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Esta não se esperava! Custos de reparação de carros elétricos são 20% mais elevados

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Augusto says:

    Não se pode ter tudo, com os AE consegue-se bons benefícios em muitas despesas face aos ICE , mas como tudo na vida não existe almoços grátis como quaisquer outros em reparações de acidentes não são baratos de reparar, e ainda se tem a situação das seguradoras que cada vez mais picuinhas quando se trata de carros eletricos…

  2. B@rão Vermelho says:

    Como é que se pode dizer que reparar um Tesla VE é mais caro que um Tesla ICE?
    Carros do mesmo modelo com potências diferentes podem ter custos diferentes de reparação, exp. podem ter travões diferentes devido a diferença de potencia, ou suspensões.

    • Toine says:

      Então o custo das peças achas que era mais barato num eletrico, quando ocorrer massificação talvez, agora contra um ice não dá hipótese.

      • B@rão Vermelho says:

        Como é que se poder dizer que é mais barato ou caro no caso da Tesla?
        A Tesla só tem VE-
        Os standes ganham dinheiro é nos serviços, ou na obtenção de objetivos da marca, tipo por cada 1000 Tesla Y vendidos tens um prémio de 50k€ é um exemplo, é normal quando lá vais deixar um carro para reparar metam a unha.
        Na Renault Chelas, tinha um amigo que era lá vendedor e eles abdicavam da margem de lucro na venda de um carro novo para poderem vender mais e ir buscar os prémios da marca, é por isso que por vezes encontras carros matriculados com 0 Km e com preço mais baixo, perdem na quele carro mas vão buscar nos prémios de objetivos de vendas.

        • Bug says:

          O B@arão em que mundo é que tu vives as empresas vivem do quê?? Separar as coisas, vender o produto é uma coisa, depois claro que o grosso vem de manutenções, reparações e vendas de peças, é disto que todas vivem, por norma tem as coisas associadas entre si, mas contra factos não há argumentos, se os carros elétricos ainda não são em massa como os ICE as empresas ainda não tem pessoas qualificadas como para os outros que andam cá há mais tempo, o fabrico de peças suplentes ainda é residual, como é natural as coisas vão sair muito mais caras até haver uma maior massificação só que isso leva tempo não é da noite para dia…

          Quanto ao teu amigo isso é estratégias de vendas das marcas e cada uma tem a sua, o resto é que interessa que é o que se está a falar…

        • B@rão Vermelho says:

          Então qual é o espanto?
          Não entendo a noticia
          É normal que os carros mais recentes sejam mais caros de repara, até começar a haver peças no mercado paralelo, é igual quer seja VE ICE.
          Um Ferrari também é mais caro que reparar um Fiat e não é noticia.

      • jpr says:

        “quando ocorrer massificação”, meu amigo o Tesla Model Y está todos os meses nos TOP’s de venda mundial.

  3. Egas says:

    Isto deve-se á economia de escala:
    – os carros eléctricos são bastantes mas ainda nem todas as marcas tem peças com fabricantes da concorrência
    – as oficinas tem de pagar formações mais caras para os funcionários poderem trabalhar com carros eléctricos e esses custos são diluídos na reparação
    – é muito mais fácil encontrar funcionários para carros convencionais (estes possuem o mesmo tipo de tecnologia e variou pouco ao longo dos anos) do que para carros eléctricos (tecnologia recente e a falta de experiência em trabalhar com packs de bateria)

    Precisamos que a percentagem de carros elétricos na rua seja igual ou superior e que entre uma nova geração de mecânicos/electricistas auto para que o panorama se inverta.

    • Bug says:

      Basicamente isto, é muitos dos pontos que a malta que anda ai bater que AE é ultima coca cola do deserto, mas para além de todos factores benéficos, num sinistro a brincadeira já sai muito cara e é algo que ainda não perceberam que isto tem de se massificar para que se torne mais em conta em comparação com os veículos a combustão.

      Basicamente posso dizer que isto é como quando foi a febre dos diesel , só olharam a ser barato na altura de abastecer em comparação com os a gasolina, mas depois nas peças e mão de obra era quase preciso vender um rim, assim está agora com os elétricos, comparar é mais barato a eletricidade para andar, mas depois oficina e peças custam bem mais porque o mercado ainda é relativamente pequeno em comparação com o concorrente que cá anda há muito.

