para o algarve, e viva a festa.
Se fores de Lisboa é uma palhinha, o mesmo não podem dizer os proprietários dos eléctricos que moram no centro ou no norte do País. Para esses parece um regresso ao passado, em que demorávamos 7/8 horas a fazer a viagem.
Se demorarem 7/8 horas para fazer uma viagem 1 vez ao ano e no resto do ano pouparem cerca de 1000 € diria que compensa até porque parar para beber café não é assim tão mau
É como ir de combustão, e até mais confortável.
Não troco o meu 2.0 140cv cx auto dsg por um carrinho a pilhas
Adoro o fumo de gasóleo logo pela manhã.
By PorcoDoPunjab
Nem conseguia, não há cá carros a pilhas.
Já conehci muita gente um que goste de ter cancro do pulmão é novo
Rui, vou dizer-lhe um segredo.
Isso do cancro do pulmão é relativo.
Tive um amigo que morreu de cancro do pulmão.
Pesava mais de 100 kg e quando morreu se calhar nem metade desse peso tinha.
Nunca fumou, não bebia, tipo maluco com a comida, cena de dietas, etc.
Um dia vai de férias para África e quando regressa começa a emagrecer de dia para dia.
Foi o princípio do fim.
Como em tudo, tem que se ter um pouco de sorte tb.
Um cancro não se forma em 2 dias, e por vezes leva anos a mostrar sintomas.
JL, sem dúvida que não se forma em dois dias, mas o facto é que quando regressou de lá começaram os problemas.
Antes de ir não tinha sintomas…
Agora não me pergunte para explicar isto porque sinceramente não sei…
Deve ter apanhado lá algo que despoletou tudo muito rapidamente.
Só vejo essa explicação…
O cancro não se apanha.
O que pode ter acontecido é que existem lá doenças que não existe cá, pode ter tido sintomas de alguma dessas doenças e quando foi ao médico detetaram que tinha um cancro.
O meu irmão tem um linfoma, e foi detetado porque teve uma dor forte na zona do abdómen, algo que não tinha nada a ver.
Aqui em casa, é tudo diesel. Super satisfeito!
Qual foi o eléctrico que teve ?
Agora descontem as vendas a empresas que têm carradas de benefícios fiscais e as vendas serão mínimas.
Mas o que é isso interessa para as marcas ? elas vendem a quem quiser comprar e o mercado das empresas é um grande mercado é exatamente o mesmo que aconteceu com o gasóleo as empresas compravam porque tinham benefícios e as marcas ganharam rios de dinheiro a pala disso com os elétricos está a ser igual
Nos a combustão também faz esse desconto ?
Ou as empresas não compram carros a combustão ? Se sim, boa.
Já agora, também tiveram muitos e ainda têm benefícios com os diesel.