Em 2022 foram vendidos mais de 10 milhões de carros elétricos no planeta
Cada vez mais vemos nas estradas carros elétricos. Os condutores estão a mudar a sua mentalidade e a optar por estas propostas. Os dados mais recentes são a prova disso mesmo e as vendas de 2022 dispararam, ultrapassando os 10 milhões de carros elétricos.
Um novo máximo de venda de carros elétricos
As vendas de veículos elétricos durante 2022 atingiram o patamar dos 10,2 milhões de unidades, um crescimento de 65% em relação ao ano anterior. Espera-se que as vendas destes modelos atinjam quase 17 milhões de unidades até o final de 2023. Quanto ao quarto trimestre de 2022, 7 dos 10 principais carros elétricos eram de marcas chinesas.
Estas vendas globais de carros elétricos de passageiros no quarto trimestre de 2022 aumentaram 53% em relação ao ano anterior, elevando o total de 2022 para mais de 10,2 milhões de unidades, de acordo com a pesquisa mais recente do Rastreador de vendas de modelos de veículos elétricos de passageiros globais da Counterpoint.
Final de 2022 foi o melhor de sempre
Durante o quarto trimestre de 2022, os VEs com bateria (BEV) representaram quase 72% de todas as vendas de VE, enquanto os VEs híbridos plug-in (PHEVs) representaram o restante. Os três principais mercados de VEs foram a China, Alemanha e Estados Unidos. Os 10 principais grupos, que detêm mais de 39 marcas de automóveis de passageiros, contribuíram com quase 72% de todas as vendas de VE no quarto trimestre de 2022.
O total anual para 2022 teria chegado a quase 11 milhões de unidades se novas infeções de COVID-19 não tivessem surgido na China. Durante novembro e dezembro afetaram a produção e as vendas, e interromperam a cadeia de fornecimento de componentes.
China está a dominar nos carros vendidos
Apesar destes problemas, as marcas chinesas registaram um forte crescimento. Em 2022, muitas começaram a expandir-se em mercados como a Europa, Sudeste Asiático e América Latina. Estas provavelmente vão dominar o Sudeste Asiático e a América Latina, por haver poucas marcas a operar nessas regiões. Espera-se uma luta pela na Europa, cm as marcas regionais.
Estes números agora revelados são a prova de que os carros elétricos estão cada vez mais presentes. As preferências dos consumidores estão a mudar e cada vez mais estas são propostas que atraem, mesmo com o seu preço muitas vezes mais elevado. 2023 será um ano de crescimento, onde é quase certo que bata 2022.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Counterpoint
Neste artigo: 2022, Carros, carros elétricos, elétricos, vendidos
Ainda que existam uns quantos descrentes e que se riem dos meus “disparates”, ainda quero ver é as empresas a adaptarem veículos de combustão em eléctricos. Quanto mais não seja pela tecnologia adaptada às novas necessidades de mercado!
eu depois quero ver a poluiçao enorme que as baterias vao causar, e eu depois vou-me rir quando tiver o meu carro a combustivel sintetico e ver outros carros a combustivel sintetico a dominar o mundo
https://pplware.sapo.pt/motores/mercedes-vai-construir-uma-fabrica-de-reciclagem-de-baterias-na-alemanha/comment-page-1/#comment-3203529
Enquanto o pau vai e vem folgam as costas!
Ao preço a que vai vender o combustível sintético não me parece que vá dominar o mundo…mas a combustão de dino juice vai continuar a dominar no continente africano, na américa do sul, orclandia e médio oriente sem dúvida!
Desde que o combustível sintético seja produzido sem recurso a matéria prima e sem recurso a electricidade, tem tudo para ser uma energia limpa
Sim, o combustível sintético vai ser produzido em casa, à mão e à manivela. A poluição vai ser zero, tirando a lavagem das roupas transpiradas, está-se mesmo a ver.
Veículos eléctricos são maus porque utilizam matéria prima e consomem electricidade.
Tudo que utilize ambos é mau
Usas as famosas máscaras que nada protegem…
Para que quer combustível sintético ? a gasolina não está cara o suficiente ?
Dominar ? só se for nos prosches, onde a prometida produção deles nem sequer chega para os porsches que existem.
Eu queria era saber quando começa a diminuir o número de veículos a combustão interna nas estradas, mas o Google não parece saber :/
Pela lógica da oferta e procura (como na altura de confinamento) o preço dos combustíveis tem que baixar!
Também fico intrigado de que forma o Estado Português vai arrecadar o valor dos vários impostos inerentes (Imposto sobre os Produtos Petrolíferos, Taxa de Carbono, a contribuição de serviço rodoviário e o Imposto sobre o Valor Acrescentado) quando o consumo desses combustíveis diminuir.
PS: entretanto discute-se que a contribuição de serviço rodoviário parece ser ilegal.