      O Mercado dos AE ainda tem um logo percurso a percorrer por enquanto, isto ainda não dá para todas a carteiras…

      • JL says:

        Então quer dizer que é uma quando de tempo.

        • Bug says:

          Está a ver o desenrolar das coisas como todos nós, é natural que ninguém lhe vai dar uma data em concreto de quantos mais anos vai levar os elétricos a chegar ao nível dos comparsas a combustão de forma a ficar economicamente viável ao comum mortal, coisa que neste momento é praticamente impossível perante o custo de vida que se leva face aos ordenados praticados.

          • JL says:

            Se o custo de vida é alto, então mais razões têm para optar por veículos que lhes sai mais barato, não é por isso que costumam comprar veículos mais caros (diesel) em vez de comprarem mais baratos (gasolina)?

    • wacogam387 says:

      Não só mais uma nova geração de mecanicos/eletricistas mas também de bombeiros a lidar com fogos químicos.

  4. Driver says:

    Não se esperava porquê? Só estando mesmo fora do assunto…

  5. says:

    Não é grande novidade. E não, não tem nada a ver com o facto de serem isto ou aquilo. São carros mais recentes e com, possivelmente, menos penetração de mercado, e com menos “tempo” de permanência no mercado.
    O que poderá querer dizer que há menos interesse em produzir peças, mas também que há menos (nenhuma) concorrência no aftermarket de peças. Não podemos comparar as reparações de um Clio que, entre várias coisas, tem várias empresas a produzir peças (+/-) OEM. Pela mesma razão que certas marcas mais “nicho” nos veículos ICE sofrem do mesmo mal. Tive um Smart e algumas peças era caríssimas, sem razão aparente mas que só haviam na marca. Por exemplo, o óleo de motor recomendado pela Mercedes custava a certa altura 75 euros o litro. E no mecânico que percebia mais de smarts que a mercedes, a revisão com óleo e filtros custava 75 euros (óleo Liqui Molly). Ou os pneus da frente de largura 135 que custavam 90 euros cada e quase ninguém fabricava.
    O mesmo se passa com outras marcas, por isso sempre tive algum cuidado em (também) pensar nos custos de reparação ao comprar um carro.
    Adicionando a tudo isto, os carros (todos) são cada vez mais específicos e requerem que se vá cada vez mais à origem para reparações. As próprias marcas tentam agarrar os clientes com sistemas fechados. Se antigamente qualquer pessoa reparava um carro em casa, hoje em dia nem um bom técnico o pode fazer se não tiver (por exemplo) o software correto.

  6. Eu says:

    Que comparação tão sem sentido!
    Comparar um Tesla com câmaras, sensores e dispositivos electrónicos por todos os cantos do veículo com um simples carro de combustão!
    Isto tem alguma lógica?
    Pelo menos comparavam algo que estivesse dentro dos mesmos padrões de equipamento!
    Ou também vão comparar veículos de luxo com as gamas de entrada?

  7. Yamahia says:

    E o tempo de imobilização tb é superior.
    E ainda há quem pense que as empresas estão contentes com as sua frotas elektras.

    • Bug says:

      Não estão porque as empresas não se podem dar ao luxo de andar a parar para carregar assim como todos pensa ou ter um carro empando sabe-se lá quanto tempo por falta de peças, para uma empresa cada minuto conta logo, enquanto isto não se conseguir colmatar estes pontos dificilmente isto vai mudar.

      • JL says:

        Não vai mudar ? Então mas precisam de ir menos vezes à oficina. No que respeita a cargas parece me que têm tudo para perder menos tempo.

        • Bug says:

          Amigo se fosse só a olhar para esse ponto era fantatisco, mas não, há mais pontos a ter em conta, você pensa que carros de empresa em massa funciona como se fosse para o gestor ir dar uma voltinhas, mas não as frotas andam todos os dias nas mais diversas atividades e os tempos são todos contabilizados e cada vez que para um carro é tempo e dinheiro…

          Já vi que da forma que vê as coisas como gestor leva uma empresa há fundo em menos de nada…

          • B@rão Vermelho says:

            Sem falar no excesso de peso que muitas vezes os carros de trabalho são sujeitos, hora mais peso menos autonomia quer em ICE ou VE, a diferença é que no ICE quais quer 5 minutos estás de volta à estrada, no VE não, e como diz o @Bug, numa empresa tempo é dinheiro.

