E se o Renault 5 E-Tech fosse transformado num elegante cabriolet?
Calma, apesar de a ideia ser boa, a imagem é apenas uma criação digital. Recentemente, o Pplware esteve na apresentação, em Paris, do icónico Renault 5 E-Tech. A proposta apresentada mistura a evolução tecnológica com laivos do passado, da graciosidade que o R5 tinha no passado. Claro, há sempre quem tenha ido ainda mais além e imaginado com poderia parecer este R5, mas em formato cabriolet!
Renault 5 E-Tech cabriolet... será que vendia?
O original, o "palpável", mostra-nos uma abordagem "emotiva". A Renault adotou um estilo "retrofuturista", com cores vivas, faróis com um visual atrevido, luzes traseiras verticais, acabamentos coloridos no teto, entre outros.
Essencialmente, segundo a Renault, a ideia passou por entregar um R5 renovado, com os detalhes que as pessoas já conhecem, a par das exigências do século XXI e da transição elétrica.
O visual é duplicado por uma moldura retro para o painel de instrumentos digital e o ecrã tátil central, enquanto a bateria de 40 kWh e a variante de 52 kWh pesam 1.350 kg e 1.450 kg, respetivamente. Existem nada menos do que três versões de motores - 70, 90 e 110 kW (95, 120 e 150 cv) para acompanhar as duas versões da bateria, e a autonomia máxima WLTP é de 400 km.
O carregamento é feito a 11 kW (AC) ou até 100 kW em estações DC, o que significa que o pequeno carro francês não vai ficar muito tempo lá para reabastecer os seus eletrões. Estes são alguns dos elementos básicos, mas muitos outros pequenos pormenores podem torná-lo fantástico, como a invulgar suspensão independente traseira multi-link, o carregamento bidirecional, a bomba de calor ou o grande logótipo "5" no capot, que é também um indicador do contador da bateria.
O melhor de tudo é que a Renault tem como objetivo um preço de base de cerca de 25 mil euros!
Naturalmente, alguns poderão dizer que não há muito mais que se possa acrescentar ou subtrair para o tornar quase perfeito. Mas, como é óbvio, o reino imaginativo dos criadores de conteúdos digitais para automóveis não concorda.
O artista virtual, conhecido como Theottle nas redes sociais, recorreu recentemente à computação gráfica para cortar e dividir o novo Renault 5 num carro de verão - um R5 Convertible.
Francamente, não é de todo uma má ideia, especialmente se o fabricante de automóveis quiser atrair um público mais jovem.
Apesar de ser uma excelente ideia, pelo menos no digital, ainda não passa disso mesmo, um rascunho. Fica a sugestão, quem sabe se o descapotável não terá um público alvo radical, que procura um carro ainda mais eletrizante.
Não acho que seja assim tão elegante
Quero….
Se for ao preço que eles anunciam não sei se para o ano não vem um cá para casa.
Lindo… A Renault está com uns elétricos… Pena é o t€mpo, se não seria uma troca certa.
Gosto muito deste, do novo Megane, Austral top!
Bem bonito!
Avança com isso Ranault!