Este carro elétrico é significativamente mais barato na China do que na Europa. Porquê?
Um dos principais problemas apontados aos carros elétricos é o preço que ainda lhes está associado - incomportável para uma boa parte das careteiras. Efetivamente, há um veículo em específico que é vendido a um preço significativamente mais baixo, na China, por exemplo, do que na Europa. Mas porquê?
Por ser um entrave à sua compra, o preço é uma das principais críticas apontadas aos elétricos. Mesmo aqueles que até gostavam de optar por um carro movido a bateria, nem sempre conseguem capital para o comprar e, além disso, manter.
As fabricantes justificam os preços, nomeando alguns fatores, como os poucos anos que a tecnologia tem de vida. Contudo, o problema não parece ser universal. Há uns dias, a Volkswagen confirmou o preço do seu ID.3, na China, para este verão. O valor representa menos de metade do preço praticado na Europa.
A fabricante decidiu baixar substancialmente o preço do seu elétrico, no mercado chinês, em 16%, fixando-o perto dos 15 000 euros à taxa de câmbio. Por sua vez, em Portugal e Espanha, por exemplo, o ID.3 da Volkswagen está disponível por mais de 40 000 euros.
Mas porquê esta diferença absurda do elétrico da Volkswagen, na China?
De acordo com a Volkswagen, há vários fatores a sustentar o preço final do carro, nos vários mercados. Na China, em primeiro lugar, os custos de produção são mais baixos, em termos de mão de obra e de energia, tornando-a, consequentemente, mais barata.
Depois, os fornecedores dos componentes que dão forma aos carros elétricos estão todos localizados no país asiático. Percursos de transporte mais curtos resultam em valores mais baixos associados a esta etapa da cadeia.
Por fim, neste caso, o elétrico é concebido à medida do mercado chinês, isto é, com um nível de acabamento inferior e menos equipamentos.
A par das razões estruturais, está a campanha promocional que a Volkswagen lançou para o seu carro elétrico, na China. Esta oferece um desconto especial entre os dias 7 e 31 de julho, limitado a 7000 unidades. Aquando do final desta ação temporária, o carro elétrico da Volkswagen voltará ao seu preço normal de 162.888 yuan (cerca de 20 000 euros à taxa de câmbio).
Quando questionada sobre a possibilidade de importar um ID.3 da China, a Volkswagen explicou que não é possível, uma vez que os modelos não têm a homologação necessária para circular nas estradas europeias.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
As alterações necessárias para homulgação europeia e preço da importação (custos de losgística) ainda justificaria no limite mais 10k! Agora 22k de diferença é tentar esmifrar o europeu até ao osso!
Boa sorte com as vendas de BEV segmento C com preços super inflacionados cá na Europa quando a Tesla vende segmentos D pelos mesmos valores. RIP VW!
Ora …. Um dos comentários mais lógicos e assertivos que vi.
Alguém com 3 palmos de testa e capacidade cognitiva normal.
Boa malha Freak
Amigos dos EVs… tanta luta, tanta guerra, tanta discussão e no fim de tudo os carros a gasolina são melhores em tudo ¯\_(ツ)_/¯
Não discutam mais, gastem antes os 50mil€ num carro poupadinho a gasolina, que custa 20k e gastam apenas 15k em manutençao e gasolina, o resto ainda dá para umas férias no Dubai ou States num resort 5 estrelas.
“Amigos dos EVs… tanta luta, tanta guerra, tanta discussão e no fim de tudo os carros a gasolina são melhores em tudo ¯\_(ツ)_/¯”
Diga me la então como é que um carro de Legos que se desfaz todo e com o passar do tempo deixa de ter cv para ter pôneis é melhor do um Ev, gostava que me explicasse.
“50mil€ num carro poupadinho a gasolina, que custa 20k e gastam apenas 15k em manutençao e gasolina”
Mais um vez diaga-me la qual e o carro do Segmento D que custa os tais 20K e é poupadinho. Gostava de saber se consegue identificar algum carro com .:
Segmento D
300 cv
0 – 100 em 6 segs
Ota
Dc .: 170 Kw limitado por software
2 euros aos 100 Km garagem | em casa 1,35 euros .: 100 Km
rede Suc
Revisão .: trocar filtro habitáculo | rever liquido dos travões a cada 32 mil km
Custa 39.900 euros
Aguardo resposta …
Depois lembras-te que o custo de um Tesla Model 3 para uma empresa é €32.500 e acordas do sonho em que um carro a gasolina é mais vantajoso…
desculpa??? é mais vantajoso ????
Explica porque, tu deves viver num planeta diferente do meu com toda a certeza.
Para ja nem estou a falar de uma empresa, na minha ótica refiro me a um particular.
Mas diz me la então como é que um carro magico a gasolina com impostos, revisões magicas, mais o deposito de 90 euros e um quarto da potencia consegue ser efetivamente melhor que um Ev…
Aguardo resposta ….
Estas desculpado.
Sorry malta tive de férias… Mas digam lá, onde é que estou errado?
Um GT3RS dá tareia aos EVs, mesmo ao Taycan que é o mais desportivo dos EVs… Não faltam videos no Youtube, até tenho um de um CooperWork e de um I30N Fastback a deixarem de ver um Model3 Performance pelo retrovisor. Tadito não aguenta as curvas de Nurburgring ¯\_(ツ)_/¯
Quanto ao dinheiro, yap, para segmento D 20k não chegam e nesse sentido, se for para comprar uma banheira não desportiva ok, um Tesla é mais barato que um a combustão, mas para quem anda a comprar Teslas para andar sozinho no carro, só para se armar em falso rico e a fazer de daily, um carro de segmento B chega e sobra, e muitos nem custam 20k.
