Elétricos usados conseguirão ser tão ou mais baratos do que os carros a diesel, na Europa?
Segundo o relatório mais recente de um portal especializado em carros usados, a resposta é sim: os carros elétricos em segunda mão poderão, em breve, conseguir ser tão ou mais baratos do que os carros a diesel.
No último ano, e conforme fomos acompanhando por aqui, os preços dos carros elétricos novos caíram acentuadamente, numa queda impulsionada pela guerra de preços no setor.
Os preços mais baixos dos carros novos têm impacto direto no preço dos modelos em segunda mão, pelo que também este está a ver-se reduzido, substancialmente, aproximando-se do valor médio dos modelos movidos a combustíveis fósseis, na Europa.
Esta é a conclusão do último relatório do portal especializado em automóveis usados Autoscout24, citado pelo Handelsblatt, que analisou a evolução do valor dos carros vendidos na sua plataforma.
Conforme constatou, em março, os automóveis elétricos tinham um custo médio de 29.548 euros, num valor 26% abaixo do registado no mesmo período do ano passado, e muito perto da média estável de 28.115 euros dos carros a combustíveis fósseis usados.
Em termos puramente matemáticos, é apenas uma questão de tempo até que os preços dos carros elétricos usados se alinhem com os preços dos carros usados em geral, ou até mesmo fiquem abaixo deles.
Disse Stefan Schneck, diretor de vendas para a Alemanha do Autoscout24, assumindo que a pressão sobre os preços das marcas de mobilidade elétrica manter-se-á elevada ao longo do ano.
Segundo o portal especializado em carros usados, quatro dos dez automóveis elétricos usados mais procurados baixaram de preço em cerca de 30% em comparação com o primeiro trimestre de 2023. De entre eles está a versão elétrica do Smart ForTwo, o Audi e-tron 50 e 55 quattro, e o Volkswagen ID.3.
Esta aproximação de preço não deverá ser surpreendente. Para os analistas, há vários motivos que a justificam, nomeadamente, os fortes incentivos que fabricantes e governos têm concretizado para motivar a compra de carros elétricos, e a evolução tecnológica, em matéria de baterias e software, que torna os carros elétricos obsoletos mais rapidamente do que os modelos com motor de combustão interna.
Já agora como é com a questão das baterias tem na mesma 18 meses mínimos de garantia quando comprado num stand de usados?
O calcanhar de aquiles nos usados eléctricos é mesmo as baterias e não estou a ver como os stands vão dar garantias a isto.
Serve de pouco uma garantia de 18 meses na bateria, se o cliente que comprar um carro para 5 anos.
Num carro a combustão tambem pode haver azar e o motor avariar passado 19 meses, mas no caso das baterias é garantido que a capacidade vai baixar. Se for um Leaf antes de baixar a capacidade, provavelmente já avariou.
Vai sempre depender quantos KMs ja foram feitos com essa bateria.
Os usados ja deram bastantes provas.
Se formos a falar de Teslas, por exemplo, ha N Model S com 4/5 anos com os estado da bateria acima dos 80%
Estou em processo de trocar o meu zoe pelo Volvo EX30.
O zoe vai fazer 7 anos e tem 95k km com 86% de Soh.
A este ritmo pode fazer 250k km
O StandVirtual é mais ao lado!
O pior é que o “ritmo” das baterias muda bastante rápido, o meu smartphone também diz que a bateria está acima dos 90%, a realidade é que dura menos que esse 90% que ele diz.
O que a bateria de telemóvel tem a ver com carros ?
O teu telemóvel está é a detetar mal a quantidade de carga que ele têm…
Da mesma forma que o meu carro velho dizia que eu tinha metade do combustível mas afinal era a boia que tinha ficado presa e eu fiquei parado na berma da estrada.
Apredensses a fazer contas ao depósito e a confiar menos nas infos do quadrante looolooolool
Portanto, os carros a combustão não de fiar…
Obrigado por confirmares o meu ponto 😉
Acho que é mais os elektros.
https://www.reuters.com/investigates/special-report/tesla-batteries-range/
LOLOLOL
Não sejas tansinho 😛
Os tansos são aqueles que acreditam em tudo o que lhes metem à frente….
