Então, Portugal? Este desconto deixa o elétrico BYD Dolphin Surf perto dos 11.000 euros…
Os carros elétricos ainda não são para todas as carteiras e, em Portugal, mesmo as propostas mais baratas parecem ficar longe do valor que a maioria dos potenciais clientes está disposta a pagar. Um exemplo deste cenário reforçou-se, agora, em Espanha.
Com os carros elétricos das marcas tradicionais a serem demasiadamente caros para a carteira da maioria dos clientes, a esperança em adquirir um modelo movido a bateria recairia sobre as propostas mais modestas.
Contudo, em Portugal, mesmo estas ultrapassam o orçamento que os clientes podem ou querem pagar por um carro - e a Volkswagen já alertou que este não aumentará só para o veículo ser elétrico.
Da vizinha Espanha, por sua vez, chega-nos um exemplo curioso, explorado pela imprensa automóvel do país. Com os descontos e incentivos disponíveis, deverá ser possível comprar um BYD Dolphin Surf por 10.830 euros.
Mobilidade elétrica mais acessível em Espanha?
À semelhança do cenário português, em Espanha, é necessário assegurar instrumentos de apoio que facilitem aos clientes particulares um acesso mais simples e acessível à mobilidade elétrica.
Segundo explicado pela imprensa espanhola, a BYD aderiu a um desses instrumentos, promovido pela Iberdrola: os chamados CAE ou Certificados de Poupança Energética.
Este mecanismo, relativamente recente, promove a eficiência energética, permitindo que as empresas certifiquem ações de melhoria e cumpram, dessa forma, as suas obrigações de poupança energética.
Os CAE permitem certificar as poupanças reais e verificáveis de energia decorrentes de ações como, por exemplo, melhorar a eficiência térmica de um edifício ou trocar um carro a combustão por um elétrico.
Por via de um desconto adicional de 950 euros, a BYD vai recompensar os clientes aquando da aquisição de um dos seus carros 100% elétricos.
O senão deste mecanismo é que os clientes deverão substituir o seu carro a combustão, que devem ter na sua posse há pelo menos um ano e não ter acedido a um CAE nesse mesmo período.
Ainda segundo a imprensa espanhola, o cliente particular tem duas opções:
- Retirar o seu carro usado da estrada colocando-o na sucata - o que lhe permitiria aceder, também, aos subsídios máximos do Plano MOVES III;
- Transferi-lo para outra pessoa.
Em troca, para obter o desconto adicional de 950 euros, o cliente deve certificar a compra de um veículo totalmente elétrico.
Neste cenário, a BYD garante que se trata de um desconto direto, sem esperas: a marca adiantará esse montante e, além disso, é um apoio compatível com outros, como o MOVES III.
Desta forma, graças aos CAE, aos seus próprios descontos e aos subsídios do Plano MOVES III, seria possível comprar, em Espanha, um BYD Dolphin Surf por 10.830 euros.
Cenário em Portugal
Em Portugal, por sua vez, a versão mais barata do BYD Dolphin Surf, a Active (30 kWh), está disponível por 16.980 euros (sem IVA).
Através do Fundo Ambiental, o Estado tem incentivado a compra de carros elétricos para particulares, e manteve, em 2025, o apoio a "veículos de emissões nulas", num valor global máximo de dez milhões de euros, perante os seguintes requisitos:
- Válido para viaturas adquiridas a partir de 1 de janeiro de 2025 (com fatura e matrícula) - em que a primeira aquisição e matrícula tenham sido feitas em nome do beneficiário após 1 de janeiro de 2025;
- 1425 incentivos;
- 4000€;
- Veículos até 38.500 € ou 55.000 € no caso de veículos com mais de cinco lugares;
- Obriga a abate de uma viatura a combustíveis fósseis com mais de 10 anos (devendo o abate ter ocorrido após 1 de janeiro de 2023, sendo a categoria do veículo a abater a mesma do veículo adquirido);
- Máximo de um incentivo/beneficiário.
Apesar de este apoio ter continuado em 2025, as candidaturas começaram, no final de março, e terminaram pouco tempo depois, em abril, quando os 1425 incentivos esgotaram.
Atualmente, estes são os principais benefícios para a aquisição e uso de um veículo elétrico por particulares:
- ISV (Imposto Sobre Veículos): isenção do pagamento (alínea a) do n.º 2 do artigo 2.º, do Anexo I do Código do Imposto Sobre Veículos;
- IUC (Imposto Único de Circulação): isenção do pagamento (alínea e) do n.º 1 do artigo 5.º, do Anexo II do Código do Imposto Sobre Veículos).
























