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Pare de abastecer o depósito de combustível depois do primeiro clique

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. TogasPacho says:

    mas quem resiste a encher até completar o litro para ter aquele desconto louco no supermercado?

  2. Luis says:

    “esse combustível extra acabará por entrar no pequeno dreno por baixo da entrada e sairá para o chão”
    LOL
    Só se sair para fora da entrada!
    Sempre enchi até ver o gasóleo cá em cima… mais um mito urbano!

  3. Max says:

    E vá à caixa para ser reembolsado do combustível que não chegou a abastecer.

  4. Joe says:

    Tento fazer isso, o único problema é aquela pistola que aos 10% já dispara, muito irritante.

  5. MArkovski says:

    Isto se as pistolas todas funcionassem na perfeição , há algumas que assim que colocamos o gatilho elas fazem logo clique . Por isso é sempre uma incógnita

  6. Anung says:

    Não sei que que carros usam, mas os meus sempre foram cheios até não dar mais e nunca houve derrame ou coisa do género.
    Mas mais interessante foi a resposta que me deram sobre o click, que apenas servia como segurança para não deitar para fora em caso de distração até porque o o combustivel mais muita espuma.

  7. luisa says:

    Já lá vai 7 anos a abastecer um carro novo até meter fora em que muitas vezes está sempre a disparar a pistola e até hoje não vi nem problemas nem derrames no chão! É melhor falar com esse Sr que diz isso e ver bem em que tipo de veiculo teve problemas e porque!

    • J.Pierre says:

      Deixem-nos palrar á vontade eu tenho carros há 40 anos e sempre atestei os meus carros até o gargalo não levar mais e nunca vi cair uma gota no chão. Parabéns estimada Sr@ felicito-a pela sua destreza

  8. F Simões says:

    A notícia não está totalmente correta.
    Não existe derrame por nenhum orifício por abastecer até á tampa de combustível seja veículo antigo ou moderno a gasóleo ou gasolina desde que claro o mesmo não ultrapasse o limite do bocal onde a tampa encaixa.
    O dreno que pode permitir derrame de combustível, quando existente em veículos em que o bocal e tampa não é exposto, está instalado fora do bocal e serve para evitar escorrimento do excesso de combustível na superfície do veículo ou pintura.
    Caso contrário mesmo com o enchimento “recomendado” durante a condução em curvas ou lombas o depósito verteria combustível por qualquer respiro.
    Apenas existem tubos de aspiração e retorno de combustível e gases. A única forma de o combustível e gases saírem do depósito é pela válvula de descarga por excesso de pressão instalada na tampa de combustível.

  9. Carlos Correia says:

    O estado arranja formas de evitar ouvir o click para a maioria do portugueses… por isso os problemas por cá é mais resíduos do fundo do deposito..

  10. Bruno says:

    Mas quem é que consegue atestar a viatura com estes precos….

    • nuno a says:

      se pensares bem sai-te mais barato atestar a meter 10 ou 20 euros de cada vez. pode parecer que custa mais dar tudo de uma vez sim, mas na realidade estas a poupar km’s e tempo nas deslocaçoes ao posto de combustvel, ir á bomba uma vez vs ir á bomba 3 ou 4 vezes sao 3 ou 4 vezes a distancia e 3 ou 4 vezes o tempo que perdes

    • says:

      Eu atesto sempre o carro. Em primeiro lugar, só perco tempo e kms uma vez a ir abastecer, além de só ficar a cheirar a “gásoil” uma vez também.
      Além disso, abasteço (quase) sempre na mesma bomba e máquina, o que me permite saber que encho sempre o depósito +/- igual. E com faço reset aos kms, sei sempre quando houverem consumos anormais. Já detetei avarias pelo menos 2 vezes ao notar que os kms por depósito estavam fora do normal.
      Por outro lado quem ando no picanço é só 5 paus de cada vez para o carro andar levezinho.. 😀

  11. rui says:

    Maioria dos fabricantes recomenda o maximo de 3 clicks e não apenas 1…

  12. Manuel says:

    O disparo da pistola não tem nada a ver com a segurança do depósito, mas sim com o evitar o derrame de combustível…

  13. Yamahia says:

    Por norma páro ao 1⁰ click. E tudo o que está descrito no artigo tem a sua lógica, principalmente no q concerne à impossibilidade de recuperação dos vapores se esgotarmos o lugar q devia pertencer ao ar no vaso de expansão.
    Tb é vulgar observar rastos de combustível na estrada, isso sucede exactamente pq alguém quis ganhar uns kms extra de autonomia à custa do vaso de expansão. E vai chegar ao destino sem perderceber q andou a derramar.
    A não ser que haja uma guerra ou um incêndio grande, tipo Califórnia, e seja preciso arregaçar para longe sem parar. Aí sim, era até à última gota.

    • Nuno says:

      “impossibilidade de recuperação dos vapores se esgotarmos o lugar q devia pertencer ao ar no vaso de expansão.”
      Alguém não sabe do que fala e tenta dar uma de inteligente…

      • Anung says:

        Lol, estava a pensar no mesmo. Alguém que nunca mexeu num carro a tentar ser entendido via internet.

      • Yamahia says:

        Há uma folga preenchida com ar logo a seguir ao depósito de combustível e e cujo limite óptimo é perceptível após o 1⁰ click

        O termo ideal tlz seja câmara de expansão (para nao se confundir com o vaso de expansão do liquido derefrigeração e é um espaço reservado dentro do depósito para permitir a dilatação do combustível devido às variações de temperatura e consequente transbordos e evitar a criação de pressão excessiva no sistema. Quando se insiste em encher o tanque para além do primeiro click, esse espaço fica ocupado por combustível, podendo causar problemas no sistema de ventilação e no canister. O canister é o sistema cuja presença é essencial para a recuperação dos vapores próprios do combustível e devolvê-los ao sistema de alimentação do motor para serem queimados em vez de serem perdidos na atmosfera causando poluição desnecessária.

      • Pedro says:

        Totalmente de acordo!

  14. Eduardo says:

    Mas não sao so 20eur de cada vez que todos metem? Da sempre o mesmo! ahah

  15. Paulo says:

    Tenho ideia que no meu anterior carro dizia máximo de 2 cliques sendo que eu por vezes até punha mais e nunca tive problemas até porque basta andar, por exemplo, 10 kms e baixa logo 0,5l para um consumo médio de 5l/100km

  16. Ricardo says:

    Para fugir aos aumentos da gasolina, meto sempre 20e. A mim não me lixam!

  17. anon says:

    se está quase a chegar ao próximo número completo quando dispara, digamos 44.85L, espero que a espuma abata e depois continuo até aos 45L direitos, caso contrário paro ali pois não vai caber muito mais de qualquer forma.

  18. Max says:

    É certo que nem sempre as mangueiras estão boas e os clicks não estão bem.
    Mas são duas situações diferentes:
    – Atestar e depois ir à caixa pagar – é recomendado parar no 1º click
    – Em pré-pagamento pagar mais do que leva o depósito … e depois começa a derramar. Há quem não saiba que pode ir à caixa pedir o reembolso do combustível que não usou.

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