Ahahah
Tal como acreditaram que o model 2 foi cancelado só porque alguém disse. Loool
Já estamos á espera desde 2019, a exemplo do FSD
https://x.com/elonmusk/status/1126611407984779264
loooloool
Você não está a espera de certeza. LOOOL
Sou muito solidário.
Acredito que sai mais depressa um Model 2 do que a bateria revolucionária da Toyota, que entretanto foi adiada mais uma vez desde 2014…
Os carros novos no mercado (maioritariamente elétricos) são demasiadamente intrusivos quando ligados a internet. Não estou nada interessado em ficar nas mãos de qualquer entidade que o possa controlar seja no que for. O rebuçado é saboroso mas as consequências não são desejadas. Por isso, continuo com o meu GPL querido.
Oi? O meu Tesla é intrusivo o que eu quiser que seja já que posso desligar toda e qualquer assistência ou intrusão.
– não preciso usar o navegador / gps
– vou onde quero e o carro não me sugere nada
– se não introduzir casa / trabalho, não me sugere o melhor caminho automaticamente
– não me manda publicidade
– quando há um update só aparece um ícone que existe, não me atualiza nem chateia mais, posso passar anos sem me chatear com isso
– não precisa ter dados pessoais nenhuns mais do que tem a marca, que até podemos usar um email novo só para o efeito para os obcecados…
Em que é que me controla? ZERO. Mando telemetria anónima? SIM. E qual é o problema? NENHUM. Ajuda a melhorar o software / cálculo de caminhos e até de futuro hardware.
+1 o meu também não me chateia para nada…
Aquele comentário parvo sem conhecer a realidade…
Ainda bem que existe gente inteligente que responde sem argumentos
Tens noção q num cenário extremo as fabricantes de automóveis podem desativar os seus carros? Tal como a apple também pode fazer aos iPhones e portáteis e muitas outras empresas e prestadoras de serviços. Logo estás nas mãos deles e dependes deles para teres um carro funcional. Na maioria dos carros mais antigos isto não é uma possibilidade… É uma hipótese remota mas que está lá e nos carros antigos não estava.. Claro que também faz parte da evolução natural e é difícil evitar estes avanços sem nos prender-mos a um carro cada vez mais velho. Gestão de risco 🙂
O problema nem é só do controlo das marcas sobre os carros.
Os hackers podem atacar um carro eléctrico através da porta de carregamento, do telemóvel ou de qq outra coisa que se ligue ao carro (portas obd da moda etc.)
Da porta de carregamento ? Loooooool
Um a combustão não, estão super protegidos. looooool
Até os carregadores caseiros, desde q ligados à net são um perigo. As estações de carregamento publucas, então , nem se fala.
A propósito, tb carrega o seu telemóvel nos carregadores públicos?
https://www.autoweek.com/news/a46857624/cyberattacks-on-electric-vehicles-and-chargers/
Sim, podem-lhe fazer a vida negra. É só quererem. Desde bloquearem-lhe o carro, interferir com ele qd em andamento ou pô-lo a andar sozinho.
O melhor ainda está para chegar. Não se cuide q não é preciso.
Os caseiros não têm comunicação digital, portanto só os nabos que não pescam nada do assunto podem fazer um artigo com essa mentira .
Hoje em dia um fabricante pode desativar o teu carro remotamente seja ele a combustão seja ele elétrico…
Aliás, a BMW até tinha um sistema de subscrição para os bancos aquecidos, onde não pagas ficas sem eles e não é por o carro ser elétrico ou a combustão.
Para além disso existem carros a combustão onde podes nem estar no mesmo país do carro mas tens acesso remoto a ele onde podes abrir janelas ou destrancar portas. O sistema de colocar o carro em marcha é uma coisa diferente da tecnologia que o mesmo possui…
Assim estas a confundir conceitos e para além disso estas desatualizado naquilo que se passa nos automóveis atuais, sejam eles a combustão ou elétricos.
A conversa começou na vantagem de ter um carro não conectado. Facto que te deve ter escapado.
Qt aos conectados, é certo que o fabricante pode actuar sobre ele independentemente de ser elektro ou combustao.
A vantagem de ser a combustão é que as bombas de combustível ainda não estão ligadas à net como estão as estações de carregamento de elektros públicos e alguns privados e estes comunicam com o carro, têm acesso aos dados do cliente e informações do carro e são susceptíveis de serem hakeadas e os carros igualmente hakeados através dos dados colectados dessa dorma. Portanto quem não está a perceber o alcance da problemática és tu. Deverias ter lido o artigo antes de tomares posição sobre o assunto.