O problema do Tuga é a vergonha de andar a circular pelas ruas das nossas cidades num carro de 11.000€. 🙂 🙂
O apoio para a compra de VE nem é fácil nem pratico, e sinceramente acho que pode ser apelativo a quem já iria trocar de carro, acho que com este valor ninguém no seu perfeito juízo vais trocar só por trucar.
Tuga o que têm mais é vergonha…
Chaços até 5.000€ está o parque automóvel cheio…
Agora com respeito as burocracias, aí, sim, estou de acordo.
5 k mas é um Mercedes com 20 mas não deixa de ser um Mercedes 🙂 🙂
Mas não anda longe a parte da vergonha o Tuga mais depressa deixa de pagar a casa do que o carro, eu acho que temos um melhor parque automóvel do que os Espanhóis, é sempre a sensação com que fico.
Pode comprar um model 3 por 25000€ com esse mesmo esquema de subsídios.
De incentivos.
Subsídios, tal como o RSI.
Não, são incentivos.
Ó “ivos”, receber dinheiro na conta é o quê ?
Já toda a gente percebeu q sem subsídios os elektros não vendem pq são inferiores.
É um incentivo, subsídio é um pagamento regular para algo que não se sustenta.
Subsídios! Podiam investir esses euros em infraestruturas de jeito e pensar onde vão ir buscar eletricidade para satisfazer a agenda do “capitalismo verde” que tanto querem impor.
Assim como começar a mostrar as emissões dos carros não só pelo tubo de escape.
Não há electricidade? Segundo o último apagão até há demais.
Exato, começarem a contabilizar as peças e óleos, além da produção de combustível.
falta o iva…
Em Espanha com topos os apoios e descontos em vigor consegue-se um model 3 á volta dos 25000 euros!
Exacto não tinha visto a tua resposta (repeti-me acima)
muito mais interessante que este tarolo com rodas
Fixe, bom para eles.
Cada vez menos faz sentido comprar carro a combustão seja novo ou usado.
A próposito a ID.BUZZ vai na Geórgia.
https://idbuzz-worldtour.com/map/
Desculpa perguntar, achas que para quem não consiga carregar em casa ou no local de trabalho faz sentido ter VE?
Ainda não tenho VE mas seguramente o meu próximo carro vai ser um VE, e compro porque tenho condições de carregar em casa, tenho painéis e garagem, é apenas a minha opinião fundamentada talvez pela minha ignorância, mas para quem só consiga carregar fora de casa não me parece ser um bom negócio.
Não, ter onde carregar em casa ou trabalho é condição sine qua non, caso contrário é como estar a deitar dinheiro ao lixo
+1
Sim, começa a fazer sentido.
Mesmo que custe carregar na rua tanto como abastecer um carro na bomba, só em termos de manutenção já compensa largamente.
Só se for no carro do joka.
Ainda bem que já tiveste um para confirmar.
Claramente da sua opinião. Tenho carro elétrico á um ano e é o que faço transmitir a quem quer comprar carro elétrico.
O mercado diz o contrário. Vendas de EVs a cair!
Onde?
No maior mercado mundial está a subir em flecha.
@Realista.
Não te calas com essa “tour”, pelo que se puderes explica:
1-Dia 0_Hannover
O que é que eles querem dizer com com o ID.BUZZ estar “… especialmente convertido e equipado com tecnologia de carregamento móvel…”
Andam com PowerBanks às costas, é?
Uma coisa é certa. Esse carro não é igual aos que são vendidos ao público. Matou tudo, logo aqui.
2-Dia 1_Berlim
Se o destino era a Dinamarca, Copenhaga (com passagem por Hamburgo que calha +-em caminho), explica-me o que raio foram fazer para Berlim? Faz lembrar aquele gajo que está no Rossio, quer ir para Alfama mas vai dar a volta ao Porto. tss…tss…
Dia 3/4_Estocolmo -» Helsínquia:
Explica lá porque raio, estando em Estocolmo, foram usar um barco para fazer uma travessia marítima para Helsínquia que demorou 16 horas, quando podiam perfeitamente ter ido de carro em 11 horas já contando com uma pequena travessia de ferry que liga a Suécia à Finlândia em Vasterhamn?
Afinal foram para andar de barco ou de carro? LOOOL
1 – Diga lá onde está isso escrito ?
https://idbuzz-worldtour.com/id-buzz-world-tour/
2 – Isto é um tour, não é uma viagem como você faz para fazer kms.