Para 10 anos de manutenção e gasolina 15k chega e a realidade é que é raro hoje a malta ficar com o mesmo carro mais de 10 anos.
“não é possível, uma vez que os modelos não têm a homologação necessária”.
Não deverá ter muito provavelmente porque não a solicitaram (não lhes dá “jeito”?)……
Isto é uma vergonha! Também o tesla está a 25000 dólares nos Estados Unidos e aqui… É o que se vê! Já nem tentam disfarçar! Solução – não comprar!
E depois, esses carros que lá são muito mais baratos porque são lá construídos e que veem para a europa em barcos e em que, o transporte também não é substancialmente “alto”, aumentam em mais do dobro? Muito bom… tenho que rir e muito destas politicas, sustentadas e que são substancialmente exógenas!
Principalmente devido a impostos, impostos sobre os impostos e as taxas. Compreende-se que os carros sejam mais baratos na China por serem produzidos lá e a logística ser menor , mas não justifica uma diferença de mais do dobro do preço praticado por cá.
VW tem milhares em stock que nao conseguem vender na china que metam num navio e vendem na Europa em saldo.
Exato, se alguém conseguir confirmar o valor na Alemanha, todos nos agradecíamos, não tenho vpn lol
Começa nos 40k.
https://www.volkswagen.de/de/konfigurator.html/__app/id-3.app?—=%7B%22configuration-step-navigation-service%22%3A%22%2F%3FconfigStep%3D%257B%2522context%2522%253A%2522mofa-standalone%2522%252C%2522selectedStep%2522%253A%2522trim%2522%257D%22%7D
Não faz qualquer sentido esse preço.
Bem, podiam colocar uma versão “light” ( = “com um nível de acabamento inferior e menos equipamentos”) na Europa.!
São os intermediário! O que essas empresas têm que fazer e ter concessionários próprios para conseguir vender os carros mais baratos e assim vender muitos mais!
Acho que sim, a VW faz muito bem em vender o iD3 por mais de 40mil Eur. na Europa… enquanto isso a Tesla tem o Model 3 SR+ em inventário com preços de 37mil Eur. Se calhar as VW’s da vida deviam começar a repensar a sua estratégia….
Boa malha
Até dói, enquanto a Tesla está a matar as marcas dos 2 milhões de carros entretanto tb vai amassando o market Share das marcas dos 6 milhões, isto vai ser uma banho de sangue quando Giga México abrir, mais a expansão de Giga Shangai, eu vou me rir ,:):):)
Como alguém disse e muito bem
Carros C a preços de carro D com performance muito inferior isto é no mínimo anedótico :):):):)
Sejamos honestos
O problema são e sempre foram dos impostos.
Por essa lógica certos carros da VW/SEAT seriam mais baratos em Portugal por serem lá construídos…. O que não é verdade por causa dos impostos…..
Não são só os impostos directos são também os indirectos, custo de licenças homolgações e tempo para fazer isso tudo e quantidade de pessoas necessárias para toda esta burocracia.
Tudo custa mais fazer na Europa(Ocidental ) por isso é que é um continente em decadência.
Marca riscada há muito tempo, parece aqueles serviços que temos de utilizar uma VPN para adquirir o mesmo serviço a um preço mais barato.
Não é o mesmo assunto, mas ainda relativamente aos preços, os carros chinesas (como outros produtos) só entram no ocidente competindo pelo preço, ,porque têm baixa qualidade e fiabilidade. Costumo dizer que se der para comprar 2 pelo pelo preço dos nossos, já compro chinês. A credibilidade demora gerações a inverter. Com preços de 30k em carros elétricos (ou outros) não têm qualquer hipótese.
Acho que devias estar mais bem informado, estás completamente ao lado. Mas investiga , entretanto vais mudar de ideias.
Dantes o consumidor chinês gostava de automoveis europeus, entretanto eles só querem EVs das marcas deles e Tesla, e apelidaram os.nossoa carros de LowTech e não os compram, tal simples quanto isso, já nem vamos falar nos problemas todos que os id3 id4 tem aquilo e uma vergonha, investiga entretanto falamos 🙂
São clientes desses que as marcas gostam e é exactamenteo público alvo deles.
A VW aprova este comentário.
indeed
Parece-me correto, infelizmente. O chamado cliente retardado não procura e não quer saber, entretanto os legacy com produtos anedóticos tentam vender.
Quem sabe assiste a este circo e ri-se como se não houvesse amanha :):):):):):):):):):):):)
Estão disponíveis a pagar 22k a mais pela suposta qualidade. VW na China devem vir com assentos de pau e sem rodas.
Estamos a falar 22.000 em extras. 5.000 ainda se entendia.
Em comparação.
22.000 custa um VW Polo completo pronto a conduzir.
Enganem-nos que nós gostamos ! Enfim… As marcas europeias do alto da sua arrogância aproveitam-se da ignorância endinheirada do europeu e que afinal só tem origem em divida. A Europa afunda, não por causa da guerra, mas por causa da divida.
Simples… Qualquer produto na Europa tem o preço elevado para garantir o lucro máximo. Desde acessórios que custam ao fabricante uns míseros cêntimos, os quais são vendidos por centenas de euros, aos simples logotipos que enganam o cliente e que o levam a pensar que está a comprar algo que na realidade não existe. A isto junta-se um sem fim de taxas, impostos e afins e acabamos com um produto que custa 5000€ a custar quase 50.000