Aproveita e pesquisa sobre o assunto. O que não falta é reports
Que eu saiba, as bombas de gasolina estão ligadas à internet onde usas os teus cartões de pontos e talões de desconto.
Para além disso e estão suscetíveis de coisas piores:
(5/11/2023) https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/homem-entra-armado-em-posto-de-combustivel-em-seia-e-ameaca-funcionarios-e-clientes
(26/11/2023) https://www.jn.pt/3154724964/autoridades-investigam-emboscadas-a-donos-de-gasolineiras-de-gondomar/
(02/2024) https://www.jn.pt/2049512344/assalta-bomba-de-gasolina-com-faca-mas-e-travado-por-popular/
(09/2023) https://ominho.pt/braga-duas-bombas-de-gasolina-assaltadas-por-solitario-armado-em-poucas-horas/
hehehehe
As bombas de gasolina não estão ligadas à NET ? Então como passam factura ?
FYI:
https://pplware.sapo.pt/informacao/alerta-cartes-e-site-do-continente-vulnerveis/
Por mais net que haja, isso não vai afectar o carro. Não tem como,. Loll
Qt aos assaltos ,epá, sinto-me mto mais seguro de madrugada numa bomba de combustível do que nos carregadores da tesla no meio da mata looolooolool
Exato, tal como não afeta os carregadores dos eléctricos, além de lhes dar energia.
Eu tinha cuidado e ia viver para o mato, não vá um hacker entrar pelo cabo da e-redes e desligar-lhe o frigorífico ou fechar o portão da garagem da cabeça…
Os carregadores públicos têm necesariamente que estar conectados à net e este comunica-se com as infos do carro e do seu propietario.
Qual é mesmo a dúvida @JL?
Através de uma VPN, sabe o que é isso ?
Também os postos de combustíveis.
Errado, o posto não comunica digitalmente com o carro bem com as informações dele, isso é falso.
Ah si.? Se não comunicam como é q lhe cobram? Como é q indicam qt falta para terminar a carga. Huum?
Eles não cobram ao carro, cobram ao dono..
A comunicação digital só existe nos carregamentos rápidos, onde existe uma linha PLC que comunica com a porta de carga do carro, o resto é can bus, e por canbus que apenas recebe informações do bms do carro.
Portanto qualquer tentativa de controlar o carro através dessa linha é apenas furada.
Leia os diversos artigos sobre o tema e depois comente.
Já deixei aí pra cima um deles. É só seguir o rasto.
É preciso ler quando se sabe como funciona ? quer que lhe envie os manuais tecnicos dos protocolos envolvidos ?
Em Porttugal os VE usados já são mais baratos que os diesel usados!
Um VE em boas condiçoes, não será mais barato do que um equivalente Diesel.
Um VE a cheirar a novo, com a bateria toda f***** será sempre caro, nem que custe 10.000€
Qualquer carro a cheirar a novo, com a junta da cabeça toda f**** será sempre caro, nem que custe €10.000
pois mas a junta da cabeça bem arranjada num torneiro mecânico nao chega a 2 mil euros com tudo incluído, já um segmento de bateria ou um bateria inteira custa bastante mais
Sim, como os motores da Toyota que foram recolhidos devido a problemas que levavam a rachar o bloco do motor…
Para quem está habituado a gastar dinheiro em reparações e manutenções realmente uma junta não é nada e se calhar até já possuem linha de credito aprovada no mecânico.
🙂
Temos o exemplo do porta-estandarte da fiabilidade da Tesla em relação ao seu model S.
11 motores e 4 baterias.
A mim chega-me!
Sim, é mesmo fiável, principalmente os que sairam a seguir, não foram 11 motores e também não foram 4 baterias.
Como se isso fosse comum, agora baterias já todos sabemos aos anos quais são os problemas delas, ao fim de 10 anos dificilmente vais ter que arranjar a junta da cabeça do carro, já as baterias…..
Eu tenho uma com 10 anos, e outra com 26 a funcionar, com a sua degradação, qual teve e não durou 10 anos ?