3 – volto a repetir, isto é um tour, eles não precisam de fazer como você, que faz kms só para justificar a posse do carro.
1-Today’s report do dia zero, 4⁰ parágrafo
2-Fazer kms por fazer é ter o objectivo Hamburgo a 150 kms a norte que era o caminho e , completamente fora da rota , andar a fazer 250kms para Este e depois mais 250kms para Oeste para finalmente picar o ponto em Hamburgo.
Qual foi a ideia? É q não bate a nota com a perdigota. É apenas parvo e estúpido. Mesmo que andasse a fazer turismo, seria uma opção muito estúpida.
3-Bom, esta de meter o carro num barco durante 16horas, quando podia fazer o percurso por estrada com uma pequena ligação de ferry tipo Setúbal -Tróia e menos 5 horas de viagem é que não cabe mesmo na cabeça de um tinhoso.
Afinal o carro é capaz ou não? Provavelmente não é capaz.
Na Noruega nem um cheirinho pelos Fiordes. Por aqui já se pode ver as reais capacidades do bote lol.
Só rir, qd tiver tempo logo vejo os restantes reports. A ver se encontro mais umas pérolas
Convertida para este tipo de viagem, e equipada com tecnologia de carregamento móvel, provavelmente queria dizer rápido, o objetivo é fazer o tour apenas com carregamentos rápidos e lentos.
Claro que não faz sentido nessa cabeça , nada lhe faz sentido desde que seja eléctrico.
E custos não conta ?
E digo-lhe mais. Um verdadeiro aventureiro dos carros nem sequer apanharia o Ferry para Vasterhamn. Só tinha que seguir para norte em direcção a Haparanda que há lá uma ponte que liga à Finlândia.
Isto assim não é nada, andar apanhar boleias de barco ou ferry qdo tem alternativa viável para seguir por estrada, revela que ele não é aventureiro como se intitula ou então que o carro não é capaz nem adequado para fazer estrada.
Espere lá, mas não era você que dizia que os eléctricos estavam proibidos nos ferrys ?
Pronto, é mais uma prova para desmentir isso.
Para irem ao Dakar, também podem fazer praticamente tudo por terra, porque passam de ferry para Marrocos ?
O Dakar é feito na Arábia, seu alucinado.
E quando começava em Marrocos, era precisamente por isso, a prova começava lá.
Depois de arrancar, não andavam a meter os carros em ferries ou navios ro-ro a meio da competição.
É agora, mas não era.
Não, a prova começava em Paris.
Tanto metiam que era assim que iam para lá, mas podiam dar a volta ao mediterrâneo.
Mais uma vez enganado e sempre a meter água.
Aquilo que se fazia na Europa incluindo a partida icónica em Paris ou outras cidades era só uma espécie de desfile
O primeiro troço cronometrado começava em Marrocos.
E isto é o quê ? não é um desfile ?
Podiam então ter desfilado por terra à volta do mediterrâneo.
Mas provavelmente os motores não aguentavam.
Deixe-se de tretas, a prova mesmo, aquela que metia cronómetro e pó nos dentes, começava em África. Antes disso, era só aquecimento e show-off para as câmaras.
O Dakar de antigamente era um inferno glorioso, onde só os os verdadeiramente capazes, com nervos de aço e teimosia de mula chegavam ao fim. Hoje ainda é duro, mas naquela altura…
A viagem fofa até Algeciras não fazia parte do enquadramento. Tenha paciência.
Esta malta dos elétricos e como os vegans, e tão bom tão bom que tem de andar constantemente a tentar convencer os outros, para ver se se convencem a eles próprios xD
Muito caro, tem que ser no maximo 5.000€ e 1.000km de autonomia. É o equivalente a um Semi-novo a combustao com 20 anos e 300.000km.
Também já compraste um tesla?
Nota-se que a adega ficou demasiado rudimentar para ti.
Nunca fez tanto sentido comprar um diesel usado e anular fap.
Baixo consumo, manutenção acessível e autonomia para dar e vender.
A próposito, se este desafio fosse feito com um diesel em vez dos 18364km feitos teriam sido já alcançados com facilidade mais de 50000km.
https://idbuzz-worldtour.com/map/
@yamahia, este comentário é para si, recordo-lhe o que disse noutro post.
Não percebi.
“Nunca fez tanto sentido comprar um diesel usado e anular fap.”
Não leu no outro artigo ? que tinham fap’s, mas tiram-os.
