Elétricos da Audi, Nissan e Tesla quase não perdem autonomia no inverno, segundo testes
Com as baixas temperaturas recentes, torna-se inevitável abordar o impacto do frio na perda de autonomia dos veículos elétricos (VE). Contudo, estas perdas não são iguais para todos os modelos. Segundo testes feitos por uma startup americana, a Audi, a Nissan e a Tesla têm os melhores modelos no que toca à pouca perda de autonomia no inverno.
Não é segredo que, à medida que as temperaturas descem, a quilometragem dos automóveis alimentados por bateria também diminui. Alguns veículos elétricos são melhores do que outros na forma como pré-condicionam a bateria, reciclam o calor residual e minimizam a perda de autonomia.
Durante o inverno de 2022-2023, a startup americana Recurrent recolheu milhares de pontos de dados de 10 mil veículos elétricos para analisar o impacto das temperaturas de inverno na sua autonomia.
Depois de analisar 18 modelos nos Estados Unidos, constatou que a autonomia média observada no inverno (após ter em conta as variáveis do mundo real, como o clima, o terreno e os hábitos de condução) era de 70,3% da autonomia normal.
A que se deve esta perda de autonomia?
Existem algumas razões pelas quais os veículos elétricos perdem autonomia. Por exemplo: as temperaturas frias podem resistir às reações químicas e físicas que libertam a energia da bateria; e o aquecimento do habitáculo também retira energia da bateria de alta tensão, reduzindo ainda mais a autonomia.
Atualmente, muitos veículos elétricos estão equipados com bombas de calor que reciclam o excesso de calor produzido pela bateria e pelos motores para melhorar a eficiência e reduzir a perda de autonomia.
Segundo a Recurrent, a perda é relativa à autonomia obtida pelos veículos elétricos à "temperatura de condução ideal", que a startup define como "a temperatura à qual um modelo específico atinge a sua autonomia média mais elevada".
Audi e-tron foi o que perdeu menos autonomia
Dos veículos elétricos analisados, o Audi E-Tron de 2021-2022, rebatizado Q8 E-Tron a partir de 2023, registou a menor queda na autonomia a 0 °C. A sua autonomia no inverno foi apenas 16% inferior à normal. O E-Tron foi um dos primeiros veículos elétricos a ser equipado com uma bomba de calor, que recupera até 3 kW de eletricidade através da conversão do calor residual do motor.
Nissan Leaf fica com o segundo lugar
O Nissan Leaf 2020 também registou uma degradação relativamente pequena. A 0 °C, perdeu 23% da sua autonomia. É de salientar que os modelos Leaf mais antigos eram mais sensíveis às variações de temperatura, devido à sua gestão térmica passiva, do que os modelos mais recentes que podem ser equipados com aquecedores de bateria. Curiosamente, alguns condutores do Alasca estão extremamente satisfeitos com o seu Leaf, de acordo com a Recurrent.
Tesla entre as melhores gamas no inverno
O Model 3, o Model Y e o Model X perderam, em média, 24% da autonomia no inverno. A marca lançou a sua bomba de calor patenteada em 2021, que parece ter incorporado várias inovações para melhorar a eficiência da bomba de calor. Características como o pré-condicionamento da bateria também ajudam a reduzir a perda de autonomia no inverno.
Os dados da Tesla provêm de uma amostra impressionante. A Recurrent analisou os dados de 4375 Model Y, 4576 Model 3 e 249 Model X. Note-se que estes testes parecem ter sido efetuados a uma temperatura de 0 °C e que os valores podem variar em regiões mais frias.
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Perde sempre um bocadinho mas nada de relevante pelos menos no percurso diário
Não perdem quase nada? Então eles que expliquem o amontoado de teslas junto ao supercharger em Chicago, que estão à espera de serem empurrados para serem carregados.
«registou a menor queda na autonomia a 0 °C»
Era essa a temperatura em Chicago?
Eu vi essa notícia hoje na RTP e fizeram que o problema era os carregadores e não os carros.
Os carregadores naquele local não estavam a trabalhar, mas não avançaram qual era o problema dos mesmos.
é o que dá ler os titulos sem ler as noticias depois fazes estas figuras o problema estava nos carregadores e não nos carros é mesmo que a uns anos quando não havia combustível e faziam filas de 3 horas na bomba de gasolina para pôr.
What?? 24% é quase nada?
24% em 500km é mais de 100km que perde de autonomia, juntando a isso o péssimo cálculo de km disponíveis que a Tesla tem….