Nem vc sabe qtos motores e baterias isso já levou. Lool
Sei pois, já lhe disse que todas as intervenções estão no histórico do carro, e não levou nenhuma.
Isso é o q vc diz. A realidade é bem diferente como todos sabemos.
Então tenho de o consultar, porque você deve saber mais.
Essas são as intervenções feitas na Tesla, ou agora vai dizer que já o fazem fora ?
Até os puxadores das portas lá aparecem e foram trocados.
Ok ok, sabemos que não é o que lhe convém, por isso convém dar esse tipo de resposta da treta.
Errado. Por vezes é onde se encontra os melhores negócios.
Ou mais problemas…
Então, depreendo que, para se conseguir comprar um carro elétrico ao preço de um de combustão (novo), terá que se comprar um carro elétrico de segunda mão e obsoleto. Nada de novo.
Mairoia dos eletricos já está ao preço de carros a diesel no mesmo segmento, a unica exepção é o segmento B, o MG4 por exemplo está a 27 mil euros e o Megane a 33 mil, um Opel Astra a Diesel basico é 33 mil…
E se comparasses o mesmo segmento dentro das mesmas marcas? Humm?
Por ex., qt custa um MG a combustão? Humm?
Não há qualquer opção diesel na MG.
Elétricos grupo stellantis é para esquecer, só escapa o futuro c3 pois efetivamente está baratito…
Porque é que um carro elétrico em segunda mão está obsoleto? Deixa de andar?
O “tanque de combustível” encolhe, mas mantem o mesmo peso.
Boa comparação
E depois ? Também carrega com o peso dele ?
Já o motor a combustão é o contrário, mantém o peso mas fica cada vez mais bêbado.
Ainda há poucos meses lhe mostrei q não é assim.
Qs com 400000 kms mais de 10 anos e faz os consumos anunciados pelo fabricante em estrada aberta (4,5lts 100, bom andamento e seg. D)
Portanto esse sintoma que está a falar, não tem a ver com kms ou idade. A principal causa é falta de manutenção nomeadamente filtro de ar sujo. Até podíamos estar a falar de um carro com 0 kms.
Mas você conta com quê? Nem sabe fazer as contas.
O principal problema é o desgaste, porque isso é que chegam a uma altura que vão para a sucata.
4.5L/100km em estrada aberta? Só se for a descer…
Um filtro de ar sujo provocar tantos problemas só demonstra a fragilidade do carro a combustão.
@JL Não sei fazer contas? Então? Onde está a falha? Explique-se.
Vão para a sucata? Qts clássicos quer com mais de meio-século? Os combustão vão para a sucata se o dono quiser. O mesmo nao se verifica com os elektros que com meia dúzia de anos ja enchem autênticos cemitérios na China e não só.
@JL tem descidas mas tb tem subidas Loures-Pedras D’El Rey-Loures.
Caso te tenha escapado:
https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcq_Q-dMfipN_I_sCByw
Digo @Realista
De todas as que meteu aqui, não soube fazer. É um facto…
Isso sem um vídeo a mostrar o caminho todo não vale de nada, não é assim que fala dos outros ?
Se detectou algum erro devia ter comentado e argumentado em sede própria.
Como no momento próprio não foi capaz, só tem q expor aqui um exemplo e demonstrar que está errado.
Fico a aguardar.
.
Dê exemplos iguais aos que relata sobre os outros nas suas opiniões
Claro que está errado, você já admitiu varias vezes que faz consumo de 5.5 a 5.8, portanto postar de 4.5 é apenas treta.
“de 5.5 a 5.8”
Isso é AE.
Os 4.5 é E.N com média final de 87 kms/h, como muito bem sabe. Não se faça de sonso.
Desculpe…… Mas para si os carros só andam em AE ?
Que é isso de estrada nacional ? Isso existe ?
Então mas agora já existe estrada nacional ? Isso serve para quê? Para carros a combustão? Aqueles que não andam nada na autoestrada ? Sim agora faz sentido, como na autoestrada só empatam deviam andar todos fora dela, ok, obrigado por confirmar o meu ponto….
Não, não sei, isso pode ter sido muito bem forjado.
Claro q não. Já lhe disse que elektros são bons para quem tem possibilidades de carregar em casa e circule apenas à volta do quarteirão onde habita.
Mas mesmo assim é conveniente verificar se faz os kms suficientes para rentabilizar o investimento no carro.
