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E se lhe pagassem para transformar o seu carro num veículo elétrico?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Grunho says:

    A ideia é fantástica, mas não interessa aos sem vergonhas do lobby automóvel. Os traficantes de carros querem é vender muitos, ou alguns com chorudas margens, e fazer belos proveitos. E cada carro convertido a eléctrico significa menos um novo a vender-se. Portanto, pelo menos aqui vão fazer toda a obstrução que puderem.

    • CódigoEW says:

      deixa de ser cromo, julgas que convertes um carro construído nas ultimas décadas para elétrico assim do pé para mão, evidentemente que não, nem os custos associados compensam a transformação, já para não falar dos sistemas eletrônicos que os carros tem deixavam de funcionar, como é que os casavam com um motor elétrico…

      Alguém em Espanha no partido deve andar a ver aqueles carros na américa que não têm eletrônica nenhuma dos anos 70\80 que levam um lote de baterias e um motor e está feito, pois nos carros mais modernos a conversa é outra…

    • Rui says:

      Quando descer com os pés à terra e ponderar as asn…. o que disse….. poderá responder a estas perguntas:

      Margens chorudas dos carros a combustão? Então os carros eléctricos são muito mais económicos que os carros a combustão, certo? E até nem pagam Imposto Automóvel!!!!! Mentira!

      Acha mesmo que os tugas ainda não decidiram todos andar de Tesla em vez de Fiat Punto ou Opel Corsa, porque o loby do petróleo manda no país. Acredita nisso?

      Olhe, eu adoro o Porsche Tycan Turbo S, mas prefiro poluir o ambiente com um Peugeot Diesel!!!! Como é fácil de concluír, eu não mudo de Peugeot para o Porsche porque não quero, sou irresponsável e anti-ambiente! Afinal um Porsche é um carro acessível…….

  2. Rui says:

    Se meterem uma bateria que faça 800-900km por carregamento, alinho. Caso contrário vão ter de levar com carros a combustão até as baterias chegarem a essa fasquia.

    • JL says:

      Para quê? É mais necessário uma boa rede de carga e carregamento mais rápido, ninguém anda esses kms sem parar.

      • Rui says:

        Mas faço várias vezes viagens de 400-500km. Uma paragem para um café, é diferente de uma paragem para carregar o carro. Carregamentos muito rápidos estragam a bateria e é preciso que haja carregadores na estação de serviço desocupados. Não quero transformar uma viagem de 4h numa viagem de 6h. Até lá viva o gasóleo!

        • JL says:

          O carro sabe os que estão ocupados.

          Só nessa paragem dá para carregar o resto, fala quem tem um com 4 anos e 200 mil kms.

        • AiOGajo says:

          Eu fiz Porto-Madrid e parei para tomar um café e ir à casa de banho…

          Demorei 20 minutos, nesses 20 minutos tinha carregado o carro.

          • AiOGajo says:

            E sim fiz num carro a gasóleo porque não tenho nenhum EV para 7 lugares.

            Mas quando tiver faço-o sem problemas 🙂

      • PTO says:

        O problema dos carregamentos não serem rápidos o suficiente está nas baterias e não nos carregadores.

  3. yamahia says:

    Esse PP espanhol deve ter algum amigalhaço numa empresa de conversão prestes a fechar portas.

  4. O que tu queres sei eu! says:

    Nem uma jante maior se consegue legalizar, imagino isso…

  5. Toni says:

    Na deixa estou bem com o que tenho
    O governo que invista em coisas mais importantes

  6. Raul Leal says:

    Não assim um ideia tão descabida, carros até os anos 2010-15 não são tão difíceis de implementar .
    O problema e o preço. Há uns 5 anos atrás uma empresa portuguesa, que não me recordo do nome, propunha 12000€ pra converter um Corolla de 2006. Hoje em dia já deve ir nos 15-18k.. e quase um carro novo!

    Se conseguissem kits a volta de 120cv de potência e que só acrescentassem uns 200kg ao peso total do carro e uns 300km de autonomia, por uns 6-7k, não era mau.

    • Keyboardcat says:

      300km de autonomia é irrealista para um carro convertido. Mas existem startups como a Francesa “transition one” que estão a trabalhar em kits de conversão para os modelos automóveis mais vendidos.

      O alcance é relativamente baixo, mas suficiente para a maioria dos circuitos urbanos. E a ideia é trazer o preço dos kits para 5000€ nos próximos anos, assumindo que consigam reduzir custos devido a economias de escala.

  7. Kush says:

    Treta, e muito complicado mudar um veículo a combustão para elétrico, e o valor a pagar quase que dá para comprar um EV dos mais baratos com mais autonomia que essas transformações

    E tem o risco de incêndio muito grande

    Essa medida nunca irá entrar em território nacional

  8. Fusion says:

    Prefiro que o governo gaste o dinheiro com o SNS e com educação.

    Mas mesmo que me pagassem não queria, o meu problema com os elétricos não é o elétrico em si, mas a questão do carregamento.

    Quando um carregamento demorar no máximo 5 minutos aí podemos começar a falar.

  9. Realista says:

    Isto é só ridículo porque não vai ajudar as pessoas que necessitam mas sim ajuda os oportunistas a passarem para VE os seus veículos clássicos a custos reduzido isto porque:

    1) Existe a dificuldade de adaptar estes sistemas para os converter em VE. Por exemplo converter um Renault Twingo MK1 não é o mesmo que converter uma Seat Alhambra – e se existem kits já preparados para converter Renaults Twingo pode não existir para converter Seat Alhambras ou outro veículo qualquer!!!