          • Yamahia says:

            Ainda há dias fui à Decsis e logo à entrada do IC19 vi uma carrinha elektra toda derreada e com dificuldade em manter o andamento do para arranca naquela zona. Se tivesse 500 kgs de carga era muito. A carrinha era da Dpd, uma espécie de courrier que nc transporta cargas muito pesadas. Só visto lool

          • JL says:

            Sei muito bem como funciona, trabalho numa que só tem eléctricos, tudo bem que não é para todas, mas parece que para si não dá para nenhuma.

            Ainda não entendi o que quer dizer que tempo é dinheiro, e combustível não é dinheiro ?

            Mas precisa de parar para quê? Quantas empresas conhece que faz 100 mil por ano em cada carro ?

            Eu como gestor vejo todos os custos e não só alguns.

          • JL says:

            Pois viu, como se carrinhas eléctricas tivessem menos força que as outras. Loooooll, só por aí se vê a verdade.

          • Yamahia says:

            Se calhar já ia no modo tartaruga que a bateria não chega para o dia. Isso confidenciou-me um outro que veio aqui trazer-me um pacote a quem perguntei se estava a gostar e ele respondeu que o problema era do chefe loolool. Mas que as dificuldades eram evidentes lá isso eram. Agora se era da tartaruga ou do peso excessivo isso já pouco importa para a realidade que é comprovadamente degradante!

          • B@rão Vermelho says:

            Que raio de empresa onde trabalhas se um funcionário demorar a fazer uma tarefa 30 minutos e outro 3 horas é igual?
            Em 8 horas de serviço para uma hora para comer e 5 minutos para atestar o deposito, outro funcionário trabalha as mesmas 8 horas descansa 1 e demora 30 minutos a carregar a VE, é igual, faz a conta ao final do ano, quantas horas esteve a VE parado para carregar e quantas horas esteve a outra carrinha.
            Se tiveres um negócio regional tipo limpezas, pouca carga e poucos km acho que faz sentido o VE.
            Mas a realidade não é essa, tenta ir comprar um carrinha comercial, qual quer tamanho e vais ver a carrada de Km que o carro têm-
            Por norma os carros comerciais andam muito.
            E outra coisa quanto é que te fica carregar uma carrinha VE fora da empresa?
            Ou vais também perder tempo à procura onde é mais barato?

          • Yamahia says:

            Aliás não é preciso ter activado o modo tartaruga nem é preciso ir muito longe:
            0-100 quase 25s (vazia)
            https://youtu.be/vabCI83BfME?si=m76D2ArFBNU5hjuj
            Bateria 47 kWh brutos
            Consumo WLTP 38.7 kWh
            Consumos reais: Calculo que se for daqui de Loures a Sintra com carga, já não volta mesmo que fique vazia em Sintra!
            https://www.ultimatespecs.com/pt/car-specs/Mercedes-Benz/130910/Mercedes-Benz-Sprinter-FWD-L2-eSprinter-47kWh.html

          • JL says:

            Então e depois ? As carrinhas só fazem arranques ? curioso.

            Então quanto faz uma a gasoleo no arranque, assim calculamos também a autonomia.

          • JL says:

            Barão, ninguém vai comprar carrinhas que não se enquadrem no âmbito do serviço que vão fazer.

          • Yamahia says:

            Arranques???? Consumo WLTP 38.7 kWh/100, sabe o que é ?

          • JL says:

            Então e depois ?

            Gasta bem menos que uma a diesel.

            Mas não é 38, é 23.9 kwh/100 kms.

            https://www.mercedes-benz.pt/vans/models/esprinter/panel-van/overview.html#tech-data

          • Yamahia says:

            No seu site;
            “eSprinter Furgão BASE 314/37 (Energia) 37,3 kWh/100 km”
            Vá lá ver melhor

          • JL says:

            Não é meu, é no da mercedes, não temos culpa que esse site não saiba tirar os dados do site da mercedes.

            O que conta é o combinado.

          • Yamahia says:

            O site espelha a informação da Mercedes. Média WLTP 37,3 kWh por cada 100 km.
            O outro modelo (que era mais antigo e maior do que aquele que vc foi buscar) fazia mais 1 kWh.
            Tdo certo.
            Vc é que veja lá isso, não beba mais nada hoje que já se anda a trocar todo!

          • JL says:

            Mas esse não é o wltp, é que que diz lá, e não replica, senão estavam lá os 2.

            Ao lado tem a autonomia wltp, que coincide com o valor reportado de consumo em wltp.

            Você é que não pode beber mais.