Mas é você que está a dar consumos de andar à volta do quarteirão, não eu, eu já lhe dei de andar na Ae.
Vc não deu/mostrou nada.
Vc para ser credível tem que dar/mostrar a imagem que aparece no canto inferior esquerdo do ecrã dos teslas onde indica as 3 parcelas necessárias para calcular os consumos em função do andamento:
1-os kms percorridos
2-o tempo q levou para os percorrer
3- os kWh consumidos
Não é com 31 de boca que chega lá.
O meu não mostra a imagem do canto inferior esquerdo, a imagem que mostra é essa, que tem os mesmos dados, já se esqueceu que é um S, o S é diferente com os mesmos dados, tem os kms feitos, tempo, e consumo.
Exacto, foi isso que mostrei, quer volte a postar ? (se encontrar a imagem)
Quero.
Não tinha tempo, ou não tinha kms… Um destes dados estava omisso.
Tinha, você é que é cegueta e embirrante.
https://ibb.co/ZS9k4kp
Vá enganar outro.
Este aqui nesses 21 minutos (coincidência???!!!) só fez 36 kms e gastou 25kWh/100.
E repare bem neste pormenor…a uma velocidade média miserável de 102,86 km/h.
https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrY12njN0D2dFBITlOw
Factor importante a ter em conta, o carro tem 200 mil, mas a bateria actual só tem 40 mil.
Não falha, andam sempre a mudar as baterias. Deite isso no lixo looolooolool
Que me interessa o que os outros fazem, também já lhe mostrei outros Audis a fazer maiores consumosz quer que volte a mostrar esses quando você vier com os consumos que ninguém acredita ?
Se quiser posso enviar mais imagens com o atual consumo do carro e até essa com os restantes dados do carro.
Não falha, então se não falha aposte, eu aposto um Tesla model S Plaid como o meu tem w bateria de origem e tem praticamente 200 mil.
Temos acordo ? Amanhã estou em Lisboa, posso tirar umas horas parar firmar o acordo, vamos à Tesla e confirmamos se é de origem ou não e seguimos com a coisa.
Vc teve a sua oportunidade de provar que estava a falar verdade e que eu estava a mentir. Fugiu com o rabo à seringa agora aguente-se.
Ng acredita que a sua arrastadeira de mais de 2 TONS a caminhar para 2.5 TONS consegue fazer melhores consumos que um model 3. isso só na sua cabecinha. Vá enganar incautos para outra freguesia que aqui já não engana ng!
34,66 kms/h = 28,5 kWh/100, que miséria loooloool
https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrZEjuC0rfE7er6Tn1g?e=tTZh0G
Quer mais?
Eu não disse que estava a mentir, eu disse que fazia de consumos de andar à volta de casa.
O seu argumento é uma viagem de 5 kms ? LOOOOLLLL
Tenha dó, e seja homem.
A minha arrastadeira pesa 2100 kilos, também não vale a pena inventar sobre isso.
Nunca disse que consome menos que um model 3, consome acima, tanto é que faz perto de 20 enquanto um model 3 faz 17, é bem diferente.
Acha a distância curta?
Tome lá outro exemplo com 120 kms percorridos numa das AE mais planas que conheço a descer da Guarda para Torres Novas:
Média vergonhosa (mais uma vez) de 87,93 kms/h e consumo de 24,4 kWh/100 loooloooloool
https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrZEk1xsFkGHtP2l5kg?e=rV4GcA
O model 3 faz 17 kWh a uma média de 125? Onde? Só nos seus sonhos.
Vá-se esconder !
A descer não consomem, isso é coisa de carros a combustão.
Mais uma vez enganou-se.
A 125 kmh fazem 17 qualquer coisa, já que a 120 kmh fazem 16.4 kwh/100, a 150 kmh 229 Wh/km.
Elementar meu caro.
https://www.youtube.com/watch?v=v56gMy04oMI&t=0s
Esse vídeo não mostra nada. É só 31 de boca e um mapa, típico de canais que visam o hype elektro lool.
Vídeos com anos, pobres dos tansos que caíram na esparrela. Escolha outro. Agora já há menos tansos, já muitos abriram os olhos:
Tesla m3 LR bateria com capacidade de 75.0 kWh, úteis 74.0 kWh.