E quem lhe disse que a arvore faz a floresta?
Você, então não usa pequenos exemplos da China como argumento de batalha ?
Essa agora. A China é um bioma a perder de vista. Mais de 30% das emissões têm origem na China, mais do dobro da UE+EUA juntos, em grande parte pq é lá q se fabricam a maioria das baterias para elektros.
Perder de vista ? Só mostrou alguns casos, aqui é igual.
Claro que têm, é lá que se produz tudo, até os filtros que usa nos seus carros.
@Yamahia tem mais emissoes principamente porque tem uma polucão muito superior. Muitas cidades tem mais populacao que tugal inteiro.
Uma aldeia no meio da serra tambem polui menos que terra que vives,/
Mais um número impossível, era necessário andarem 24 horas por dia e fazer uma média de 105 kmh.
105km/h é velocidade de elektro….e já a esticar muito. Totalmente possível.
Eu não falei de velocidade, falei velocidade média, mais um que não sabe o que é velocidade média.
Segundo a malta que anda por aqui, nunca vi ninguém, ao contrário de mim, a mostrar uma velocidade média acima de 95 kmh, esteja à vontade para apresentar.
150×24=3600 kms x 20 dias =72000 kms e não precisava de carros de apoio para nada.
Exato, dai eu ter falado em 105.
Mas em lado nenhum do planeta faz 150 kmh de média, nas estradas que esta carrinha andou.
Mas para si que nunca mostrou nada acima de 87 kmh de média, é fazer as contas.
a 105 km/h faz 50400 kms. Portanto está @Anung continua certo.
Mas ele até tinha muito para esgalhar em Autobhans lá na Alemanha. Até foi dar uma volta de 500 kms a Berlim sem sentido, deve ter dido para calibrar a bateria.
Foi isso que eu disse, mostrei 105, mas na verdade são 104 qualquer coisa.
Muito ? Só em algumas zonas pode andar mais depressa…
Foi fazer o tour, de certeza que vão passar pelos principais concessionários da marca.
Portanto consegues ir á lituania e voltar em menos de 48h.
Fazer 3600 kms dia durante um mes. Parece plausivel
Eu não, mas o carro faz. É só levar mais 1ou 2 comigo.
Já agora o record num dia pertence a um TDI de 2010 com 5500 kms. É quase o dobro…
Passaram-se 15 anos e ainda nem lhe mordem os calcanhares. Só para te situares @Toni.
Ah então tem auto-pilot ?
É esse o record, MAS NUMA PISTA.
Claro que não, mais alguém tentou isso numa pista ?
@Yamahia Mostra ai qual foi o percurso desse record.
Fizeram 1 dia 5500km e quantos fizeram durante 20 dias?
Conduzir 24h seguidos nao é a mesma coisa que conduzir 480h
@JL certamente ele não está a falar das 24h de le mans.
Isso era mau demais tentar comparar os tempos de uma corrida em pista com um carro normal.
Mas se o record está em 5000km, certamente dará para fazer facilmente Lisboa-> Bruxelas em meio dia (2000km). Dá para sair de manha e chega-se lá ao final do dia fácil.
Pois.
Fico admirado que passados 15,anos e com tanta evolução automóvel que dizem haver todos os anos, que os outros, são todos obsoletos,
que não andam nada etc etc… , ainda não tenha aparecido nenhum q batesse a distância. Alguns já tentaram sozinhos ( sem trânsito) com a pista só para eles e nem assim
Admira-me…É só isso 😛
Vem-me logo à memória o Skoda 1.6tdi de 115 cv e com 14anos a papar elektros de 495 cv na flor da idade. Looolooolool
E tinhas perdido 2 idas ao mecânico só para mudar o óleo…
Só se for no carro do joka.
Mas também não era por isso, é mais rapido mudar o oleo do que carregar o carripana elektro.
Se for com o carro típico fogareiro, o seu 1.0 tdi que faz 1000km por dia, em 50.000km até já tinham ido 3 vezes trocar o óleo e a caminho da quarta…
Mas trocar o óleo não custa tempo, o que custa tempo é ligar uma tomada à noite e desligar a tomada de manhã.
🙂
De pijama e chinelos de preferência
A operação é tão complicada que o meu filho com 8 anos faz isso sozinho…
Mas isso não se perde tempo, na cabeça dele, dorme, come, faz necessidades e até faz a manutenção do carro em andamento.
O meu faz lonlLife, anda ali entre os 27 e os 32 mil, consoante a degradação do óleo. Com 18 mil ainda tinha muito que andar antes da 1ª troca numa viagem dessas.