          • Yamahia says:

            Já está mais sóbrio?
            Agora ponha os óculos e não complique:
            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrb8umg-ua4-WCNyP2g?e=TghEHa

          • Yamahia says:

            No vale a pena. Está a ver que é verde mas continua a dizer que é vermelho!
            Marre prái!!! 😛

          • JL says:

            Em verde não existe. Lol

        • Bug says:

          Não estou a perceber onde quer chegar??? pois você com essas questões existenciais não é gestor nenhum, pois um verdadeiro gestor digno desta categoria não faz perguntas dessas, portanto, se não consegue perceber como as coisas funcionam nas frotas é porque não quer, simplesmente não tente dar a volta as coisas como se soubesse muito do assunto pois já mostrou claramente a todos que não sabe, as coisas não são como os casos particulares, o empresarial se fosse viável há muito que tinham adotado elétricos, mas como não são e você não compreende o porquê desses fatores nem vale apena andar aqui a perder o meu tempo.

          Já deu para ver que não se consegue ter uma troca de ideias consigo sem você vir armado em eu é que sei, mas lamento não é nem vai ser, em menos de nada passou a se gestor de frotas e nem sabe do que está a falar só faz perguntas, no mínimo ridículo ao menos pense um pouco antes de vir para aqui só escrever por escrever, pelo que vejo é alguém desocupado que arranjou um passatempo.

          • JL says:

            Então onde está o manual que diz o que é um verdadeiro gestor ?

            Curioso, porque são as empresas que mais ve compram.

            Ah, então é apenas uma ideia sua ?

            E sim, penso antes de escrever.

            Então e você também é alguém desocupado, já que também escreve aqui ?

        • VpokaFP says:

          Tás habituado a perder tempo.

          Muda para CI/Híbrido e sê produtivo.

          • JL says:

            Não, estou habituado é a ganhar, já que não perco tempo a ir a uma bomba de gasolina, esperar 2 ou 3 minutos para encher (fora os que fazem o mesmo para meter 20 euros) depois mais outro tanto tempo para pagar, caso não haja fila em nenhum destes processos.

            Portanto estou habituado é a ganhar tempo, porque no máximo perco 20 segundos para carregar o carro.

          • Jota says:

            Este demora 20 segundos para carregar o carro. Já li muita mentira aqui deste tipo, mas este foi o melhor de todos. Deviam ter mais atenção a este utilizador JL

          • JL says:

            Onde disse que demorava 20 segundos a carregar o carro ?

            Deviam ter mais atenção aos utilizadores que não sabem ler.

          • Yamahia says:

            @Jota é coisas que ensinam nas missas para eles virem espalhar cá para fora. Vem na bíblia elektra.

          • JL says:

            Nas missas CI ? Parece que sim.

    • JL says:

      Estão descontentes ?

      Como assim, se até têm uma taxa de intervenção no chassi menor ?

  8. Uddu says:

    Os VE não se reparam… Vão directamente para a sucata

  9. Joao+M says:

    Comparar alhos com batatas.
    Os VE têm uma quota de mercado reduzida, não diria que com mais de 10 anos de carros por aí nas estradas e apenas nos ultimos 3-4 anos é que se começou a massificar mais. No que toca a ICE temos carros com 10 anos já no mercado. O que quero dizer com isto? Que se tens um acidente com um ICE e precisas de um para-choques novo e mais umas peças, vais a uma sucata e a probabilidade de lá as teres é muito maior do que se for um VE. Se forem reparar um ICE só com peças novas, a diferença para um VE num acidente similar (e categoria similar.. não comparar um clio com um VW ID), não deverá ser muito diferente.

    Claro que se poderá alegar que se a bateria fica completamente danificada então o carro é para o lixo. Diria que já foi mais assim. Agora já é possivel reparar, mais facilmente, as baterias (já existe também mais know-how), e elas não estão tão caras como há uns anos e, com o tempo, mais baratas ficam (é como tudo na vida).

    Agora, se excluirmos acidentes, a manutenção de um VE é muito inferior a um ICE. Agora, o truque é evitar os acidentes -> falo daqueles “acidentes” causados principalmente por negligência e condução menos cuidada 😀

  10. Loladas says:

    Quem diria…

  11. Carlos says:

    O valor médio de aquisição dos carros elétricos que se encontram em circulação deve ser bem mais de 20% acima do preço médio de aquisição dos carros não elétricos. Em especial nos EUA onde os não elétricos não são inflacionados com “impostos ambientais”. O que só por si pode explicar a diferença.