Alcance a 75 milhas (120 kms/h) 220 milhas ~350 kms
Consumo real a uma velocidade estabilizada de 120 kms/h =21,142 kWh/100
https://www.reddit.com/r/TeslaModel3/comments/19bjf92/model_3_lr_true_range_road_trip_results_and_my/?rdt=65274&onetap_auto=true&one_tap=true
Uma imagem a mostrar 5 KMS também não vale nada.
Também arranjo audi’s a fazer 12 litros aos 100, logo é mentira que você fez 4.5 litros aos 100.
Assim está bom ?
5 kms?
Repito:120 kms
“Média vergonhosa (mais uma vez) de 87,93 kms/h e consumo de 24,4 kWh/100 loooloooloool
https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrZEk1xsFkGHtP2l5kg?e=rV4GcA“
Isso é um S, e não se sabe bem qual é.
A imagem dos 268 kWh é com 5.2 KMS, não sabe o que posta ?
Claro que é de um S. Estávamos a falar de S’s.
Tem para todos os gostos 5 kms, 35 kms, 120 kms. Já se percebeu que os S’s são umas arrastadeiras devoradras de kWh’s.
Vc é que andava com manias que os S’s faziam consumos de 3’s.
Quem postou médias de 3 foi você.
Já se provou que são muito mais eficientes que qualquer outro idêntico.
Não, nunca disse isso, até porque são nem maiores.
Não.
Eu apenas invoquei o 3 pq vc é o típico que pensa que o S faz os mesmos consumos.
Vc é que veio com tangas que o 3 consumia mto pouco e claro que levou com o contraditório.
Acho melhor estar caladinho que estes em vez das 220 milhas que o user do reddit apurou, só conseguiram 200 milhas:
https://hips.hearstapps.com/hmg-prod/images/for-connor-chart2-1648235245.jpg?resize=980:*
Vergonha de empresa.
Nunca disse que o S fazia o mesmo que o 3, até o disse num desses postos.
O que eles fazem ou deixam de fazer pouco me interessa, também tenho um amigo que tem um AUDI que faz 12, não é por isso que digo que todos fazem isso, ou devo começar a dizer ?
Querer fazer querer que o S gasta 19.8 kWh/100 à média de 125 kms/h é o mesmo que querer fazer crer que o S gasta MUITO menos que o 3 dado que o 3, segundo o user do Reddit, a uma velocidade inferior ( 75 milhas ou 120 kms/h) gasta 21,142 kWh/100 e de acordo com Car and Driver gasta 23,125 kWh/100.
E vc com essa chocolateira quer convencer o people que gasta 19.8 kWh/100 a 125 kms/h. Cure-se!
O meu gasta, aliás a média geral dele é 18.8.
Quero lá saber o que gastam no reddit, pode ser em outras condições e outros climas.
Como vê nem todos gastam o mesmo, logo…..
Você também se guia pelo consumo de outros ? então o seu gasta 12 e não 5.
LOL.
Porque as baterias custam quase tanto como um carro novo, pagas 20k por um elétrico novo, passado 10 anos queres vender o carro por 13\14k, ora o comprador sabendo que em “breve” vai desembolsar uns 10k para trocar baterias claramente que não compensa, fica com um usado mais caro que um novo.
E porque vai ter de desembolsar dinheiro por uma bateria nova ? Se um carro a diesel ao fim de 10 anos precisar de motor, também mete um novo ?
Eu comprei um carro em 2018 e tive 50% de desvalorização em 2022 (isto a preços de empresa, porque se fosse a preços de tabela para particulares a desvalorização andava nos 70%)….
Se tivesse comprado um elétrico o que tinha poupado nele já tinha compensado a desvalorização e se calhar ainda nem o tinha vendido e assim mais poupava com ele…
🙂
Não é isso que os TOC nos transmitem. O custo por km e sempre bastante mais penalizador num elektro.
Isto para não falar no tempo perdido a olhar para o boneco. Esse tempo pode sair muito caro.
Desde quando os TOC se preocupam com custos ?
Não tivesse eu formação em contabilidade, até ficava na dúvida com o que referes.
Mas para um contabilista certificado (já não se diz TOC) basta olhar para os números e constatas que se pagares €30.000 por um ligeiro de passageiros a combustão, vais pagar só de imposto no final do ano mais €7500 (25%) em tributação autónoma pelo valor de aquisição do carro.