E sei que há mais recentes que já fazem ~50 mil.
Sim há, aqueles que pouco depois da segunda muda rebentam.
Não me parece que sejam esses. Estava a pensar na Opel. Desconheço se ainda mantêm essa política.
De QQ forma esses Puretech agora têm garantia de 200mil e 10anos. QQ problema a marca paga.
Eu estava a pensar em citroen, Peugeot, Ford, etc.
Têm alguns, os que fizeram a revisão sempre nos concessionários.
Se nunca mudares o oleo até faz mais.
@Toni, ele queixa-se qd o sabor do óleo já não lhe agrada.
Tranquilo.
Em Portugal não há nem nunca houve vontade dos governos na mudança para VE.
Senão vejamos:
Porque só 1425 têm direito a ter acesso aos apoios estatais?
Porque não qualquer cidadão nacional o pode fazer, independentemente de o fazer em janeiro ou em dezembro?
Porque não se dá esse apoio logo diretamente na compra do VE em vez de termos que pagar o carro na sua totalidade e esperar que eventualmente sejamos bafejados pela sorte de ter acesso a um apoio que até poderá já nem ter direito, por se ter esgotado entretanto?
Por tudo isto acho que os nossos governantes se estão a cag.. para os Tugas e nas alterações climáticas.
Agilizem o processo e tornem.mais fácil e menos onerosa a aquisição de um VE, seja em que altura do ano seja, e vão ver que milhares de portugueses começam a virar-se para os elétricos.
É como o tabaco, fica bonico dizer que querem que as pessoas parem de fumar mas na realidade querem que fumem cada vez mais. É muito dinheiro em impostos.
Tens toda a razão.
Em vez dos apoios retirem ou reduzam o iva nos electricos isso sim, uma medida que chega a todos os que queiram comprar.
Porque é que a noruega é como é, isto nao vem de agora sao já 2 decadas de criaçao de condiçoes, alguma vez um noruegues tem de se candidatar a um apoio?? nunca na vida isso era um escandalo o “apoio” existe logo na compra da viatura com reduçao e ate isençao do iva , um tesla model 3 base na noruega custa 27 mil e em portugal custa 39 mil .
Mas o tuga a ser tuga tem de ter o subsidiozinho o apoiozinho, vá estica a mão que o estado assim dá e é o bom da fita quando na realidade foi o estado que te partiu as pernas, viva o socialismo pfff
É o desespero do terrivel lobby climático. A despejarem subsídios sobre subsídios a ver se arrebitar as vendas dos carros que ninguém quer.
Dos incentivos.
Se ninguém quisesse não se compravam, nem você estava preocupado.
JL, chineses dão incentivos à sua indústria, UE diz que são subsídios.
UE dá subsídios às marcas europeias, são incentivos.
Hihihi…
Tal como a Europa dá aos seus, aqui mais perto temos a Autoeuropa.
+1 11.000€ por um carro novo é de fugir. Mais vale dar mais 11.000€ e comprar um a combustão
“carros que ninguém quer”
https://bydbrasil.com.br/byd-bate-mais-um-recorde-em-maio-ultrapassa-toyota-e-ja-e-a-4a-marca-que-mais-vende-veiculos-no-brasil/
No Brasil, país de terceiro mundo.
Com a vantagem que se custa 11.000km, dá perfeitamente para comprar um usado com 1 ano por 500€. Parece bom negocio
Quase metade eram híbridos. Pufff
“BYD Dolphin Mini vendeu 2.444 unidades no Brasil em maio e lidera o ranking da marca.”
Sim, o BYD Dolphin é híbrido porque trabalha:
1) a eletricidade
2) combustão da inveja alheia.
E nós a pensar que a Toyota era lider nos híbridos 😀 😀
O xadres 4D do costume para tentar alavancar artificialmente as vendas de elektros.
No Brasil os híbridos é mais a álcool flex.
Dizem que têm dos ares mais limpos do mundo. Não sei pq…Elektros BEV é só 2 ou 3% das vendas.
Dizem….
Já agora, não existe lá 100% álcool, é sempre uma mistura.
Sim o Flex pode andar a gasolina, mas quem os tem usa sobretudo álcool pq sai mais barato.
Usa uma mistura de álcool com gasolina.
Misturas é em PT. Ontem estive a ver e já não é 11%. Já vai em 13%.
E o portuga a pagar taxas como se fosse gasóleo puro ou gasolina pura.