    Reparar um Model S de 100.000$ será mais caro do que reparar uma Ford F50 de 60.000$, ou reparar um Model 3 mais caro do que reparar um Honda Civic.

  12. jpr says:

    Revisões mais barato
    IUC mais barato
    estacionamento mais barato
    consumos mais baratos
    pastilhas travão gasta muito menos, mais barato
    acidente mais caro, mas geralmente tem seguro contra todos os riscos não é problema.

    • B@rão Vermelho says:

      Uma pessoa quando compra um carro não é a pensar que vai ter acidentes, se não comprava uma chaimite 🙂 🙂

    • Torres says:

      Interessante, então se eu compro um carro já velho porque o orçamento não permite mais, como é natural vou fazer um seguro contra terceiros, a seguradora não me vai deixar fazer um contra todos porque não existe viabilidade…

      Visto do seu modo então os carros elétricos é obrigatório seja novo ou usado um seguro contra todos mesmo que já nem valha apena e vou andar a pagar um fortuna por ano quando o carro se houver alguma coisa a seguradora descarta-o logo…

      Isto da forma de ver é comprar um carro novo a cada 5 anos e sucata com velho para compensar ter seguro contra todos não vá o diabo lembrar-se e uma pessoa nem carro nem dinheiro para comprar outro…

      • JL says:

        Só compra e faz seguro contra todos quem fizer financiamento, já que é obrigado pela entidade financiadora, caso contrário não é obrigado.

        Lembre.se que são apenas 20% mais, em vez de 1000 euros de arranjo, caso fosse esse o valor, passava a 1200,

      • jpr says:

        “a seguradora não me vai deixar fazer um contra todos porque não existe viabilidade…” por aqui se vê o grau de conhecimento de alguns comentadores.

  13. João says:

    O que sei é que no Carwow de Espanha há um vídeo com um Dacia Spring acidentado em que a reparação é praticamente o valor de um carro novo… mas surpresas das surpresas : não danificou bateria , motor nem sequer o motor !! Da que pensar especialmente sabendo que é um carro low cost de pr

  14. PJA says:

    Isto já facto conhecido há muito, os BEV têm uma reparação mais cara. Muito peso nesse custo é devido à bateria.

  15. VpokaFP says:

    Só compra elétrico quem quer perder dinheiro.

    carro muito mais caro que CI/Híbrido;
    Reparações caras;
    Bateria vale 50% do carro;
    hypermiling para não ficar a pé;
    horas perdidas a carregar o carro;
    bateria perde 25% de capacidade em 10 anos;
    mercado de usados fraquíssimo;
    carro desvaloriza a pique;
    etc

    • JL says:

      Mostre lá uma que valha 50% do carro ?

      Também não perde 25% em 10 anos.

      Horas perdidas ou ganhas ? na maioria dos casos são ganhas.

      Mercado de usados fraco ? então porque tem estado a aumentar ?

      Mostre lá um desvalorizado a pique.

      Etc.

  16. PJA says:

    Tem razão no que descreve, no entanto reconheça que não poluem como os ICE (digo a nível local, o resto não sei).
    Para mim o mais importante é o tempo que se perde a carregar, e a resolução desse problema passa pela instalação de postos de carregamento (muitos), pelo menos de 22kW. O bom exemplo é os ecopontos, estão espalhados pelas ruas.

  17. Nuno José Almeida says:

    Após um acidente, como é óbvio e nem sequer é novidade!

  18. PTO says:

    Isso da reparação dos EV’ ser mais cara, já tinha sido referido aqui por muitos comentadores, mas os habituais fundamentalistas dos EV’s disseram sempre que isso não era verdade.

    E provavelmente vão continuar a dizer. Nunca se deve subestimar a capacidade de negação dos fundamentalistas. 😀 😀 😀

  19. Mrlachon says:

    Boa noite.
    Alguma vez irão dizer alguma coisa boa sobre elétricos neste site?
    Obrigado
    Cumprimentos

    PS: 20% mais caros a reparar, mas avariam menos 80%

    • Vítor M. says:

      Tudo o que se diz é de positivo para os elétricos (só assim este mercado cresce e melhora). Aliás, esconder informações “menos positivas” como outros fazem, apenas passam atestados de incompetentes aos leitores. Aqui falamos de tudo o que rodeia o segmento dos motores.

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