A isto acresce de 25% de todas as despesas que o carro faça durante o ano, inclusive gasóleo, reparações/manutenções ou portagens. Quando dás por ela estas a pagar a cada 4 anos só em imposto o próprio carro…
Isto sem adicionarmos o IUC, custos de manutenções ou deduções de IVA. Quem foi o contabilista que te disse tal coisa?
Esse é dos bons…
https://www.caranddriver.com/shopping-advice/a32494027/ev-vs-gas-cheaper-to-own/
Em viagens longas um elektro nunca compensa.
Poderá compensar se carregado em casa ao dim de alguns anos e sempre dependente do nr. kms alcançados. Portanto em circuito urbano. Mas o circulo urbano é ja de si um problema que tem que ser resolvido com outras formas de locomoção que não sejam carros.
Estamos aqui um bocado como a pescadinha de rabo na boca.
Yamahia em Janeiro: “€5.000 que se paga a mais dá para muito combustível.”
Yamahia em Abril: “pagar €30.000 em impostos em 4 anos não compensa às empresas passarem para elétrico”
Hahahaha
Ao fim de 3 anos talvez não….
@Realista. Qd perderes um negócio de 20 mil pq chegaste atrasado, falamos.
Então não existem sistemas de comunicado no século XXI ?
Telefone e internet são coisas do futuro….
O preconceito sobre carros é tanto, que até o mundo desevoluiu 200 anos.
Ahahahhahahahhahaa, realmente os pertroheads andam cada vez mais ridiculos. Loooooooooool
Se não estiver presente perde. De nada lhe valem os telefones. Acorde.
E nos dias de hoje alguém aceita isso ?
Enfim, realmente cada vez mais ridículo.
Aceita o quê?
Que perde um negócio por não estar presente ? até os leilões já são online.
Se fosse como diz, as estradas aos dias de semana estavam desertas!
Estão muito mais desertas que às horas de ponta…
Perdi muitos €20.000 em bombas bombas de gasolina e nos mecânicos.
Já chega 🙂
Os preços têm que baixar! O Sandokan/Mestreinterpacial irá assim conseguir fazer um empréstimo de 10 mil euros para comprar.
Ele tem um carro de 500€, achas que ele tem interesse num crédito de 10k?
Acredito que 3000€ consiga mas com fiador. 😉
já não se usam fiadores, é coisa que morreu a década passada
Então coitado do sandokan. Nem 3000 conseguirá pedir.
Há que aplicar uns quantos impostos, ainda não existem suficientes para os elétricos. Neste país cada vez mais pequeno, o pessoal paga isso na boa.
É natural que os preços de usados tenham que baixar e muito. Ninguém os quer.
Pois não, por isso é que a procura aumentou….
É como tudo. quem não tem pasta para um novo vai para o usado agora a realidade para mim é bastante óbvia, elétrico usado (diria com mais de 5 anos ) com baterias originais eu pessoalmente o máximo que pagava era 10% do valor inicial do carro, ninguém no seu perfeito juízo vai comprar um elétrico com 10 anos e pagar metade ou mais do seu preço novo sabendo que em breve vai investir em baterias.
Sabendo que em breve vai pagar por baterias ? Então qual teve e investiu numa bateria passado algum tempo ?
Sim… Se for comprado com aqueles cartões de débito que o g@verno ofereceu a alguns….
Todos preocupados com o preço das baterias e não vejo porquê… A CATL por exemplo, anda a vender as células LFP a menos de 60 dólares cada, isto significa que uma bateria nova custa à marca automóvel cerca de 3 mil dólares!! E a tendência é o valor por célula continuar a descer.
O mais importante, na minha opinião, é escolherem bem a marca de carros com as melhores políticas de reparação e custo das mesmas. Um mau exemplo é a Nissan, cobram 20 mil por uma bateria que lhes custa 5 mil (se tanto).
A CATL já desenvolveu uma bateria que não apresenta degradação para 1.500.000km e 15 anos de garantia:
https://electrek.co/2024/04/03/catl-launches-new-ev-battery-last-1-million-miles-15-yrs/
Mas mesmo assim para os anti-ev não chega.
Se comprar um BEV novo não é um grande negócio, então usado é uma ruína.
Eu comprei, e foi um grande negócio.