É certo e sabido que os governos do mundo inteiro vão arranjar forma de os VE passarem a poluir e mais que os Veículos a combustão, vão ter de substituir a receitas da falta de imposto dos combustíveis, e em nome do ambiente vão arranjar forma de taxar e muito os VE, primeiro é facilitar a compra e não pagar nada, quando o uso for generalizado vamos levar com a brutal carga de impostos, e melhor forma de prever o futuro é olhar ao passado.
É certo que algo do género vai acontecer, infelizmente. E sim, o passado assim o confirma.
Estou curioso é com os argumentos que serão apresentados.
Afinal já começaram as “propostas”: (na Noruega) o governo propôs um novo imposto com base no peso (do veículo)
https://mezha.media/en/2023/01/05/79-of-cars-bought-in-norway-in-2022-are-electric-but-the-trend-may-change/
Esse imposto já existe há muito nos a combustão.
Há um imposto baseado no peso dos veículos em Portugal?
Se a referência é ao IUC, o peso serve para definir categorias, não para definir valores dentro de uma categoria.
Fui ver as regras do IUC e afinal há categorias com o mesmo limite de peso da viatura.
De qualquer forma o comentário do RC vai no mesmo sentido do meu, que o estado, para garantir fundos, vai arranjar formas de taxar os veículos elétricos, infelizmente.
Em Portugal não, o que você colocou é na Noruega, por la os a combustão pagam imposto baseado no peso.
Por cá ainda não existe qualquer proposta além do iuc para eléctricos que já existe por tensão.
Certo, estamos de acordo. Se até na Noruega estão a pensar implementar impostos para os veículos elétricos, em Portugal também é uma questão de tempo, infelizmente.
Claro que vão pagar impostos, é uma certeza, e até já pagaram, até 2019 paguei iuc de uma viatura minha, no entanto muito mais baixo que uma equivalente a combustão.
Naturalmente que assim vai ser, mas o pessoal gosta de viver na ilusão.
Ah ok, alguns sonham que as tvs vão pagar menos audiovisual, e mais em serviço .
Portanto vou vender à tv e não compro mais nenhuma. Já que a maioria anda a viver uma ilusão.
Looooooooooool
Eu as vezes até me pergunto se não são bots a escrever estas coisas.
Nunca se sabe, anda aí tanto maluco que se calhar é a mesma pessoa…
Poluir não digo mas carregar em impostos aí sim…
Desde que a CP não faça greves à maluca, o meu Mustang nipónico a gasolina fica à porta de casa, agora comprar um passe e ter de levar o carro para o emprego é uma ginástica financeira dos diabos…
Nõa havia uma teoria de que podiamos alugar por app carros eletricos?
Foi mesmo testado em vários países.
Pelo menos em França foi implantado um sistema que entretanto foi suspenso.
Foi suspenso não. A empresa é que faliu.
Uma dela, existem outras, tal como cá.
Escreves muito mas conteúdo, zero.
Se fosse zero você não se incomodava. Portanto alguma coisa escrevo, já o seu só dá mesmo para rir, não é secalharya .
Mania de continuarem a incluir os híbridos PHEVs e HEVs na lista dos carros eléctricos.
Onde é que estão esses ?
Nunca percebi (também nunca pesquisei) que raios é isso? Para mim um carro ou é a combustivel ou electrico. Meias medidas para mim é algo confuso…
E de for os 2 é o quê?
Não estão ali hev nenhum, phev são os híbridos de ligar à tomada.
Amigo, o @Yamahia é que referiu PHIEVs e HEVs. Eu apenas comentei que não sei o que são…
Mas os Phev se ligam à tomada, os VEs também se ligam à tomada ou não?
Ambos ligam.
A verdadeira notícia ecologica seria “Em 2022 não foi vendido nenhum automóvel”
Vou já falar com o Mohammed (que nem deveria usar tratores lá na sua plantação em Marrocos) para lhe ir levar as batatas e alho a sua casa de bicicleta e atravessar o Mediterrâneo a nado.
Também não exageres! Os automóveis são necessários em muitos casos…
Eu sei, estava apenas a dizer que vender carros não é assim tão benéfico para o ambiente, não vender era melhor notícia para o ambiente
Tens razão.
A sorte é que a exploração e transporte das materias primas para fazer as baterias não polui nada
polui tanto como a infraestrutura do dino juice…mas ao menos podes andar a pé na rua sem levares com a fumarada
Depende da rua. Experimenta andar na rua perto de uma termoeléctrica.
Ou de uma refinaria.
Precisamos de investir em petroleiros para reduzir a poluição dos veículos eléctricos.
Acho muita piada à desculpa do costume para dizer que os elétricos são tão poluentes como os de combustão interna:
1) a electricidade pode-se produzir localmente, por eólica e luz solar (tirando nos extremos do planeta)
2) a produção das baterias inicialmente dava a volta ao mundo e era bastante poluente (ainda assim muito menos que o petroleo); agora é muito mais local, os processos todos foram optimizados e há muito mais reciclagem de baterias.