Hipócritas.
É como lá, tanto que a mistura neste momento é de 27% e querem passar para 30%.
A malta não mete E100, é muito caro.
Vc está confuso.
Há de facto uma imposição legal no Brasil para aumentar a percentagem de álcool (etanol) presente na gasolina normalmente entre 20% e 27% e já se fala em mais o que já anda a assustar muita gente q receia que se isso acontecer, terão que substituir uma série de elementos por outros mais resistentes ao poder corrosivo do álcool, nomeadamente tubagens.
Mas isso aplica-se aos carros convencionais, não aos híbridos flex, e não é assim que o sistema Flex funciona.
Os veículos Flex são, na verdade, bastante semelhantes aos nossos bifuel (gasolina + GPL), com a diferença de que, em vez do gás, usam etanol como alternativa à gasolina.
Nos modelos Flex modernos já nem é necessário ter dois depósitos (a bem dizer o da gasosa separada era só para dar ao arranque), é tudo feito num único depósito. A centralina identifica automaticamente o combustível que está no depósito seja gasolina pura, etanol puro ou qualquer mistura entre os dois e ajusta a combustão em conformidade.
O sistema pode perfeitamente lidar com misturas como 20% E20, 30% E30 ou 70% E70 de etanol, ou até funcionar com etanol 100% puro (E100). O condutor escolhe o que colocar no depósito não há qualquer restrição nesse sentido.
A regra prática é simples:
Abastecer com 100% de etanol começa a ser vantajoso quando o preço na bomba é, pelo menos, 30% mais baixo que o da gasolina, pois o etanol tem menor poder energético (gasta-se mais por km).
Portanto, essa imposição de percentagem de etanol é para os carros normais, que usam apenas gasolina com etanol misturado como é feito por cá em PT (até E10). Não tem nada a ver com os híbridos flex, que funcionam com qualquer proporção entre os dois combustíveis, e cuja gestão é feita pelo próprio utilizador.
” …Ethanol is a fuel that can be used in vehicles either as a blend with gasoline or alone….”
https://www.infineuminsight.com/en-gb/articles/flexfuel-enabled/
Por fim, não é verdade que o E100 esteja mais caro que a gasolina
Tem aí os preços determinados pelo gov de BR, já neste mês de Julho:
https://www.gov.br/anp/pt-br/assuntos/precos-e-defesa-da-concorrencia/precos/arq-sintese-semanal/2025/julho/sintese-precos-n28.pdf
Os veiculos são identicos, apenas usam alguns materiais diferentes, a grande diferença está no firmware das ECUs que controlam a injecção.
É mais caro porque os carros gastam muito mais, chega a ser 50% mais, por isso poucos usarem com grandes concentrações de etanol.
Não é 50%, é 30%. Eu não sei pq não tenho experiência por isso fui ver junto de quem sabe e é claro que se o E100 estiver 30% abaixo da gasosa já compensa meter E100.
Eles é que sabem não sou eu nem vc.
Qual 30%, nalguns chega a ser o dobro.
eu quero!
Os pobres não precisam de carro, ha transportes publicos para isso. Carros e para a classe media e helicóptero para classe alta
Verdade. Por falar nisso, não é agora o teu autocarro? Ainda o vais perder e ter de chatear uma amigo da classe média para te ir buscar.
Os pobres chama-se proletariado e a classe alta chama-se burguesia exploradora. E já só a burguesia dos menos de 5% de cima, ou seja, 520 mil indivíduos numa população de 10,4 milhões, compra carros novos. O resto que não anda a pé, incluindo classe média, é transporte público.
Não há transporte público em PT, apenas há uma amostra de transporte público para poder dizer q tem qd Bruxelas perguntar.
Essa amostra de transporte público serve para fazer as pessoas desesperar e obrigá-las a comprar carro.
Mas depois quando alguém diz que faz 20.000km num carro citadino elétrico diz para andar de transportes públicos…
Exato.
É o modelo de negócio da ideologia de direita e extrema direita capitalista. Andar de carro, mesmo em ambiente urbano, só para quem gasta um ror de pasta em combustível e em desgaste da mecânica. O gasto de uns é o ganho de outros. “Tens de gastar, tens de consumir, tens de desperdiçar, tens de poluir. E se não é para alimentar o esquema que tu vens, então tens de ir a pé ou de transporte público”.
É o q esta a acontecer nas principais cidades da Noruega. Mas esse têm transportes públicos a sério.
Então desde q correram com os elektros dos corredores BUS, estão ainda melhores.