Elon Musk quer trazer o FSD da Tesla para a Europa no início de 2025
Elon Musk quer que os seus Tesla sejam completamente autónomos e que garantam aos utilizadores uma condução sem depender de ninguém, em todas as situações. Se nos EUA essa é já uma realidade, há mercados onde ainda não pode ser usado. Agora, o homem forte da Tesla revelou que quer trazer o Full Self-Driving (FSD) para a Europa e China já no início de 2025.
O CEO da Tesla, Elon Musk, afirmou em inúmeras ocasiões no início deste ano que a empresa está no bom caminho para levar o FSD para os mercados na Europa e China até ao final de 2024.
No entanto, parece haver um ligeiro atraso e a conta oficial da equipa de AI da Tesla confirmou. Revelou que este fabricante automóvel lançará provavelmente o FSD no primeiro trimestre de 2025.
Isto é, claro, se tudo correr como planeado e a Tesla obtiver toda a folga reguladora em ambos os mercados. Elon Musk já visitou várias vezes a China para obter luz verde do órgão governamental local, na tentativa de lançar o FSD já em setembro. Mas os planos aparentemente mudaram.
Due to popular demand, Tesla AI team release roadmap:
September 2024 - v12.5.2 with ~3x improved miles between necessary interventions - v12.5.2 on AI3 computer (unified models for AI3 and AI4) - Actually Smart Summon - Cybertruck Autopark 📐 - Eye-tracking with sunglasses 🕶️ -…
— Tesla AI (@Tesla_AI) September 5, 2024
Em qualquer caso, a aprovação do FSD é importante para a empresa porque pode aumentar as vendas na Europa e na China. A Tesla vende atualmente o pacote FSD por 7500 €, e o EAP (Advanced Autopilot) por metade desse valor.
Para além dos regulamentos, a Tesla pode enfrentar outras questões, em especial na China. Falamos em especial da vasta quantidade de scooters elétricas e outros meios de transporte não motorizados. Estes partilham as mesmas vias motorizadas que o resto dos veículos, pelo que o FSD pode enfrentar problemas nas cidades chinesas movimentadas.
Se nos EUA o FSD parece ser algo já normal, o mesmo cenário tarda a tomar forma na Europa e na China. A regulamentação é claramente diferente e as entidades reguladoras querem maiores provas do sistema da Tesla e do que este poderá oferecer.
FSD: Full Self-Driving (Convém mencionar o acrónimo em inglês)
E convém mencionar a correspondente tradução: Condução Autónoma Completa.
E que, a partir de 2024, passou a ser “FSB (supervised)”. O termo supervisionado foi acrescentado para reduzir as críticas de se tratar de propaganda enganosa, ao vender, durante anos, como um sistema totalmente autónomo, quando ainda nem ao nível 3 chegou.
Quanto a garantir “aos utilizadores uma condução sem depender de ninguém, em todas as situações”, como diz o post, vê-se pelo aviso no manual da da Tesla:
FSB “Condução Autónoma Completa (Supervisionada) é um recurso prático que exige que você preste atenção à estrada o tempo todo. Mantenha as mãos no volante o tempo todo, esteja atento às condições da estrada e ao tráfego circundante, preste atenção aos pedestres e ciclistas e esteja sempre preparado para tomar medidas imediatas (especialmente em curvas cegas, cruzamentos e em situações de vias estreitas). O não cumprimento destas instruções pode causar danos, ferimentos graves ou morte. É sua responsabilidade familiarizar-se com as limitações da Condução Autónoma Completa (Supervisionada) e as situações em que pode não funcionar como esperado.”
Faltou a Tesla acrescentar: “se se distrair e tiver algum desastre com a condução em FSB (supervisionada), já sabe que estas letras pequenas nos protegem em caso de litígio em tribunal”.
Alguém acredita neste vigarista ? Provavelmente é mais um psicopata , a dirigir empresas….pelas características que evidencia deve ser …está provado que os melhores gestores são psicopatas…são inteligentes e não sentem remorsos de enganar …normalmente bons a convencer os outros de coisas falsas
apresenta lá as provas de que os melhores gestores são psicopatas 😀
Acabei de ver um vídeo dum canal no youtube onde são dadas aulas de anatomia com cadáveres ….foi lá dito e explicado que muitos psicopatas são bons gestores . O cérebro deles não funciona como o nosso , não sentem ansiedade nem empatia por ninguém , são normalmente muito inteligentes , executam as tarefas friamente , racionalmente , e são bons a mentir e convencer os outros das mentiras deles . Podem despedir pessoas sem sentirem nada , tratam-nas como coisas desprezáveis , vi o Elon a fazer isso muitas vezes…..para além desta treta do FSD
Totalmente verdade a tua descrição, digo isto por experiencia propria, e fico por aqui.
O gajo é psicopata, tu é que és bom. Partilha aí connosco o teu sucesso empresarial
God help us all.
“…Se nos EUA essa é já uma realidade…”
Uma realidade eternamente no estado beta e enfureceu quem pagou por ela!
Ia dizer isto…
Nao é realidade nenhuma…os Teslas nos estados unidos nao fazem condução autonoma. Obrigam a pessoa a estar com mãos no volante etc etc.
Alias o anuncio da conduçao autonoma que ia ser feito á uns 2 meses atrás foi adiado mais uma vez e ainda nao ouvi mais nada desde aí….
Pode trazer mas como há zonas sem internet em Portugal vai ser um falhanço total.
Em todo o mundo há zonas sem internet. Aliás muitas vezes até no centro de grandes cidades nao há internet
Mas, aquilo ainda é beta nos EU, e ele quer vender na UE. Bem , seja como for não estou interessado, obrigado Musk.
Na Europa o atual FSD da Tesla custa 7.500 €. As novas versões, se forem aprovadas, vão custar mais.
MEDO! Este sistema alpha farta-se de falhar nos E.U.A.