O estado também fica com 23% em IVA, que é quase nada…
10 a 30% num a combustão também não é quase nada.
https://www.energy.gov/energysaver/fuel-economy-cold-weather
Percursos super pequenos quando o motor nao aqueceu, o motor a combustao aquece num instante, sem esquecer que reaproveita o calor para aquecer o interior do habitáculo, por isso é um nao problema.
A questao é que mesmo em temperaturas baixas tipo 10 ou 15C a autonomia baixa bastante.
Se 16% da Audi é notório mas aceitável, 24% da Tesla é imenso e nao se pode dizer que é quase nada, são mais de 100km!!
Mais um ponto negativo dos BEV. Mas nada que não se tivesse conhecimento.
Sim porque vai ver se o teu carro gasta o mesmo com 0 graus ou com 25 este é mais um ponto que só se ve nos eletricos parece a autonomia é menos que a anunciada pelo fabricante como se os consumos não fossem assim a vida inteira
Nunca experimentei o meu carro a 0 graus, mas de certeza o absoluta que não é mais 24%.
Ponto mais negativo para os a combustão que perdem 15% a temperaturas de -6.6 ºC e em circuitos curtos de 5 a 8 kms cerca de 24%.
https://www.energy.gov/energysaver/fuel-economy-cold-weather
Looool, até pode ser 50%, eu entro no meu Yaris com -10 e 2 minutos depois tenho o carro quente mas no final vai dar ao mesmo, aqui o que interessa é que não perde só no Inverno mas sim no geral pois há medida que os anos passam isso vai contribuir para cada vez a bateria durar menos e…só mesmo um doido compra um carro elétrico com 6 ou 7 anos de uso, quanto mais velho mais próximo de ter que trocar as baterias,,,,baratinhas.
Vc e stá a dar ênfase ao funcionamento a frio.(até 8 milhas)
Depois de quente tanto faz. Até se agradecem temperaturas mais frias, sempre poupa no sistema de arrefecimento do motor.
Único handicap para um térmico no frio é o ar mais denso q pode prejudicar a aerodinâmica.
“…e Tesla quase não perdem autonomia no inverno, segundo testes”
Os Teslas já vêm mamados de origem. Não é preciso chegar ao Inverno.
Não vale a pena andarem a branquear o que já é mais que evidente!
https://www.edmunds.com/car-news/electric-car-range-and-consumption-epa-vs-edmunds.html
Já ninguem usa o ciclo EPA mas não percebi se estavas a atacar o ciclo ou os carros eletricos porque no ciclo eu concordo é um vergonha quando comprei o meu a combustão diziam que gastava 5 aos 100 e nem perto disso no inverno ainda pior
Não fora os outros BEV conseguirem lá chegar e estavas certo.
Tal como em muitas circunstancias os teslas também conseguirem lá chegar basta ver testes de autonomia de autonomia no youtube e os teslas ganha quase todos sendo sempre o mais eficiente.
Youtubers recebem umas luvas, em especial aqueles com mais público. Sabemos como é.
Tens que começar a separar o trigo do joio. Youtubers inocentes ou entidades isentas como a endmunds.
Tem um Tesla, por acaso? Onde foi buscar a ideia de péssimo cálculo de autonomia do Tesla? Olhe que não é verdade, logo no cálculo inicial quando marca o destino diz lhe a hora aproximada da chegada, do nível de bateria á chegada e se precisa de reabastecer , baseado no seu perfil anterior de gasto. Se aumentar a velocidade média, ele vai ajustando em tempo real a sua autonomia futura, e o erro é mínimo, já aprendi isso. Há muitos videos no YouTube que o comprovam. Pelo que eu tenho visto, parece que é o sistema mais exacto dos VEs em circulação.
Mas não faz milagres, não estende a autonomia se você for a 140-150 em vez de 120, por exemplo. mas você é sempre informado da sua autonomia em tempo real, e assim planear o seu ponto de carregamento, se for necessário. Já fiz muitas vezes Norte – Sul e nunca tive uma surpresa
@António, essa é a missa cantada para os crentes Tesla. Sim estou farto de ver vídeos (os serios devgente inocente e séria e não os de gente manipulada) e a autonomia real nc coincide com a estimada. Tb fiquei surpreso pq tb já acreditava nessa missa, mas entretanto já encontrei a resposta e a explicaçãopara as disparidades.
Quer ver?