    2) Assim, veículos mais populares e os veículos clássicos já possuem manuais e formas de converter para EV e assim possuem larga vantagem em relação aos outros veículos. Para além disso sendo clássicos significa que por norma não circulam todos os dias ou que a sua transformação pode ser feita mais rapidamente se forem carros populares. Assim o tempo disponível para abdicar deles durante o tempo da conversão é mais fácil para determinado tipos de veículos criando logo aqui um entrave para quem necessita de o veículo e tenha um veículo menos popular.

  10. Toni says:

    Isto e muito fácil de prever o fim !!
    Os carros ev já falharam 3 vezes e irão falhar uma 4 vez
    Sempre foi assim e sempre assim será

  11. João says:

    Um citadino pequeno que não precise de muita autonomia pode fazer sentido.

  12. Bib'ó says:

    Não tem que tirar nada, apenas acrescentar um pequeno motor eletcrico e pequena bateria para não consumir combustíveis nas voltinhas. Porque neste momento eles dificultam esse processo com homologações, etc.

  13. Goncas says:

    Percebo que há imensas implicações em termos de compatibilidade mecânica, eletrónica e de engenharia se se for por este caminho da conversão de carros já existentes em elétricos mas mesmo assim acho que vale a pena. A grande maioria dos automóveis existentes no mundo são pelo menos de segunda mão e estão mais ou menos desatualizados. Sonhar com uma diminuição drástica da poluição automóvel com base na compra de carros elétricos novos é utópico, pelo menos nas próximas décadas.

    Além disso temos que pensar no desperdício de matérias primas provocado pelo ferro velho de centenas de milhões de automóveis desatualizados e as necessidades de extrair muito mais matéria para produzir as outras centenas de milhões novos automóveis elétricos de raíz numa escala suficiente para substituir a maioria dos carros a combustível fóssil. É mais sustentável não deitar tudo fora e apostar na reconversão de carros a combustível fóssil.

    É mais custoso que produzir carros novos elétricos de raíz? A curto prazo para as empresas, acredito. A longo prazo para todos nós, a sociedade e a toda a economia, duvido. O problema a meu ver é que toda a indústria automóvel está centrada unicamente na produção de carros novos, apenas umas raríssimas oficinas convertem carros. Havendo uma transformação da indústria e do mercado, com apoios dos Estados e das instituições/orgs. internacionais como a UE é possível tornar uma ideia mais sustentável mais barata também. O que será mais utópico? Ignorar o problema achando que não haverá consequências, rebentar com todos os carros desatualizados e produzir novos à bruta com enormes custos ambientais e económicos, ou isto? Face às outras opções não me parece uma ideia nada descabida.

    Devo acrescentar que esta conversão em massa seria boa mas de pouco serviria se não fosse acompanhada por transformações nos transportes mais poluentes de todos – as aeronaves e as embarcações – e por transformações nas indústrias mais poluentes.

    • JL says:

      Concordo, deixe me acrescentar que no que toca aos aviões, navios e indústria, já têm normas para redução de emissões há muito mais tempo que os carros, na verdade estes foram os últimos, historicamente, a terem normas para redução de emissões, aviões e navios já veem dos anos 70.

  14. PTO says:

    Não sei se os custos compensarão a conversão e considerando que as baterias ocupam muito mais espaço e pesam bem mais que o motor, não vejo como um chassi construído para combustão poderia lidar com esse potencial desiquilíbrio. Além de que quase de certeza que iriam existir muitas conversões manhosas feitas por empresas de credibilidade duvidosa.

    Se realmente querem que a transição para elétricos seja acelerada têm de fazer DUAS coisas em simultâneo e com duração prolongada no tempo: baixar o preço final das viaturas e subsidiar a sua compra em função do IRS de cada comprador. Nada de dar o mesmo subsídio aos que ganham muito acima da média e também nada de subsidiar carros elétricos de mais de 35 mil euros. Querem subsidiar então que o façam aos carros menos caros pois só assim a classe média poderá adquiri-los a uma velocidade maior.

    • Goncas says:

      Quanto aos chassis e à engenharia do carro não percebo nada mas sei que em países como Cuba ou o Egito mecânicos conseguem transformar latas velhas instalando motores de carros recentes em carros completamente diferentes. Não sei até que ponto isso inviabilizaria a transformação de carros em massa. O que sei que é inviável é arranjar matérias primas suficientes no mundo para substituir toda a frota a combustão fóssil mundial, quer de carros quer de qualquer outro veículo. E isso tem de ser feito, de alguma maneira, se queremos que as nossas civilizações sobrevivam durante mais uns milénios.

      Quanto às duas necessidades que você indicou e bem acho que elas reforçam o argumento de que em termos de custos possa ser mais viável promover a transformação de carros existentes. O preço do fabrico dos automóveis não está a descer e os subsídios dos nossos Estados já vão para tantas coisas. E no entanto está transição tem de se fazer dê por onde der. No entanto concordo totalmente que deve haver subsídios massivos, em particular aos automóveis elétricos das gamas compradas pelas classes baixas e médias, e que o preço das viaturas devia baixar.

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