Estudo revela que a perda de emprego devido à transição para os elétricos será mínima
A transição para uma mobilidade elétrica, que implicará uma massificação da utilização de carros elétricos, apesar da controvérsia, não terá apenas impacto ambiental. Conforme foram avisando algumas organizações, ao longo dos anos, aquela poderia afetar os postos de trabalho.
Todavia, um novo estudo revela a perda de emprego motivada por essa transição será mínima.
Durante muito tempo, foram muitas as organizações que alertaram para a possibilidade de a transição para a mobilidade elétrica representar um impacto negativo no mercado do trabalho, na Europa. Isto, porque, sendo os carros elétricos mais simples de serem fabricados, seria exigido uma quantidade menor de trabalhadores.
O grupo de reflexão Agora Verkehrswende e a Boston Consulting Group elaboraram um relatório que contraria, de certa forma, os avisos das organizações. Segundo o estudo, a indústria automóvel alemã irá, efetivamente, precisar de menos trabalhadores em 2030. Contudo, isto será compensado pela geração de emprego promovida pelo novo setor.
De acordo com as estimativas mencionadas no estudo, a transição para os carros elétricos implicará o desaparecimento de 220.000 empregos. Contudo, criará, ao mesmo tempo, cerca de 205.000 novos postos de trabalho. Portanto, apesar da brusca mudança, o número de trabalhadores permanecerá, geralmente, constante.
A aversão aos carros elétricos
De acordo com o diretor da Agora Verkehrswende, Christian Hochfeld, o apego aos motores de combustão não garantirá postos de trabalho, pelo que as fabricantes não devem temer a transição. Aliás, devem adotar a mobilidade elétrica com determinação.
A mobilidade elétrica é o único cenário futuro válido para os automóveis nesta década.
Disse o diretor.
Relativamente à questão do emprego, Hochfeld refere que, se a política tentasse atrasar a mudança, o preço a pagar pela economia seria muito mais elevado. Isto, porque o país perderia quota de mercado e, por conseguinte, empregos.
Por sua vez, as empresas terão de investir na formação da sua mão-de-obra, de modo a garantir que os trabalhadores estão preparados e correspondem às exigências da indústria dos carros elétricos.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Handelsblatt
Neste artigo: carros elétricos, emprego, postos de trabalho, transição
Modas.
concordo, a cavalo e de carroça é que é.
Acha?
Ya, como foi a moda da gasolina e do diesel.
Gostava de saber se a informação que a AutoEuropa não está equipada para fabricar carros eléctricos é verdadeira?
Sim ja disseram que vao despedir 1500 caso os eletricos ganhem mercado este ano
Quantas profissões não acabaram durante o século 20 e 21 e mundo não acabou, o ser humano adapta-se.
Duvido muito destes números. Obviamente irá haver muita gente a perder o emprego com a transição. A indústria automóvel é muito mais que montar carros em série. Acredito que com a massificação dos carros a H2 a nível Mundial a perda de empregos será menor, mas com carros a pilhas muitos vão perder sem dúvida o emprego.
A única área onde o H2 se afirmará será nos transportes de grande porte, Camiões, Autocarros, Navios, Aviões.
Não faz o mínimo sentido em transporte pessoal/individual…
Claro que não… Principalmente quando faz muitos mais quilómetros e é bem mais rápido de carregar. Obviamente que estar ligado à tomada (E isto se o carregador estiver a funcionar) durante meia hora ou várias horas para carregar um carro a pilhas faz muito mais sentido.
Faz mais kms como ? pode demorar menos tempo a encher, mas para já fazem menos até que os melhores electricos.
Nem mais, a ideia é hibridificar esses veiculos para os tornar mais eficientes e o resultado é menores emissões.
Carros a h2 são carros a pilhas na mesma, têm alguns componentes a mais, mas não é por isso que vão dar mais trabalho nas oficinas e nas fabricas.
Uma dos poucos sectores industriais que temos é o de moldes de plásticos – Espero que se consigam safar
Plasticos vao acabar, sao poluentes e a UE ja disse que vai substituir toda a industria de plasticos. As pessoas que procurem empregos em areas amigas do ambiente e se deixem de preocupar apenas com dinheiro
Tens noção do que dizes? Sabes o que são moldes de plásticos para carros?
O plástico como o conhecemos hoje e para a utilidade que lhe damos sim. Mas se for feita uma gestão correcta do seu ciclo de vida, o plástico é de enorme valor e potencial. O problema é que o temos utilizado mal e para funções onde temos alternativas competitivas e seguramente mais amigas do ambiente.
Faltam as políticas certas, para que aquilo em que os poucos que se preocupam ser tornem norma.
O que será do pessoal dos postos de abastecimento ? Geralmente pessoas de baixas qualificações ? Vamos ver mas não será fácil .
E as oficinas estilo ManelGT
Estudem para engenheiros. Qualificacoes baixas significa preguica e ninguem precisa disso numa sociedade moderna
Diz o gajo que nao sabe das dificuldades para estudar engenharia e que muita gente abandona os cursos por ja nao ter cabeça para aquilo com as dificuldades que passam
Nao fales do nao entendes
Lol.. abandonam o curso porque já não têm cabeça ? O que andam a fazer pessoas com 40 e 50 anos com trabalhos full time e filhos ? Se fosse for não terem cabeça nem existia ensino superior em Portugal.
Mais um génio com ego inchado, certamente quando tirou curso forneceram também um pacotes de manias, que seria de sua vida sem os preguiçosos que tanto o devem servir com as baixas qualificações….você e as suas manias de superioridade é que não fazem falta a ninguém, desse lixo tá o mundo cheio…..
Quando encheres uma sociedade moderna com qualificados, depois vais tu varrer ruas, servir as mesas, pescador, etc.
Mais um puto troll que não faz a ideia do que fala. Aposto que este é mais um dos tais que vem para aqui só para gerar conversa e mais posts.
Pessoas nos postos de abastecimento ? onde encontro um posto desses ?
Não acredito que a VW vá despedir pessoal porque vão precisar de muita gente a reparar os seus motores eléctricos, como o ID.4 cujo motor novojá vem com rachas. Não vai durar muito. Tenho pena de quem compra um VW eléctrico ou qualquer outro. Vejam o Munro por exemplo video https://www.youtube.com/watch?v=3Bab6CttkEY e ao minuto 6:40 lá vem o motor rachado. Ops!
Dei me ao trabalho de ver o vídeo e depois disso posso afirmar que os seus conhecimentos de mecânica e inglês são bastante bons. Ops!
Mesmo, agora aquilo é rachado. LOOOOOL
Vá lá ver o motor do seu veiculo, mesmo que não seja elétrico e veja se não encontra o mesmo.