DreamDrive: O sistema de assistência ao condutor da Lucid Motors é impressionante
Estamos a viver anos dourados no que toca ao desenvolvimento de tecnologias para o setor automóvel. Os carros estão cada vez menos mecânicos e mais eletrónicos, conseguindo ambicionar patamares de funcionalidades dedicadas ao conforto e segurança do condutor e passageiros. A condução autónoma desafia os fabricantes e se a Tesla está vista como o porta-estandarte desta indústria, a Lucid Motors quer suplantar a marca de Elon Musk.
Num trabalho de marketing espantoso, a empresa revelou o seu sistema de assistência ao condutor que é "Ultra Intuitivo".
Conforme temos visto os Assistentes de Segurança são os anjos da guarda dos carros modernos. Tecnologias de ponta que atuam em todos os momentos para prevenir acidentes. Assim, e com a devida importância reconhecida, a Lucid apresentou agora a sua tecnologia mais avançada.
DreamDrive: A segurança de conduzir e ser conduzido
A segurança automóvel nunca teve um peso específico na indústria até a década de 1950. A partir daí, gerou-se uma espécie de corrida científica entre as marcas para se posicionarem como as mais seguras. Aliás, este atributo passou mesmo a ser o trunfo de vendas durante muitos anos.
Se anteriormente os sistemas eram mais mecânicos, hoje este desempenho é cada vez mais eletrónico e elétrico, mais tecnológico com novos equipamentos que recorrem a sistemas ultra avançados.
Chamado DreamDrive, a Lucid vê-o como um sistema avançado "ultra-intuitivo" de assistência ao condutor. A empresa quer passar a ideia de que este sistema é uma espécie de co-piloto invisível capaz de nos alertar para qualquer perigo que encontremos na estrada.
Além disso, esta tecnologia vai mesmo ao ponto de agir autonomamente quando o condutor não executa as manobras necessárias para evitar um acidente, para além de outras funcionalidades.
A DreamDrive Pro é a versão mais abrangente desta nova tecnologia. Emprega até 32 sensores integrados em todo o carro, que neste caso particular é o espetacular novo Lucid Air.
Graças a todo o equipamento de segurança, é capaz de monitorizar todo o perímetro do veículo a todo o momento. Isto, aliado a uma rede Ethernet ultra-rápida, torna-o um dos sistemas ADAS mais completos e avançados disponíveis hoje em dia.
Conforme foi apresentado pelo fabricante, o veículo está equipado com 32 sensores perfeitamente camuflados na sua carroçaria. É composto por 14 câmaras de luz visível, cinco unidades de radar, quatro câmaras de visão ao redor, sensores ultra-sónicos e o primeiro radar LiDAR instalado num carro de produção nos Estados Unidos.
Tudo isto permite registar objetos e ameaças que um condutor comum não é capaz de detetar.
Lucid Motors: O habitáculo que "comunica" com o condutor através de sensações
Apesar de haver um sistema que "pensa e age" por si, todo o trabalho é pensado em proporcionar ao condutor uma série de alertas, mecanismos e funcionalidades para este agir em conformidade.
Assim, a empresa refere que os seus veículos serão equipados com um sistema abrangente e avançado equipamento de segurança. Aliás, só faz sentido estes mecanismos existirem se foram capazes de interagir com o condutor. Nesse sentido, o carro oferece as informações de vários modos, umas de forma audível, outras em modo háptico e outras nos vários painéis de informação visual.
A interface homem-máquina é essencial. O sistema DreamDrive Pro utiliza uma vasta gama de estímulos e alertas para fornecer ao condutor informações claras e precisas. As imagens projetadas no ecrã são complementadas por diferentes referências sonoras de um sistema de som de 21 altifalantes.
Em resumo, a empresa tem como intenção fornecer uma utilização quase natural, para o condutor interagir intuitivamente com tanta tecnologia.
Este artigo tem mais de um ano
4:30 – as palavras a reter são “em breve” e “eventualmente”, gostaria era de ver a coisa a funcionar agora animações …
exacto
Eu também gostava de ver um Tesla que não mandasse o carro contra uma árvore ou para debaixo de um camião…
Isso devia ser implementado em todos os carros. É ver carros em árvores quase todos os dias
Foi provado que o condutor estava sob efeito de alcool e o autopilot estava desligado, só mais um carro contra uma árvore…
Ainda assim, não foi muito inteligente
Para quando carros chineses eléctricos á venda na europa sem super impostos associados?
Porque de produtos chinocas de qualidade duvidosa já estamos fartos.
Andas a comprar no sitio errado…
Tu é que sabes…
Eu cá gostaria era de um carro básico, tipo o Mini Cooper Clássico e desportivo, mas elétrico, sem qualquer ecrã, com botões e patilhas tradicionais, e um suporte para o telemovel
Até o AC podia ser opcional, bastava bancos aquecidos e desambaciador de vidros… e tração traseira!!!!!
5.000 eur na França. Converte para eléctrico.
Isso já não queria, não é a mesma coisa e em caso de problemas não saberia onde ir
Porreiro, estou interessado
Acabas de descreber o novo twingo elétrico. Só não tenho certeza se a tração é traseira como no modelo a gasolina, mas penso que sim. E o AC é de série.
Ainda bem que usam LiDAR.
O casmurro do Elon Musk prefere só usar câmaras(corte de custos ;)) e depois o sistema Autopilot falha em diversas situações.
Até existe um vídeo onde o sistema confundiu a lua no final da tarde (amarelada) com um semáforo. LOL…
Informa-te melhor. O futuro não é com Lidar, e as provas estão à vista para quem quer ver
https://youtu.be/kHBsUThTbOk
Tens aqui um exemplo que a Tesla usa, chama-se Pseudo Lidar, apenas com as câmeras. De nada!
Não seria com o LiDAR certamente que conseguirias identificar a lua!
Lidar é radar e não chega tão alto….