3) os veículos elétricos usam muito menos travões e liquidos para lubrificar os componentes. Em 300.000 Km a diferença de é GIGANTE. Eu em todos os meus carros (gasolina e gasóleo), cada 20.000 – 25.000 km tenho que trocar o óleo (4 a 5 L); em 300.000 Km serão uns 45 L… Logo travões cada 50.000 km +-, ora 6x em 300.000 versus umas 2x num elétrico.
4) não há contaminação local
Pois, se avaliarmos tudo isto vemos que há uma vantagem esmagadora para os eléctricos. Toda a produção e gerar a electricidade contaminam zero? Não. Mas comparando com um ICE… uma diferença abismal.
O que me parece é que há muita gente que acha, na sua cabeça, que os liquidos e combustível dos ICE nasce por geração espontânea das bombas de gasolina e que só as baterias dos elétricos e a electricidade geram poluição…
E depois acordaste
Bem, nao sei em que planeta vives, mas a maioria das minas fica no Canadá e Australia e como achas que a materia prima ou baterias vem para a europa? Alem que a propria exploracao da materia prima é muito mais poluente do que extracao de petroleo, ou pensas que não há maquinaria pesada envolvida, e como achas que a maioria da electricidade é produzida? Contaminacao local, depende do local a que te estas a referir.
Acho que tens que acordar para a vida
É? Então prove lá isso ?
Vem de navio e camião, no entanto faz apenas uma viagem, enquanto a alternativa faz cada vez que o utiliza.
A maquinaria pesada das minas e os navios até poluem pouco. para a alternativa existem oleadutos.
Existem sim, mas não cobrem o planeta inteiro, e ainda tem a bombagem.
Só essa energia energia dá para alimentar muitos electricos, e electricidade que vem dos mesmos pontos.
Por isso é que há cientistas a dizer que não haverá aumento significativo de consumo.
Pelos comentários aqui espostos, ou não há guita para um EV, ou e inveja! Ou estão agarrados ao fumo dos dino Juice!
Olha aqui há muito dino de juice a ser queimado nas centrais termoeléctricas.
Nem te passa pela tola:)
Nunca tal tinha ouvido falar nisso, o que é dino juice?
Inveja sim, já conduzi um VE (tal como já o referi diversas vezes neste portal) mas se tenho falta de cash para comer, muito menos iria comprar um VE…
Tb nc tinha ouvido falar mas pelo enquadramento da coisa só podem ser combustíveis.
De onde vem o petróleo, chamam combustível fóssil porquê?
Tudo certo. O que achei piada é que todas as semanas há um tempo ou palavrão novo para decorar… 😀
Pois, na tua perspetiva são mesmo as duas opções possíveis, Não há outras…
Haver há, a vontade é que pode não haver. LOL
Eu acordo todos os dias cheio de vontade, só que depois levanto-me (e perco a vontade)… 😀
Acho muita piada a alguns comentarios aqui em relação ao EV. Chega ao ponto de ser cómico o fanatismo e ignorancia quanto ao tema.
De referir que esta lista a maior parte do numero referido faz parte automóveis de combustão. Também de relatar e para combater um pouco a desinformação ou falta mesmo dela, o numero de automóveis vendidos em todo o mundo é 8x maior.
Vai ser caricato ver dentro de uns anos, os ditos crentes do EV não poderem ter a oportunidade de poder ter um misero carro nas suas vidas. xD Recomendo a estes procurar a Ruta lançada pelo governo de espanha em relação ao futuro da relação das pessoas com os automovéis e possibilidade de este em circular.
Mas para quem poder, nada melhor que ouvir a opiniao de uns dos melhores jornalistas do ramo, falar para onde vamos e o que nos vamos a encontrar.
https://www.youtube.com/watch?v=Uk8J9MV6Q8c&t=189s
Depois vão ver o que se esta a passar com os electricos na alemanha e as vendas destes na noruega.
A idiocracia avança rapidamente.
Não entendi, começa por dizer que os outros não pescam nada do assunto e depois vem com vídeo que fala que a alemanha e italia querem TAMBÉM a isenção de impostos e possibilidade de algumas marcas produzirem carros como a ferrari, porsche e lamborghini poderem utilizar combustíveis feitos de electricidade e bem caros por sinal
Então venderam 8x mais electricos no mundo.
Sim, em Janeiro na Alemanha caíram 3% em Janeiro, fruto da retirada de alguns incentivos. de notar que em Dezembro teve em alta.
https://cleantechnica.com/2023/01/08/evs-take-55-of-the-german-auto-market-in-december/
Mas que isso tem a ver com todo o ano ? aproveitou que houve uma quebra para ficar todo contente ?
Errado, o maior numero referido faz parte de automóveis eléctricos, a pequena parte são os plugin.
Ou seja…quase nada.
Felizmente muita gente não cai na farsa do carro elétrico. Os governantes bem tentam impingir…
Pois, assim você pode vender e arranjar mais uns charutos a esses. Lol
Talvez a conversão de alguns charutos seja uma realidade para muita gente e manter os ditos cujos…
Não é viável por agora, fica pelo mesmo ou maior custo de um eléctrico a fazer melhor.
Talvez quando as marcas lançarem kits para esse efeito, que já começou pela renault.